Autor Tópico: Transferindo um arquivo igs para artcam.  (Lida 5672 vezes)

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Offline Biomecanica 2010

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Transferindo um arquivo igs para artcam.
« Online: 27 de Agosto de 2010, 21:53 »
Gostaria de ajuda para transferir um arquivo igs,ou 3ds para o Artcam.
Explicando melhor;
eu tenho um arquivo escaneado em 3d, ele aparece em 3d ao criar um modelo, tipo 100 x100 , vou na aba relevos,importar relevo para unwrap, ou importar relevo??
Se for para unwrap,quais comando usar para depois fazer anel?
Explicando mais, quando importo o modelo 3d ele tipo cola ao longo do eixo x,ou y ou z,porem eu queria que ele continuasse tridimensional,par poder usar o 4 eixo,ou pelomenos usar x como rotação ,y para fazer a passagem ao longo e z para esculpir.
anexo duas print para apreciação!
Abraços a quem puder ajudar e a quem tambem não puder!



Offline velleca55

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Re: Transferindo um arquivo igs para artcam.
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2010, 22:58 »
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,6727.0.html ... tem um vídeo que talvez ajude, aonde explico como fazer depois do UNWRAP ...

E teria uma outra maneira de realizar esse tipo de trabalho, usando a parte do ASSEMBLY (versão 2008), aonde pode-se importar o modelo 3D diretamente, e proceder com as estratégias de desbaste com o Multi Sided machining ... mas isso com calma depois podemos aprofundar ...
« Última modificação: 27 de Agosto de 2010, 23:06 por velleca55 »

Offline Alebe

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Re: Transferindo um arquivo igs para artcam.
« Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2010, 23:06 »

Offline velleca55

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Re: Transferindo um arquivo igs para artcam.
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2010, 23:12 »
Digamos que é uma maneira simples para obter um relevo projetado em um cilindro, o tutorial do sito 3DModelClub que o Hempquest publicou ... mas no caso da cabeça do Biomecanica 2010, penso que não ajuda muito ... obvio ajuda a entender como faz o anel, mas não tem nada a ver com um modelo 3D importado para ser fresado ... muito parecido, mas outra coisa ...

Offline Biomecanica 2010

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Re: Transferindo um arquivo igs para artcam.
« Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2010, 23:31 »
Caro Alebe,esta parte do anel eu domino, a engrenagem que o Amigo Velleca ensinou a desmontar e remontar em anel tambem,porem o que eu queria é prender um tarugo redondo de madeira ( na verdade poliuretano expandido de alta densidadeflexível) e tornear a cabeça inteira.

Caro Velleca, desculpe a ignorancia mas onde está o assembly do Artcam?
este multi-sided machining estaria em?? meu artcam é o pro 2008 build 151.

A cabeça é apenas um dos arquivos,imagine uma pessoa que amputou uma das pernas, eu consigo escanear a perna boa,consigo espelha-la, para obter uma copia da perdida,ok? mas na hora de colocar esta perna no artcam e reproduzi-la estou travando.
A cabeça está no tipo de arquivo que eu vou utilizar,e é um arquivo público(não posso colocar uma arquivo de paciente.)

para ajudar, eu até consigo fazer uma cópia exata dos dois lados da cabeça,coloco no quarto eixo,faço a metade, dou uma mexida no g-code usando o eixo A(4 eixo), rotaciono 180 graus e começo a esculpir do outro lado,até sai bom,mas com perna a coisa não é simetrica!!

Offline Biomecanica 2010

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Re: Transferindo um arquivo igs para artcam.
« Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2010, 00:27 »
Bem,vou conseguir um Jewel e aguardar as novas aulas do mestre Velleca.
Assisti seu video e resolveu quase 100%.
Me interessei pelo assembly e vou pegar um jewel e começar a fazer uns testes.
Agradeço imensamente.

Offline velleca55

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Re: Transferindo um arquivo igs para artcam.
« Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2010, 06:20 »
O "ASSEMBLY" a partir das versões 2008, tem na Pro também ...

Para aceder, basta iniciar um "Novo Progeto", e em seguida importar, usando a tecla direita do mouse, o arquivo 3D ...

Então, com o Assembly selecinado, se avrá a opção do "Multi Sided Machining" ...

Porém como foi criado para realizar anéis, e é um automatismo,  às vezes os suportes não se ajustam bem ...

O (ou os) percurso de ferramenta com essa função, serão criados em automático ...

Mas pode-se também utilizar-lo sem calcular o percurso, para em um segundo momento, completar o procedimento com mais liberdade, nos niveis que a função criou ...

Por exemplo, limitando o afundo da ferramenta que normalmente trabalha todo a espessura do material, em operações indexadas ... ou limitar a área de ação da ferramenta com um vetor ...

Porém um bom resultado depende de uma boa programação do trabalho ...

Pensar, e resolver, como o material será fixado, ou se terá apoios, é de fundamental importância ...

Hoje não posso parar, mesmo porque o assunto é vasto ... mas assim que tiver cinco minutos, faço um vídeo com exemplos ...
« Última modificação: 28 de Agosto de 2010, 07:31 por velleca55 »

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Re: Transferindo um arquivo igs para artcam.
« Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2010, 08:03 »
...

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Offline Biomecanica 2010

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Re: Transferindo um arquivo igs para artcam.
« Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2010, 08:15 »
Grazie Maestro!
E grazie per i suggerimenti che si è andato a mio padre in mp.
Assicuratevi che sia per una buona causa!
Caro Velleca, e vc tem ainda a modéstia daqueles que sabem o bem que causam aos outros!
deu certinho no jewelsmith!

Offline velleca55

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Re: Transferindo um arquivo igs para artcam.
« Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2010, 08:29 »
Imaginei que tinha uma relação, a mensagem privada ...  ;) ...

Porém vamos com calma pois a parte complicada vem depois ... e talvez para simplificar, podes dizer qual parte da perna será usada par realizar a protese ...

Digo isso porque as opções de usinagem podem variar, e devemos ter em mente a fixação do material ...

Por exemplo se tiver que trabalhar o pé também, complica um pouco mais ... e talvez se deverá aplicar mais de uma etapa, dividindo o modelo ...

Sempre ter em mente o modelo que se deve realizar, e dai passar para as soluções possiveis ...

Offline F.Gilii

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Re: Transferindo um arquivo igs para artcam.
« Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2010, 09:12 »
Me desculpem se me meto na conversa, mas o comando de "desenrolar" ("Unwrap") é usado para peças regulares apenas...

"Unwrap" é muito usado na industria de chaparia e caldeiraria por exemplo - é o que muitos conhecem como "desenvolvimento".

Objetos organicos como a cabeça, a perna ou qualquer outro do mesmo estilo não servem para este tipo de trabalho...

Se voce tem um objeto organico como um dente etc, deverá trabalhar de forma que resolva o problema de fixação - muito bem lembrado pelo Velleca - e outras ferramentas de geração ou criação de percursos e táticas... "unwrap" não...
« Última modificação: 28 de Agosto de 2010, 09:14 por fgilii »

Offline Biomecanica 2010

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Re: Transferindo um arquivo igs para artcam.
« Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2010, 09:19 »
Bem,
são inúmeras possibilidades!
esta foto do anexo deve  elucidar um pouco melhor.
Como se nota o equipamento é parte essencial de como desenvolver uma estrategia de usinagem.
Mas mesmo o melhor equipamento obedece um g-code e o desenvolvimento do cam era a barreira.
O resto,como vc mesmo deve ter passado por isto é usinar,errar,acertar,tentar de novo :) .
Além disto existe uma razão para ter os 4 eixos ,porem usar tres.
Algumas aplicações são planas e não rotativas.
tendo em mente que o equipamento usa o eixo x em pé as opções de usinagemtemque ser desta maneira.

O foam (bloco) vai ser posto em pé,seguro por cinta apropriada e um contra ponto no alto (o foam é oco,pois vai ser colocada peças de titanio e fibra de carbono no interior) o eixo x sobe e desce e o z avança na lateral,o y realiza o giro.
A maquina é extremamente precisa e  a ferramenta base é 12 mm round nose,porem opasso lateral é 0,5mm.
o avanço é de 18m, bem rapido.
Vi que vc conhece zbrush , então o foam seria o exoesqueleto e depois vem as camadas de pintura em silicone.
O problema não era scanear nem fazer o modelo,porem fazera parte cam.
Vou para a oficina agora fazer uns testes e retorno com os resultados,primeiro em unwrap edepois vou tentar direto no assembly.
Acredito que como vc é escultor a coisa é quase igual.

Fgilli, dá certo sim,apenas a parte do diametro do cilindro deve ser apropriado,
Eu consegui fazer tudo no artcam, vou ver na máquina!

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Re: Transferindo um arquivo igs para artcam.
« Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2010, 09:43 »
Exato ... bem lembrado Gilli ... as formas muito irregulares não serão fresadas integralmente, e depois o Unwrap, ou desenvolvimento, não nos da possibilidades de escolher a técnica de usinagem, a adaptação do modelo no plano, etc ... com o Unwrap se tem o limite da forma do modelo regular, e obrigando-nos a trabalhar em giratório continuo seco e simples ...

Por isso usando o Multi Sided Machining, será ideal ... porém a perna sendo quase regular e sem reentrâncias, pode ser trabalhada com o Unwrap também, mas com a limitação sopra indicada ...

O que não significa que com uma técnica indexada girando o modelo em posições fixas a determinados graus de giro, a partir do "3D Machining Wizard" se resolve tudo, melhora ... e na verdade diminui-se o problema do ângulo de incidência da ferramenta, porém o limite existirá sempre ... obvio com uma técnica indexada se resolve a grande maioria dos problemas, mas alguns são impossíveis ... mas isso talvez o discutimos mais para frente ... pois entraremos no campo teórico, quinto asse, etc ... e no qual não sou grande entendido ...

Falava de modelos em geral ...

E quero lembrar que o VisualMILL também oferece as mesmas técnicas para o quarto eixo ... não so o ArtCAM è capaz de trabalhar com o quarto asse ... sempre giratório continuo ou indexado ... mas não interpolado ... ou seja, tanto o ArtCAM como o VisualMILL trabalham so com três eixos por vez, mesmo quando no quarto asse ...

Depois existem os CAM técnicos e para mecânica, mas são fora do poder do pequeno empreendedor ou do hobbysta ...

Esperamos os resultados do seu teste ... ;)...
« Última modificação: 28 de Agosto de 2010, 09:51 por velleca55 »

Offline Biomecanica 2010

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Re: Transferindo um arquivo igs para artcam.
« Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2010, 18:54 »
Bem, a tecnica de unwrap se mostrou satisfatória,porem como a estrategia é apenas utilizando o raster 'x', deixa um pouco a desejar.
Porém não existe (aparentemente) como usar 4 eixos plenos no artcam.
Usando uma fresa de 1,5 mm round nose( a peça era minuscula) ficou bom,acompanhou todas as reentrancias ,etc.
o duro foi fazer Alt-f6 no y ,já que houve  a troca entre y e A, o negócio foi fazer uma simulação no mach3 e ver qual era o limite do y ,e depois ir calculando os steps até coincidir 360° com a medida dada.
Agora eu vou ver como fazer pelo Assembly, vendo os videos em italiano do Velleca.
Uma unica coisa me deixou encafifado , porque o percurso (na visualização ) fica exatamente invertido?? vide foto.
Não atrapalha oa usinagem,porem é muito estranho!
De resto,para usinagem de foam e de madeira fica  bom.

Offline velleca55

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Re: Transferindo um arquivo igs para artcam.
« Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2010, 20:29 »
Penso que a usinagem fique bem em qualquer material ... se a tua maquina é precisa e suporta trabalhar com metal, não vejo problemas ... quero dizer, o material não depende do ArtCAM ... a definição do afundo e passadas laterais sim ... e obvio qualidade das ferramentas ...

Se entendi bem, estás usando o motor (eletrônica) do "Y" para o quarto asse ... isso te limitará nas técnicas possíveis ...

Poderás somente usar o giratório continuo, pois nas técnicas de indexação, o quarto eixo gira so para posicionar o modelo, mas trabalham X,Y, e Z juntos ...

Uma maneira de, talvez, melhorar o problema de haver so tres motores, è usar o raster em 45 ou 90 graus em "X", mas sempre no giratório continuo, porém com a mudança do engulo de movimentação, a ferramenta corre em longo ao "X", melhorando um pouco o atingir mais detalhes ...

Sim é verdade o ArtCAM não trabalha com os quatro eixos interpolados, mesmo usando quatro motores, trabalha so com tres por vez  ... vale para o VisualMILL também ...

O porque do percurso invertido não entendi, talvez a mesma foto sem a ajuda (Help) aberta, mostrando os parâmetros impostados, ajude a entender ...