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SOFTWARES => Software CAM - Geral => Art-Cam => Tópico iniciado por: Victor Segobia em 19 de Janeiro de 2011, 09:55

Título: Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: Victor Segobia em 19 de Janeiro de 2011, 09:55
Olá pessoal, estava em busca de um forum portugues sobre esta grande ferramenta de trabalho o Artcam, meu nome é Victor trabalho com contrução de matrizes para joias, e meu grande problema é a questão de modelagem de pessoas, animais, e o principal de Santos, como Nossa Senhora aparecida, Sagrado coração enfim tenho uma certa dificuldade para realizar ester feitos, então consegui fazer de uma maneira mais facil adicionando uma textura de uma foto no 3d, mas ja vi muitas outras coisas bem mais detalhadas e que ficam mais perfeitas segue uma foto de como ficam as imagens depois de todo o trabalho.
Bom minha duvida é o seguinte preciso descobrir um meio de trabalhar em algum outro software e exportar para o artcam, modelando em outro, ou até mesmo no artcam, mas ja tentei de todas maneiras e nao ficam mto boas.. devo usar uma tablet? alguem ja passou por esse procedimento!
Obrigado!
Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: Paulo Bubolz em 19 de Janeiro de 2011, 11:01
Salve!

Embora  a máxima: "O Melhor software sempre será o que melhor dominamos" seja na maioria das vezes verdadeira, existem sim, soluções que independentemente da habilidade do usuário dão uma força extra no resultado final seja em qualidade ou produtividade.

Indiscutivelmente o melhor software para modelagem orgânica é o ZBrush da Pixologic.

O melhor software para modelagem poligonal é de longe o Silo da Nevercenter.

Ambos podem exportar para o formato .obj, formato amplamente compatível com todos os aplicativos 3D, inclusive o Artcam.

Infelizmente se vc não consegue obter o resultado que deseja com o software que domina dificilmente conseguirá isso usando outro aplicativo que ainda terá de aprender.

Para modelagem poligonal o uso de uma tablet é dispensável... na verdade até atrapalha. Agora se o objetivo é produzir modelos orgânicos com alto nível de detalhamento, o uso de uma tablet sem dúvida auxilia bastante.

Mas vale alertar que se o caboclo nunca usou uma tablet antes certamente terá que passar por um período de adaptação. Muita gente na verdade nem se adapta e acaba por jogar dinheiro fora, achando que desenhar numa tablet é como desenhar numa folha de papel... até pode ser se a tablet em questão for uma Cintiq.



Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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Projeto Pandora (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7248.0.html)
Design libertário (http://designlibertario.wordpress.com/)
Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: Victor Segobia em 19 de Janeiro de 2011, 17:43
Então cara a quetão é que eu domino o Artcam mas precisava de um software para deixar os objetos com mais detalhes mesmo ja usei o Zbrush, mas como vc diz é questão de dominar tbm o software, prefiro o 3dS, obrigado ai pela dica..
abrz fica com Deus!
Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: velleca55 em 20 de Janeiro de 2011, 17:35
Concordo com o Paolo Bubolz ...

No tempo, compilei alguns tutoriais que o usuário do forum do ArtCAM, Don Ioan fez e publicou ali em diferentes datas ...

Deixo um arquivo com dentro já descarregado os files das suas lições ... sào 5 vídeos, tres AVI, ArtcamSculptingTool s 1a-1b-1c, aonde o Don cria a cabeça de um cachorro so com as ferramentas do ArtCAM; e outros dois MOV aonde cria um retrato ...
E ainda três PFDs com um passo a passo sobre como fazer escultura com o ArtCAM ... os PDFs,  caso se queira, se  abrem em automático ...

Com essas lições pode-se entender como funciona ArtCAM na parte de escultura ... porém, um pequeno aviso ... se não se sabe já desenhar ou esculpir, vai ser difícil conseguir trabalhar com esses instrumentos ...

Lezioni_SCULTURA_DAN_IOAN_ArtCAM_forum.rar ... 67 MB ... (http://www.velleca.it/manualiforumprivato/Lezioni_SCULTURA_DAN_IOAN_ArtCAM_forum.rar)
.
Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: velleca55 em 20 de Janeiro de 2011, 17:49
Obviamente o operador, ou artista, pode desenvolver a sua técnica e usar so um programa para realizar um relevo ou escultura, porém com a profusão de programas e alguns bem dedicados na área de modelagem 3D, o melhor é conhecer vários programas ... como disse bem o amigo Paulo ...

Outra etapa que pode ajudar é pesquisar um pouco os programas de DEEP MAP ou BUMP MAP, que as vezes ajudam a criar uma forma inicial do elemento ou modelo que se quer realizar ...

Outra ajuda muito interessante é usar os programas como o ArtCAM ou mesmo o Aspire, e com vetores e mesmo cores, obter o grosso das formas e depois acabar o trabalho manualmente ... veja-se o vídeo com o retrato de um cão no Youtube, na pagina da DELCAM-ArtCAM ...

Porém a opção de modelar "manualmente" não tem concorrência como resultado ... e isso é o fundamental da modelagem 3D ... ou você é artista e então se "ajuda" com os programas, caso contrario não serão os programas a fazer alguém virar artista ...
Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: Ale.x em 20 de Janeiro de 2011, 21:43
Que trampo! :o
Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: Victor Segobia em 20 de Janeiro de 2011, 23:01
Cara vlw mesmo mto bom esses tutos.... muito obrigado
vlw mesmo

abrzz
Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: cbfernandes em 29 de Junho de 2011, 22:07
muito bom esse material velleca, estou aprendendo muito com esse material.
Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: mulapreta em 01 de Julho de 2011, 01:28
Alguém sabe onde encontrar apostilas, tutoriais de ZBrush e Silo. de Preferência em Portugues.

Grato

Edson

Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: Paulo Bubolz em 01 de Julho de 2011, 08:53
Olá!

Material de qualidade e em português é raro (para o Silo simplesmente não há). Nos respectivos sites dos fabricantes vc encontra excelentes tutoriais em vídeo e os manuais em inglês.

Nevercenter Silo

Manual (http://www.nevercenter.com/wiki/index.php?title=Silo_Manual)
Treinamento em vídeo (http://www.nevercenter.com/silo/?section=tutorials)

Pixologic Z-brush

Manual (http://www.pixologic.com/docs/index.php/Main_Page)
Treinamento em vídeo (http://www.pixologic.com/zclassroom/homeroom/)

Em português vc encontra alguns tutoriais no Youtube. O material disponibilizado pela DRC é muito bom. Pesquise no youtube por "zbrush DRC"


Sobre o material de estudo do Z-brush vale salientar que a cada nova versão o software sofre significativas alterações na sua interface e funcionamento de alguns recursos, então um tutorial feito para a versão 3.5 pode não ser mais aplicável inteiramente na versão 4. Até mesmo a documentação oficial possui lacunas e informações referentes a versões anteriores e que não são mais válidas na versão atual.

Outro ponto geral a enfatizar é que os dois aplicativos não possuem ferramentas específicas para modelagem de relevos pois são concebidos para  modelagem full 3D, então quem vem de outros modeladores 2.5D como Aspire e Artcam vai estranhar bastante.

O verdadeiro tesouro em termos de material de estudo está nos foruns das ferramentas... sugiro que se registre e pesquise sobre a criação de relevos com esses aplicativos.

Foi no forum do Silo 3d que me deparei com o trabalho de Dale (vulgo Dasch) Schulz. Artista com inúmeros modelos publicados lá na VectorArt3D que faz modelos fantásticos no estilo cartoon (vide alguns modelos dele abaixo).

Mais abaixo o trabalho de retrato em relevo do artista turco Ensar Yanar usando o Z-Brush.

A última imagem é um trabalho que eu estou fazendo no presente momento. O relevo está sendo modelado no Silo 3D com a técnica poly-by-poly.

No más conheço um pouco de cada ferramenta e no que puder ajudar é só perguntar.




Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: Paulo Bubolz em 01 de Julho de 2011, 10:40
Lá no Vimeo tem um  vídeo do artista Nick Zuccarello sobre como aplicar displacements a partir de uma única imagem 2D, no caso uma imagem da escultura Romana "Triunfo de Dionisio" para criar relevos com o zBrush (3.5). Se alguem for tentar seguir o tutorial usando o Z-Brush 4, os caminhos são um pouco diferentes. O vídeo talvez possa atiçar os ânimos dos entusiastas em 3D. Em termos de "displacement" acredito que não se possa ir mais longe que isso em nenhum outro software.

Mas devo alertar... nem tudo que reluz é ouro ;-)

ZBrush Building Environments Part 04 (http://vimeo.com/2273521)

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: Victor Segobia em 01 de Julho de 2011, 11:13
Caraca Paulo, show de bola esse video!..
mas esse relevo bruto ele consegue facil, fica legal somente qdo ele joga a imagem em cima novamente neh!
agora modelar td isso eh tenso heim !
abrz
Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: Paulo Bubolz em 01 de Julho de 2011, 11:35
Salve!

Citar
mas esse relevo bruto ele consegue facil, fica legal somente qdo ele joga a imagem em cima novamente neh!

Exato! O fato é que não existem soluções mágicas... pelo menos não quando o resultado pretendido possa ser chamado de "ARTE".

Como o Velleca bem disse em mensagem anterior, a técnica de displacement pode servir de auxílio para demarcar a malha a ser "modelada manualmente". Não há como obter um relevo com qualidade satisfatória apenas usando "uma" imagem como displacement (salvo coisas simples) sem que seja necessário exaustivo trabalho de pós-edição do modelo, o que muitas vezes demora mais do que modelar do zero.

Modelagem 3D (dependendo do modelo) é um trabalho do cão...  e no fim, pouca gente dá o devido valor a obra do artista.

Foi-se o tempo em que homens eram homens e esculpiam em blocos de pedras  ;)

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: mulapreta em 01 de Julho de 2011, 14:22
Paulo Bubolz,

Agradeço pelas informações prestadas. Acontece que tenho um amigo que tem em sua empresa o Zbrush e o Silo, Ontem, dei uma de curioso e criei a imagem baixo (Não pergunte como) e fiqueio muito intusiasmado com esse software. Porém, parece ser muit e muito mesmo profissional e difícel de usar, mas nada como umas orientações básicas para começar a fazer coisas simples nas horas de folga da empresa.

Grato pelas informações.

Edson

Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: Paulo Bubolz em 01 de Julho de 2011, 17:15
Edson.

Vc fez essa ilustração no Quick Sketch usado normalmente pra fazer um esboço preliminar do projeto final.

Correndo o risco de desvirtuar ainda mais o tópico sobre "Artcam" rsrsrsrs vou falar mais um pouco sobre Z-Brush.

Uma característica interessante do zbrush e ainda muito pouco explorada (principalmente pra quem quer fazer apenas relevos) é a capacidade de produzir arte em 2.5D (2D com informação de profundidade). Com esse recurso é possivel criar um deepmap capaz de produzir um displacement perfeito, pois contém a informação necessária para deformar a malha corretamente em relação ao eixo Z, diferentemente de uma imagem 2D comum.

Quem quiser testar essa caracteística pode fazer um exercício simples usando as ferramentas 2.5D:

 Crie um documento novo.

01 - Selecione o estilo de traço "free hand".
02 - Selecione o "Alpha 01".
03 - Selecione a ferramenta "Simplebrush".
04 - Desenhe qualquer coisa no centro da área de trabalho.
05 - Selecione a ferramenta "smudge".
06 - Deforme livremente criando várias rugosidades de forma que pareça com um tecido drapeado.
07 - Selecione a ferramenta MRGBZGrabber.
08 - Trace um retângulo do centro do desenho para fora clicando e arrastando com o mouse.

Observe que ao soltar o botão aparecerá um novo alpha na paleta, denominado DephGrab.

09 - Limpe a layer atual Ctrl+N.
10 - Selecione a ferramenta "Plane3D, clique e arraste na área de trabalho, em seguida pressione Shift para restringir a vista frontal.
11 - Pressione "T" para entrar no mode de edição.
12 - Crie um novo polymesh3D a partir do retângulo.
13 - Subdivida a malha pelo menos 3 vezes Ctrl+D.
14 - Selecione o estilo de traço "DragRect".
15 - Selecione o Alpha previamente criado.
16 - Arraste o alpha a partir do centro do retângulo 3D.

Parabéns vc acaba de criar o relevo de um tecido 3D.

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: velleca55 em 02 de Julho de 2011, 07:47
Paulo Bubolz ... muito bom o seu contributo ... recentemente abrimos um novo forum italiano WWW.3DRILIEVI.IT (http://WWW.3DRILIEVI.IT) e as discussões estão mesmo nesse nível de "descobertas" e constatações ... ou seja, partindo da imagem, otimizando  num programa de gráfica para melhorar a sua qualidade, depois utilizando um ShaderMap ou ZBrush para "bombar" as formas, é só um inicio ...

Sim para quem não é especializado, na maioria das vezes é suficiente, mas o segredo todo está em continuar depois com o trabalho de modelagem à mão ...

Esse tutorial citado por você, sinalizado por mim aos amigos italianos, deu "pano p'ra manga" ... è a técnica mais aprofundada que de uma imagem obtêm-se o relevo, obvio com alguns limites como você mesmo explicou ... porém so um usuário consegui aprofundar ... é material avançado para quem não tem como profissão ou paixão o estudo da modelagem 3D ...

Nesse ponto é imprescindível usar os instrumentos de escultura do ArtCAM ou do ZBrush (agora tem o SCULPTRIS free, podem descarregar no sito do ZBrush - http://www.pixologic.com/sculptris/ (http://www.pixologic.com/sculptris/) ) ...

Paulo obrigado pelo contributo profissional que dás ... espero de ver mais futuramente ...  ;) ...
Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: Paulo Bubolz em 02 de Julho de 2011, 11:20
Velleca.

Registrei-me agora no forum italiano para acampanhar as discussões por lá. Terei de recorrer ao tradutor do google pois meu italiano é nulo.

Grazie!

Paulo Marcos G. Bubolz
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Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: velleca55 em 02 de Julho de 2011, 11:55
Com o Google também da para se comunicar ... usando o Firefox Mozilla pode-se instalar alguns tradutores, tipo o "I'mTraslator" que traduz em uma janela ...

Depois tem uma banda de dicionários que ajudam muito, e escrevo em italiano so porque uso esses corretores de ortografia, se não sabe que fiasco, e não havendo estudado o italiano na escola, seria impossível ...

Se der problema com algum conceito mais complexo, ajudo a resolver ...
Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: Paulo Bubolz em 05 de Julho de 2011, 15:39
Salve!

Mais algumas considerações sobre o Silo e Z-Brush.

Silo
 
O Silo conta com ferramentas voltadas principalmente para modelagem poligonal low poly e permite manipular linhas, vértices e polígonos com absoluta precisão no espaço físico. Assim como o Z-Brush trabalha com subníveis de divisão de malha  também podendo manipular milhões de polígonos através da ferramenta "Paint displacement" que é altamente customizável permitindo criar infinitas variações inclusive usando imagens de modo similar aos alphas no zbrush. Possui uma interface intuitiva, minimalista e altamente funcional, anos luz a frente de aplicativos similares.
 
É simplesmente o melhor naquilo que se propõem.. "modelagem low poly".  Extremamente leve, não anima, não renderiza, não lava e não seca. Não vem com uma infinidade de opções que no fim nunca seriam usadas por quem quer apenas criar um modelo para fresar.

Exporta direto para o formato STL.

Uma das funcionalidades mais impressionantes do Silo é a função "Soft select" que consiste num modo de seleção onde é possível estender a seleção dos vértices usando o scroll do mouse, ao expandir a seleção o efeito da ação sobre os vértices mais afastados se dilui permitindo alterar a forma e posição de elementos na malha com um mínimo de distorção.
 
O  único contra ao meu ver é a instabilidade em ambiente windows (o que não é instável nesse ambiente rsrsrsrs) no Mac fumega bem melhor. É comum o aplicativo dar crash em operações booleanas, e com o uso de algumas ferramentas como "cut" e "merge" por isso recomento manter o hábito de dar um Ctrl+S no fim de cada alteração importante e ir salvando com nomes diferentes durante a evolução do projeto. Recomendo também definir o tempo de salvamento automático para 5 min ou menos.

Glen's Silo Fundamentals - Part 4 of 11 (http://www.youtube.com/watch?v=Dcxsjd2VziU#noexternalembed)

 
Z-Brush
 
O Z-Brush conta com ferramentas voltadas principalmente para modelagem orgânica e manipulação de grandes massas poligonais . Trabalha com subníveis de divisão de malha  e possui um arsenal de pincéis predefinidos . Possui uma interface funcional apesar do inevitável excesso de menus, botões, etc.
 
Em termos de modelagem orgânica é o melhor aplicativo do mercado. Como o aplicativo se destina ao mercado de modelagem profissional (largamente utilizado nos estúdios de animação e games do mundo todo) vem com muitas funções que não são necessárias para a modelagem de arquivos para fresar. Para a modelagem de detalhes finos é necessário trabalhar em níveis de divisão elevados o que exige que se tenha um hardware razoável.

Não possui exporter nativo para o formato STL, requer a instalação de um plugin (gratuito) para desempenhar essa função.

Outra característica do Z-Brush também não muito explorada pelos artistas de relevo é o Projection Master. Que confere ao Z-Brush características de modelagem sililares ao ArtCam e Vectric pois permite projetar sobre um plano um objeto tridimensional ou mesmo uma imagem 2D transformando-a em relevo.
 
O principal contra ao meu ver, é inabilidade nativa do aplicativo trabalhar como modelagem poly-by-poly tradicional. Não há ferramentas/manipuladores para editar vértices, linhas e faces. Algumas ferramentas vem se aperfeiçoando para contornar esse problema como significativas melhorias na criação de malhas básicas usando ZSpheres e o Shadowbox, mas no fim das contas, a maioria dos utilizadores ainda preferem criar uma malha base em outros aplicativos para a modelagem high poly no Z-Brush.

Recomendo que vejam todos os tutoriais da série (Architectural Techniques).

ZBrush Tutorial (Architectural Techniques) - part 6 (http://www.youtube.com/watch?v=7HjnXfZfD60#)

Abs.

 
Paulo Marcos G. Bubolz
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Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: velleca55 em 05 de Julho de 2011, 15:52
Ótimos pontos de conhecimento ... no meu ver, trabalhar com o ArtCAM, com Rhino e coo o ZBrush, é mais que suficiente como programas para modelação em maneira completa ... orgânica e poligonal ...

Uso um pouco o ArtCAM e o Rhino e o ZBrush ficam sempre para o lado por falta de tempo ... mas porém são meus próximos empenhos de estudo em software ...

Bela lição Paulo, obrigada ...
Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: Haissa em 15 de Abril de 2013, 17:28
Oi sou nova no fórum trabalho a 3 anos com o art ainda sou novata e me interecei bastante pelo zBrush onde posso baixá-lo alguém tem o cd de instalação coisa do tipo, o zBrush parece dispor mais ferramentas e mais possibilidades que o ART se bem que é como vocês mesmos disseram basta saber usar ...
att
Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: Paulo Bubolz em 15 de Abril de 2013, 20:34
Olá!

Se trabalha a 3 anos com ArtCam acho que já deu tempo de deixar de ser novata... Sobre baixar o ZBrush vc vai ter que perguntar pro Google pois o fórum tem regras rígidas quanto a disseminação de software caolho.

Vc pode baixar uma Demo no site do desenvolvedor:

http://pixologic.com/ (http://pixologic.com/)

Gratuito há o Sculptris, que compartilha muito dos princípios de modelagem highpoly do ZBrush:

http://pixologic.com/sculptris/ (http://pixologic.com/sculptris/)

O ZBrush certamente possui mais ferramentas e recursos que o ArtCam no quesito "modelagem", mas vale lembrar que essas ferramentas e recursos foram desenvolvidas para modelagem full 3D, e não para modelagem 2.5D como o Artcam, Aspire e JDPaint.

Naturalmente que isso não chega a ser  problema quando se tem conhecimento suficiente de modelagem no ZBrush.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Modelagem Perfeita no Artcam
Enviado por: Paulo Ricardo em 04 de Fevereiro de 2014, 19:28
Boa noite a todos.

Trabalho com o SolidEdge, alguns trabalhos que faço se tornam bem demorados e parecem ser mais fáceis no ArtCam porque o software tem ferramentas melhores para determinadas tarefas.

Então tenho uma dúvida, é possível converter um arquivo do ArtCam para o SolidEdge, como um arquivo parasolid extensão .xt por exemplo?

Alguém pode me tirar esta dúvida?