Autor Tópico: Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.  (Lida 8829 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Fred_DASP

  • Fuso
  • **
  • Posts: 167
  • Sexo: Masculino
Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.
« Online: 22 de Abril de 2010, 00:53 »
Eis a saga de quem entra pra essa de CNC...

Vou contruir minha Maquina Geração 3.
Depois faço um histórico delas...

Vou construir uma CNC pequena, mas dessa vez será toda de aluminio.
Pelo fato de ter ganhado ao longo do tempo alguns materiais, e ter achado pessoas e lugares competentes para usinar peças, ficou viável agora iniciar uma maquina mais robusta.

Fiz um esbolso no 3D Studio Max (imagens abaixo) e comecei a passar a ideia para o SolidWorks (ao mesmo tempo q vou aprendendo a mecher nele)

Assim gostaria de ideias dos mais experientes.
O perfil que pretendo usar é o 30x60 (Ali na imagem o perfil mais longo tem 380mm - o perfil do Z tem 200 mm)

Minha maior dúvida é quanto à fixação dos motores e das placas de aluminio no próprio perfil. Qual melhor maneira?
Usando uma porca tipo 'T' mesmo?

Se alguem tiver alguma foto desse tipo de construção ajuda.

Amanhã postarei o material que ja tenho em mãos.

Esse é o esbolso feito no 3D Studio Max (render Vray)
http://lh4.ggpht.com/_OD4rGf898U4/S8_DiX7zqBI/AAAAAAAAAIY/J723aM7VsXo/s720/maq_01.jpg
Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.

http://lh6.ggpht.com/_OD4rGf898U4/S8_DikOoYBI/AAAAAAAAAIc/eKjiqjE-2yw/s720/maq_02.jpg
Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.



Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.
« Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2010, 08:18 »
Minha maior dúvida é quanto à fixação dos motores e das placas de aluminio no próprio perfil. Qual melhor maneira?
Faça uma placa de uns 5mm de espessura e do tamanho aproximado do motor (por exemplo uns 60 x 60mm para um NEMA23) e esta placa será fixada no perfil damáquina.

Pode usar as porcas em "T" ou dependendo do perfil poderá fazer furo com rosca no perfil e parafusar a placa.

Na placa, aplique as colunas que aparecem no seu desenho entre o motor e a estrutura.

Offline Fred_DASP

  • Fuso
  • **
  • Posts: 167
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.
« Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2010, 08:59 »
Cara, que maquina linda!!

Uma coisa que me encomoda nas maquinas é o Z alto por conta do motor... na verdade o fato dos motores ficarem pra fora... ao menos nessa o Z pretendo deixar baixinho.

Placas de 5mm ? Legal. vou adotar isso! O motor será um Nema23 mesmo. Vou comprar os de 10kgf/cm que ja estão baratos no M.L. Quando jogar no SolidWorks vou desenha-los tb.

Vejo pela maquina da foto que posso fixar os eixos diretamente no perfil também. entao economizo muito em usinagem, peça e peso. correto?

Aqui as fotos do que ja tenho em mãos:
Os fusos são `curtos` pra maquina, mas de acordo o esbolso, eles tem o tamanho extato da área útil que os eixos (x y) correm, entao a ideia é colocar um extensor como é visto em uma das fotos.

http://lh5.ggpht.com/_OD4rGf898U4/S9A3fHXc6QI/AAAAAAAAAI8/DLrA4qjC5QI/s800/DSC00562.JPG
Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.

http://lh4.ggpht.com/_OD4rGf898U4/S9A3foClFAI/AAAAAAAAAJA/yMdV1FwK1CA/s800/DSC00563.JPG
Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.

http://lh3.ggpht.com/_OD4rGf898U4/S9A3gTLJDoI/AAAAAAAAAJE/RROEinWborI/s800/DSC00565.JPG
Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.

http://lh3.ggpht.com/_OD4rGf898U4/S9A3ggogVDI/AAAAAAAAAJI/Wp0isV3DYL4/s800/DSC00566.JPG
Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.

http://lh4.ggpht.com/_OD4rGf898U4/S9A3gxpcuPI/AAAAAAAAAJM/aggazu-Ag0s/s800/DSC00568.JPG
Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.

Inicialmente vou usar isso, mas depois vou providenciar outras melhores, com manivela quem sabe...
>

Quanto à fixação dos perfis de aluminoi vericais (Z) pode ser somente com parafusos transpassando a estrutura XY como sugere no meu 3D, ou é de boa prática usar essas cantoneiras?
« Última modificação: 22 de Abril de 2010, 09:06 por fr3d- »

Offline Eneias Eringer

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 769
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.
« Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2010, 09:53 »
Olha ai o solid do motor que vc vai comprar no ml.... esta pro solid 2009 ...

Offline RUBENS CAMARGO

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 829
  • Sexo: Masculino
  • Perca o sono ,mais nunca perca o sonho !!!
  • Cidade - UF: Sao Marcos / RS
  • Nome:: Rubens Madruga de Camargo
  • Profissão: Mecanico de manutençao e Tatuador
Re: Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.
« Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2010, 20:56 »
FRED aonde voce comprou as correias e as polias dentadas?

Qual o valor delas?

A maquininha vai ficar legal!!!!!!
Muito bonitas as peças.....
Quais os drivers que usara nela?

ATT:RUBENS

Offline Fred_DASP

  • Fuso
  • **
  • Posts: 167
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.
« Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2010, 23:17 »
Eneias, muito obrigado cara! Caiu em boa hora esse desenho! - e é bem o SW2009 que instalei aqui! valeu mesmo!

Rubbens, todo esse material da foto foi ganhado. As polias e correias juntamente com todas as peças pretas vieram de uma sucata de maquina que nao sei oq era por estar só os pedaços mesmo...
Vai ser uma franksteinzinha... aquele eixo 'montado' tem as barras de 1/2 pologada e os outros eixos serão com barras de 12mm. Todas com rolamento linear.

Ajuda parte 2:
Quero comprar os Motores de 10 Kgf/cm, mas vi que tem vários, com tensoes e correntes diferentes.
Qual melhor para comprar sendo que pretendo usar a CNC3AX - e também visando o trafo...
Pelo que andei lendo nos ultimos anos aqui, quanto menor a tensão, melhor a 'turbinada' correto?


É uma boa pedida esses motores? O preço esta muito bom.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140818898-motor-de-passo-para-voc-montar-sua-cnc99-kgf-mod23km-_JM

Offline LuthierX

  • Aceita-se Vinhos e Roon Caribenhos!
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1414
  • Sexo: Masculino
  • Não construo maquinas! "Por favor não insista!!! M
    • Guia CNC
Re: Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2010, 09:40 »
Ajuda parte 2:
Pelo que andei lendo nos ultimos anos aqui, quanto menor a tensão, melhor a 'turbinada' correto?

Pelo contrario, quanto maior a tensão injetada em um motor de passo maior será seu desempenho, respeitando sempre o valor de 4 a 20 x a tenção nominal do motor, ex. se o motor tiver tensão nominal de 3.5v multiplique isto por 20 = 70 vdc

Offline Fred_DASP

  • Fuso
  • **
  • Posts: 167
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.
« Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2010, 11:32 »
LuthierX: Estamos do mesmo lado! hehe oq quis dizer é q quanto menor a tensão do motor, melhor pra turbinar. ou seja. melhor ter um motor de 3v do que de 6v, pois meu trafo digamos, de 12v vai ser melhor aproveitado no de 3V...

E quanto ao motor que vi no ML, compro? ou alguem aqui no forum vende deles?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-140818898-motor-de-passo-para-voc-montar-sua-cnc99-kgf-mod23km-_JM
o cara faz 3 por R$ 111,00 com frete incluso.

Offline RUBENS CAMARGO

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 829
  • Sexo: Masculino
  • Perca o sono ,mais nunca perca o sonho !!!
  • Cidade - UF: Sao Marcos / RS
  • Nome:: Rubens Madruga de Camargo
  • Profissão: Mecanico de manutençao e Tatuador
Re: Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2010, 18:10 »
Ola amigo fred!!!!!
Pode comprar sem medo estes motores pois o vendedor deles e super rapido na negociaçao ok

Se quiser posso lhe passar o endereço dele para que voce negocie diretamente com ele!!!

ATT:RUBENS

Offline Fred_DASP

  • Fuso
  • **
  • Posts: 167
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.
« Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2010, 00:02 »
bem pessoal... a jornada continua.

Ja providenciei o perfil de aluminio 30x60

http://lh4.ggpht.com/_OD4rGf898U4/S-DdcWdmq6I/AAAAAAAAAKQ/M_B93Akf3QE/s640/01052010120.jpg
Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.


porém eu sem querer cometi um erro... queria que internamente ficasse com 300mm no eixo x, assim era pra compensar os 30 mm de cada lado.. mas errei... mandei cortar a barra em 330mm em vez de 360mm. mas nada que seja crítico pra mim.
Entao houve uma ligeira mudança de planos... em vez de ficar 'retangular' ela ficara quase quadrada internamente. o tamanho continua sendo satisfatório.  8)

assim será a base dela:
http://lh3.ggpht.com/_OD4rGf898U4/S-DdcktcLII/AAAAAAAAAKU/TY3FeDLpv48/s640/02052010122.jpg
Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.


Semana que vem comprarei os motores e quem sabe eu consiga terminar o desenho no solidworks pra ter ideia das peças chapadas de aluminio q devo comprar para ser usinada.

O perfil nao é anodizado... outra coisa q ja tenho em mente: vou mandar anodiza-la. penso em azul escuro.

Quando terminar tuda a mecanica, vou investir  na eletronica - CNC3AX claro!

vou adiantar um projeto futuro q tenho para ela, é torna-la um maquina de prototipagem rápida por meio de xtrusao de filamento (FDM) - oq significa que será ligada na USB!! Nao. Nao estou viajando. rs. vamos focar na maquina por enquanto Fred!! foco!! hehe

Offline RAranda

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2520
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.
« Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2010, 09:06 »
Nobre Frederico...

Pode nos informar o nome do fornecedor e o custo desses perfis de alumínio.

Assim temos um comparativo de preços.

Abraços.

Rubens

Offline Fred_DASP

  • Fuso
  • **
  • Posts: 167
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.
« Resposta #11 Online: 05 de Maio de 2010, 19:16 »
Comprei a barra de 6 metros na Tarabay Alumínios em Campinas por R$ 123,00  ja com IPI (22 reais. AI!)

Oq acham? - particularmente achei um preço muito bom. E vocês ?


Gostaria de saber quem aqui lida com esses perfis, mais especificamente onde posso comprar os parafusos, porcas 'T', fita de fechamento e cantoneiras para elas. estou agora nesta busca.

Offline RAranda

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2520
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.
« Resposta #12 Online: 05 de Maio de 2010, 19:42 »
Nobre Frederico.

Muito grato pela resposta.

Eu particularmente conheço a OBR, Kalatec e alguns outros que vendem quase de tudo.

Mas tem também a Legho - Perfis que com certeza terá isso que procura, só não sei o custo atual.

Qualquer coisa nos falamos.

Abraços.

Rubens

Offline LuthierX

  • Aceita-se Vinhos e Roon Caribenhos!
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1414
  • Sexo: Masculino
  • Não construo maquinas! "Por favor não insista!!! M
    • Guia CNC
Re: Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.
« Resposta #13 Online: 05 de Maio de 2010, 19:53 »
« Última modificação: 05 de Maio de 2010, 19:54 por fgilii »

Offline Fred_DASP

  • Fuso
  • **
  • Posts: 167
  • Sexo: Masculino
Re: Construindo uma nova maq. toda Alum. Ajudem com ideias.
« Resposta #14 Online: 05 de Maio de 2010, 21:34 »
Enviei um e-mail para a allware... vamos ver oq eles passam...

Ja havia feito uma postagem aqui antigamente sobre usar motores brushless de modelismo como spindle.

Comprei no site www.hobbyking.com um conjunto de ESC (eletronic Speed Control) de 40 a 50 Amperes e um motorzinho para teste, o E-max 2812. Ja que tava comprando isso, coloquei junto uma hélice para servir de 'carga' - e quem sabe até fazer um aviao..



conclusao - esses motores têm MAR - muita alta rotação :p ta.. inventei isso agora. Esse meu por exemplo é de 1500 kv ou seja... 1500 rpm por volt.

Pretendo usinar principalmente acrílico - segurei um pouco o motor, e ele apresenta um certo torque... porém o que me preocupa é a rotação...

Alguem ja experimentou isso antes? - como a maquina ainda está longe de ficar pronta, nao poderei dar essas respostas por agora. mas continuarei nas busca...

 

/** * */