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ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica => Tópico iniciado por: Elizeu em 08 de Maio de 2010, 09:51
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Bom dia !!,
Caros amigos eu montei uma um driver usando o L297 e L6203, aquele a Elecktor que sei que muitos ja montaram,
Está funcionando perfeitamente. bom torque e boa velocidade.
Estou usando software Mach 3, porem o que esta acontecendo é que quando em repouso o motor esquenta muito (da pra fritar ovo).
Obs.: Estou usando motor de 2,4A e deixei a tensao do pino 15 com 1,1 V.
Alguem poderia me dar uma dica do que fazer, estive pensando em colocar um "circuitinho" adicional pra derrubar a corrente quanto o motor estiver mais de 3 segundos sem pulso.
Espero que os "Cobras" do forum possam dar algumas dicas.
Antecipadamente agradeço a todos.
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Qual a temperatura dos motores?
Normalmente os motores podem trabalhar em temperaturas altas - espere encontrar algo em torno de 50° ou 60° acima da ambiente !!!
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Qual a temperatura dos motores?
Normalmente os motores podem trabalhar em temperaturas altas - espere encontrar algo em torno de 50° ou 60° acima da ambiente !!!
Cara eles estão realmente esquentando.. acredito que se deixar por uma meia hora chega facil a 120 graus centigrados.
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voce não mudou o valor dos desistores Rsense ?, caso tenha mudado também muda o valor da tensão no pino 15, em todo caso voce pode ir diminindo a tensão no pino 15 e observando a temp dos motores e o rendimento (se diminui), nos motores da minha máquina costumo usar dissipadores passivos (os motores são quadrados o que facilita a colocação), a temp fica bem baixa em torno de 45º
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voce não mudou o valor dos desistores Rsense ?, caso tenha mudado também muda o valor da tensão no pino 15, em todo caso voce pode ir diminindo a tensão no pino 15 e observando a temp dos motores e o rendimento (se diminui), nos motores da minha máquina costumo usar dissipadores passivos (os motores são quadrados o que facilita a colocação), a temp fica bem baixa em torno de 45º
Ola Amigo, Agradecido por responder.
Quanto ao resistor rsense estou usando de 0,47 e estou fazendo a conta assim 2,4/0,47=1,128 acredito estar correto não...?
Mas o problema somente ocorre quando o motor esta em repouso ou seja sem receber pulsos !
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Assim como disse o Gilii, até 80ºC acima da temperatura ambiente, OK. Veja o DataSheet do motor.
Se a temp. ambiente é 30ºC até 110ºC, está dentro. Mas 120ºC você mediu com o laser ?
Os meus chegam, após 1h a 85ºC, para uma ambiente de 25ºC.
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Assim como disse o Gilii, até 80ºC acima da temperatura ambiente, OK. Veja o DataSheet do motor.
Se a temp. ambiente é 30ºC até 110ºC, está dentro. Mas 120ºC você mediu com o laser ?
Os meus chegam, após 1h a 85ºC, para uma ambiente de 25ºC.
Caro amigo, nao tenho lazer pra medir mas eu acabei arrumando uma bela de uma bolha na mão pois como não sabia que estava tão quente simplesmente toquei a mão em cima e .. claro .. ainda esta doendo....rsss
Diante disto que resolvi perguntar aos entendidos se não vale a pena colocar um circuitinho pra detectar que esta sem pulso a X tempo e reduzir a corrente pela metade por exemplo..?
Pensei em alguma coisa assim .. claro teria que ajustar melhor..
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estou fazendo um drive baseado no L297 e L6203 mas ainda falta terminar a bob para fazer os testes, não conheço esse drive da Elektor mas o L 297 tem dois modos de controlar o PWM acionados pelo nível lógico em um dos pinos (não lembro qual agora dá uma olhada no DS), talvez mudando o nível desse pino o controle de corrente funcione certo, a diferença de temp entre o motor parado e girando deve ser mínima.
lembrando que temperaturas muito altas devem ser evitadas, pode queimar o motor e também o magnetismo diminui com o aumento da temperatura o que diminui o desempenho do motor
em tempo; o circuito que voce postou pode funcionar, precisa testar, talvez seja preciso acrescentar um resistor e capacitor na base do primeiro transistor, para não sobrecaregar muito a paralela, mas verifica primeiro a sugestão que postei, é melhor resolver o problema na fonte
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estou fazendo um drive baseado no L297 e L6203 mas ainda falta terminar a bob para fazer os testes, não conheço esse drive da Elektor mas o L 297 tem dois modos de controlar o PWM acionados pelo nível lógico em um dos pinos (não lembro qual agora dá uma olhada no DS), talvez mudando o nível desse pino o controle de corrente funcione certo, a diferença de temp entre o motor parado e girando deve ser mínima.
lembrando que temperaturas muito altas devem ser evitadas, pode queimar o motor e também o magnetismo diminui com o aumento da temperatura o que diminui o desempenho do motor
em tempo; o circuito que voce postou pode funcionar, precisa testar, talvez seja preciso acrescentar um resistor e capacitor na base do primeiro transistor, para não sobrecaregar muito a paralela, mas verifica primeiro a sugestão que postei, é melhor resolver o problema na fonte
Quanto ao projeto que utilizei foi este http://www.majosoft.com/engraving/html/stepper_driver_board_with_l297_and_L6203.html (http://www.majosoft.com/engraving/html/stepper_driver_board_with_l297_and_L6203.html) que originalmente foi publicado pela revista elecktor em novembro de 1987 a qual eu tenho em formato pdf caso alguem interesse posso enviar.
Quanto ao circuitinho que estou sugerindo foi pensando tbm na possibilidade de poder usar uma corrente um pouquinho maior sendo que os motores passariam a ter um refresco enquanto em pausa.
E ja tentei reduzer a corrente mas quando faço isto realmente o torque acaba caindo muito.
Grande abraço aos colaboradores com este tema.
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Elizeu,
Os resistores R2 e R3 estão de acordo com o esquema?
O calculo que vc fez para a regulagem do motor foi esta:
Imax= 5*(R2/R3)*(1/R6)
(Lembrando que R6 e R7 devem ser rigorosamente iguais)
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... o L 297 tem dois modos de controlar o PWM acionados pelo nível lógico em um dos pinos (não lembro qual agora dá uma olhada no DS) ...
Creio que vc se refere ao pino CTRL, que afeta o modo de decaimento da corrente, lento ou rápido.
talvez mudando o nível desse pino o controle de corrente funcione certo, a diferença de temp entre o motor parado e girando deve ser mínima.
Se estivermos falando do CTRL, não há impacto apreciável na temperatura do motor. O modo rápido aquece ligeiramente mais em função das perdas no ferro, maiores, em função do ripple mais acentuado.
lembrando que temperaturas muito altas devem ser evitadas, pode queimar o motor
Temperaturas muito altas devem sim ser evitadas, mas é preciso definir que temperatura seria esta ... não conheço caso de motor de passo com isolamento menor que classe B, cujo limite é de 130o
também o magnetismo diminui com o aumento da temperatura o que diminui o desempenho do motor
Não tenho dados objetivos quanto à magnetização, mas as ligas atualmente utilizadas apresentam ponto Curie bem acima da temperatura máxima admissível pelo isolamento e creio que não faria sentido um motor que desmagnetizasse sob temperaturas dentro do limite especificado, que pode ser de até 80oC acima da ambiente, mas tipicamente da ordem de 60oC acima da ambiente.
Uma interessante constatação do Rudolf é de que o torque aumenta com a elevação da temperatura. Ainda não tenho elementos suficientes para afirmar, mas a primeira hipótese é sobre o produto RL: a resistência do enrolamento aumenta com a temperatura e sabe-se que a constante de tempo diminui quando o produto aumenta e isto parece coerente com a elevação do torque, já que com a constante de tempo reduzida a corrente média a dada velocidade será maior.
Não tenho absolutamente nada contra os artifícios para redução da temperatura dos motores, mas me parece que as preocupações a este respeito tem sido um tanto exageradas ...
Costumo citar um ensaio que realizei pra ilustrar este ponto: alimentei um desses omnipresentes 23LM-C004 sob corrente constante nominal, a temperatura estabilizou-se em 112oC após 120minutos (temperatura ambiente de 22oC ...
(em lugar do fórum está a planilha onde registrei os resultados e condições do ensaio)
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Jorge,
sim, me referí ao Control que é o pino 11 do L297
quanto ao magnetismo, claro que o ponto curie é alto mas também há uma diminuição linear com a elevação da temperatura até o ponto curie quando a queda é abrupta
o aumento da resistencia no enrolamento com a temperatura, pode explicar porque o rendimento não cai muito, por outro lado pode causar queda do rendimento em rotações mais altas
na minha máquina o rendimento dos motores de 15 Kgf é ótimo com a temp baixa, para falar a verdade surpreendente, pois é uma máquina pesada e em jog estou usando velocidades em torno de 7m/min
não tenho instrumentos adequados, mas essa questão de magnetismo x resistencia x teperatura mereceria um estudo detalhado, vou ver se encontro na net alguma coisa a respeito
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a solução pode ser corrente acima do que para ser
na placa drive pode ter um potenciometro com um parafusinho a regulagem deve estar muito alta
tente girar o parafuso para diminuir a corrente voce percebera que diminuiu pelo som do motor que ficara mais suave mas nao tente aquilibrar porque se diminuir muito zera a passagem de corrente
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a solução pode ser corrente acima do que para ser
na placa drive pode ter um potenciometro com um parafusinho a regulagem deve estar muito alta
tente girar o parafuso para diminuir a corrente voce percebera que diminuiu pelo som do motor que ficara mais suave mas nao tente aquilibrar porque se diminuir muito zera a passagem de corrente
Caro evando Realmente eu coloquei um trim pot multivoltas para fazer o ajuste da corrente, o que acontece de fato é que falta um circuito adicional para que quando o motor ficar mais de x tempo sem receber puso o mesmo ajuste corrente do motor para um nivel bem inferior ao de funcionamento normal.
O que eu fiz foi ajustar a corrente minima para que o motor funcione razoavelmente bem de deixei assim mesmo.
Qdo estive com tempo vou implementar o novo controle ..
Grato por respoder ao topico..!