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Autor topico: Entendendo o CI L297  (Lida 2723 vezes)

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Offline Sandro Taguchi

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Entendendo o CI L297
« Online: 14 de Maio de 2012, 07:14 »
Graças a valiosa ajuda dos colegas aqui do fórum, me convenci a adotar a lógica step/dir em substituição a phase-drive, especialmente no caso da placa 3AX, por possuir um chopper integrado, facilitando em muito o ajuste de corrente para os motores. Sendo assim, meu primeiro passo será desvendar o funcionamento do "coração" desta placa, o CI L-297. Baixei o datasheet do mesmo e o li (mesmo com meu inglês técnico precário), assim mais uma vez com a ajuda dos colegas, gostaria de dissecar este CI. Eis então as minhas interpretações e dúvidas:

Identificação da pinagem, suas funções e características de funcionamento (DIP 20):

1 - SYNC : Saída do sinal PWM (Chopper) para alimentação do circuito de potência do motor de passo - Está certo?

2 - GND

3 - HOME: Saída do coletor aberto indica quando o 297 está em seu estado inicial?  O transistor está aberto quando o sinal neste pino é ativo? Quais as tensões? Não entendi a finalidade desta função.

4, 6, 7 e 9 - Liberam o negativo para energizar as bobinas do motor de passo?

5 e 8 - INH1 e INH2 - Não entendi para que serve (no caso de motores unipolares) e como usá-lo (tensões, etc.)

10 - ENABLE - Também não entendi.

11 - CONTROL - Parece ser o pino de entrada para determinação do valor PWM (Chopper)...se for, como deve ser alimentado? Há uma relação de tensão de entrada para a frequência PWM gerada?

12 - Vs - Alimentação do chip (5V nominal, 10V máximo).

13 e 14 - ( SENS1 e 2) Tem relação com a corrente do motor? Não entendi.

15 - Vref - Tensão de referência para o circuito  do chopper? O valor de tensão aplicada a este pino determina o pico de corrente na carga (bobina do motor)..não entendi também.

16 - OSC - Não entendi.

17 - CW/CCW - Pino de entrada para determinação do sentido de rotação do motor? Pelo que entendi, se alimentado com tensão de até 0,6V é interpretado como (0) e a partir de 2V como (1). Está certo?

18 - CLOCK - Pino de entrada que determina a velocidade angular do motor de passo. É alimentado com um trem de pulsos (0 e 5V da porta paralela?)?

19 - HALF/FULL - Determina se na saída teremos meio passo ou passo normal? Como deve ser alimentado para cada uma das 2 situações?

20 - RESET - Se interpretei correto o datasheet...faz com que o chip retorne ao estado inicial..mas qual a utilidade disto?...como devem ser as alimentações?

Bem, desde já agradeço a usual ajuda e boa vontade dos colegas aqui do fórum na esperança que o entendimento detalhado do funcionamento do L297 é de interesse de muitas pessoas.

Abraços a todos!!!  ;)



Offline Cássio Alvarenga

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Re:Entendendo o CI L297
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2012, 13:27 »
O ENABLE, habilita os motores.

Offline Sandro Taguchi

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Re:Entendendo o CI L297
« Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2012, 07:04 »
Prezado Cássio, muito obrigado pelo esclarecimento!  :D
Só uma dúvida, pelo que entendi o pino 10 (ENABLE) habilita os motores liberando a saída do pino 1 (SYNC)? É isto mesmo? Caso afirmativo, ele (pino 10) quando alimentado com 5V habilita a saída? Mais uma vez agradeço e continuo contando com a ajuda dos amigos aqui do fórum a fim de esclarecer a função/operação dos outros pinos do L297. Abraços a todos!!

Online F.Gilii

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Re:Entendendo o CI L297
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2012, 09:08 »
O pino 1 é sincronismo entre dois ou mais L297 apenas...

O pino 10 habilita (ou não) os motores - este recurso pode ser usado para desligar a parte de potencia quando a máquina está parada por exemplo...

Estes pinos são independentes e cada um tem sua função descrita na Data sheet

Online Beto_s

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Re:Entendendo o CI L297
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2012, 18:30 »
Olá .
Muitos fabricantes tambem disponibilizam " Application Notes " como esse do link

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Quando buscamos informaçoes mais completas e exemplos de funcionamento sempre é muito útil. Recomendo a leitura.

Outro detalhe : no datasheet onde aparecer uma barra sobre a função do pino , quer dizer que é " negado" . Ou seja , essa função será ativada quando o referido pino for levado a nível zero.
Tambem representada por um círculo entre o  pino e o corpo do símbolo do componente .

Por exemplo : no caso do HALF/FULL o FULL tem um traço em cima, então para sinal de nivel zero Volts o L297 estará operando em passo cheio . Se levado a Vcc ( tensão de alimentação do L297) irá operar em meio passo ( Half) . 

No caso do INH1 , ambos pinos aparecem com o traço acima .
Do datasheet :

"INH1 Active low inhibit control for driver stage of A and B phases.
When a bipolar bridge is used this signal can be used to ensure fast decay of load
current when a winding is de-energized. Also used by chopper to regulate load current if
CONTROL input is low."

Observe que este pino não é uma entrada , sim uma saída! Pode haver confusão,  pois o IN nesse caso vem de INHIBIT ( inibir) 
Tem um traço acima , significando que quando estiver ativa apresentará nível zero de tensão .
 
Sua função e gráficos  estão bem detalhados no applications notes...

No caso do Clock , idem. Será reconhecido um pulso de clock quando o pino for de nivel 1 ( Vcc) para nível zero . Ou seja , flanco de descida do sinal ( rising edge ) .


Offline Sandro Taguchi

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Re:Entendendo o CI L297
« Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2012, 07:15 »
Caros Gilii e Beto, fico muito agradecido por seus esclarecimentos. Ah..Beto, seus esclarecimentos sobre procedimento de leituras de datasheets foram muito úteis para mim (e acredito que para outros tantos aqui do fórum), obrigado mesmo!!! ::)
Vou "digerir" as respostas de vocês e retorno..rs!
Abraços!!

Offline Sandro Taguchi

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Re:Entendendo o CI L297
« Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2012, 08:46 »
Olá amigos, estou de volta após ler e pesquisar o material sugerido  ::)!
Muistas dúvidas foram esclarecidas, porém ainda restam outras cujas respostas gostaria de obter de nossos colegas mais experientes e com mais conhecimento em eletrônica. Vamos lá:

1. quanto ao chopper (PWM) do L297:

> Pelo que entendi no esquema da 3AX os enrolamentos do motor recebem o positivo direto da fonte, sendo a "pulsação" PWM obtida pelo chaveamento cíclico do negativo (-) nos pinos 4, 6, 9 e 10 (fases A, B, C e D)  isto está certo?

> Neste caso os INH1 e INH2 servem para realizar o rápido decaimento da corrente no enrolamento do motor quando o mesmo é desenergizado...(tipo o papel do diodo antiparalelo?)..estes pinos teriam outra função?

> Pino 15 (Vref): Entrada da tensão de referência (na 3AX ligado a um varistor cujo ajuste determinará a corrente no motor). Isso está certo?


> Se o CI tem 2 choppers, qual a utilidadede termos duas frequências diferentes? E como ajustar estas 2 frequência...presum o que através dos pinos SENS1 (14) e SES2 (13)...isso teria utilidade em motores unipolares? Vi no esquema da 3AX que ambos os pinos recebem mesma alimentação.

Bom pessoal, realmente conto com vocês para o esclarecimento destas questões.

Abraços a todos!!! ;)
 

Online minilathe

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Re:Entendendo o CI L297
« Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2012, 08:58 »
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> Pelo que entendi no esquema da 3AX os enrolamentos do motor recebem o positivo direto da fonte, sendo a "pulsação" PWM obtida pelo chaveamento cíclico do negativo (-) nos pinos 4, 6, 9 e 10 (fases A, B, C e D)  isto está certo?

Sim

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> Pino 15 (Vref): Entrada da tensão de referência (na 3AX ligado a um varistor cujo ajuste determinará a corrente no motor). Isso está certo?

A tensão de referência é definida por um potenciômetro ou "trimpot". "Varistor" é outras coisa.

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> Se o CI tem 2 choppers, qual a utilidadede termos duas frequências diferentes? E como ajustar estas 2 frequência...presum o que através dos pinos SENS1 (14) e SES2 (13)...isso teria utilidade em motores unipolares? Vi no esquema da 3AX que ambos os pinos recebem mesma alimentação.

Só há uma frequência, mas há dois sinais de saída de inibição (INHIB1 e INHIB2), a cada um corresponde um sinal de entrada de medição de corrente através de resistores ligados às entradas SENS1 e SENS2.

Offline Sandro Taguchi

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Re:Entendendo o CI L297
« Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2012, 18:07 »
Caro Gil, muito obrigado pelos esclarecimentos  :D!!
Quanto a segunda pergunta, obrigado pela correção (trimpot), porém com relação a função deste pino é determinar a frequência PWM? Neste caso, há alguma tabela que correlacione o valor da tensão de entrada no pino 15, o valor da tensão da fonte que alimenta o motor e a corrente que será estabelecida pelo chopper?
Já em relação a terceira pergunta, preciso ler um pouco mais sobre o assunto para voltar a te perguntar, pois confesso que as funções dos INH1, INH2, SENS1 e SENS2 não estão claras para mim.
Grande abraço!! ;D

Offline C N C N o w !

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Re:Entendendo o CI L297
« Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2012, 19:22 »

Sandro, há alguns anos rolou uma discussão que acabou sendo apontada por alguns com um mini tutorial, talvez valha a pena ler este post sobre o L297:

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Não seria de todo má idéia ler desde o princípio:

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Há uma nota de aplicação da ST que pode, mais que a data sheet, ajudar a compreender o L297:

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