Autor Tópico: Torno Joinville TM 127  (Lida 6858 vezes)

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dtombr

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Torno Joinville TM 127
« Online: 24 de Junho de 2010, 14:29 »
Pessoal, Boa tarde a todos.

Achei este forum por acaso lá pela 10a página de pesquisa do google vendo coisas sobre o torno que eu comprei. O torno está em estado razoável, com barramento sem desgaste, mas com alguns detalhes quebrados/faltando:

- Ele não veio na bancada original e sim numa gambiarra danada. Gostaria de fazer ou adquirir uma bancada semelhante à original.
- A luneta dele, veio, porém não imagino como ela seja presa no barramento, acho que falta peças.
- Está sem motor, qual a potência do motor original?
- Preciso de uma solução para ligar o motor que tem que ser trifásico por causa da reversão, porém o torno está na fazenda onde só consigo 220 bifásico ou 110 monofásico.
- Não tenho o manual, alguém saberia onde encontrar ou se tem um link na net com ele escaneado?

Alguém tem ele como original, montado e funcionando perfeitamente? Gostaria de ter fotos detalhadas para referência na reforma do meu.

Obrigado,

Daniel Teodoro




Linkback: http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=6557.0



Offline miyamura

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Re: Torno Joinville TM 127
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2010, 16:29 »
A bancada não é dificil de fazer, o importante é ela ser bem firme (não pode trepidar/tremer), de preferencia presa ao chão. A south bend em seu manual aconselha um tampo de madeira de 2" (50mm).

Sobre a luneta, manda uma foto pra podermos ver. Existem 2 tipos de luneta basicos, a seguidora que é presa com 2 parafusos ao carro do torno e a fiz que é presa diretamente no barramento fazendo contato com ele na parte superior presa com um parafuso a uma peça semelhante a que segura o contra ponto por baixo (se não tiver ela pode ser substituida por um pedaço de aço roscado).

Se não me engano o motor original é de 1/3 cv. Geralmente eu uso de 1cv pela disponibilidade que tenho.
Sobre ligar ele há 3 opções. A primeira é comprar um variador de frequencia que vai permitir liga-lo na rede monofasica, a segunda seria ligar um capacitor eletrolitico ao 3º fio junto a um dos 2 fios da rede 220 interrompido por um botão de campainha que permite a partida do motor (mas nunca tive bons resultados com motores a baixo de 1cv) e a outra seria mandar fazer uma ligação no motor pra ligar ele na rede mono, mas ao custo que é (ao menos que ja cotei até hoje) é mais barato comprar um motor mono (que não é caro nessa potência).

Se vc não tem motor e está preocupado só com a reversão, saiba que há chaves pra motores mono com reversão e, se vc não encontrar de cara da pra fazer uma "gambi" que funciona razoavelmente bem... basta ligar os fios 5 e 6 do motor numa tomada normal macho e os fios da sequencia (o fio fase de um lado e a sequencia que fica junta do outro) numa tomada femea. Quando vc inverte a posição da tomada ela muda a rotação (fiz isso recentemente na emergencia na minha furadeira de bancada, pois como vc, minha oficina tb fica no interior, mas num sitio).


Offline Ivan

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Re: Torno Joinville TM 127
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2010, 16:32 »
- A luneta dele, veio, porém não imagino como ela seja presa no barramento, acho que falta peças.
Ponha foto do que veio, que fica mais fácil explicar.
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- Está sem motor, qual a potência do motor original?
0,5cv ou 3/4cv está de bom tamanho. Menos que isso vai faltar, e mais do que isso pode danificar peças dele em caso de algum travamento. Use 4 polos (1750 rpm), e não 2 polos (3600rpm).
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- Preciso de uma solução para ligar o motor que tem que ser trifásico por causa da reversão, porém o torno está na fazenda onde só consigo 220 bifásico ou 110 monofásico.
Dá pra usar uma chave trifásica para inverter ou 2 chaves separadas (liga/desliga e fwd/rev)
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- Não tenho o manual, alguém saberia onde encontrar ou se tem um link na net com ele escaneado?
Use o campo de busca do forum, coloque torno joinville e vai aparecer vários tópicos com fotos de outros iguais e link do manual. Se por um acaso você não achar ou não conseguir baixar, passe seu e-mail que envio.
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Alguém tem ele como original, montado e funcionando perfeitamente? Gostaria de ter fotos detalhadas para referência na reforma do meu.
Idem ao anterior. Há pelo vários tópicos sobre este torno, onde encontrar peças baratas, ajustes etc. aí pelo menos já elimina as dúvidas mais básicas.
Ex:
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,4509.0.html
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,5748.0.html
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,969.15.html
http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,969.90.html

Infelizmente parece que muitas imagens anexadas no fórum foram perdidas (é isso mesmo, Gilii?). Mas ainda assim, algumas ainda estão vivas.

OBS - o modelo RCN217 é antecessor do TM127, e as únicas mudanças foram estéticas. Assim, tudo o que você encontrar para o 217 vale para o 127.

Não deixe de colocar fotos do seu.
« Última modificação: 24 de Junho de 2010, 16:37 por Ivan »

Offline Ivan

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Re: Torno Joinville TM 127
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2010, 16:36 »
ligar os fios 5 e 6 do motor numa tomada normal macho e os fios da sequencia (o fio fase de um lado e a sequencia que fica junta do outro) numa tomada femea. Quando vc inverte a posição da tomada ela muda a rotação (fiz isso recentemente na emergencia na minha furadeira de bancada, pois como vc, minha oficina tb fica no interior, mas num sitio).
Cuidado que nem sempre é 5 e 6 (apesar de geralmente ser), o ideal é postar aqui uma foto da plaqueta quando o motor estiver na mão.

dtombr

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Re: Torno Joinville TM 127
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2010, 19:31 »
« Última modificação: 24 de Junho de 2010, 19:45 por dtombr »

Offline miyamura

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Re: Torno Joinville TM 127
« Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2010, 19:39 »


Fala Miyamura? é você mesmo que faz uns quadros de bike de 1a linha?

Abraço

Sou eu sim  ;D

 <a href=http://www.savetubevideo.com/ >download youtube videos convert[/url]
« Última modificação: 24 de Junho de 2010, 20:22 por fgilii »

dtombr

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Re: Torno Joinville TM 127
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2010, 19:50 »


Fala Miyamura? é você mesmo que faz uns quadros de bike de 1a linha?

Abraço

Sou eu sim  ;D



 <a href=http://www.savetubevideo.com/ >download youtube videos convert[/url]
Prazer em te conhecer então. Sou ciclista também e adoro mecânica de bikes, inclusive estou com um projeto de construção de uma tandem Full para competição, uma das coisas que me motivaram na compra do torno. Só que o tempo é curto e praticamente o projeto não andou quase nada, nem na tela do CAD.

O pessoal sempre fala muito bem dos seus trabalhos no forum: MTB-BH www.mountainbikebh. com.br/forum

Offline mulapreta

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Re: Torno Joinville TM 127
« Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2010, 00:29 »
dtombr,

Tenho um torninho exatamento o 127 da Joinville.

O motor poderá ser perfeitamente um monofázico que com a chave poderá fazer a reversão. Como você irá colocar um novo motor, na plaquinha do mesmo você encontrará o manual para a ligação e a reversão.

Quanto a potencia do motor, este deverá ter 1 HP com baixa rotação 1750 RPM, isto se os eixos e polias forem originais.

Quanto às outras dúvidas, poste cada uma por vez e vamos resolvendo passo a passo.

É muito útil acompanhar fotos das questões relacionadas.

Abraço e bom divertimento com seu torninho.

Edson


dtombr

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Re: Torno Joinville TM 127
« Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2010, 22:21 »
Seguem algumas fotos do brinquedinho para apreciarem:



- Quanto à ligação, estou com uma forte intenção de adquirir um inversor de frequência de 2 CV e utilizar um trifásico de 1 CV.
- Com o motor monofásico não é possível fazer a reversão imediata, apenas com motor parado, então fica perigoso ao fazer roscas. É possível utilizar um resistor de frenagem para um monofásico?
- Para a reversão com o inversor, pretendo também utilizar um resistor de frenagem para reverter parado sem risco de danificar o inversor.
- Percebi que a luneta que veio com o torno não é dele. A furação não bate com a furação do carro logitudinal.
- Nas fotos falta o cabeçote móvel e o suporte da placa pois já dei andamento para consertar alguns detalhes.

Offline mulapreta

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Re: Torno Joinville TM 127
« Resposta #9 Online: 30 de Junho de 2010, 00:30 »
- Quanto à ligação, estou com uma forte intenção de adquirir um inversor de frequência de 2 CV e utilizar um trifásico de 1 CV.
- Com o motor monofásico não é possível fazer a reversão imediata, apenas com motor parado, então fica perigoso ao fazer roscas. É possível utilizar um resistor de frenagem para um monofásico?
- Para a reversão com o inversor, pretendo também utilizar um resistor de frenagem para reverter parado sem risco de danificar o inversor.
- Percebi que a luneta que veio com o torno não é dele. A furação não bate com a furação do carro logitudinal.
- Nas fotos falta o cabeçote móvel e o suporte da placa pois já dei andamento para consertar alguns detalhes.

Fazer a reversão com o motor funcionando fatalmenta quebrará o bico da ferramenta. Quando revertermos a rotação do motor, geralmente fazendo rosca, temos que afastar a ferramenta alguns décimos de mm. para em seguida fazer a reversão.

A meu ver, você está querendo que esse torninho funcione como um torno profissional. Seria melhor você já ter adquirido um torno mais moderno e maior porte.

O torno Joinville é um torno muito bom, mas devemos tratá-lo com muito carinho.

Esse negócio de reverter o giro com motor em funcionamente é só para profissional como o Enock. Não gaste dinheiro a toa, use para outras melhorias mais necessárias.

Abraços

Edson




Offline Ivan

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Re: Torno Joinville TM 127
« Resposta #10 Online: 30 de Junho de 2010, 08:12 »
- Quanto à ligação, estou com uma forte intenção de adquirir um inversor de frequência de 2 CV e utilizar um trifásico de 1 CV.
É claro que um inversor é bem conveniente, mas vai gastar dinheiro (na minha opinião) desnecessário. Com um monofásico vai estar bem servido, e com a grana do inversor compra várias coisas que vão ser úteis/necessárias pra usar o torno.
E dê preferência a um motor de 3/4cv. Além de economizar um troco, corre menos risco de quebrar alguma coisa no torno ou se machucar.
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- Com o motor monofásico não é possível fazer a reversão imediata, apenas com motor parado, então fica perigoso ao fazer roscas.
Conclusão exagerada.
1 - a reversão pelo motor é um recurso necessário mas de uso não tão frequente. Neste torno, só quando for abrir roscas com passo em mm. Para roscas em polegada, abre a porca e volta o carro.
2 - não tem nenhum grande problema em esperar parar para retornar. Com o a pré-carga dos rolamentos, peso da placa e da peça, isso é quase imediato. Não é como um motor que fica girando livre.
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É possível utilizar um resistor de frenagem para um monofásico?
- Para a reversão com o inversor, pretendo também utilizar um resistor de frenagem para reverter parado sem risco de danificar o inversor.
Não tem necessidade de nada disso.
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- Percebi que a luneta que veio com o torno não é dele. A furação não bate com a furação do carro logitudinal.
Essa não é uma peça muito difícil de encontrar usada na Rua Piratininga, mas é possível retrabalhar a que veio.

A propósito, recebeu o manual por e-mail?

Dê uma boa limpada neste torno, e lubrifique com óleo. Ele parece estar todo lubrificado com graxa. Os cavacos, limalhas e mesmo poeira vão grudando na graxa e formam uma pasta abrasiva que não goteja, causando um desgaste acelerado nas engrenagens e outras peças.

Online F.Gilii

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Re: Torno Joinville TM 127
« Resposta #11 Online: 30 de Junho de 2010, 09:09 »
E mais - se a placa do torno é fixada no eixo por uma rosca, tem que se tomar cuidado com reversões porque a placa pode se soltar..

dtombr

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Re: Torno Joinville TM 127
« Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2010, 09:41 »
Ótimas sugestões! Vou limpar todas as engrenagens e pesquisar um motor monofásico e a chave de reversão.

Realmente há perigo da porca se soltar em reversões instantâneas.

Estou sem pressa, mas, doido para ver o bichinho usinando.

Ivan, recebi o manual sim e dei uma olhada, te respondi ontem agradescendo.

Essa rua Piratininga é em São Paulo?

dtombr

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Re: Torno Joinville TM 127
« Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2010, 10:10 »
Neste fim de semana comecei a limpeza do torninho. Parti das engrenagens traseiras e depois desmontei a caixa norton e o fuso. Na próxima arrancada devo desmontar a árvore principal e talvêz o carro.

Ao remontar a caixa Norton, descobri a falta de uma engrenagem de 16 dentes na caixa de marchas ABCDE. Não sei se a perdi durante a lavagem ou se veio faltando, pois não fotografei antes da desmontagem. Preciso conseguir a mesma para continuar a montagem.

Dúvida?
As engrenagens da caixa Norton devem ser lubrificadas com graxa, estou certo? pois não há nenhum outro acesso para a lubrificação delas por óleo.

Faltam algumas engrenagens de recâmbio também que pretendo verificar com o ex-dono. As de 64, 75 e 80 dentes.

Há algumas engrenagens desgastadas, mas acho que não é nada que possa comprometer o funcionamento. Fiquei na dúvida quanto a uma grande folga axial que percebi no fuso. É necessário minimizar esta folga colocando uma partilha de escora na ponta do fuso do lado direito do torno ou isto não causa problemas?

Esse negócio dá um trabalho, mas só quero ver ele rodando bem e fazendo peças!

Ivan, o manual do TR600 é muito bom viu! Obrigado mais uma vez.

Daniel

Offline Ivan

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Re: Torno Joinville TM 127
« Resposta #14 Online: 06 de Julho de 2010, 13:43 »
Ao remontar a caixa Norton, descobri a falta de uma engrenagem de 16 dentes na caixa de marchas ABCDE. Não sei se a perdi durante a lavagem ou se veio faltando, pois não fotografei antes da desmontagem. Preciso conseguir a mesma para continuar a montagem.
Xi, procure aí pra ver se não acha.
Se não encontrar, compre na Riosulense, com o Sr. Osni 47 3521-3256 (custa 1/3 do preço das mesmas peças na Piratininga). Na verdade, sugiro que desmonte tudo e tome nota de todas as peças que estão faltando ou muito detonadas, e peça todas de uma vez. A referência para pedir as peças são os números no manual do TR600.
Verifique os fusos + porcas dos carros, engrenagens do avental (especialmente as cônicas), porca bipartida, engrenagens do cabeçote.
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As engrenagens da caixa Norton devem ser lubrificadas com graxa, estou certo? pois não há nenhum outro acesso para a lubrificação delas por óleo.
São lubrificadas com óleo pelos furos na parte superior da caixa. Verifique se as saídas não estão entupidas, com ar comprimido ou arame. Graxa em engrenagens abertas acumula limalhas e poeira (que mesmo ali entram) e formam uma pasta abrasiva que não se renova, desgastando as peças.
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Fiquei na dúvida quanto a uma grande folga axial que percebi no fuso. É necessário minimizar esta folga colocando uma partilha de escora na ponta do fuso do lado direito do torno ou isto não causa problemas?
Não impede o uso, mas atrapalha um pouco. A ponta do fuso está montada corretamente na caixa norton? Ali a montagem deveria impedir este tipo de folga, e se fosse acrescentar uma arruela ali seria o local. A extremidade direita só "veste" o fuso, não sendo previsto travar axialmente por ali.



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