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Autor topico: Modelagem Perfeita no Artcam  (Lida 7053 vezes)

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Offline Victor Segobia

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Modelagem Perfeita no Artcam
« Online: 19 de Janeiro de 2011, 09:55 »
Olá pessoal, estava em busca de um forum portugues sobre esta grande ferramenta de trabalho o Artcam, meu nome é Victor trabalho com contrução de matrizes para joias, e meu grande problema é a questão de modelagem de pessoas, animais, e o principal de Santos, como Nossa Senhora aparecida, Sagrado coração enfim tenho uma certa dificuldade para realizar ester feitos, então consegui fazer de uma maneira mais facil adicionando uma textura de uma foto no 3d, mas ja vi muitas outras coisas bem mais detalhadas e que ficam mais perfeitas segue uma foto de como ficam as imagens depois de todo o trabalho.
Bom minha duvida é o seguinte preciso descobrir um meio de trabalhar em algum outro software e exportar para o artcam, modelando em outro, ou até mesmo no artcam, mas ja tentei de todas maneiras e nao ficam mto boas.. devo usar uma tablet? alguem ja passou por esse procedimento!
Obrigado!



Offline Paulo Bubolz

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2011, 11:01 »
Salve!

Embora  a máxima: "O Melhor software sempre será o que melhor dominamos" seja na maioria das vezes verdadeira, existem sim, soluções que independentemente da habilidade do usuário dão uma força extra no resultado final seja em qualidade ou produtividade.

Indiscutivelmente o melhor software para modelagem orgânica é o ZBrush da Pixologic.

O melhor software para modelagem poligonal é de longe o Silo da Nevercenter.

Ambos podem exportar para o formato .obj, formato amplamente compatível com todos os aplicativos 3D, inclusive o Artcam.

Infelizmente se vc não consegue obter o resultado que deseja com o software que domina dificilmente conseguirá isso usando outro aplicativo que ainda terá de aprender.

Para modelagem poligonal o uso de uma tablet é dispensável... na verdade até atrapalha. Agora se o objetivo é produzir modelos orgânicos com alto nível de detalhamento, o uso de uma tablet sem dúvida auxilia bastante.

Mas vale alertar que se o caboclo nunca usou uma tablet antes certamente terá que passar por um período de adaptação. Muita gente na verdade nem se adapta e acaba por jogar dinheiro fora, achando que desenhar numa tablet é como desenhar numa folha de papel... até pode ser se a tablet em questão for uma Cintiq.



Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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Offline Victor Segobia

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2011, 17:43 »
Então cara a quetão é que eu domino o Artcam mas precisava de um software para deixar os objetos com mais detalhes mesmo ja usei o Zbrush, mas como vc diz é questão de dominar tbm o software, prefiro o 3dS, obrigado ai pela dica..
abrz fica com Deus!

Offline velleca55

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2011, 17:35 »
Concordo com o Paolo Bubolz ...

No tempo, compilei alguns tutoriais que o usuário do forum do ArtCAM, Don Ioan fez e publicou ali em diferentes datas ...

Deixo um arquivo com dentro já descarregado os files das suas lições ... sào 5 vídeos, tres AVI, ArtcamSculptingTool s 1a-1b-1c, aonde o Don cria a cabeça de um cachorro so com as ferramentas do ArtCAM; e outros dois MOV aonde cria um retrato ...
E ainda três PFDs com um passo a passo sobre como fazer escultura com o ArtCAM ... os PDFs,  caso se queira, se  abrem em automático ...

Com essas lições pode-se entender como funciona ArtCAM na parte de escultura ... porém, um pequeno aviso ... se não se sabe já desenhar ou esculpir, vai ser difícil conseguir trabalhar com esses instrumentos ...

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Offline velleca55

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2011, 17:49 »
Obviamente o operador, ou artista, pode desenvolver a sua técnica e usar so um programa para realizar um relevo ou escultura, porém com a profusão de programas e alguns bem dedicados na área de modelagem 3D, o melhor é conhecer vários programas ... como disse bem o amigo Paulo ...

Outra etapa que pode ajudar é pesquisar um pouco os programas de DEEP MAP ou BUMP MAP, que as vezes ajudam a criar uma forma inicial do elemento ou modelo que se quer realizar ...

Outra ajuda muito interessante é usar os programas como o ArtCAM ou mesmo o Aspire, e com vetores e mesmo cores, obter o grosso das formas e depois acabar o trabalho manualmente ... veja-se o vídeo com o retrato de um cão no Youtube, na pagina da DELCAM-ArtCAM ...

Porém a opção de modelar "manualmente" não tem concorrência como resultado ... e isso é o fundamental da modelagem 3D ... ou você é artista e então se "ajuda" com os programas, caso contrario não serão os programas a fazer alguém virar artista ...
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2011, 17:51 por velleca55 »

Offline Ale.x

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2011, 21:43 »
Que trampo! :o

Offline Victor Segobia

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2011, 23:01 »
Cara vlw mesmo mto bom esses tutos.... muito obrigado
vlw mesmo

abrzz

Online cbfernandes

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2011, 22:07 »
muito bom esse material velleca, estou aprendendo muito com esse material.

Online mulapreta

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2011, 01:28 »
Alguém sabe onde encontrar apostilas, tutoriais de ZBrush e Silo. de Preferência em Portugues.

Grato

Edson


Offline Paulo Bubolz

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2011, 08:53 »
Olá!

Material de qualidade e em português é raro (para o Silo simplesmente não há). Nos respectivos sites dos fabricantes vc encontra excelentes tutoriais em vídeo e os manuais em inglês.

Nevercenter Silo

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Pixologic Z-brush

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Em português vc encontra alguns tutoriais no Youtube. O material disponibilizado pela DRC é muito bom. Pesquise no youtube por "zbrush DRC"


Sobre o material de estudo do Z-brush vale salientar que a cada nova versão o software sofre significativas alterações na sua interface e funcionamento de alguns recursos, então um tutorial feito para a versão 3.5 pode não ser mais aplicável inteiramente na versão 4. Até mesmo a documentação oficial possui lacunas e informações referentes a versões anteriores e que não são mais válidas na versão atual.

Outro ponto geral a enfatizar é que os dois aplicativos não possuem ferramentas específicas para modelagem de relevos pois são concebidos para  modelagem full 3D, então quem vem de outros modeladores 2.5D como Aspire e Artcam vai estranhar bastante.

O verdadeiro tesouro em termos de material de estudo está nos foruns das ferramentas... sugiro que se registre e pesquise sobre a criação de relevos com esses aplicativos.

Foi no forum do Silo 3d que me deparei com o trabalho de Dale (vulgo Dasch) Schulz. Artista com inúmeros modelos publicados lá na VectorArt3D que faz modelos fantásticos no estilo cartoon (vide alguns modelos dele abaixo).

Mais abaixo o trabalho de retrato em relevo do artista turco Ensar Yanar usando o Z-Brush.

A última imagem é um trabalho que eu estou fazendo no presente momento. O relevo está sendo modelado no Silo 3D com a técnica poly-by-poly.

No más conheço um pouco de cada ferramenta e no que puder ajudar é só perguntar.




Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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« Última modificação: 01 de Julho de 2011, 09:30 por Paulo Bubolz »

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2011, 10:40 »
Lá no Vimeo tem um  vídeo do artista Nick Zuccarello sobre como aplicar displacements a partir de uma única imagem 2D, no caso uma imagem da escultura Romana "Triunfo de Dionisio" para criar relevos com o zBrush (3.5). Se alguem for tentar seguir o tutorial usando o Z-Brush 4, os caminhos são um pouco diferentes. O vídeo talvez possa atiçar os ânimos dos entusiastas em 3D. Em termos de "displacement" acredito que não se possa ir mais longe que isso em nenhum outro software.

Mas devo alertar... nem tudo que reluz é ouro ;-)

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Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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« Última modificação: 01 de Julho de 2011, 11:13 por Paulo Bubolz »

Offline Victor Segobia

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2011, 11:13 »
Caraca Paulo, show de bola esse video!..
mas esse relevo bruto ele consegue facil, fica legal somente qdo ele joga a imagem em cima novamente neh!
agora modelar td isso eh tenso heim !
abrz

Offline Paulo Bubolz

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2011, 11:35 »
Salve!

Citar
mas esse relevo bruto ele consegue facil, fica legal somente qdo ele joga a imagem em cima novamente neh!


Exato! O fato é que não existem soluções mágicas... pelo menos não quando o resultado pretendido possa ser chamado de "ARTE".

Como o Velleca bem disse em mensagem anterior, a técnica de displacement pode servir de auxílio para demarcar a malha a ser "modelada manualmente". Não há como obter um relevo com qualidade satisfatória apenas usando "uma" imagem como displacement (salvo coisas simples) sem que seja necessário exaustivo trabalho de pós-edição do modelo, o que muitas vezes demora mais do que modelar do zero.

Modelagem 3D (dependendo do modelo) é um trabalho do cão...  e no fim, pouca gente dá o devido valor a obra do artista.

Foi-se o tempo em que homens eram homens e esculpiam em blocos de pedras  ;)

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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« Última modificação: 01 de Julho de 2011, 11:53 por Paulo Bubolz »

Online mulapreta

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2011, 14:22 »
Paulo Bubolz,

Agradeço pelas informações prestadas. Acontece que tenho um amigo que tem em sua empresa o Zbrush e o Silo, Ontem, dei uma de curioso e criei a imagem baixo (Não pergunte como) e fiqueio muito intusiasmado com esse software. Porém, parece ser muit e muito mesmo profissional e difícel de usar, mas nada como umas orientações básicas para começar a fazer coisas simples nas horas de folga da empresa.

Grato pelas informações.

Edson


Offline Paulo Bubolz

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2011, 17:15 »
Edson.

Vc fez essa ilustração no Quick Sketch usado normalmente pra fazer um esboço preliminar do projeto final.

Correndo o risco de desvirtuar ainda mais o tópico sobre "Artcam" rsrsrsrs vou falar mais um pouco sobre Z-Brush.

Uma característica interessante do zbrush e ainda muito pouco explorada (principalmente pra quem quer fazer apenas relevos) é a capacidade de produzir arte em 2.5D (2D com informação de profundidade). Com esse recurso é possivel criar um deepmap capaz de produzir um displacement perfeito, pois contém a informação necessária para deformar a malha corretamente em relação ao eixo Z, diferentemente de uma imagem 2D comum.

Quem quiser testar essa caracteística pode fazer um exercício simples usando as ferramentas 2.5D:

 Crie um documento novo.

01 - Selecione o estilo de traço "free hand".
02 - Selecione o "Alpha 01".
03 - Selecione a ferramenta "Simplebrush".
04 - Desenhe qualquer coisa no centro da área de trabalho.
05 - Selecione a ferramenta "smudge".
06 - Deforme livremente criando várias rugosidades de forma que pareça com um tecido drapeado.
07 - Selecione a ferramenta MRGBZGrabber.
08 - Trace um retângulo do centro do desenho para fora clicando e arrastando com o mouse.

Observe que ao soltar o botão aparecerá um novo alpha na paleta, denominado DephGrab.

09 - Limpe a layer atual Ctrl+N.
10 - Selecione a ferramenta "Plane3D, clique e arraste na área de trabalho, em seguida pressione Shift para restringir a vista frontal.
11 - Pressione "T" para entrar no mode de edição.
12 - Crie um novo polymesh3D a partir do retângulo.
13 - Subdivida a malha pelo menos 3 vezes Ctrl+D.
14 - Selecione o estilo de traço "DragRect".
15 - Selecione o Alpha previamente criado.
16 - Arraste o alpha a partir do centro do retângulo 3D.

Parabéns vc acaba de criar o relevo de um tecido 3D.

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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« Última modificação: 01 de Julho de 2011, 17:24 por Paulo Bubolz »



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