Autor Tópico: Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio  (Lida 62238 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #75 Online: 06 de Março de 2007, 07:47 »
Villas,

Sobre o 8640 pode ser, mas deixa te perguntar outra coisa?

O desenho desta ferramenta - é assim mesmo?



villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #76 Online: 06 de Março de 2007, 07:52 »
Caramba ... um cara de uma loja disse que com pastilha de metal duro comeria o eixo sem problemas.


Citar
E a têmpera das pinças de fixação? deu certo?


Ainda não fiz. O meu maçarico tem rosca para bujão pequeno (rosca fina) e o mesmo está vazio mas vou comprar um adaptador para rosca grossa e testo até o final de semana.

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #77 Online: 06 de Março de 2007, 07:56 »
Citação de: "fgilii"
Villas, Sobre o 8640 pode ser, mas deixa te perguntar outra coisa?
O desenho desta ferramenta - é assim mesmo?


Pois é achei muito esquisita também mas copiei de uma que ele comprou numa loja especializada em marcenaria. A unica coisa que eu mudaria e ele me disse que já tinha visto isso, foi aquele segundo chanfro que seria concavo (ou convexo ... deu branco hehe) para extrair os cavacos melhor mas ele disse que funciona.

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #78 Online: 06 de Março de 2007, 08:00 »
Citar
Pensa sériamente em fazer um dispositivo de retifica para seu torno - é uma mão na roda...


Fábio ... pensei em prender um rebolo na placa giratório ... é isso ? Que diâmetro? 6pol?

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #79 Online: 06 de Março de 2007, 08:00 »
Villas,

Acho que será dificil usinar o HSS com pastinha, mas não impossível...

Penso que como o diametro é pequeno e o comprimento delativamente longo (50mm), os esforços na hora da usinagem poderão deixar i eixo cônico, mas só experimentando pra ver, nãoé???

Comentei sobre o formato, pois acho que não tem saída de material, mas como sempre tem umas novidades no mundo, fico quieto... :)

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #80 Online: 06 de Março de 2007, 08:05 »
Ha .. achei esse dispositivo do anexo mas a minha maquininha (retifica xing ling master) acho que não aguentaria o tranco.

http://www.littlemachineshop.com/products/product_view.php?ProductID=2935&category=

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #81 Online: 06 de Março de 2007, 08:05 »
Villas.

O suporte para retifica deve ser feito como se fosse um eixo de serra circular onde de um lado se coloca o rebolo e do outro recebe o acionamento de um motor eletrico.

O eixo seria montado em um suporte que vai fixado sobre o carro transversal do torno, no lugar do porta-ferramentas...

Este suporte deve  ter um formato que permita que o rebolo fique a uma certa distancia do centro do torno e que tenha campo de ajustes através do movimento do carro superior do torno...

Faça o torno girar na velocidade baixa e não se esqueça de protegem bem o barramento, pois o pó abrasivo tenderá a penetrar onde não desejamos...

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #82 Online: 06 de Março de 2007, 08:06 »
Pode ser assim também...

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #83 Online: 06 de Março de 2007, 08:11 »
Fábio ... então fazer aquele chanfro num bits de HSS não daria pra fazer na fresadora ? não come??

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #84 Online: 06 de Março de 2007, 08:17 »
Citar
O suporte para retifica deve ser feito como se fosse um eixo de serra circular

Agora lembrei que Já vi esse dispositivo ... saquei !

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #85 Online: 06 de Março de 2007, 08:20 »
Villas,

Sua fresadora é leve - acho que vai vibrar muito, mas tenta...

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #86 Online: 06 de Março de 2007, 08:22 »
Talvez a melhor opção seria o 8640 depois temperar só no corte não ?

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #87 Online: 06 de Março de 2007, 08:49 »
tenta...

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #88 Online: 07 de Março de 2007, 10:37 »
Bom ... decidi por fazer em VC131 pois o que me disseram é que bits de HSS teria que ser retificado mesmo com dito aqui tb.

A miha primeira opção foi fazer em 8640 porém um especialista me disse que este não pega "fio" (afiação) e que o VC131, além de ser mais adequado para uma ferramenta de corte, pega têmpera muito mais fácil.

A dica é temperar só a face de corte pois como a ferramenta é fina e meio longa (75mm mais ou enos) se eu meter o maçarico nela toda deitada, ela poderia entortar.

No caso de temperar a ferramenta toda, a dica seria pendura-la para não haver deformação.

Decidi fazer como o JAPA sugeriu:
- Temperar só a face de corte
-Meter o maçarico nela até avermelhar e notem a dica master: PEGAR UM IMÃ E TESTAR SE PEGA, ESQUENTAR ATÉ QUE O IMÃ NÃO TENHA MAIS EFEITO... em seguida derrubar no óleo.
- REVENIMENTO: aquecer com maçarico até ficar na cor "PALHA" , após limpar a superfície que deve ficar escurecida, e deixar esfriar no ar.

Bom ... já fiz a ferramenta no VC131 ontem só que me ocorreu uma coisa que por inexperiência não sei porque: quando eu estava nas ultimas passadas da redução de 12,7mm para 8mm, a ferramenta estava no meio da haste deixando a superfície bem brilhante tirando algo como 2 decimos e já estava na medida correta, então ela deu uma comida além e ficou riscada....

Parece que a ferramenta estava só polindo a superfície e derrepente começa a comer.

Seria afiação ??

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #89 Online: 07 de Março de 2007, 10:45 »
Villas,

O aquecimento deve ser feito lentamente, pois senão corre-se o risco de empenamentos e fraturas por tensões internas...

Com certeza é afiação...