Autor Tópico: Como reparar desalinhamento no eixo principal  (Lida 7438 vezes)

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Offline piovanelli

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Como reparar desalinhamento no eixo principal
« Online: 25 de Outubro de 2013, 08:44 »
Caríssimos, preciso da ajuda e do conhecimento de vocês.

Tenho um Optimum D 180x300, e percebi que, após usinar uma peça substancialmente pesada, o eixo principal está apresentando um pequeno desalinhamento. Ele fica claro quando coloco uma ponta CM3, e ao simplesmente passar o dedo no início da cabeça da ponta, o desalinhamento força o contato da peça nos giros. Isso costuma acontecer em tornos de pequeno porte? Como posso resolver o problema? Pergunto porque nunca abri o cabeçote fixo propriamente, e não sei se tal problema apresenta solução que demande apenas um realinhamento ou coisa do gênero.

Desde já agradeço imensamente pela ajuda.

Daniel.

Offline Rogério Ferreira

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Re:Como reparar desalinhamento no eixo principal
« Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2013, 14:36 »
Este torno está bem apoiado numa superficie estavel? Peça susbtancialmente pesada, qual o peso dela?

Offline piovanelli

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Re:Como reparar desalinhamento no eixo principal
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2013, 11:06 »
O torno está fixado em uma bancada que eu mesmo fiz, com madeira bem dura na parte superior, de 3,5 cm. A bancada é um pouco mais baixa e com apoio reforçado na parte inferior, na parte de trás e na parte superior, pesando aproximadamente 80kg. Não creio que seja problema de vibração, inclusive porque, se assim fosse, eu teria percebido tremores no resto do torno.

A peça era um tarugo de aço inox de 3" com aproximadamente 160 mm, presa na placa com castanhas invertidas e na contra ponta.

Offline eniodaniel21

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Re:Como reparar desalinhamento no eixo principal
« Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2013, 14:29 »
bom tarde caro amigo.com minha experiencia em tornos mecânicos te digo,não entendi muito bem esse seu descrição do problema, mais verificamos o alinhamento da seguinte maneira: 1 passo vamos verificar o alinhamento do cabeçote fixo:prenda um material qualquer na placa de acordo que possa usinar sem usar o ponto móvel (escorando ponto rotativo) deve se usar um diâmetro não muito fino,usine o comprimento total desse diâmetro verifique com micrometro os 2 pontos da peça na ponta e perto da placa,deve estar igual medida no máximo 0.02 desalinhado, se estiver esta fora devera ser alinhado no cabeçote fixo(em tornos mecânicos industriais possuem parafusos de ajuste para esse fim).2 passo verificar o cabeçote móvel,mesmo o cabeçote fixo estar alinhado se o móvel não estiver sua peça vai sair cônica,a maneira mais certa de alinhar seu cabeçote móvel é entre pontas.ex: pegue um material qualquer faça dois furos de centro um em cada lado,depois prenda um outro material e usine um ponto na placa a 30 graus ou use o ponto dentro da placa coloque a peça entre pontas usando um arrastador (se for usinar com passes bem finos não precisa)e usine a peça com micrometro meça as 2 extremidades e confira a diferença,se estiver menor perto do ponto (cabeçote móvel)o ponto tera que se afastar mais da ferramenta,com auxilio de um relógio comparador facilita o trabalho sendo que o relógio será posicionado no ponto rotativo na hora de desloca lo,desloque a metade da medida encontrada ex:0.20 cônico ande 0.10 no relógio ate ficar o minimo possível.

Offline dande

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Re:Como reparar desalinhamento no eixo principal
« Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2013, 21:33 »
bom tarde caro amigo.com minha experiencia em tornos mecânicos te digo,não entendi muito bem esse seu descrição do problema, mais verificamos o alinhamento da seguinte maneira: 1 passo vamos verificar o alinhamento do cabeçote fixo:prenda um material qualquer na placa de acordo que possa usinar sem usar o ponto móvel (escorando ponto rotativo) deve se usar um diâmetro não muito fino,usine o comprimento total desse diâmetro verifique com micrometro os 2 pontos da peça na ponta e perto da placa,deve estar igual medida no máximo 0.02 desalinhado, se estiver esta fora devera ser alinhado no cabeçote fixo(em tornos mecânicos industriais possuem parafusos de ajuste para esse fim).2 passo verificar o cabeçote móvel,mesmo o cabeçote fixo estar alinhado se o móvel não estiver sua peça vai sair cônica,a maneira mais certa de alinhar seu cabeçote móvel é entre pontas.ex: pegue um material qualquer faça dois furos de centro um em cada lado,depois prenda um outro material e usine um ponto na placa a 30 graus ou use o ponto dentro da placa coloque a peça entre pontas usando um arrastador (se for usinar com passes bem finos não precisa)e usine a peça com micrometro meça as 2 extremidades e confira a diferença,se estiver menor perto do ponto (cabeçote móvel)o ponto tera que se afastar mais da ferramenta,com auxilio de um relógio comparador facilita o trabalho sendo que o relógio será posicionado no ponto rotativo na hora de desloca lo,desloque a metade da medida encontrada ex:0.20 cônico ande 0.10 no relógio ate ficar o minimo possível.

eu tb entendi que o problema era esse,desalinhamento horizontal...

mas se for desalinhamento vertical,com a ponta rotativa mais alta ou mais baixa que o centro do eixo arvore,complica um pouco mais...

mas tb tem correção, bem mais complicada mas tem!

Offline piovanelli

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Re:Como reparar desalinhamento no eixo principal
« Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2013, 00:20 »
Caros amigos, obrigado pela resposta.

O desalinhamento é, acredito, no eixo principal, logo, diretamente no cabeçote fixo. O encosto da placa apresenta um encaixe CM3, e, ao acoplar a ponta (fixa), é possível perceber o desalinhamento no giro (é visível). Na verdade, é possível perceber o desalinhamento de outro modo: com a placa fixada, ao colocar, por exemplo, um tarugo de 20mm de diâmetro e ir aproximando a ponta do inserto bem devagar em direção à lateral, em um momento o toque ocorre, contudo, parando ai a aproximação, ao invés de cortar uniformemente o tarugo, em razão do desalinhamento no eixo principal (não sei especificar bem para qual direção, é no giro), a ferramenta toca apenas, aproximadamente, 1/3 do tarugo, ou seja, só na parte que, em razão do desalinhamento, o tarugo, no giro, e levado mais para perto do inserto.

Vou desmontar o cabeçote fixo e verificar se possui algum elemento de regulagem, como em tornos industriais, bem como a situação do rolamento. Certamente o problema estará aí.

Agradeço pela ajuda já prestada, e pelas possíveis sugestões futuras.

Daniel


Offline Rogério Ferreira

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Re:Como reparar desalinhamento no eixo principal
« Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2013, 10:13 »
Amigo, voce está com o eixo desalinhado em relação ao barramento, ou o eixo arvore está girando fora de centro? Se estiver com ele girando fora de centro pode ter empenado o nariz do eixo arvore, dai é complicado. Avalie certinho antes de desmontar.

Offline piovanelli

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Re:Como reparar desalinhamento no eixo principal
« Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2013, 11:14 »
Ele está girando fora do centro. Por isso vou ter que desmontar, porque pode ter empenado (embora eu não acredite nisso, o eixo árvore é bastante espesso), mas também pode ser um mal posicionanento do mancal, ou, ainda, alguma folga ou mal funcionamento do rolamento. Só vou conseguir saber o que é abrindo. Mas, antes, vou fixar um relógio comparador no barramento e verificar o encosto da placa e o eixo árvore na parte imediatamente atrás, e verificar se o desalinhamento afeta apenas um deles ou ambos.

Offline mdaweb

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Re:Como reparar desalinhamento no eixo principal
« Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2013, 08:54 »
Pode ser a fixação da placa na flange, com um relogio comparador, afrouxe a placa e va alinhando.

O meu estava assim, vi um video no Youtube onde encinavam a centralizar a placa.

Ele está girando fora do centro. Por isso vou ter que desmontar, porque pode ter empenado (embora eu não acredite nisso, o eixo árvore é bastante espesso), mas também pode ser um mal posicionanento do mancal, ou, ainda, alguma folga ou mal funcionamento do rolamento. Só vou conseguir saber o que é abrindo. Mas, antes, vou fixar um relógio comparador no barramento e verificar o encosto da placa e o eixo árvore na parte imediatamente atrás, e verificar se o desalinhamento afeta apenas um deles ou ambos.

Offline eniodaniel21

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Re:Como reparar desalinhamento no eixo principal
« Resposta #9 Online: 30 de Outubro de 2013, 13:42 »
Boa tarde é exatamente como colega citou,talvez a placa esteja fora(pulando),mais o cone de dentro não devera pular,pois esta no eixo arvore,se isso ocorrer seu eixo esta enpenado,solução,devera fazer outro ou comprar com fornecedor.outra coisa esse torno é muito leve.para usinagem leve colocar peças pesadas para o tamanho da maquina não é uma boa idéia,o meu é um mr330 com 550 m.m e procuro nao força lo imagima o seu,entao boa sorte!

Offline piovanelli

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Re:Como reparar desalinhamento no eixo principal
« Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2013, 08:26 »
Amigos, obrigado. Ainda não tive tempo, mas assim que desmontá-lo vou analisar todo o eixo árvore, bem como os demais possíveis problemas (encaixe do mancal, rolamento), e posto aqui se encontrei o que acredito ser o problema, e o que encontrei. Vou ter que passar um relógio comparador em toda a extensão do eixo árvore. Espero muito que não seja eixo empenado, pois a Optimum não possui revendedor no Brasil.

Offline piovanelli

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Re:Como reparar desalinhamento no eixo principal
« Resposta #11 Online: 03 de Novembro de 2013, 00:55 »
Bem, fiz todas as medições possíveis, e descobri o seguinte:

Fiz a avaliação completa do eixo árvore. Na lateral do encosto da placa, encontrei um desalinhamento de 0,03mm. Na face do encosto da placa, encontrei um desalinhamento de 0,02mm, passando o relógio comparador de um lado ao outro do encosto da placa. Já ao girar a face do encosto da placa fixando o relógio comparador na parte mais afastada possível do centro, encontrei um desalinhamento de 0,015mm. No eixo árvore, na parte imediatamente atrás ao encosto da placa (entre o encosto e o segundo mancal), encontrei um desalinhamento de 0,02mm. Já na outra extremidade do eixo árvore (antes do primeiro mancal), encontrei um desalinhamento de 0,01mm. No centro do eixo árvore (entre os mancais), encontrei um desalinhamento de 0,01mm.

Em razão disso, desmontei completamente o torno, e após perceber que ele não possui aqueles parafusos de regulagem típicos dos tornos maiores, comecei a extrair o eixo árvore para analisar os rolamentos. Por um acaso, ao forçar o encosto da placa para retirar o eixo árvore, a ferramenta fez força inversa e acabou por empurrar o mancal que fica imediatamente atrás do encosto mais para dentro (ele estava mal fixado). Em razão disso, fiz novas medições, e encontrei novos resultados: o desalinhamento na lateral do encosto passou para 0,02mm, na face do encosto se manteve em 0,02mm (medição utilizando o carro do torno), e ao girar o eixo fixando o relógio na face do encosto na parte mais afastada do centro, encontrei desalinhamento de 0,01mm.

Pelo que pude perceber, parece que há um pequeno desalinhamento no eixo principal, possivelmente decorrente de desalinhamento nos mancais e rolamentos. Assim acredito porque, de outro modo, o resultado não teria alterado com a mudança na fixação do mancal.

Falta fazer as medições utilizando o método indicado pelo Enio. Assim que fizer posto os resultados e as descobertas aqui. Em anexo o diagrama do cabeçote fixo, para melhor entendimento do que descrevi acima.

Abs.,

Daniel.



Offline Rogério Ferreira

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Re:Como reparar desalinhamento no eixo principal
« Resposta #12 Online: 03 de Novembro de 2013, 09:26 »
Eu faria o seguinte, montaria cuidadosamente o conjunto do eixo arvore e na hora de ajustar a folga axial pela porca 134, verificaria se ao girar o eixo a folga se mantem a mesma, caso esteja prendendo em uma posição e liberando em outra esqueçe, troque o eixo arvore.
Caso a folga se mantenha a mesma, com um relogio apalpador no assentamentto da contra ponta no nariz da arvore girando o eixo verificaria a concentricidade, se estiver variando muito está com o nariz empenado.
Proximo passo seria girando o eixo com o relogio comparador apoiado pela face de assentamento da placa verificar se tem oscilação para frente e para traz.
Caso esteja oscilando somente no assentamento da placa eu tentaria com o proprio torno facear o eixo arvore.

Offline torneariaguerino

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Re:Como reparar desalinhamento no eixo principal
« Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2013, 22:06 »
ola amigo . 1 ou 2 centésimos de batimento.. pode até ser considerado normal, dentro do padrão de precisão que esse torno se propõe a dispor.

faça  o seguinte...

coloque o eixo, monte ele certinho e dá uma olhada nos rolamentos. rolamentos chineses costuma ser muito ruins. talvez compense comprar nacionais skf ( rolamento de precisão ) .

monte. ai coloque relógio no nariz e faça a medição. depois coloque o flange e me mensure novamente. se ocorrer diferença de batimento entre nariz e flange.. usine o registro da placa novamente...      e meça de novo. provavelmente irá zerar

depois monta a placa, coloca um tarugo , deixe uns 40 mm fora da placa. dê um leve passe e com um micrometro meça as difeenças de medida ao longo desses 40 mm. depois com relógio apalpador ou comparador, meça a peça no inicio e fim. soma maior e menor medida e divide e faça a comparação pra ver se num tem desalinhamento do barramento
lógico.. que o barramento deve estar devidamente nivelado e se não o tiver o faça antes de tudo.. de preferência usando um nível de precisão .     um barramento desnivelado, prejudica mais que um barramento gasto

 

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