Autor Tópico: Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio  (Lida 62237 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #60 Online: 23 de Fevereiro de 2007, 08:55 »
Ficou ótimo Villas, obrigado :)



villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #61 Online: 25 de Fevereiro de 2007, 15:53 »
Achei um link interessante e não poderia deixar de postar (não li nem a metade ainda)

http://www.focuser.com/atm/anodize/anodize.html

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #62 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 10:33 »
Bom só para esclarecer, segue o que eu quero temperar com o pela-porco. São aquelas peçinhas para fixar na mesa da fresadora feitas em aço 1045 que tem de medidas aproximadas: 75 x 25 x 10mm(alt).

Será que precisa ??? ... em 1020 eu tinha feito duas peças um poucomenores e entortou.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #63 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 11:46 »
Villas,

Tenta temperar em um pedaço desse material com seu maçarico mesmo (sem cementar)...para testar depois se "pegou" ou não, passe uma lima - se el "escorregar" temperou...

Se der certo, parte para estas peças...

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #64 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 12:04 »
Boa ... assim será mas você acha que precisa temperar pelas medidas e por ser aço 1045?

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #65 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 12:14 »
Villas,

Não entendí - voce diz que em aço 1020 sem temperar elas não aguentaram...1020 pra 1045 não é tanta diferença assim não... claro - são materiais diferentes, mas se o braço da ferramenta e o braço de quem aperta a porca forem muito fortes, nem com 8640 indeformável dá pé :)

Tempera estas então uai!

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #66 Online: 26 de Fevereiro de 2007, 12:29 »
É isso que eu queria saber

obrigado

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #67 Online: 04 de Março de 2007, 00:38 »
Olha um JAPA fazendo mais ou menos o que eu quero fazer:
http://homepage2.nifty.com/masamoto/Quenching.htm

Só que depois do primeiro mergulho no óleo ele bota as peças num forno a 150 graus e não sei por quanto tempo que não entendo lhufas de japones mas deve ser para revenir.

Ele cita algo como HRC60 e HRC65 e eu acho que foi a dureza atingida no final

PS.: tem um pdf em japones tb mas eu entendi uma figura que tem lá que seria a cor do aço por temperaturas.

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #68 Online: 04 de Março de 2007, 00:51 »
Alguem entende japones ai ??

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #69 Online: 04 de Março de 2007, 07:27 »
Villas,

Provavelmente a peça retorna a um forno para ser revenida mesmo...

Me lembro no tempo da escola que após a têmpera, a peça adquiria uma coloração escurecida. Esta peça era escovada em um moto-esmeril com um disco de cerdas de aço para expor a coloração tradicional do aço (cor clara prateada).

Para o revenimento, era colocado na forja um bloco de aço de mais ou menos 100 x 100 x 50 mm e era deixado lá por uns 10 ou 15 minutos.

Este bloco era então retirado da forja e colocado sobre uma bigorna.

Usando uma tenaz para segurar a peça temperada, esta era colocada apoiada sobre o bloco quente, e se observa a coloração do aço recém escovado.

Em poouquíssimo tempo ele começava a ficar "marrom-amarelado" - esta é a cor certa.
Se deixar mais um pouco sobre a peça quente, a cor começa a se tornar levemente "azulada", e neste momento deve ser rapidamente retirada e se deixa esfriar em ar...

Sua peça estará revenida...

Sobre a dureza, eu acredito que é dificil alcançar uma dureza assim com um 1045 que não passou por outros tratamentos prévios (cementação por exemplo), mas deve ser possível algum resultado razoável, pois é um aço um pouco "pobre" em carbono...

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #70 Online: 05 de Março de 2007, 23:25 »
Aproveitando o tema do tópico, to com um orçamento de uma fresa especial para veneziana (madeira) no anexo (copiado de uma que ele tinha) e vai cortar um rasgo
 
Ele quer com 75mm total de comprimento com 8mm de haste e 10mm na parte mais grossa.

O causo é o seguinte: a que ele tinha era temperada acredito de aço 1020 ou 1045 talvez .. o que acham? não consegui saber que material era.

Pretendia fazer com um bits HSS redondo de 10mm e rebaixar para 8mm no torno a parte da haste (tem que ser 8mm) ... e o resto fazer com a fresadora.

Que tal? quanto eu cobro disso ?

PS.: O cara precisa de 2 pra ONTEM !!! e não faço idéia de quanto ele paga.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #71 Online: 06 de Março de 2007, 07:27 »
Villas,

Acredito que o melhor é fazer em HSS, pois mesmo fazendo de 1045 não ficará nada bom - digo, não acredito na durabilidade...

O problema será usinar esse rebaixo de 8mm no HSS - o ideal seria poder retificar esta redução de diametro.

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #72 Online: 06 de Março de 2007, 07:42 »
Citação de: "fgilii"
Villas,

Acredito que o melhor é fazer em HSS, pois mesmo fazendo de 1045 não ficará nada bom - digo, não acredito na durabilidade...

O problema será usinar esse rebaixo de 8mm no HSS - o ideal seria poder retificar esta redução de diametro.


Ai é uma redução de 10mm para 8mm em uns 50mm de comprimento. Não dá pra fazer com pastilha de videa com suporte? Ai no caso essa haste de 8mm vai num mandril manja?

Retificar no torno eu não tenho um dispositivo para girar o rebolo no torno mas já pensei nisso.

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #73 Online: 06 de Março de 2007, 07:45 »
E com um 8640 e depois mandar temperar só a ponta para uns 55/60 RC?

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #74 Online: 06 de Março de 2007, 07:46 »
Villas,

Eu acho que nem com pastilha de metal duro...mas tenta...

Pensa sériamente em fazer um dispositivo de retifica para seu torno - é uma mão na roda...

E a têmpera das pinças de fixação? deu certo?