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MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: lourival em 10 de Outubro de 2008, 09:21
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Algum dos senhores tem alguma indicação de um tutorial sobre roscas - como fazê-las, cálculos etc?
Tentei encontrar alguma coisa nas aulas do Telecurso 2000 postado pelo Fabio Gilii mas, me parece, o link não está correto ou foi retirado.
Desde já agradeço qualquer ajuda,
forte abraço a todos
Lourival
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Lourival..
Estou na mesma batalha, ainda não encontrei.
Tenho algumas apostilas sobre usinagem em geral (são 20 e poucas aulas).
Se tiver interesse posso repassar.
Vou ver como faço para disponibilizar todas no forum.
Abraços.
Rubens
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OK Rubens, fico no aguardo!
Muito obrigado pela reposta.
Abraços
Lourival
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O interesse é fazer roscas do geito mais técnico ou pretende fazer roscas eventualmente, tipo quebra galho?
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P.S. onde se lê "geito", leia-se "jeito" ;D
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Pessoal,
Também estou interessado no assunto.
Agradeço quem tiver um tutorial sobre o tema.
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O interesse é fazer roscas do geito mais técnico ou pretende fazer roscas eventualmente, tipo quebra galho?
Olá Julio,
se possível do jeito mais técnico.
Abraço
Lourival
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Pessoal, "Casillas"... melhor fonte pro assunto.
vc quer saber como calcular o passo, como definir o tipo de rosca, como proceder no torneamento, ou todas as anteriores? javascript:void(0);
Outra coisa importante antes de qualquer coisa, todo torno pode fazer qualquer tipo de rosca, é só saber calcular, mas é importante saber se a rosca que vai fazer é em mm ou polegada e se seu torno tem caixa norton ou não, se o fuso é polegado ou mm, se tem todas as engrenagens, etc...
Chegando em casa faço um guia rapido.
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Abrir roscas é principalmente acertar a relação entre a rotação do eixo árvore e do fuso. Isso é feito com as engrenagens da grade de redução.
Por exemplo, no meu torno o fuso tem 8 fios por polegada (8tpi)
Se eu fizer com que cada volta do eixo-árvore corresponda a uma volta do fuso, vou abrir uma rosca com 8tpi.
Se eu fizer uma redução para que a cada 2 voltas do eixo-árvore o fuso gire 1 vez, tenho 16 tpi, e assim por diante.
http://img266.imageshack.us/img266/7965/gradene3.jpg
Existem diferentes montagens na grade de redução, na montagem mais simples, basta considerar a relação entre a engrenagem montada no fuso (5 na foto) e a montada na posição superior (chamada posição árvore - 3 na foto). A engrenagem intermediária (que liga o fuso à árvore), se for uma engrenagem simples não altera a relação, só transmite o movimento.
Por exemplo, com 32 no fuso, 80 na viola (aquele suporte da grade) e 32 no fuso, eu tenho uma relação 1:1, o que dá um passo igual ao do fuso, 8tpi.
Com 24 na árvore, 80 na viola e 60 no fuso, tenho uma relação de 1:2,5, o que me dá 20 tpi.
Para reduções maiores, usam-se engrenagens compostas. Por exemplo, a no. 4 da foto é uma 72:18, o que multiplica por 4 a relação.
Se for fazer rosca métrica em um torno polegada (ou vice-versa), entram em jogo relações para multiplicar por 2,54 (como engrenagens de 127 dentes).
Para esses tornos BV20, ele já tem uma redução no cabeçote. Pela tabela do manual postado em outro tópico aqui, para aquele modelo a relação dele faz com que tenha um "fuso efetivo" com passo de 0,8mm, se entendi bem. Mas a idéia é a mesma.
Este programa aqui permite ajudar a escolher a montagem. Colocando as engrenagens que você tem, o "passo efetivo" do fuso (ou o passo medido e no campo "kludge factor" a redução deste eixo no cabeçote que mencionei), ele lista as montagens possíveis.
http://www.lathes.co.uk/threading/nthreadp.exe
A ferramenta para roscas comuns, é só afiar um bit com 60 graus (e algum angulo de incidencia e de saída nos lados). Para facilitar, existe uma ferramentinha chamada escantilhão (paguei R$10 na Florencio de Abreu). Ela aparece aqui junto da primeira rosca "de verdade" que abri, um adaptador (morse) pra montar o mandril no cabeçote móvel
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p51776767.html
Ajuda a afiar corretamente e a montar a ferramenta perpendicularmente à peça. Roscas métricas e polegadas de parafusos são 60 graus. Algumas coisas muito antigas ou roscas específicas (água? etc) são 55 graus.
Esta a 2a. peça com rosca que fiz, e a 1a. com rosca interna, uma flange para uma plaquinha (era uma polia de fofo de sucata).
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p51776769.html
Algumas roscas são mais chatas, como roscas trapezoidais ou quadradas. Estes dias abri minha primeira quadrada, fiz buchas novas para o cabeçote de um Joinville da dec. de 50 de um amigo. As buchas eram originais e estavam desgastadas muito além da possibilidade de ajuste (aqui as novas que fiz junto das antigas - foi uma aventura fazer essas peças com a precisão necessária, para meu alívio tudo montou certinho no torno dele).
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p53993896.html
Uma boa referência sobre roscas (e torno em geral) é o Manual do Torneiro.
http://www.wewilliams.net/docs/1941%20-%20Manual%20do%20Torneiro%20-%2038%20Ed.pdf
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Pessoal, "Casillas"... melhor fonte pro assunto.
Olá Miyamura, grato pela resposta.
Mas, desculpe-me se a pergunta for idiota, mas o que é Casillas ??? ???
Como disse antes sou novato no assunto ::)
Ivan, grato pela aula!
Foi uma excelente introdução. Já havia visto este livro "Manual do Torneiro" mas não consegui comprá-lo! Parece-me que está esgotado!
Você ou algum outro colega tem alguma outra indicação de um bom livro sobre o assunto?
Abraço a todos
Lourival
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Para esses tornos BV20, ele já tem uma redução no cabeçote. Pela tabela do manual postado em outro tópico aqui, para aquele modelo a relação dele faz com que tenha um "fuso efetivo" com passo de 0,8mm, se entendi bem. Mas a idéia é a mesma.
0.8888.... para ser mais preciso, já que o fuso tem passo de 4mm, e a redução é de 4,5:1
Este programa aqui permite ajudar a escolher a montagem. Colocando as engrenagens que você tem, o "passo efetivo" do fuso (ou o passo medido e no campo "kludge factor" a redução deste eixo no cabeçote que mencionei), ele lista as montagens possíveis.
http://www.lathes.co.uk/threading/nthreadp.exe
Só para reforçar, o valor no "Kludge Factor" deve ser 4,5 para o BV20
Ivan,
Obrigado pelas excelentes explicações
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... o que é Casillas ??? ???
Casillas é o nome do autor, e é como é conhecido um livro técnico muito útil...
Você ou algum outro colega tem alguma outra indicação de um bom livro sobre o assunto?
Parece que nas mensagens acima, o Ivan postou um link para um documento em PDF que pode ser interessante.
Infelizmente não hás muita literatura em Português que aborde o assunto...
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... o que é Casillas ??? ???
Casillas é o nome do autor, e é como é conhecido um livro técnico muito útil...
Você ou algum outro colega tem alguma outra indicação de um bom livro sobre o assunto?
Parece que nas mensagens acima, o Ivan postou um link para um documento em PDF que pode ser interessante.
Infelizmente não hás muita literatura em Português que aborde o assunto...
Bom dia Fgilii, você saberia me dizer o nome deste livro do Casillas ?
Forte abraço
Lourival
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Lourival,
Máquinas - Formulário Técnico
Editora - Mestre Jou
Autor - A. L. Casillas
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Lourival,
Máquinas - Formulário Técnico
Editora - Mestre Jou
Autor - A. L. Casillas
Fabio, muito obrigado pela ajuda.
Forte abraço a todos,
Lourival
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O Casillas é muito bom, mas é mais um compêndio de tabelas/fórmulas etc. É uma excelente referência, mas tem poucas instruções. Pode ser baixado aqui no original em espanhol (pero para él bueno entendedor...:))
http://rapidshare.com/files/52771679/A.L.Casillas_-_Maquinas_-_Calculos_de_Taller.pdf
O manual do torneiro é um livro feito para ensinar a usar um torno quem nunca operou um. O link da versão eletrônica postei na mensagem anterior...
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O Casillas é muito bom, mas é mais um compêndio de tabelas/fórmulas etc. É uma excelente referência, mas tem poucas instruções. Pode ser baixado aqui no original em espanhol (pero para él bueno entendedor...:))
http://rapidshare.com/files/52771679/A.L.Casillas_-_Maquinas_-_Calculos_de_Taller.pdf
O manual do torneiro é um livro feito para ensinar a usar um torno quem nunca operou um. O link da versão eletrônica postei na mensagem anterior...
Ivan, grato pelas excelentes dicas. Já baixei o Manual do Torneiro e imprimi! Muito legal!
Abraços
Lourival
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Fiquei meio sumido mas "vortei"
Ô Ivan, da hora esse livrinho hein! Um achado!
Valeu
Pessoal em tempo
FELIZ NATTTTTAAAAAAAAAAAA LLLLLLL :D
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Olá pessoal do fórum! Adquiri recentemente um torninho chinês, que é muito parecido com o MR-300. No manual explica como se faz roscas, mas tem um dispositivo que não está incluído no torno que eu comprei, seria o dial thread indicator, que fica preso no carro principal perto do fuso que movimenta o carro em modo automático.
(http://users.tpg.com.au/users/p8king/tl5019.jpg)
É possível fazer roscas sem esse dispositivo? Tentei fazer uma rosca, mas não obtive sucesso, pois quando eu tenho que voltar o carro para o próximo passe de corte a única forma de fazer o carro voltar sem desengatar é acionando a alavanca de retrocesso(inverter o motor não altera o sentido do movimento do carro), e nesse processo ás vezes as engrenagens não se encaixavam direito obrigando a girar a placa e assim "desindexar" a rosca.
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...É possível fazer roscas sem esse dispositivo?
Sim, desde que não desengrene o fuso .
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E qual seria a maneira que eu deva proceder? Existe outra forma de fazer o carro voltar sem acionar a alavanca de retrocesso?
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Bem, na verdade é preciso analisar caso a caso.
Normalmente é possível fazer as roscas sem desengrenar parando o torno pela chave liga/desliga - como a ferramenta está em contato com a peça não há tendência do torno girar a placa livremente (mas há uma inércia da placa, e deve ser prevista).
A rosca é feita em velocidade baixa (no meu torno a mais baixa é 140 rpm), e aciono a chave para deligar um pouco antes de terminar a rosca - muitas vezes eu termino o comprimento a ser rosqueado manualmente girando a placa com a mão ou com um pino inserido em um dos parafusos de aperto das castanhas.
Uma vez que chego no final, vejo a profundidade da ferramenta através do nônio, retraio a ferramenta e faço a reversão do movimento.
Reposiciono a ferramenta ou na nova profundidade ou repito a mesma profundidade do passe anterior (para um melhor acabamento ou para ajuste da profundidade) e aciono novamente o torno para frente.
Para fazer voltar o carro desengrenando o avanço automático das duas uma:
- se seu torno tem fuso em milimetros e está fazendo uma rosca em milimetros, e o trem de engrenagens não possui nenhum tipo de redução entre a placa e a primeira engrenagem movida, pode ser possível reengrenar o fuso na posição correta.
- se usa um relógio de marcação de início de rosca (thread dial).
- se o fuso é mm e a rosca a ser feita é polegadas não se pode desengrenar (ou vice versa - fuso em polegadas e rosca em milimetros)
Se seu torno (assim como o meu) possui redução de movimento entre a placa e o trem de engrenagens - o meu tem uma relação de 4.5:1 - uma volta completa do eixo da engrenagem motora para 4.5 voltas da placa, então não posso desengrenar o fuso mesmo que esteja fazendo rosca em milimetros (meu fuso tem passo 3 mm).
Não me lembro mais, mas se não me engano o Cassio postou uma matéria muito interessante sobre abrir roscas num torno e sobre como o relogio de roscas funciona - dê uma pesquisada no forum e encontrará as mensagens dele.
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Muito obrigado pelas dicas Fabio!
Consegui cortar uma rosca seguindo o jeito que vc executa no seu torno, ligando e desligando o motor. O meu torno tem o fuso do carro em polegadas, mas no manual tem as relacoes de engranagens que devo usar para cortar as roscas em milimetros. Agora so tenho que praticar mais, cortei a rosca mas acho que errei na profundiade do corte.
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tutorial ensinando a abrir roscas em torno mecânico (http://www.youtube.com/watch?v=ms4DMgysG8A#)
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o indicador de rosca , tem tb as engrenagens certa para cada passo pra colocar nele.. tem um range
vc tem que engatar no mesmo numero do desengate senão me engano
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hotshoecustom obrigado pelo vídeo. O indicador tinha até pensado em fazer, mas como eu ainda não farei tantas roscas desencanei da ideia.
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hotshoecustom obrigado pelo vídeo. O indicador tinha até pensado em fazer, mas como eu ainda não farei tantas roscas desencanei da ideia.
de nada! no que eu puder ajudar, tamos ae
to upando um video, cortando uma engrenagem usando divisor . depois vou postar