Autor Tópico: Projetos - Carlos Bazza  (Lida 16767 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline _CNC_

  • baZZa
  • Novato
  • *
  • Posts: 40
  • Sexo: Masculino
  • Conhecimento nunca é demais !!
  • Cidade - UF: Ibitinga-SP
Projetos - Carlos Bazza
« Online: 17 de Novembro de 2010, 16:24 »
Há alguns meses atrás resolvi construir uma fresadora CNC sem maiores pretensões, apenas para adquirir conhecimento e colocar alguns neurônios pra trabalhar, me registrei nesse fórum e gostei muito, não havia me apresentado ainda porque estava apenas reunindo as informações necessárias para dar inicio  a "minha criatura", e como a vastidão de informações contidas aqui no fórum é imensa e meu tempo livre é muito pouco não queria me apresentar e ficar fazendo muitas perguntas, cujas respostas já estariam em algum lugar por ai, bastando apenas procura-las.

   Idéia inicial:

   Spindle:
     Micro-retífica Dremel S300

   Fresadora:
     Estrutura    - MDF 15mm
     Guias        - eixos de impressora HP (3/8 diametro x 39,5cm comprimento)
     Buchas       - nylon (formato meia lua - fatia de 10mm cortadas ao meio de um tarugo cilindrico)
     Castanha     - nylon (formato meia lua - fatia de 10mm cortadas ao meio de um tarugo cilindrico)
     Fusos        - barra roscada M6
     Acoplamentos - "mangueirinha" rsrs
     Motores      - os motores da Hp serie 600

   Controladora:     
     - Devido ao fato de morar no interior, e a única loja de componentes estar a 150Km de distância então decidi projetar a controladora com componentes que já possuía, gostaria de ter montado a CNC3AX, mas o L297 nem com vela acesa consegui encontrar!!
     Desenvolvi uma controladora reunindo vários circuitos existentes neste fórum, montando na protoboard e fazendo testes até chegar a um resultado satisfatório.
     --- Unipolar, Full Step, Lógica 12 Volts, Motor Máx 60V x 52.4A
     Utilizei CI's lógicos CMOS da série 40xx para decodificação (translator) - 4070 + 4027 + 4081
     LM393 pra controle de corrente
     NE555 pra gerar o sinal PWM pro controle de corrente
     FET's FQP50N06L (52.4A, 60V, RDS(on) = 0.021 mOhms VGS = 10V)
     HeatSink velhos de processadores de pc

   BOB:
     Também reunindo alguns circuitos aqui do fórum e utilizando o que tinha disponível     
     Alimentação das entradas 5V retirados de uma porta USB do pc
     Alimentação das saídas 12V fonte externa     
     Utilizei um conector Centronis 36 pinos retirado de uma placa velha de impressora
     12 saídas e 5 entradas optoacopladas (PC817 ou 4N25), pois não tinha a quantidade suficiente apenas de um componente, então projetei uma placa na qual poderia utilizar um "ou" outro.
     buffer 4050 nas 12 saídas com indicação de funcionamento por led´s
     
   Placas criadas pelo processo de transferência térmica (transparência laser e ferro de passar) e corroídas com percloreto de ferro
   
   Ferramentas utilizadas:
     Furadeira manual, serra manual e tico-tico (sem guia de serra, os cortes saem todos fora de esquadro perpendicular... rsrs)

   Muita força de vontade !!!

   Foram 6 meses pra dar vida à traquitana.
   Parti pra execução da parte mecânica sem projeto nenhum, ia analizando o que tinha disponível e já saia fazendo... o que contribuiu muito pra falta de qualidade final.
   Não ficou do meu agrado a parte mecânica da fresadora, mas pra aprender foi suficiente.
   
   Problemas:
     Ao usinar mdf, mesmo utilizando uma profundidade de 0.3mm ou 0.2 mm, o eixo Z não suporta o esforço tanto em X quanto em Y, devido à fraca estrutura dos eixos Y e Z, pois não tinha guias de 3/8 suficientes pra todos os eixos então usei algumas mais finas, pra dizer a verdade nem medi mas não passam de 6mm.
     Como o tamanho do pórtico do eixo Z é muito pequeno (80mm externo), nao consegui fazer as buchas de nylon nem a castanha, então fiz na madeira mesmo

   Conclusão:
     Aprendi muito com esse projeto, sofri demais pra ajustar o alinhamento das guias... que trabalhão !!
     A eletrônica foi um desafio a parte.
     Já estou desenvolvendo um novo projeto pra parte mecânica, agora com projeto definido, praticamente mesmo tamanho desta, depois posto o andamento da mesma, pois ainda estou projetando a danada.

   Seguem algumas fotos do "causo".
   Assim que possível posto um vídeo dela trabalhando, já ta até filmado mas falta converter pra colocar no youtube... também já comecei desmontá-la pra usar as peças pra nova criatura.

   Sugestões e críticas são bem vindas.

   Nussssssss !!!!! deixa eu tomar um fôlego... rsrsrs
   Até mais pessoal.
« Última modificação: 21 de Julho de 2011, 08:54 por _CNC_ »

Offline ivancoimbra

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 555
Re: Projetos - Carlos Bazza
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2010, 17:02 »
Parabéns, Por ser a primeira e com os poucos recursos ficou ótima, gostei do recurso de fazer a bucha meia lua








Offline _CNC_

  • baZZa
  • Novato
  • *
  • Posts: 40
  • Sexo: Masculino
  • Conhecimento nunca é demais !!
  • Cidade - UF: Ibitinga-SP
Re: Projetos - Carlos Bazza
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2010, 20:53 »
          Parabéns, Por ser a primeira e com os poucos recursos ficou ótima,
           gostei do recurso de fazer a bucha meia lua

   Obrigado ivancoimbra, a gente se vira como pode, por aqui não encontro tarugos quadrados nem pensar....
      Esse pedaço de nylon meu pai conseguiu pra mim, ele é torneiro mecânico já faz alguns anos e trabalha em uma empresa daqui, o torno que ele utiliza não sei a marca é bem antigo e não tem muita precisão, está precisando de manutenção, então já viu né, ele faz milagres com esse torno !!

    Como prometido está aqui o vídeo da "traquitana" trabalhando.

Fresadora CNC - Carlos Bazza


    Vlw

Offline Andre Milke

  • Fuso
  • **
  • Posts: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Projetos - Carlos Bazza
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2010, 21:13 »
Bazza:
Parabéns Carlos, esse é o verdadeiro espirito do DIY.......(faça você mesmo).............
Um abraço,

André Milke

   

Offline Jorge_BH

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2503
  • Sexo: Masculino
  • Jorge Maluf Jacob
  • Cidade - UF: Belo Horizonte-MG
  • Profissão: Administrador de Empresas
Re: Projetos - Carlos Bazza
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2010, 22:39 »
Legal a maquininha, Carlos. Parabéns.
Jorge

Offline _CNC_

  • baZZa
  • Novato
  • *
  • Posts: 40
  • Sexo: Masculino
  • Conhecimento nunca é demais !!
  • Cidade - UF: Ibitinga-SP
Re: Projetos - Carlos Bazza
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2010, 10:19 »
   Obrigado Andre e Jorge, legal saber que vcs acompanham os projetos simples também, e dão incentivo ao pessoal que está começando no mundo CNC agora.
 
   Hoje fiz uma loucura, comprei uma furadeira de bancada... pra ajudar na construção do novo projeto da segunda fresadora cnc, depois posto uma foto da furadeira. (tomara que a patroa não me coloque pra dormir fora de casa ..rsrs)

   Já estou começando minha nova criatura, como vou precisar de algumas peças de aço/ferro soldadas para algumas partes, estou fazendo uma maquina de solda elétrica, com transformador de microondas.
   
   Pretendo também fazer mancais reguláveis de nylon ou aluminio, mas pra isso vou precisar construir um "cabeçote broqueador" ou bailarina, acho q são a mesma coisa certo?... lógico que vou contar com a ajuda do meu pai pra tornear as peças, já que não tenho acesso a uma fresadora então tenho que bolar alguma coisa que possa ser executada apenas no torno.

     Vlw pessoal...t+
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2010, 14:25 por _CNC_ »

Offline RUBENS CAMARGO

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 829
  • Sexo: Masculino
  • Perca o sono ,mais nunca perca o sonho !!!
  • Cidade - UF: Sao Marcos / RS
  • Nome:: Rubens Madruga de Camargo
  • Profissão: Mecanico de manutençao e Tatuador
Re: Projetos - Carlos Bazza
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2010, 18:26 »
Ola caro amigo CARLOS!!!!!!

Muito bacana o teu projeto viu esta de parabens mesmo ok

Att:RUBENS

Offline _CNC_

  • baZZa
  • Novato
  • *
  • Posts: 40
  • Sexo: Masculino
  • Conhecimento nunca é demais !!
  • Cidade - UF: Ibitinga-SP
Re: Projetos - Carlos Bazza 1ª CNC
« Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:18 »
   Olá Rubens.... vlw !

E ae pessoal, blz ?
   Eu tinha criado outro tópico, mas resolvi deixar meus projetos todos em um único tópico, então movi tudo pra cá.
   Consegui terminar minha máquina de solda com transformador de microondas.
   Usei como referência esse projeto aqui:
         http://www.instructables.com/id/Build-a-Microwave-Transformer-Homemade-Welder/
   Não deu pra fotografar os passos, mas usei 2 transformadores de microondas
      removi os enrolamentos secundários e aproveitei os primários (110V)
      +-15 metros de fio rígido 6mm que tinha sobrando em casa
      cortei o fio ao meio pra dividir metade pra cada trafo e já fui enrolando no núcleo deles... que trabalhão que dá !! nussssss...  meus dedos ficaram doloridos uns 2 dias !! rsrs
     
   Resultado:
      28 volts CA - bobina toda
      23 volts CA - coloquei um tap na bobina que enrolei
       medindo com o multímetro até encontrar uns 23 volts
      50A no enrolamento todo e 35A no tap, medidos com alicate amperímetro enquanto soldava (sei que é uma medida bem +-, mas como o soldador aqui também é +-, então ficou perfeito...hehehe)

   Profissionalmente não dá pra usar mas pra hobby quebra um galhão!
   Fiz a caixa em mdf e a alça soldei com a própria máquina.
   Agora falta aprender a soldar neh !! rsrsrs 
   Seguem algumas fotos e um vídeo dela, no vídeo estou apenas fazendo um teste pra demonstrar o "poder" da sujeita.. hehe... eletrodo 6013 x 2mm
 
Maquina de Solda - Carlos Bazza


   Sugestões e críticas são bem vindas.

   Abs pessoal.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2010, 16:13 por _CNC_ »

Offline _CNC_

  • baZZa
  • Novato
  • *
  • Posts: 40
  • Sexo: Masculino
  • Conhecimento nunca é demais !!
  • Cidade - UF: Ibitinga-SP
Re: Projetos - Carlos Bazza
« Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2010, 14:27 »
Espero fazer muitas amizades nesse fórum, pois aqui onde moro não tem ninguém com quem trocar algumas idéias ou esclarecer certas dúvidas.

Nusssss... e pensar que isso tudo começou com a vontade de construir uma fresadora CNC somente com o intuito de adquirir conhecimento!! hehe

Meu cabeçote broqueador - bailarina, está quase pronto.

Abs pessoal.

Offline _CNC_

  • baZZa
  • Novato
  • *
  • Posts: 40
  • Sexo: Masculino
  • Conhecimento nunca é demais !!
  • Cidade - UF: Ibitinga-SP
Re: Projetos - Carlos Bazza
« Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2010, 21:35 »
E ae pessoal.... blz ?

Seguem fotos da minha recente aquisição, uma furadeira de bancada modelo hobby, mas já está de bom tamanho, e uma mini morsa, hehe.

T+

Offline Jorge_BH

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2503
  • Sexo: Masculino
  • Jorge Maluf Jacob
  • Cidade - UF: Belo Horizonte-MG
  • Profissão: Administrador de Empresas
Re: Projetos - Carlos Bazza
« Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2010, 21:50 »
Daqui a pouco tempo vamos ver a foto de um galpão de 2.000m2 com a placa "Indústrias baZZa", hehehe.
Parabéns pelas aquisições e bons trabalhos.
Abraço.
Jorge

Offline _CNC_

  • baZZa
  • Novato
  • *
  • Posts: 40
  • Sexo: Masculino
  • Conhecimento nunca é demais !!
  • Cidade - UF: Ibitinga-SP
Re: Projetos - Carlos Bazza
« Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2010, 22:40 »
         
         Daqui a pouco tempo vamos ver a foto de um galpão de 2.000m2 com a placa "Indústrias baZZa", hehehe.         
hahahaha.... quem me dera, vlw Jorge.

Segue mais uma novidade !!

Meu cabeçote broqueador - bailarina.

Confesso que nesse projeto tive ajuda do meu pai que é torneiro, como não temos acesso à uma fresadora, tive que planejar a coisa pra ser executada apenas no torno, usamos a furadeira de bancada para fazer os furos que não dava pra fazer no torno.

Não ficou muito caprichado, pois foi mais um protótipo que acabou por ser peça final, hehe, é que meu pai trabalha em uma empresa aqui da cidade, e fez o que pôde quando tinha algum tempinho, o torno em que ele trabalha também não tá lá essas coisas, está com algumas folgas.

Coloquei os neurônios pra trabalhar até que cheguei à idéia de fazer o encaixe dessa forma.

Seguem fotos e, claro, um videozinho neh !!! hehehe

No video estou fazendo os mancais em nylon para minha nova CNC.

Como sempre, críticas e sujestões são bem vindas.

Abs pessoal.

Cabeote broqueador bailarina

Offline Jorge_BH

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2503
  • Sexo: Masculino
  • Jorge Maluf Jacob
  • Cidade - UF: Belo Horizonte-MG
  • Profissão: Administrador de Empresas
Re: Projetos - Carlos Bazza
« Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2010, 23:37 »
Ficou bom, o cabeçote, e tá fazendo o trabalho dele.
Se posso dar uma sugestão, penso que a parte excêntrica (a q move para os lados) deveria ter menos altura e ser mais leve. Se possível, tbém, fazer um outro furo pra prender o bits de modo que fique mais na lateral. Assim, qdo for fazer um furo mais largo vc teria que andar menos com a parte móvel, tornando o broqueador menos "desbalanceado" em relação ao mandril. Penso que sendo muito desbalanceado possa prejudicar os rolmentos e à máquina de furar.
Mas, é só um pitaco.
Vá colocando as peças e a evolução da sua máquina (cnc) aí pra gente ver.
Abraço.
Jorge

Offline _CNC_

  • baZZa
  • Novato
  • *
  • Posts: 40
  • Sexo: Masculino
  • Conhecimento nunca é demais !!
  • Cidade - UF: Ibitinga-SP
Re: Projetos - Carlos Bazza
« Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2010, 14:59 »
Caro Jorge, e outros colegas do fórum também, claro que pode sugerir sim, ainda estou engatinhando nesse mundo cnc / mecânica, todas as sugestões e críticas serão sempre bem vindas sim.

    Se posso dar uma sugestão, penso que a parte excêntrica (a q    move para os lados) deveria ter menos altura e ser mais leve.

Por incrível que pareça eu também cheguei a essa conclusão, até tinha comentado com meu pai, mas como ele teve que fazer o serviço apenas baseado no que eu havia explicado e alguns rabiscos num papelzinho pra ele entender o que eu queria, hehe, nem desenho do projeto com as medidas eu fiz !! que relaxo meu, kkk.... mas quando tiver tempo vamos fazer uma outra mais caprichada.

     Se possível, tbém, fazer um outro furo pra prender o bits de modo que fique mais na lateral. Assim, qdo for fazer um furo mais largo vc teria que andar menos com a parte móvel, tornando o broqueador menos "desbalanceado" em relação ao mandril. Penso que sendo muito desbalanceado possa prejudicar os rolmentos e à máquina de furar.

  hehehe.... pra dizer a verdade já está até feito esse furo, é qdo tirei as fotos ela ainda tava "fresquinha", eu tava louco pra experimentar, já fiz um furo mais próximo da lateral prevendo esse problema como vc descreve ae, mas quando fui postar quis aproveitar as fotos que tinha.

Bom saber que vocês estão ligados mesmo, e com isso a gente vai aprendendo... vlw Jorge... obrigado mesmo, abs.

Offline Hilarinho

  • Designer de Produto e Desenhista Projetista
  • Novato
  • *
  • Posts: 90
  • Sexo: Masculino
Re: Projetos - Carlos Bazza
« Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2010, 00:51 »
Uau!

Legal esse transformador de solda !! Logo pretendo fazer um pra mim tbm...
vc consegue usar ele na tomada normal ?? 110 ou 220 v ?

Parabens pelos projetos e pela fresadora tbm!

Abraços


 

/** * */