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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: Paulo Caetano em 04 de Maio de 2008, 13:50

Título: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 04 de Maio de 2008, 13:50
Depois de muito procurar consegui comprar um torninho, segue anexo algumas fotos, parte já esta desmontada para uma reforma geral, com certeza vou pedir ajuda, aproveitando alguem tem ou sabe como posso conseguir um manual deste torno?
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ramede em 04 de Maio de 2008, 15:59
Depois de muito procurar consegui comprar um torninho, segue anexo algumas fotos, parte já esta desmontada para uma reforma geral, com certeza vou pedir ajuda, aproveitando alguem tem ou sabe como posso conseguir um manual deste torno?


     Cara estou terminando de pintar o meu, na winner máquinas você encontra peças e provavelmente o manual também,  o meu é um TM-127 joinville e consegui o manual com eles...

Ramede
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: opalalta em 04 de Maio de 2008, 16:59
Paulo
Parabéns pela aquisição.

Se você for igual a mim então está mais feliz que pinto no lixo.  ;D

Pelo ao menos eu fiquei quando consegui o meu.

Abraços
Altair Guimarães
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 04 de Maio de 2008, 20:30
Depois de muito procurar consegui comprar um torninho, segue anexo algumas fotos, parte já esta desmontada para uma reforma geral, com certeza vou pedir ajuda, aproveitando alguem tem ou sabe como posso conseguir um manual deste torno?


     Cara estou terminando de pintar o meu, na winner máquinas você encontra peças e provavelmente o manual também,  o meu é um TM-127 joinville e consegui o manual com eles...

Ramede

Valeu Ramede

Amanhã vou entrar em contato com o pessoal da Winner Maquinas, e por falar em pintura estou pensando em mudar a cor do meu, a reforma do torno do Gilli ficou muito legal, que cor voce vai pintar o seu e que tinta esta usando.

Um grande abraço

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 04 de Maio de 2008, 20:44
Paulo
Parabéns pela aquisição.

Se você for igual a mim então está mais feliz que pinto no lixo.  ;D

Pelo ao menos eu fiquei quando consegui o meu.

Abraços
Altair Guimarães

Altair

Com certeza estou muito feliz muito mais que pinto no lixo, pois estou procurando um torno já faz um bom tempo, encontrei alguns mais totalmente fora do orçamento, cheguei a comprar a sucata de um Joiville T127 para reformar mas não estava compensando inclusive estou colocando a venda.

Um grande abraço,

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: ANDRELUIZTEIXEIRA em 05 de Maio de 2008, 11:31
Bom dia Paulo bonito esse seu torno é aquele que vc tinha me falado ?
agora fica fácil construir sua criaturab hein !!!
dá uma passada depois aqui na loja pra gente conversar !!
té mais
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 05 de Maio de 2008, 15:00
Bom dia Paulo bonito esse seu torno é aquele que vc tinha me falado ?
agora fica fácil construir sua criaturab hein !!!
dá uma passada depois aqui na loja pra gente conversar !!
té mais

Fala André

Depois de uma longa negociação saiu, ele já esta quase que todo desmontado para uma reforma geral, pois estava parado, mas acredito que em breve conclua a reforma, e ai vai ficar facil em termos pois terei que aprender como trabalhar com ele mas isso a gente da jeito.

Um abraço

Paulo
Título: Ajuda
Enviado por: Paulo Caetano em 06 de Maio de 2008, 22:00
Estou com problemas para sacar a capa do rolamento da arvore do torno conforme na foto, alguem tem idéia como posso fazer isto pois não consegui ainda o manual do torno.

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: F.Gilii em 07 de Maio de 2008, 08:36
Paulo,

Pela foto há uma luva (estriada por dentro) que está atrapalhando a retirada da capa...

Por se tratar de um torno antigo, suponho que esta luva e a pista externa do rolamento estão alí a um bom tempo, e tentar retirá-las pode resultar em alguma quebra da fundição...

O método seria usar um tubo de diametro maior que a pista externa (ou a luva) que ficariia apoiado na fundição.
Com um disco furado no centro, e com diametro cmpatível com o diametro da pista exterma, este ficaria apoiado de um dos lados da pista do rolamento - na outra extremidade do tubo, outro disco maior que o diametro do tubo, e igualmente um furo no centro.

Por estes furos, se atravessa uma barra roscada, e através de porcas se retira a pista.

Para instalar de volta a pista, o processo é invertido - se coloca o tubo do outro lado da fundição...
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 08 de Maio de 2008, 22:37
Paulo,

Pela foto há uma luva (estriada por dentro) que está atrapalhando a retirada da capa...

Por se tratar de um torno antigo, suponho que esta luva e a pista externa do rolamento estão alí a um bom tempo, e tentar retirá-las pode resultar em alguma quebra da fundição...

Fabio

Obrigado pela dica, ele esta praticamente desmontado, mas agora me deparei com um pequeno problema e gostaria de uma sugestão sua, para continuar com a reforma geral que pretendo fazer, necessito desmontar por completo inclusive caixa norton vale a pena ou não....

Paulo
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ramede em 09 de Maio de 2008, 00:31

Valeu Ramede

Amanhã vou entrar em contato com o pessoal da Winner Maquinas, e por falar em pintura estou pensando em mudar a cor do meu, a reforma do torno do Gilli ficou muito legal, que cor voce vai pintar o seu e que tinta esta usando.

Um grande abraço

Paulo Caetano

   Olá Paulo , desculpe a demora na resposta, mas começaram minhas aulas na universidade e eu não estou tendo tempo nem pra dormir, agora estou morando durante a semana na capital hehe...        Na medida do possível vou tentar acompanhar o fórum, mas por enquanto a coisa ta brava... 
   
    No meu torno eu usei a tinta original, é verde brasil (esmalte sintético martelado), gostei muito do resultado, como a maioria das peças do torno são fundidas elas não tem aquele acabamento primoroso, então o efeito martelado da tinta é justamente para "disfarçar" essas imperfeições,  fora que pra dar retoque é barbada....
   
     Você tem uma sucata de torno joinville TM-127 ai ? ,  a minha engrenagem redutora, (fica dentro do cabeçote, atrás do eixo principal) está com 3 dentes quebrados em um dos lados, a sua está em bom estado ?  interessa vender somente a engrenagem ?

Ramede 
   
   
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: F.Gilii em 09 de Maio de 2008, 08:21
Paulo,

Eu tenho como princípio, que se é pra fazer, faça direito...

Já que está desmontando tudo para limpeza e ajustes, acho que não custa muito fazer barba e cabelo...
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 09 de Maio de 2008, 10:58
Paulo,

Eu tenho como princípio, que se é pra fazer, faça direito...

Já que está desmontando tudo para limpeza e ajustes, acho que não custa muito fazer barba e cabelo...

Fabio

Realmente a idéia é fazer barba, cabelo e bigode mas como é a primeira vez que estou fazendo uma reforma desta e caixa norton me parece o mais complicado conto com a costumeira ajuda sua e dos demais colegas para a empreitada...

Paulo
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 13 de Maio de 2008, 09:49

    Você tem uma sucata de torno joinville TM-127 ai ? ,  a minha engrenagem redutora, (fica dentro do cabeçote, atrás do eixo principal) está com 3 dentes quebrados em um dos lados, a sua está em bom estado ?  interessa vender somente a engrenagem ?

Ramede 
   
   

Ramede

Na verdade eu já fiz uma pequena reforma neste torno Joinville, e estava a caça das peças para complementar a reforma quando surgiu este torno sanches blanes completo, ai desisti da reforma, mas não tenho esta engrenagem que voce precisa, caso encontrar alguma coisa por aqui eu informo.

Paulo
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 21 de Maio de 2008, 20:26
O torno esta totalmente desmontado, boa parte já esta pronto para a primeira mão de fundo... chegaram hoje as peças da cromação, neste final de semana devo adiantar mais alguma coisa.

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 21 de Maio de 2008, 20:56
Consegui um catalogo de peças do Torno Sanches Blanes TMB230, inclusive em contato com o pessoal da Sanches Blanes fui informado que eles tem peças de reposição do torno.
Com esse catalogo e mais facil solicitar pois tem a peça e o seu numero, como o arquivo é grande ele foi dividido em tres partes.

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 21 de Maio de 2008, 20:58
Parte 2
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 21 de Maio de 2008, 21:04
Parte 3.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: F2S em 21 de Maio de 2008, 22:28
Paulo,

Onde você mandou cromar as peças? A empresa tem endereço eletrônico?
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 21 de Maio de 2008, 22:59
Paulo,

Onde você mandou cromar as peças? A empresa tem endereço eletrônico?

Fabio

Foi o primeiro vez que fiz este serviço, eu achei que o serviço ficou muito bem feito, eu mandei na Metalurgica Flamigera Ltda. aqui em Araraquara o site da empresa é o seguinte:

www.flamigera.com.br

Paulo

Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Alebe em 21 de Maio de 2008, 23:47
Eles cobraram por peça ou area? e qual o valor?
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 22 de Maio de 2008, 15:56
Eles cobraram por peça ou area? e qual o valor?

Alebe

Paguei pelo serviço R$ 350 pois as peças estavam com muitos riscos e marcas mas valeu pois o serviço ficou muito bom.

Paulo
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ramede em 22 de Maio de 2008, 20:48
Consegui um catalogo de peças do Torno Sanches Blanes TMB230, inclusive em contato com o pessoal da Sanches Blanes fui informado que eles tem peças de reposição do torno.
Com esse catalogo e mais facil solicitar pois tem a peça e o seu numero, como o arquivo é grande ele foi dividido em tres partes.

Paulo Caetano

    Olá Paulo,  pode me  passar esse contato da  sanches blanes,  tenho um amigo que esta precisando de algumas peças.
    Esse catálogo conseguiu com eles ?

Ramede   
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 22 de Maio de 2008, 22:16
Consegui um catalogo de peças do Torno Sanches Blanes TMB230, inclusive em contato com o pessoal da Sanches Blanes fui informado que eles tem peças de reposição do torno.
Com esse catalogo e mais facil solicitar pois tem a peça e o seu numero, como o arquivo é grande ele foi dividido em tres partes.

Paulo Caetano

    Olá Paulo,  pode me  passar esse contato da  sanches blanes,  tenho um amigo que esta precisando de algumas peças.
    Esse catálogo conseguiu com eles ?

Ramede   

Este catálogo um amigo me emprestou, o contato é (11) 48242700 Willian.

Paulo
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: villas em 25 de Maio de 2008, 02:39
Paulo
Parabéns pela aquisição.

Se você for igual a mim então está mais feliz que pinto no lixo.  ;D

Pelo ao menos eu fiquei quando consegui o meu.

Abraços
Altair Guimarães

Paulo parabéns pelo torno e sobre o que falou o Altair, Quando adquirimos este tipo de 'brinquedinho',  da uma certa sensação de poder heheh  ;D

è muito legal mesmo !

Abraço
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 25 de Maio de 2008, 18:52

Paulo parabéns pelo torno e sobre o que falou o Altair, Quando adquirimos este tipo de 'brinquedinho',  da uma certa sensação de poder heheh  ;D

è muito legal mesmo !

Abraço

Valeu Villas

Realmente a sensação de poder é muito legal mesmo e vale a pena hehehe.

Grande abraço.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 22 de Junho de 2008, 21:45
Estou com problemas com a aplicação do fundo (primer universal) para pintura do torno, estou aplicando o fundo mas depois do tempo de cura indicado pelo fabricante ele solta facilmente.

É a primeria vez que estou utilizando este tipo de fundo, acredito estar cometendo algum erro se alguem puder ajudar agradeço.

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Brenck em 22 de Junho de 2008, 23:06
Acho que você poderia comprar o primer propio pra ferro ou aço ou metais ferrosos sei lá....

Ja usei um que é pra aluminio...

O universal o da Dupont é muito bom, mas não sei se tem restrição do material a ser aplicado, acho que não tem já usei em aço e em MDF,

Ambas as vezes esperei secar e lixei até... E nunca desprendeu da peça...

Está esperando quanto tempo?

Te falo que nas vezes que usei esse primer 30 min depois dava pra lixar já.

Tem uma coisa a superficie que se aplica não pode ter oleos ou coisa do tipo, pq se não não gruda msm não...
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ramede em 23 de Junho de 2008, 00:40
 Se for problema com óleo tem um produto que os chapeadores (funileiros) usam antes da pintura, é um desengraxante e evapora quase instantâneamente, se informa em qualquer loja que vende produtos para pintura de automóveis que eles sabem te indicar.... 
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 09 de Julho de 2008, 21:23
Depois de algum tempo, de muita lixa e tinta, comecei a montagem do torno, segue ai algumas fotos...

Com certeza vou precisar novamente de alguma ajuda.

Paulo
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ramede em 10 de Julho de 2008, 00:52
Depois de algum tempo, de muita lixa e tinta, comecei a montagem do torno, segue ai algumas fotos...

Com certeza vou precisar novamente de alguma ajuda.

Paulo


    Ta muito bom Paulo, gostei mesmo desta bancada, muito legal, vou tentar achar uma pro meu...


Ramede
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: F.Gilii em 10 de Julho de 2008, 08:03
Tá ficando chique!
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 10 de Julho de 2008, 20:52
Depois de algum tempo, de muita lixa e tinta, comecei a montagem do torno, segue ai algumas fotos...

Com certeza vou precisar novamente de alguma ajuda.

Paulo


    Ta muito bom Paulo, gostei mesmo desta bancada, muito legal, vou tentar achar uma pro meu...


Ramede


Obrigado Ramede, esta bancada é original do torno, caso precise de detalhes estou a disposição.


Tá ficando chique!

Valeu Fabio

Conto com o seu conhecimento para concluir esta montagem.


Paulo
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ramede em 10 de Julho de 2008, 21:43

Obrigado Ramede, esta bancada é original do torno, caso precise de detalhes estou a disposição.


   Poderia me passar  as medidas da bancada?   Altura e área útil da mesa ?  Achei melhor essa da sanches blanes, a original da joinville é muito simples....
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 11 de Julho de 2008, 22:21

Obrigado Ramede, esta bancada é original do torno, caso precise de detalhes estou a disposição.


   Poderia me passar  as medidas da bancada?   Altura e área útil da mesa ?  Achei melhor essa da sanches blanes, a original da joinville é muito simples....

Ramede

A mesa mede 1095 mm por 530 mm e a altura é de 820 mm toda em chapa.
Para o outro torno que eu estava reformando um Joinville por sinal eu montei uma bancada com metalon o tampo foi feito com uma prancha de angelim pedra de 40 mm de espessura, vou ver se eu consigo algumas fotos depois eu mando.

Paulo
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 11 de Julho de 2008, 22:57
Ramede

Consegui localizar duas fotos do outro torno, a bancada deste mede 1400mm por 800mm por 850mm de altura, talvez trocaria o metalon por cantoneira.
A estrutura de metalon eu ia revestir com mdf ou compensado para montar um armario na parte debaixo da bancada.

Paulo
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 16 de Julho de 2008, 18:40
Estou com um problema na montagem, em varios eixos do torno a lubrificação é feita através de um rasgo tipo chaveta onde fica alojado um filete de um material tipo um feltro ou carpete, cuja função acredito ser a de lubrificação.
Que material é este aonde posso encontrar posso substituir por algum outro?

Paulo
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: F.Gilii em 16 de Julho de 2008, 20:18
Feltro.....

Pura e simplesmente :)
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 16 de Julho de 2008, 21:50
Feltro.....

Pura e simplesmente :)

Obrigado Fabio
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 27 de Julho de 2008, 22:55
A montagem esta meio demorada pois não tá sobrando muito tempo ultimamente, mas estou ficando satisfeito com o resultado,  ??? caixa norton concluida ufa  :P essa deu trabalho.
Esta faltando o avental, motor e a montagem do painel com o inversor de frequência.
Segue mais algumas fotos da reforma.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: mdaweb em 28 de Julho de 2008, 09:48
necessito desmontar por completo inclusive caixa norton vale a pena ou não....

Eu não aconselho a desmontar a caixa norton, de preferencia de uma boa lavada nela com bastante gasolina e depois querozene.

Retire toda tinta com um produto removedor de tintas, e depois passe graxa nas engrenagems.

Eu comprei o meu a cerca de 6 meses, um Joinville 217R, tava que nem o seu, desmontei todo, retirei toda tinta dele dexei no ferro, e repintei, ate o motor eu desmontei, nem precisava, mas por desencargo de conciencia, desmontei, e dei uma boa lavada por dentro.

O seu pelas fotos esta mais completo, o meu esta faltando alguns acessorios, mas veio com luneta e placa de 4 castanhas, vou pegar essa semana as cantanhas da mesa de cordenadas dele, mandei fazer pois estavão com muita folga, mas foi só o que precisou fazer fora.

Mauro.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 28 de Julho de 2008, 13:09
necessito desmontar por completo inclusive caixa norton vale a pena ou não....

Eu não aconselho a desmontar a caixa norton, de preferencia de uma boa lavada nela com bastante gasolina e depois querozene.

Retire toda tinta com um produto removedor de tintas, e depois passe graxa nas engrenagems.

Mauro.

Boa tarde Mauro,

Quanto a reforma foi geral desmontei inteiro até o ultimo parafuso, ajudou no sentido de identificar alguns pequenos problemas que havia necessidade de correção, que caso a desmontagem tivesse sido parcial talvez não teria visto....do mais é só alegria... como disse um colega do forum to mais feliz do que pinto no lixo..

Paulo
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: F2S em 28 de Julho de 2008, 20:29
Fui até rever as primeiras fotos . . . sem comparação!

Ficou uma beleza.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 28 de Julho de 2008, 22:17
Fui até rever as primeiras fotos . . . sem comparação!

Ficou uma beleza.

Obrigabo Fabio, em breve posto mais fotos.

Paulo
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: mdaweb em 31 de Julho de 2008, 16:48
Paulo, eu não desmontei a caixa norton do meu, preferi lavar sem tirar as engrenagens do lugar por ja estarem acamadas, fiquei com receio de não monta-las na mesma posição, de qualquer maneira ficou bom o serviço sem precisar desmonta-la.

MDAWEB
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Lafotec em 24 de Agosto de 2008, 21:02
Olá Paulo Caetano.

Parabéns pela aquisição.
Esse é um Sanches Blanes TMB 230.
Aprendi a tornear no colegial técnico com um desses e um Romi 320.
Possuo um desses, ultima série 1998, com dispositivo copiador de cones, ficou 6 anos na caixa aguardando enquanto não tinha lugar para ele. É uma excelente máquina para uso geral.
Barramento de fundição perlitica. Bem duro. Se usar Molikote nele, seus netos herdarão esse torno ainda dentro da geometria, com certeza, hehehe.
Construi um porta pinças para as do tipo A3 (pinola do Traub) que foram as mais proximas da WW10 do Schaublin que encontrei no mercado brasileiro (Pinças Grassi) e uma placa plana (face plate) de 150mm.
Além disso, encomendei flanges para um placa de 80mm (Pratt Burned) e uma placa de 125 mm de 3 castanhas de sobrepor (Rohm) assim posso usar castanhas moles também.
Como uso inversor de frequência na oficina, posso aumentar a rotação até umas 3000 RPM o que permite, com o uso de pinças, tornear nele peças de pequeno diâmetro, que de outra maneira não resultariam satisfatórias se torneadas em baixa rotação.
O fato de ser um torno de acionamento de correia, quando bem cuidado, permite resultados em acabamento, muito melhores que peças torneadas em máquina engrenada.
Também tenho uma furadeira Sanches Blanes FB 10, um "T" de máquina!
Felicidades com essa beleza.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 24 de Agosto de 2008, 21:35
Olá Paulo Caetano.

Parabéns pela aquisição.
Esse é um Sanches Blanes TMB 230.
Também tenho uma furadeira Sanches Blanes FB 10, um "T" de máquina!
Felicidades com essa beleza.

Valeu Lafotec

A oficina para mim é um hobby, tudo o que estou conseguindo é com a ajuda dos amigos aqui de Araraquara e do Forum confesso que estou apanhando um pouco pela falta de experiência mas devagar eu chego lá, um amigo esta montando um painel com o inversor de frequencia para usar neste torno e no torno de madeira que tambem foi todo reformado, surgindo alguma duvida vou pedir ajuda a voce tambem.

Aproveitando voce não teria fotos deste porta pinça, pois pretendo tornear peças de pequeno diametro tambem.

Um abraço

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Lafotec em 25 de Agosto de 2008, 21:40
Olá Paulo
Basicamente o porta pinças é semelhante à uma bucha de redução, no diâmetro externo é CM3, igual ao cone interno do TMB230, com uma rosca na ponta, para sacar da árvore com o uso de uma porca ISO M30x1,5 de ajuste de rolamento.
Internamente, no meu caso, ele tem um cone acentuado na ponta, com 40° total, igual ao da cabeça da pinça A3 do Traub (do contra ponto, ou "pinola" deste).
Há nele  um furo trasversal de 4,000 mm onde encaixa com pressão um pequno pino em cuja ponta forma-se uma chavetinha, para evitar o giro da pinça ao ser apertada e liberada. 
Foi necessário também construir um varão com rosca interna M13x1,0, que é o tirante da pinça, esse varão é tubular e possui um colar e um assento na extremidade oposta, sendo que o colar é para encosto contra a ponta da árvore no recâmbio (eu fiz também uma "canequinha" que encaixa por fora da ponta da árvore, junto ao pinhão fresado nela, para proteger a árvore e tornar mais fácil o giro do tirante quando abre ou fecha a pinça.
No assento que fica além do ressalto, há uma chaveta para fixarção da manopla, feita de alumínio.
O tirante tem 20mm de diâmetro externo até próximo da área roscada, onde reduz-se para 15mm que é o diâmetro do fundo do porta pinça além do comprimento do encaixe do corpo da pinça, onde tem os 13mm H7 para encaixe da mesma.
O porta pinça foi feito em aço AISI 52100 e tratado para 58/62 HRC(o mesmo de rolamentos) e o tirante é de 8620 e devido ao seu comprimento, foi nitretado em 0,6mm de profundidade (para evitar deformações preferí não cementar) visando evitar desgaste da rosca interna (que só pode ser feita em um CNC, pois é fora de padrão, muito pequena e a peça não permite uma saida de ferramenta conveniente).
Agora, há outra possibilidade mais simples que também considerei a princípio mas preferi o uso das A3 porque me parecem mais com as WW10 do Schaublin que são ótimas.
Voce poderá usa uma bucha de redução CM3 p/ CM2 e usar pinças CM mesmo (cone Morse) que existem no mercado desde 3 mm.
Assim que puder vou postar alguma foto.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: mdaweb em 26 de Agosto de 2008, 10:57
Gostaria muito de saber sobre CM3 e CM2, eu ainda não consegui entender, como posso saber qual o encaixe do meu torno se é CM3 ou CM2, quais os parametro, no forum tem algum lugar explicando sobre isso?

Lafotec, voce poderia enviar fotos, gostaria muito de ver seu trabalho, to estudando esse assunto, um dia aprendo.

 ;D

MDA

Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: miyamura em 26 de Agosto de 2008, 13:56
É só medir o cone dela. De cabeça não lembro as medidas, mas se vc tiver um casillas (uma biblia pra mecânicos na minha opinião) vc tera la os dados. Assim que chegar na oficina eu verifico e posto aqui.

Gostaria muito de saber sobre CM3 e CM2, eu ainda não consegui entender, como posso saber qual o encaixe do meu torno se é CM3 ou CM2, quais os parametro, no forum tem algum lugar explicando sobre isso?

Lafotec, voce poderia enviar fotos, gostaria muito de ver seu trabalho, to estudando esse assunto, um dia aprendo.

 ;D

MDA


Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: mdaweb em 26 de Agosto de 2008, 15:41
É, já me recomendaram comprar esse cassillas, ta mais que na hora de comprar esse livro.

[]'

MDA
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: miyamura em 26 de Agosto de 2008, 16:25
Custa em média 68 reais novo, mas da pra achar em sebos por menos.

Vale muito pena pois além de tabelas de medidas, tabelas de velocidade de avanço para diversos materias, dicas de afiação, formulas para engrenagem e roscas, ele tem uma sessão de normas de manutenção de maquinas operatrizes.



É, já me recomendaram comprar esse cassillas, ta mais que na hora de comprar esse livro.

[]'

MDA
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 27 de Agosto de 2008, 20:44
A reforma esta quase completa segue mais algumas fotos do torno.

Estou com duvida quanto a montagem da grade de transmissão da arvore para o fuso, pois não estão alinhados conforme se verifica na foto de numero 21.

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 27 de Agosto de 2008, 20:47
Mais uma pequena mas importante aquisição uma placa tres castanhas de 4".

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: F.Gilii em 27 de Agosto de 2008, 20:52
Paulo,

Não entendí sua dúvida sobre a grade - tem como esmiuçar?
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 27 de Agosto de 2008, 20:57
Mais uma aquisição o painel de controle do torno com o inversor de frequencia, criação e execução do meu amigo Enio, minha participação foi somente o tarão.........de... ............cheques .
Ele foi projetado para controlar dois motores de até 1 cv (não simultaneos) ou seja apenas uma mudança na chave de comando da parte inferior esquerda do painel ele vai acionar o motor do torno mecanico ou do torno de madeira.

Estamos chegando lá.....

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 27 de Agosto de 2008, 21:09
Paulo,

Não entendí sua dúvida sobre a grade - tem como esmiuçar?

Fabio

Vamos tentar a engrenagem 100/127 da grade não esta alinhada com a engrenagem 20 do inversor de rotação, desculpe os termos não sei se estou certo com a nome das peças, na foto anexa tentei mostrar através de um traço vermelho o problema.

Paulo
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: miyamura em 28 de Agosto de 2008, 11:52
Tb não sei se entendi bem... quer dizer que não está chegando os dentes a se tocarem ou em há uma diferença de mm que não permitem que as rodas fiquem perfeitamente alinhadas na linha vertical?

Se for o primeiro caso vc pode colocar uma engrenagem de qualquer numero de dentes fazendo a ligação que não vai alterar em nada o passo.

Se for o segundo vc resolve torneando um espaçador ou a face da engrenagem que está mais pra frente (se for possivel).

Desculpe se entendi errado a questão...


Paulo,

Não entendí sua dúvida sobre a grade - tem como esmiuçar?

Fabio

Vamos tentar a engrenagem 100/127 da grade não esta alinhada com a engrenagem 20 do inversor de rotação, desculpe os termos não sei se estou certo com a nome das peças, na foto anexa tentei mostrar através de um traço vermelho o problema.

Paulo
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: marc0 em 28 de Agosto de 2008, 13:34
Olá paulo;
A alguns anos possuia um torno SB igual ao seu, é uma máquina muito boa; pelas fotos não vi nada errado, as engrenagens do eixo intermediário ou a engrenagem do eixo inferior tem 2 posições que podem ser trocadas; no eixo intermediário troca-se a engrenagem de lugar com a outra, e no eixo inferior precisa de uma bucha de calço para mudar de posição.
Ao acertar a altura deixe uma pequena folga (0,2 mm) entre as engrenagens para não dar interferência e quebra de dentes.
Abraços...
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ivan em 28 de Agosto de 2008, 17:40
Olá a todos, depois de muito tempo só de voyeur, estou postando alguma coisa pela 1a. vez. Parabéns aos membros pelo fórum, peguei muitas informações úteis aqui.

Tenho um Joinville 217 que reformei completamente, depois coloco a história aqui (e aprendo a postar fotos diretamente no forum :))
Paulo, parabéns pelo seu torno, está lindão (não sei se se lembra, eu mandei um mail para vc há alguns meses perguntando da sucata do Joinville). O meu não tem caixa Norton, mas acho que as referências valem.

A engrenagem intermediária parece estar invertida (engrenagem maior para dentro), e falta um espaçador na engrenagem do fuso (a mais inferior à direita), como disse o Marco. Se não tiver vindo junto, é moleza fazer uma.

Veja a foto do meu. Vista da grade:
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53128600.html
Note o espaçador na engrenagem inferior, junto da tesoura.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53128604.html

Não sei se já foi sugerido por aqui, mas uma boa leitura grátis é o "Manual do Torneiro" - na verdade, tradução para o Português do "How to Run a Lathe", escrito pelos próprios irmãos O´Brien, fundadores da South Bend, que criou o famoso 9" Workshop, do qual tantos tornos são clones (Sanches Blanes, Joinville, Riosulense etc).
http://www.wewilliams.net/docs/1941%20-%20Manual%20do%20Torneiro%20-%2038%20Ed.pdf
Na página principal também tem mais coisa útil.
http://www.wewilliams.net/SBLibrary.htm

Quanto aos cones, nesse torno o cone do eixo árvore é Cone Morse 3 e do cabeçote móvel (contra-ponta) CM2.

Sobre a folga na montagem de engrenagens, como o Marco mencionou, eu uso uma folha de papel entre as engrenagens, é um jeito fácil de acertar a folga.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ivan em 28 de Agosto de 2008, 18:13
Na verdade, não tenho certeza se a engrenagem intermediária está realmente invertida, acho que nos com caixa Norton tem algumas montagens (métricas?) em que a engrenagem menor está para dentro. Mas se for isso, parece que a engrenagem do eixo (a mais superior) está incorreta. Essa parece ser de 20 ou 20 e poucos dentes, e para montagem métrica precisaria se não me engano ser a de 40, aí ela "alcança" a engrenagem. Para avanços em polegada, creio que nesse torno você usaria uma engrenagem simples na posição intermediária. Vou achar a tabela deveria estar na porta da grade de engrenagens e posto aqui.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: marc0 em 28 de Agosto de 2008, 20:03
Oi Ivan;
Numa grade, qd o trem de engrenagens esta na mesma linha, não importa quantos dentes há nas engrenagens intermediárias, e nem a quantidade de eixos existentes (exceto para determinar o sentido de rotação); só importa a primeira motora e a ultima movida.
Abraços...
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ivan em 28 de Agosto de 2008, 22:53
Marco,
desculpe, acho que eu não me expressei bem.

Se não fugir ao padrão, esse torno tem 2 tipos de arranjos de montagem da grade: um para avanços (e roscas) em polegada e outro para métricos.

Nos avanços em polegada, são usadas somente 3 engrenagens: a 1a. motora (referida como "árvore", por estar no eixo árvore), uma intermediária e a última movida (referida como "fuso"). Neste caso, a intermediária só interliga as 2 extremidades, e seu tamanho é indiferente, como vc disse. Normalmente usa-se uma de 80 dentes.

As faixas de avanços polegada são dadas na plaqueta junto ao comando norton/meander, como o Sanches Blanes é o que copiou mais fielmente o South Bend, deve ser igual a esta:
http://www.lathes.co.uk/southbend9-inch/page7.html
Se for igual, são usadas sempre a 80d intermediária, 56d no fuso e a única que muda é 20d ou 40d no árvore.

Para avanço e roscas métricas, a engrenagem intermediária é composta (proporcionando 2 linhas de engrenagens, note que a inversão da intermediária composta muda tudo), essa da foto de 100/127. O South Bend tinha um kit para engrenagens métricas, que consistia de uma engrenagem 100/127 igual a essa e algumas outras que iam no árvore (48,44,40,36,32,28,26).
A tabela é essa aqui, com as engrenagens na grade e as posições norton/meander:
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53135861.html
(pra aumentar, clique em "full size")
Se for igual, a intermediária está montada ao contrário, o lado com 127 fica para dentro, e com 100 para fora. No fuso usa sempre 56d, e troca a árvore.
Paulo, acho que vale à pena ver se as informações batem com as do South Bend (a tabela na caixa Norton com link acima, essas engrenagens citadas acima), que aí já mata a charada. Acho que tem uma chance grande, a Sanches Blanes mudou muito pouco do original.

E você precisa do espaçador no fuso (anel distanciador, peça 243 do primeiro arquivo do catálogo Sanches Blanes que foi postado atrás), mas isso é moleza vc fazer. É uma "arruela" com uma espessura um pentelhinho maior do que da engrenagem de 127d.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ivan em 28 de Agosto de 2008, 23:01
Paulo,
dando uma olhada de novo nas 1as fotos que vc colocou neste topico, parece haver na plaqueta da caixa Norton um diagrama com a montagem métrica e tabela, na parte superior. Se minha vista não me engana  :), a montagem da intermediária é mesmo com a engrenagem maior (127) para dentro. Se essa tabela for isso mesmo, ela responde tudo.

Quanto ao anel espaçador, talvez você possa tentar colocar por dentro uma engrenagem pequena que não esteja usando.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 29 de Agosto de 2008, 19:42
Primeiramente desculpas por não ter respondido antes mas a coisa esta corrida, segundo obrigado a todos Ivan, Marcomartim, Miyamura e Gilli, pela ajuda agora ha pouco estava dando uma olhada e acredito que a ultima solução apresentada pelo Ivan deva resolver o problema.
Neste final de semana devo conseguir resolver este problema e instalar o painel com o inversor de frequencia e ai vai!!!!!

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: f1veras em 11 de Setembro de 2008, 11:07
Amigos sou novo no ramo uso torno somente como hobby, comprei um joinville 117 RCN, está muito bom, pois quem o tinha não usava pois mais de dez anos estava encostado mais bem protegido, desmontei com ajuda de um torneiro profissional e fiz uma limpeza em regra, para o que quero está bom, mais estou precisando de uma informação, o Marcos Forjado que revende peças da joinville me mandou um catalago deste torno, mais eu queria saber qual era o tamanho da polia do motor, pois no catalogo não diz, se alguem souber por favor me informe, qual o tmanho em mm.
[email protected]

agradeço
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: RAranda em 11 de Setembro de 2008, 16:04
Boa  tarde amigos.

Estou procurando um torno de bvancada usado.

Nada que me custe muitos dinheiros.

Poderiam me indicar onde conseguiram os adquiridos por voces.

E o valor aproximado que terei que disponibilizar para essa compra.

Abraços.

Rubens 
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: mdaweb em 17 de Setembro de 2008, 21:46
O Meu eu procurei por muito tempo, sem sucesso, um dia dando uma olhada no Jornal Balção que circula aqui no Rio de Janeiro, vi um anuncio de um Joinville, o interesante e que ele estava a dias quadras da minha casa hehehehhe, não pensei duas vezes, comprei e reformei ele todo.

Nas voce deve achar um bom por uns R$3000,00 pra cima, vi um ChingLink essa semana aquele amarelinho em uma loja aqui no Rio em São Cristovão, R$4.500,00 novo.

MDAWEB
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ivan em 18 de Setembro de 2008, 10:31
Um torno de bancada usado (Joinville, Sanches Blanes, South Bend, Riosulense) é em boa parte questão de oportunidade.

E precisa saber o que inspecionar, pois pode estar novo ou moído. "Aparência geral" não indica muita coisa (muito pelo contrário, a maioria dos micos na mão de negociante recebe uma demão de tinta antes de vender).

Existe o "preço de mercado" na mão dos negociantes, entre R$3000 e R$5000 dependendo do estado e acessórios. E tem muita gente de má-fé disposta a enganar incautos.

Mas é possível comprar direto de alguém que esteja vendendo, por preços melhores. Só que aí tem que aparecer a oportunidade, e por mais que vc esteja antenado pode demorar. Às vezes encontra torno completíssimo e em excelente estado (como o do Ramede) por menos de R$3000 - que um negociante cobraria mais de R$5000.

Eu paguei R$1300 no meu Joinville moidinho. Gastei mais uns R$1000 na reforma (mandei refazer barramento, troquei rolamento, engrenagens danificadas, revesti o carro com anti-deslizante etc.). Deixei ele zero, passando nas tolerâncias de aceitação de um torno desse novo, mas foram 2 meses de reparos nas horas vagas (contabilizadas como diversão e aprendizado, valeu cada minuto).

Um torno desses é bem mais robusto do que os chineses nesta faixa de preço (só como curiosidade, um South Bend novo hoje custaria U$10000, e um Riosulense novo R$6500 há 10 anos segundo o MarcoAG, o que daria mais de R$15000 em valores de hoje).


Mdaweb,
tem uma foto do seu torno?
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: mdaweb em 18 de Setembro de 2008, 11:10
Ola Ivan, primeiramente parabéns pelo belo trabalho, eu to nessa empreitada também, mas ainda não conheço muito to aprendendo,

Dei uma olhada nas fotos que você postou da reforma do seu torno, vi que você colocou um produto no carro principal, você poderia explicar o que você fez na reforma do seu?

Se não for pedir muito, daria pra colocar umas explicações em cada foto?

Por exemplo a reforma do barramento como você fez? precisou mandar fazer fora?

E a reforma do carro principal?

Aqueles produtos onde se acha deles?

Desculpe a avalanche de perguntas, mas to ansioso pra colocar meu torno em dia.

A primeira coisa que vou fazer com ele e um QCTP pra ele, to com o projeto aqui, tinha um que precisava de fresa de rabo de andorinha, mas achei um que não precisa, e vou fazer esse, a fresa de rabo de andorinha é muito cara, e acho que não vou usar muito ela.


E mais uma vez parabéns pelo trabalho muito bom mesmo.

[]’

Mauro.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 18 de Setembro de 2008, 22:09
Ola Ivan, primeiramente parabéns pelo belo trabalho, eu to nessa empreitada também, mas ainda não conheço muito to aprendendo,

Dei uma olhada nas fotos que você postou da reforma do seu torno, vi que você colocou um produto no carro principal, você poderia explicar o que você fez na reforma do seu?

Se não for pedir muito, daria pra colocar umas explicações em cada foto?

Por exemplo a reforma do barramento como você fez? precisou mandar fazer fora?

E a reforma do carro principal?

Aqueles produtos onde se acha deles?

Desculpe a avalanche de perguntas, mas to ansioso pra colocar meu torno em dia.

A primeira coisa que vou fazer com ele e um QCTP pra ele, to com o projeto aqui, tinha um que precisava de fresa de rabo de andorinha, mas achei um que não precisa, e vou fazer esse, a fresa de rabo de andorinha é muito cara, e acho que não vou usar muito ela.


E mais uma vez parabéns pelo trabalho muito bom mesmo.

[]’

Mauro.


Grande Ivan

Faça das palavras do Mauro as minhas, parabens pela reforma do seu torno ficou muito bom o seu trabalho.

Um abraço,

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: RAranda em 19 de Setembro de 2008, 13:20
Olá Ivan.

Salvei o arquivo do manual que postou mas não consigo abri, aparece uma mensagem de erro.

em que versão do Adobe ele está, imagino que seja isso.

Pode tentar remeter direto para meu e_mail?

[email protected].

Fico muito grato.

Abraços.

Rubens
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ivan em 19 de Setembro de 2008, 16:25
Mandei por e-mail, mas coloquei em outro lugar tbm.

http://rapidshare.com/files/146672055/manual_tm127.pdf.html
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: RAranda em 20 de Setembro de 2008, 08:53
Ivan, valeu.

Está funfando.

Grato.

Rubens

Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 24 de Novembro de 2008, 23:30
Voltando a ativa depois de uma longa ausencia, o torno já está rodando estou com alguma dificuldade para tirar uma folga no carro onde é fixado o castelo, quem se habilita.

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ivan em 25 de Novembro de 2008, 09:21
Paulo,
algumas perguntas:
Qual o tamanho (estimativa grosseira) da folga?
A folga é em qual direção (tomando como referencial o carro superior)?
A folga está presente em todas as posições (estendido, centro e recolhido)?

Se for longitudinal (ao longo do fuso), remova o fuso e a respectiva porca, e monte a porca no fuso com eles na mão, e verifique se a folga ainda está lá (ou seja, se a folga tem amplitude comparável à observada com as peças montadas). Se sim, a porca e o fuso estão desgastados (troca-se). Se não, a folga é da montagem destas peças (provavelmente pode ser eliminada na fixação do conjunto do colar micrométrico).

Se for lateral, tente ajustar a régua, ajustando dos parafusos centrais para os de fora, um por vez, apertando bem e soltando somente o suficiente para conseguir mover o carro.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 25 de Novembro de 2008, 21:57
Paulo,
algumas perguntas:
Qual o tamanho (estimativa grosseira) da folga?
A folga é em qual direção (tomando como referencial o carro superior)?
A folga está presente em todas as posições (estendido, centro e recolhido)?

Se for longitudinal (ao longo do fuso), remova o fuso e a respectiva porca, e monte a porca no fuso com eles na mão, e verifique se a folga ainda está lá (ou seja, se a folga tem amplitude comparável à observada com as peças montadas). Se sim, a porca e o fuso estão desgastados (troca-se). Se não, a folga é da montagem destas peças (provavelmente pode ser eliminada na fixação do conjunto do colar micrométrico).

Se for lateral, tente ajustar a régua, ajustando dos parafusos centrais para os de fora, um por vez, apertando bem e soltando somente o suficiente para conseguir mover o carro.

Ivan

Valeu pela dica, eu ja troquei as porcas, mesmo assim restou uma pequena folga longitudinal que não estou conseguindo resolver, voce tem alguma dica?

Além disso tem uma folga lateral que não consigo solucionar, esta folga pode estar ocorrendo por desgaste, caso positivo como solucionar?

Desde já agradeço a atenção.

A propósito estava dando uma olhada nas fotos do seu torninho, meu amigo que beleza de trabalho, admiro ver trabalho profissional como esse seu parabens.

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ivan em 25 de Novembro de 2008, 22:57
Paulo,
esta folga longitudinal com o carro montado é a mesma folga que vc tem com a porca no fuso desmontados?
Pergunto de novo porque folga no fuso com a porca não tem o que fazer, apenas trocar ou aprender a conviver (e alguma folga tem que existir). Mas há outras coisas na montagem do fuso e da porca que podem causar folga longitudinal (ex. folga na fixação da porca no carro, folga na fixação da bucha pela qual passa o fuso, folga na montagem do colar micrométrico etc.). Então é importante saber se com a porca no fuso, ambos "pelados" na sua mão, esta folga permanece.

Folga lateral significa que a régua (aquela barra chata que vai entre as guias, prensada pelos 4 ou 5 parafusos laterais) não está cumprindo o papel dela. Mais uma vez, a folga está presente em todo o percurso? Se sim, provavelmente dá pra ajustar na régua, apertando individualmente do centro para as pontas. Se não, isso provavelmente indica desgaste localizado (ocorre mais frequentemente na extremidade oposta ao manípulo).
Mas ficaria surpreso se o seu torno, inteiro como está, tivesse desgaste aí. O carro superior dificilmente é usado a ponto de gastar as guias. O que "apanha" normalmente é o transversal.

Só pra evitar mal-entendidos:
- A folga é mesmo no carro superior, certo? (sugiro "sacudir" ele com o parafuso de aperto do carro longitudinal apertado).
- A folga não é na fixação dele no carro transversal, certo? (sugiro apertar bem os parafusos laterais em ângulo que fixam superior no tranversal).
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: F.Gilii em 26 de Novembro de 2008, 07:42
Desculpem me meter no assunto, mas de certa forma as folgas são corriqueiras e normais em tornos de praticamente qualquer tamanho e categoria.

O operador deve se preocupar em operar o torno sempre eliminando estas folgas de fuso quando for executar certos movimentos....

Se os fusos de qualquer movimento do torno são trapezoidais ou de perfil quadrado, haverá sempre folga entre porca e fuso, a não ser que o torno tenha algum sistema de eliminação de folga, mas eu desconheço algum torno assim...
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ivan em 26 de Novembro de 2008, 10:03
Concordo com o Gilii - como mencionei, alguma folga tem que existir (caso contrário o parafuso trancaria), e sempre precisa aprender a cortar no sentido que elimina as folgas - isso vale para fusos e folgas grandes ou pequenos.

Por outro lado, a folga mínima necessária é bem pequena, e nesse tamanho de fuso/porca, é tão pequena que pouco se percebe na mão. Se há um jogo bem perceptível, provavelmente há algo mais folgado do que deveria (por isso uma estimativa de amplitude e, para isolar o problema, a necessidade de estimar isso com a porca e o fuso fora do torno, eliminando outras causas).
Já folgas laterais devem ser imperceptíveis. As réguas devem ser ajustadas de modo a não se conseguir sentir um jogo com as mãos.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 28 de Novembro de 2008, 23:21
Concordo com o Gilii - como mencionei, alguma folga tem que existir (caso contrário o parafuso trancaria), e sempre precisa aprender a cortar no sentido que elimina as folgas - isso vale para fusos e folgas grandes ou pequenos.

Por outro lado, a folga mínima necessária é bem pequena, e nesse tamanho de fuso/porca, é tão pequena que pouco se percebe na mão. Se há um jogo bem perceptível, provavelmente há algo mais folgado do que deveria (por isso uma estimativa de amplitude e, para isolar o problema, a necessidade de estimar isso com a porca e o fuso fora do torno, eliminando outras causas).
Já folgas laterais devem ser imperceptíveis. As réguas devem ser ajustadas de modo a não se conseguir sentir um jogo com as mãos.

Ivan e Gilli

Novamente obrigado pelas dicas perto do que estava melhorou muito mas tenho que aprender bastante, ajustando as folgas descobri um outro problema o castelo do torno e bem marreta preciso fazer um novo. Fabio se eu não me engano vi em algum lugar aqui no forum que pretendia ou estava fazendo um porta ferramenta com regulagem de altura é isso mesmo caso positivo tem como voce me dar uma idéia de custo?

O tempo que estive meio afastado do forum foi por que estava fazendo um trabalhinho, na verdade curtindo o presente que eu ganhei da patroa uma maquina de solda zero bala, e apesar da pouca experiencia com solda já deu para fazer alguma arte a primeira foi o carrinho para a maquina e a segunda mais interessante foi suporte e espetos para uma churrasqueira tipo fogo de chão.

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: fcamargo em 01 de Dezembro de 2008, 13:57
caracas.....

já sabemos onde será o próximo encontro, hehehe
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: marc0 em 01 de Dezembro de 2008, 21:05
Que maravilha, já fiquei babando aqui!
Se tivesse mais espaço certamente faria uma assim, muito bom.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 03 de Dezembro de 2008, 23:46
Que maravilha, já fiquei babando aqui!
Se tivesse mais espaço certamente faria uma assim, muito bom.

Fabio e Marco

Quanto ao encontro estamos providenciando uma unidade movel pois essa ai da foto tem algumas limitações, assim que estiver pronta estamos a disposição para recebe-los aqui com um churrasco e umas cervejas.

Marco voce é de São Carlos correto esta aqui do lado de Araraquara qualquer vou dar um chego ai para conhecer sua oficina.

Um abraço

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: marc0 em 04 de Dezembro de 2008, 17:44
Olá paulo;
Legal estarmos tão próximos, eu fiz muitos trabalhos em Araraquara, estou sempre por aí; seria muito bom receber a sua visita. Nesse fim de semana provavelmente estarei recebendo a visita do amigo raranda se puder compareça.
Abraços...
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 04 de Dezembro de 2008, 19:09
Olá paulo;
Legal estarmos tão próximos, eu fiz muitos trabalhos em Araraquara, estou sempre por aí; seria muito bom receber a sua visita. Nesse fim de semana provavelmente estarei recebendo a visita do amigo raranda se puder compareça.
Abraços...


Valeu Marco,

Esse final de semana é aniversário da minha filha e a coisa ta meio complicada mas não vai faltar oportunidade.

Um forte abraço...
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 17 de Fevereiro de 2009, 20:11
O torno já esta rodando, o torneiro precisa aprender muito e por falar em aprender, alguem conhece alguma empresa aqui na região de Araraquara para retificar (se é esse o nome) tanto o carro transversal quanto o superior?

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ivan em 17 de Fevereiro de 2009, 22:35
Paulo,
normalmente o reparo nessas superfícies consiste em rasquetear novamente.
Desculpe perguntar, mas vc tem certeza de que precisa mexer nisso?
Pode descrever o que ocorre?
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: marc0 em 18 de Fevereiro de 2009, 19:20
Ola Paulo;
Se quiser retificar, aí em Araraquara procure o Serginho, aqui em S Carlos tem o Cipó, a Incoplas e um cara de Água Vermelha, pequenos rasqueteamentos eu também faço (não tenho mais tempo e nem saco para serviços grandes); amanhã cedo eu vejo os tel. na minha oficina e te passo.
Abraços...
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ivan em 18 de Fevereiro de 2009, 21:19
Marco,
aproveitando seu conhecimento sobre o assunto, que eu estou engatinhando...
O que vc usa como rasquete? Lima reforjada ou inserto de metal duro?
Para casos como este, guias rabo-de-andorinha, o que vc usa como referência de planicidade? (já que não dá pra colocar no desempeno etc)
O que vc sugere como pigmento? (estou usando tinta a óleo azul da prússia, diluída com óleo de linhaça)
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: marc0 em 19 de Fevereiro de 2009, 00:21
Olá Ivan;

Hoje eu tenho rasquetes de pastilha soldada de "Widia" afiação negativa; no passado quando estava mais na ativa possuia alguns com inserto de pastilha fina cromada e cheguei a ter um motorizado.

O ponto de partida é ajustar a base fêmea no desempeno para assegurar que os dois lados fiquem no mesmo plano; quando possível usar uma barra padrão ou régua de controle no RA numa parte e depois usar essa parte para calibrar a outra; quando não há referencia externa o ajuste no RA é feito com auxilio das faces de contato, tomando uma das faces como referência e raspando a outra ou hora uma e hora a outra até obter o número dos pontos de contato desejados. A qualidade do ajuste depende da paciência, quanto mais demorar melhor fica.

Eu prefiro como realçador de contraste a pasta de ajuste Subiros azul ou vermelha ao invés da pasta de zarcão; em caso com menos exigência dá pra usar carga de Bic com graxa.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ivan em 19 de Fevereiro de 2009, 21:16
Marco,
agradeço as dicas.
Falam que pra esse uso, a afiação da pastilha no rebolo verde não serve, que tem que ser em rebolo diamantado. Confere ou bobagem?
A pasta de ajustagem Subiros já vi em catálogo, mas nunca encontrei pra vender...
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ivan em 19 de Fevereiro de 2009, 23:34
Marco,
outra pergunta: alguma sugestão/opção econômica para um desempeno pequeno?
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: marc0 em 20 de Fevereiro de 2009, 03:00
Olá Ivan;

Para afiar rasquete com ponteira de carboneto (metal duro,widia) pode ser o rebolo verde (Carbureto de Silício) ou rebolo sinterizado de diamante, o importante é ter a grana bem fina acima de 100, o ângulo sempre negativo de 3 a 5 graus ( <= ) e com perfil ligeiramente curvo (+- r 30).

Um bom serviço de raspagem para barramentos apresenta mais de 6 pontos de contato por polegada quadrada em toda a superfície de contato.

Sobre a pasta procure em:
http://www.extrafix.com.br/produtos_p.php
http://www.sermap.com.br/ecommerce/list_pro_busca.asp?sub_grupo_SI=2&sub_codigo_SI=11&sub_familia_SI=187&tipo_busca=1&busca_por=SUBIROS

Ou peça ao fabricante o revendedor mais proximo:
http://www.subiros.com.br/pastaajuste.htm

Um desempeno "caseiro" ou réguas de controle pode ser fabricado com blocos de FOFO retificado, claro que não vai ser um Mitutoyo para uso em metrologia, mas para oficina é mais que suficiente.

Coloquei uma figura porque existe muito pouco material disponível na net, esta previsto para o começo de março o ajuste de um barramento de torno, caso se concretize eu fotografo as etapas e disponibilizo.
Na figura não consta o acabamento finíssimo (similar ao desbaste 1, mas aplicado com setores menores e mais delicado).

Abraços...
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ivan em 20 de Fevereiro de 2009, 07:52
Marco,
obrigado as dicas e a aula!
Quanto a material teórico, um que estou lendo e me parece excelente é o Machine Tool Reconditioning And Applications of Hand Scraping (Connelly), são 540 páginas sobre reforma de máquinas operatrizes, com enfoque em alinhamento e rasqueteamento. Coloco o link aqui pq acho que os direitos autorais já caducaram.

http://www.filefactory.com/file/af1ab12/n/MACHINE_TOOL_RECONDITIONING_AND_APPLICATIONS_OF_HAND_SCRAPIN_pdf">MACHINE_TOOL_RECOND ITIONING_AND_APPLIC ATIONS_OF_HAND_SCRA PIN.pdf (http://www.filefactory.com/file/af1ab12/n/MACHINE_TOOL_RECONDITIONING_AND_APPLICATIONS_OF_HAND_SCRAPIN_pdf">MACHINE_TOOL_RECONDITIONING_AND_APPLICATIONS_OF_HAND_SCRAPIN.pdf)

Sobre o desempeno, eu tinha imaginado isso tbm, então é o que vou fazer. Arrumar umas bolachas grandes de tarugo quadrado de fofo e mandar retificar. Curiosidade: tem idéia da precisão de blocos de granito retificados pelo pessoal que mexe com pedra?

Se vc puder colocar fotos quando fizer esse trabalho, seria ótimo.
Abraço
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: RAranda em 20 de Fevereiro de 2009, 08:03
Grande Ivan....

Como fazemos para salvar esse arquivo, ele aparece para o dowload, mas não aparece a opção de iniciar.

Pode me orientar.

Grande abraço.

Rubens 
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: RAranda em 20 de Fevereiro de 2009, 08:07
Ivan....

Já consegui.

Muito obrigado.

Abraços.

Rubens
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: marc0 em 20 de Fevereiro de 2009, 11:28
Ivan;

Essas maquinas de lapidação de granito de namorarias conseguem um acabamento visual muito bom, mas geralmente são maquinas muito toscas; nunca procurei aferir, mas eu tenho dúvidas quanto à planicidade das peças.

Obrigado pela indicação.

Abraços...
---

Aproveitando a oportunidade

Existe muito pouco material técnico disponível em português, lamentavelmente o SENAI e outras entidades que dispõe de um acervo enorme não abre tudo para todos (será que eles querem deter o monopólio da informação); encontra-se pinceladas aqui e acolá, à vezes conflitantes; a alternativa é recorrer à publicações em línguas estrangeiras que não são dominadas por todos ou o são parcialmente, tornando a compreensão difícil e as vezes equivocadas.

Outro problema são as obras teóricas redigidas por acadêmicos (no Brasil tá cheio), soldadores dificilmente escreveriam manuais de soldagem; nessa área da mecânica (como em muitas outras) vale muito a experiência cotidiana na atividade, uma benção para quem esta começando são os vídeos colocados no Youtube, na minha avaliação o melhor método de aprendizado é ver fazendo.

Nesse pais cuja necessidade de tecnicos é fundamental, não deveria haver restrições de acesso ao material das entidades formadoras de mão de obra, espero o pensamento medieval de restringir informações um dia mude.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: marc0 em 20 de Fevereiro de 2009, 14:00
obrigado as dicas e a aula!

Olá Ivan; tenho acompanhado as dicas valiosas que vc tem passado e o bom trabalho que realiza; seguindo essa mesma linha estou usando o tópico procurando contribuir com os demais colegas que não tem nenhuma noção sobre esse assunto; não tenho a intenção de ser professor, até porque sou mediano na matéria (dá pro gasto), infelizmente essa profissão (rasqueteador) entrou em declínio com o advento maciço do barramento temperado; os velhinhos feras no rasquete estão aposentados ou já se foram, existe alguns gatos pingados na ativa perdidos por aí.

Eu já vivi exclusivamente desse serviço; nos últimos 20 anos a procura foi diminuindo e tornou-se raro; isso dificulta á quem precisa e a quem executa; esse penoso trabalho depende de habilidade e prática, quanto mais se faz melhor fica, ficar muito tempo sem fazer enferruja.

Abraços...
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Ivan em 21 de Fevereiro de 2009, 00:53
Marco,
acho triste este tipo de conhecimento se perder, e o pior é que parece que isso vale para a metal-mecânica mais prática quase como um todo... me parece que a molecada quer aprender a programar torno CNC mas não tem muito interesse pelos fundamentos...acho que é como usar a calculadora sem aprender a fazer a conta no papel.

Quanto ao "pano preto" do material que existe, acho incompreensível. Concordo que deveria ser obrigação do SENAI organizar e disponibilizar o material que eles possuem. De vez em quando vejo umas apostilas, como aqui
http://senaionline.blogspot.com/search/label/Processos%20de%20Fabrica%C3%A7%C3%A3o
mas nunca algo completo e organizado.

A propósito, me parece que a literatura brasileira é sofrível no assunto. O único livro nacional que achei e comprei sobre o assunto (Manual Prático do Mecânico) é pobre, bagunçado e incompleto, um bando de tabelas jogadas sem coerência ou uma linha de raciocínio por trás. Se não fossem materiais em outros idiomas, estava condenado a morrer burro no assunto...[:)]
Eu tenho procurado ler e tentar reproduzir. Perde-se muito mais tempo, mata-se mais peças e ferramentas, mas aos poucos vou aprendendo...
Mas como vc disse, a experiência prática é que vale. Por isso mesmo espero poder ir tirando as dúvidas com vc.[:)]
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: José Davi em 19 de Dezembro de 2009, 14:57

    Você tem uma sucata de torno joinville TM-127 ai ? ,  a minha engrenagem redutora, (fica dentro do cabeçote, atrás do eixo principal) está com 3 dentes quebrados em um dos lados, a sua está em bom estado ?  interessa vender somente a engrenagem ?

Ramede 
   
   

Ramede

Na verdade eu já fiz uma pequena reforma neste torno Joinville, e estava a caça das peças para complementar a reforma quando surgiu este torno sanches blanes completo, ai desisti da reforma, mas não tenho esta engrenagem que voce precisa, caso encontrar alguma coisa por aqui eu informo.

Paulo

ola paulo

comprei um torninho desses e ta faltando a base do contra ponto
se tu tiver o torno ainda,tu não te interessa em vender essa peça
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 20 de Dezembro de 2009, 19:35

ola paulo

comprei um torninho desses e ta faltando a base do contra ponto
se tu tiver o torno ainda,tu não te interessa em vender essa peça


Grande Davi

Primeiramente peço desculpas pela demora na resposta este ano a coisa foi meio complicado pouco participei do forum dado a compromissos de trabalho, mas acredito estar voltando a ativa no forum. Quanto ao torno joinville infelizmente já vendi, caso tenha noticia de alguma entro em contato.

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: S_Neto em 06 de Março de 2010, 23:47
Caro Paulo,

Adquiri um TMB 230 por uma bagatela de 1000 reais, o barramento esta em perfeitas condicoes parece que nunca foi usado, faltam as engrenagens para abrir rosca em mm e o carro porta ferramenta mas isso eu consigo facil, e as engrenagens eu mesmo vou fazer as que estao faltando. Gostaria de saber do colega o seguinte, o dispositivo de reversao aquele que tem 2 engrenagens de = numero de dentes que fica engrenado no eixo arvore do torno e ao memo tempo com o eixo do piao, esse dispositivo todo só é fixado encaixando no furo do cabecote fixo e com o pino da alavanca mesmo? eu achei bem estranho pois é bem diferente do JOINVILE TM 127. Caso possa me dizer algo eu desde já agradeco.
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: S_Neto em 06 de Março de 2010, 23:49
Paulo,

Que tinta usou para pintar o seu torno?

Att,

Souza Neto
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 07 de Março de 2010, 17:41
Paulo,

Que tinta usou para pintar o seu torno?

Att,

Souza Neto

Souza

Usei esmalte sistético martelado cinza claro da FARBEN.

Paulo
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: S_Neto em 09 de Março de 2010, 21:56
Caro Paulo,

Ja que voce tem um sanches blanes, gostaria de tirar uma duvida com voce, eu ja tinha um JOINVILE TM 127 e  recentemente nao resisti a tentacao de comprar um SANCHES BLANES TMB 230 por uma bagatela de 1000 reais, o barramento esta em perfeitas condicoes parece que nunca foi usado, faltam as engrenagens para abrir rosca em mm e o carro porta ferramenta mas isso eu consigo facil, e as engrenagens eu mesmo vou fazer as que estao faltando. Gostaria de saber do colega o seguinte: o dispositivo de reversao aquele que tem 2 engrenagens de = numero de dentes que fica engrenado no eixo arvore do torno e ao memo tempo com o eixo do piao, esse dispositivo todo só é fixado encaixando no furo do cabecote fixo e com o pino da alavanca mesmo? eu achei bem estranho pois é bem diferente do JOINVILE TM 127 que é preso por parafuso e porca. Caso possa me dizer algo eu desde já agradeco.


Souza Neto
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 23 de Março de 2010, 20:16
Caro Paulo,

Ja que voce tem um sanches blanes, gostaria de tirar uma duvida com voce, eu ja tinha um JOINVILE TM 127 e  recentemente nao resisti a tentacao de comprar um SANCHES BLANES TMB 230 por uma bagatela de 1000 reais, o barramento esta em perfeitas condicoes parece que nunca foi usado, faltam as engrenagens para abrir rosca em mm e o carro porta ferramenta mas isso eu consigo facil, e as engrenagens eu mesmo vou fazer as que estao faltando. Gostaria de saber do colega o seguinte: o dispositivo de reversao aquele que tem 2 engrenagens de = numero de dentes que fica engrenado no eixo arvore do torno e ao memo tempo com o eixo do piao, esse dispositivo todo só é fixado encaixando no furo do cabecote fixo e com o pino da alavanca mesmo? eu achei bem estranho pois é bem diferente do JOINVILE TM 127 que é preso por parafuso e porca. Caso possa me dizer algo eu desde já agradeco.


Souza Neto

Boa noite Souza,

Primeiramente desculpa pela demora pois o trabalho esta demais não esta dando tempo nem de ir a oficina. Segue as fotos do meu torno com o mecanismo de reversão realmente ele é apenas encaixado no furo do cabeçote.

Um abraço,

Paulo Caetano
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: S_Neto em 25 de Março de 2010, 19:13
Paulo Caetano,

Brigado pela resposta dei uma olhada no dispositivo de reversao do seu torno e confirmei como ele é montado. Valeu pela informação.

Att,

Souza Neto
Título: Re: Torno Sanches Blanes
Enviado por: ASSantos em 27 de Janeiro de 2012, 22:53
   Paulo Caetano e amigos,

   Sou novo no fórum, e ainda estou aprendendo como utilizá-lo.  :)
   Preferi continuar o tópico para tentar unificar o assunto, também comprei um torninho e estou tentando aprender como utilizá-lo..
   Inicialmente, parabéns pelo torninho, realmente ficou perfeito ! O meu não tem caixa norton, mas inicialmente não senti falta.
   Recentemente consegui a bancada original, porém terei que fazer o tampão. Gostaria de saber, se possivel:
1) Expessura da chapa?
2) Largura e comprimento?
3) Altura das bordas?
4) As bordas são arredondadas?
5) Qual a inclinação das bordas? 45 graus ?

Agradeço desde já, e postarei fotos assim que possível..
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: Julio Alves em 29 de Janeiro de 2012, 17:46
Paulo

obrigado por disponibilzar o catalogo da SB
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 29 de Janeiro de 2012, 21:54
Julio, mas alguma coisa que eu possa ajudar estou a disposição.

ASSantos, desculpa pela demora, segue abaixo as informações:

1) Expessura da chapa? 2 mm
2) Largura e comprimento? 1260 x 610 mm
3) Altura das bordas? 25 mm
4) As bordas são arredondadas? sim
5) Qual a inclinação das bordas? 45 graus ? 50º

Qualquer coisa estamos ai.

Paulo Caetano
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 29 de Janeiro de 2012, 22:26
Boa noite,

Estou com um probleminha no meu torninho para fazer rosca, pois instalei um inversor de frequencia para controlar a velocidade e principalmente para dar conta do motor trifasico original do torno. Bom vamos ao problema, para abrir rosca necessito reverter o giro do torno, e para isto tenho a possibilidade da reversão no próprio inversor, só que após o acionamento da reversão o motor demora muito a parar o que torno impossivel utilizado, algum dos amigos tem uma idéia do que seria possivel fazer?

Um grande abraço,

Paulo Caetano
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: C N C N o w ! em 30 de Janeiro de 2012, 07:57
... após o acionamento da reversão o motor demora muito a parar o que torno impossivel utilizado, algum dos amigos tem uma idéia do que seria possivel fazer?

Vc não menciona o modelo do seu inversor, mas a maioria deles permite a instalação de um resistor auxiliar para frenagem, habilitada via algum(s) parâmetro(s). Consulte o manual do seu inversor.
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 30 de Janeiro de 2012, 20:33
Sir Jorge,

Faltou o modelo, mas vai ai WEG CFW 08. Conto com a sua ajuda pois não conheco nada de inversores, quem montou o painel foi uma grande amigo que infelizmente hoje não tem condições de me ajudar.

Paulo Caetano
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: F.Gilii em 30 de Janeiro de 2012, 21:19
Paulo,

Veja a rampa de frenagem do inversor, e ajuste para um tempo curto - se não for suficiente deverá usar um resistor de frenagem conforme o Jorge alerta.
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 30 de Janeiro de 2012, 21:49
Fabio e Jorge,

Estou devorando o manual, mas tarde voltamos a conversar.

Paulo
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: ASSantos em 03 de Fevereiro de 2012, 13:31
Boa tarde Paulo,

desculpa pela demora em lhe agradecer, mas fiquei sem internet... De qualquer maneira, muito obrigado pelas informações !
   Apenas um detalhe, eu me expressei mal na pergunta e fiquei sem entender a resposta... A altura da borda é 25mm? E não medido em ângulo, que dai, seria aproximadamente 32 mm medido em ângulo. Estou correto? E o ângulo é sempre 30?
   Se não for absusar demais, queria confirmar se a distância entre o parafuso traseiro da base e o suporte do motor é 200mm. O porque dá pergunta, é que o meu motor é de 1 Hp, em função disso, foi deslocado o pé do suporte do motor um pouco mais para trás. Como gostaria de mante-lo original, estou pensando em mudar o motor. O que você acha ? Qual a vantagem e desvantagem entre um motor de 1 Hp e um de 0,5 Hp ?
   Já que estou pensando em trocar o motor, vale a pena colocar um com duas velocidades ou a gama de velocidades intercambiando a correia já é suficiente?
   Estou postando as fotos do gabinete que consegui e vou colocando os progressos... Talvez possa interessar para outros no Fórum.
Um Abraço a todos,
Arnaldo.


Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 12 de Fevereiro de 2012, 22:20
Boa noite Arnaldo,

Desculpa pela demora:


Apenas um detalhe, eu me expressei mal na pergunta e fiquei sem entender a resposta... A altura da borda é 25mm? E não medido em ângulo, que dai, seria aproximadamente 32 mm medido em ângulo. Estou correto? E o ângulo é sempre 30?

Resp.: O correto é 32 mm de altura mantendo-se o angulo.

   Se não for absusar demais, queria confirmar se a distância entre o parafuso traseiro da base e o suporte do motor é 200mm. O porque dá pergunta, é que o meu motor é de 1 Hp, em função disso, foi deslocado o pé do suporte do motor um pouco mais para trás. Como gostaria de mante-lo original, estou pensando em mudar o motor. O que você acha ? Qual a vantagem e desvantagem entre um motor de 1 Hp e um de 0,5 Hp ?

Resp.: Voce consegue detalhar melhor qual é o parafuso, pois não consegui visualizar. quanto a potencia do motor o do meu torno não esta visivel. mas acredito que seja de 1 Hp, não sou especilista mas acredito que dependendo do serviçoi aser executado o motor de 1/2 hp não deve dar conta.

   Já que estou pensando em trocar o motor, vale a pena colocar um com duas velocidades ou a gama de velocidades intercambiando a correia já é suficiente?

Resp.: Quanto a gama de velocidades no meu torninho instalei um inversor de frequência o que facilitou muito quanto a variedade de velocidades, mas estou com problemas por conta de abrir rosca pois a parada do motor é muito demorada o que fica dificil de controlar, mas estou trabalhando nisto para reduzir o tempo de parada

   Estou postando as fotos do gabinete que consegui e vou colocando os progressos... Talvez possa interessar para outros no Fórum.
Um Abraço a todos,
Arnaldo.
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: torneariaguerino em 24 de Fevereiro de 2012, 23:10
Sir Jorge,

Faltou o modelo, mas vai ai WEG CFW 08. Conto com a sua ajuda pois não conheco nada de inversores, quem montou o painel foi uma grande amigo que infelizmente hoje não tem condições de me ajudar.

Paulo Caetano


vc tem que ajustar a rampa de parada e subida . eu fiz no meu torno , ficou show

no fim desse video tem como fica depois de ajustado


e também nesse video, mostra como criar energia trifásica em sua oficina a partir de bifásico

obtendo energia trifásica a partir da bifásica (http://www.youtube.com/watch?v=Hg6Rp34UkDc#)

conversor rotativo - ligando motor trifásico em rede bifásica (http://www.youtube.com/watch?v=Xm6ry4vUClg#)
Título: Torno Sanches Blanes
Enviado por: ASSantos em 25 de Fevereiro de 2012, 12:23
Olá pessoal... bom dia Paulo,
Estou apanhando para postar as fotos. Aproveito para agradecer e perguntar se alguém sabe como descubro o ano do meu torno? (Sanches Blanes Modelo - A). Comprei um gabinete (970x470mm) e estou "tentando" postar as fotos. Abraços,
Arnaldo.
Obs.: Não consegui mandar as fotos, alguém poderia me informar um link ou a melhor maneira de colocá-las?
         Já tentei várias vezes, acho que sou muitoooo burro, rsrsrsr! Grato.
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: ASSantos em 25 de Fevereiro de 2012, 12:35
Tentando novamente postar fotos...rsrsr!
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: ASSantos em 25 de Fevereiro de 2012, 12:55
Conseguiiii... legal!!! Estou mandando mais fotos rsrsr! ;D
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 27 de Fevereiro de 2012, 20:06
ASSantos,

Parabens pela aquisição, o que eu puder ajudar estou a disposição.

Hotshoecustom,

Bela oficina e a inversão de rotação ficou muito boa, ai que está o enrosco já li o manual do inversor mas não enetendi muito bem o esquema, se voce puder dar uma mão eu agradeço.

Paulo Caetano
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: torneariaguerino em 27 de Fevereiro de 2012, 20:57
ASSantos,

Parabens pela aquisição, o que eu puder ajudar estou a disposição.

Hotshoecustom,

Bela oficina e a inversão de rotação ficou muito boa, ai que está o enrosco já li o manual do inversor mas não enetendi muito bem o esquema, se voce puder dar uma mão eu agradeço.

Paulo Caetano



SEM PROBLEMA JOW. ME LIGA 17   3237 4109
Título: Torno Sanches Blanes
Enviado por: ASSantos em 16 de Março de 2012, 22:14
Boa noite, colegas...
Estou postando os progressos: pintei o gabiente e estou terminando a tampa da bancada.
Aproveito para fazer algumas perguntas:
1 - Mudança de Velocidade (Torno Sanches Blanes - sem caixa Norton).
     O Torno possui 06 velocidades correto? - Tres, mudando a posição da correia no tambor cônico e as outras?
2 - Quando eu giro a alavanca excêntrica e acoplo a engrenagem de redução ao tambor cônico, o mesmo trava.
      Isto é correto ou ele deveria acoplar e girar os conjuntos? Se o travamento for correto para que é usado?
3 - Como posso saber o ano de fabricação do torno? Ele possui uma plaqueta A 3060.
4 - Alguém sabe a marca do motor que vinha com o torno original?
Por hoje é só pessoal.
Abraços,
Arnaldo.
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: dande em 16 de Abril de 2012, 16:26
ASSANTOS
Eu tb comprei um torno sanches blanes mod C,com lunetas e gabinete caixa norton.

Pelo que percebi na desmontagem ,é que este torno é muito bem concebido,peças robustas,eixo arvore temperado e retificado,enfim....adorei minha nova aquisição.
Estava acompanhando este tópico,torço para que voltem a postar mais novidades das reformas,assim posso me espelhar nos amigos.

Quanto as velocidades do torno,são seis..........3 canais da polia
cada canal pode ser reduzido,obtendo 6 velocidades

quanto o egrenamento da redução,não basta girar a alavanca exentrica,alem disso,tem que soltar o pino que trava a engrenagem maior no corpo da polia.

Dessa maneira vc libera o sistema de redução,caso contrario o torno ficaria travado.
Espero ter ajudado
abrç
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: ASSantos em 20 de Abril de 2012, 23:19
Dande,

     Parabéns pela aquisição e bem vindo. Obrigado pela resposta.
Comprei primeiro o torno.  O meu não tem caixa norton, mas o preço foi muito bom e não sinto falta da caixa norton, não tenho feito roscas. O mais divertido tem sido, cuidar e melhorar o torninho. Agora comprei o gabinete e começou tudo de novo....
Sou novato, mas procuro aprender, leio e fuço em todo lugar, aceito dicas e gosto de recuperar a originalidade da maquina.  Recentemente descobri que meu torno é 84, (o que foi uma surpresa), pois imaginava que era de 60 ou 70 no maximo.
Coloque fotos do seu, assim vamos trocando informações.
       Boa sorte na sua restauração, assim que puder posto mais fotos...
       Abraços....
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: dande em 22 de Abril de 2012, 15:16
ASSANTOS

Estou postando algumas fotos do torno recém comprado,já todo desmontado
e sem tintas,fundos ou massas kkkkkk

Me parece ser indentico ao do Sr Paulo Caetano,eu só nao desmontei ainda a caixa norton, pq preciso prestar bem atenção nela,pois como nunca lidei com a mesma,posso me equivocar depois,nao que seja problema,mas vale a atenção.

Esse torno depois de desmontado,apresentou um "belo"(pra nao usar palavrão kkk) desgaste no barramento proximo a placa,nada de se espantar,afinal isso sempre acontece se tratando de tornos mecanicos.

MAs a duvida que tenho é a seguinte;

Como saber se há necessidade de retificar o barramento?

Pois o carro longitudinal,se apoia 100% no barramento perto do contra-ponto,
nos dois prismas,utilizando óleo para dar uma referencia,
e a medida que se aproxima da placa(cabeçote) ele começa a "gamgorrar",coisa de uns 3 décimos,(usei uma lâmina dessa medida para calibrar)e notei esse desgaste.

Oq os amigos aconselham?
Retifica?
Rasquete?
Estou preocupado,será  fiz um péssimo negocio.
obrigado a todos.
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: fcamargo em 22 de Abril de 2012, 16:27
dande..
Aqui na minha cidade é possive fazer a retifica dos barramento por valors que vão de 400 até 1000 reais...

dependendo do valor pago, da qualidades do restante das peças. com certez é um bom negócio.
mesmo sendo um torno mais antigo, eu acredito que pelas fotos me parece muito conservado.
avalie o restante dos componentes e deixed a retifica para ser feita depois de ponderada o restante do investimento.

pergunta idiota.. quanto pagou nele?
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: dande em 22 de Abril de 2012, 21:02
Fcamargo
tudo bem?
Então.............
O torno está muito bem conservado:

-cremalheira perfeita
-cabeçote em bom estado
-contra ponto sem folgas
-coroa e rosca sem fim perfeitas em aço(nao sei se são originais)
-caixa norton aparentemente sem folgas,nenhum dente quebrado
-fuso ótimo estado
-porca bi-partida acionamento automatico foi refeita,está perfeita

alguns problemas:

-barramento com certo desgaste
-alavanca excêntrica para  acionamento da redução quebrada
-engrenagem da grade 80 dentes  6 dentes quebrados

o torno veio com lunetas,placa de 3 castanhas
chave de reversão, dois motores
1 monofasico  1/4  hp      1 trifasico 1/2 hp
gabinete
engrenagens de varios tamanhos
algumas ferramentas,porta bits,limas  e uma broca 18mm haste cm2

paguei em dinheiro R$ 1600,00 e dei mais uma maquina solda eletrica a óleo,e
uma frisadeira manual antiga.

Mas estou bem chateado com o desgaste do barramento.
Será que foi bom negocio???? kkkkk
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: dande em 26 de Abril de 2012, 13:09
olá a todos....

Gostaria de saber a opinião de quem sabe sobre rasqueteamento.

È o seguinte: já li varios topicos sobre rasqueteamento e vi varios videos sobre
o assunto,então resolvi arriscar e rasquetear o barramento desse novo brinquedo
que adquiri(torno S.Blanes).

O certo seria retifica-lo,pois está com 3 décimos de folga,e certa calosidade nos guias.

Porem,resolvi usar o rasquete e tentar aprender mais sobre o assunto,mas nao tenho régua,nem desempeno,nem nada pra usar com base de referencia,
será que posso usar o próprio carro do torno para transferir a pasta de ajuste?
agradeço qualquer ajuda.
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: F.Gilii em 26 de Abril de 2012, 14:22
O correto seria usar uma regua ou desempeno para ir fazendo a verificação, já que se o barramento está desgastado, o carro também estará, então ficará dificil o controle.
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: eletronal em 26 de Abril de 2012, 15:22
Olá pessoal, tambem tehno um torno ugual a do Dante. Para remover as placas travo os engranagem engatando a redução sem retirar o pino, uso um pedaço de madeira como alavanca presa na placa, e faço força na miha direção até a placa se soltar, (não sei se é o certo). Mas aconteceu que quebrei a engrenagem da redução. Fiquei triste. Achei no ferro velho um torno velho aparecido com o meu mas as engrenagem não eram elicoidais. Tem como soldar?
Alberto
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: dande em 27 de Abril de 2012, 08:38
F. Gilli...
Concordo com vc,então resolvi passar o relogio comparador nas vias do carro
para verificar desgastes desiguais,e constatei que apesar de gasto está reto,
então vou arriscar.
Postarei os resultados ,espero que sejam positivos kkk

Eletronal...

Eu tb faço isso mesmo que vc descreveu para soltar a placa do torno,seria bom se no próprio eixo tivesse um meio de travar uma chave,ou coisa assim,mas como não tem,temos que usar a redução.

Tb quebrei um dente dessa engrenagem mas de outro torno ,um (ATLAS com engrenagens em Zamac),agora costumo nao prender a placa com muita força
e fico esperto nas reversões .

Quanto a soldar,até pode,mas particularmente,acho que nao fica bom não.

Boa sorte na procura da engrenagem.
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: dande em 27 de Abril de 2012, 21:52
Apesar de não ter habilidade com o rasquete,arrisquei e confesso que
estou bem otimista com os resultados obtidos ,pois a folga existente no barramento
está bem menor depois de algumas horinhas dedicadas com muita cautela kkk

Estou utilizando bedame aço rápido para remoção do material,e acho que mais algumas horas de trabalho duro ficará bem alinhado,a maior preocupação agora que
tenho certeza que ficará alinhado é com a rugosidade,pois quanto mais liso melhor.

Abaixo algumas fotos dos trabalhos iniciais;
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: dande em 10 de Maio de 2012, 21:37
Primeiramente desculpe ao autor deste tópico,por postar aki minhas duvidas a respeito do meu novo "brinquedo",mas acho mais coerente postar aki,que abrir novo tópico .(se eu estiver errado,por favor me corrijam)

A duvida que tenho agora que rasquetiei o barramento,é com relação ao fuso e cremalheira,que estão fora de alinhamento com o carro.
O que seria "menos pior",calçar a cremalheira e os apoios do fuso,ou calçar o carro com produtos apropriados para isso??
Obrigado
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: F.Gilii em 10 de Maio de 2012, 21:48
Normalmente é mais fácil (ou menos dificil) ajeitar o carro longitudinal.

Mexer com a cremalheira e o fuso é muito mais complicado...
Título: Re:Torno Sanches Blanes
Enviado por: Paulo Caetano em 23 de Setembro de 2013, 23:37
Gostaria de instalar um porta ferramenta de troca rápida se esse é o nome, alguém tem alguma idéia????

Paulo Caetano