Autor Tópico: Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio  (Lida 62235 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #90 Online: 07 de Março de 2007, 10:49 »
Citação de: "fgilii"
Villas,

O aquecimento deve ser feito lentamente, pois senão corre-se o risco de empenamentos e fraturas por tensões internas...

Com certeza é afiação...


Aquecimento você se refere ao revenimento posterior ou na têmpera propriamente dita? (lembrando que vou fazer isso com maçarico manual a gas GLP)



Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #91 Online: 07 de Março de 2007, 10:57 »
Não - antes da têmpera.

Aquecer devagar é uma técnica importante, pois faz com que o material fique com a mesma temperatura na superficie e no miolo...

O ideal seria fazer o que se chama de "aquecimento de pré-têmpera", ou "revenimento de distenção"...

O ideal seria verificar em uma tabela qual a temperatura e o tempo de pré têmpera, mas se esquentar devagar, dá certo também...

Devagar que digo é devagar mesmo - cerca de 15 a 20 minutos se puder

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #92 Online: 09 de Março de 2007, 20:19 »
Vamos ao assunto "TEMPERADO" :lol:

Já colhidos todos os depoimentos e lidas as dicas e truques disponíveis, munido de um maçarico aqui já citado e mais 3 tijolinhos refratários, fiz uma quina com os mesmo para meter fogo nas peças que queria temperar.

Você que ia gostar fábio !!! foi ilário  :onfire:

Preparação:
- maçarico pela porco devidamente ligado sem vazamentos num bojão GLP grande.
- meia lata cortada de cerveja devidamente calçada para não virar.
- óleo sae 90 de câmbio o suficiente para cobrir as peças
- um fio de arame rigido e curvo na ponta pra derrubar as peças.

Tudo preparado então acendi o maçarico ... e ai minha mãe já ficou preocupada com o barulho da pressão do gas vai vendo !

No total de aquecimento acho que não deu mais que 15 minutos para que as peças ficassem totalmente avermelhadas.

Desliguei o maçarico, movi a lata de óleo par a posição encostada na beira do tijolo refratário de base e com o arame, derrubei a primeira peça no óleo.

UMA FUMAÇA QUE PARECIA PNEU PEGANDO FOGO ... IMPRESSIONANTE !

Quaaaaando fui derrubar a segunda peça, a fumaça aumentou e o óleo começou a espirrar e borbulhar ... então o óleo pegou fogo ( ai minha mãe ficou no desespero ... a véia só faltou chamar os bombeiros ...)

Ninguém havia me falado que o óleo poderia se incendiar ... e pra apagar ??? o troço queimava feito os poços de petróleo no iraque !!!  :hothot: :hothot: :hothot: :hothot: :hothot: :hothot:

Pena não ter maquina fotográfica la nesta hora pra pegar a cara do povo hahahaha ...
Na verdade era um foguinho que se apagou com um pano abafando e boa ..

Bom ... as peças ficaram com uma crosta preta que, após eu esfria-las com agua uns 20 minutos depois do óleo, removi com um processo de lixamento / polimento.

É isso  ... sei lá que dureza ficou mas deve ser o suficiente pra não entortar os fixadores ... experimentei derrubar no chão para ver se a tempera máxima poderia deixá-las quebradiças mas não foi o caso.

.. E até a próxima aventura neste mesmo batcanal hahah

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #93 Online: 10 de Março de 2007, 08:29 »
Villas,

Hilária sua descrição :D

Para experimentar se pegou alguma têmpera, experimente passar a lima - se ela "agarra" é porque não temperou, ou temperou bem pouco.

S ela "escorregar", pode bater palmas :cheers:

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #94 Online: 10 de Março de 2007, 08:31 »
Uma dica,

Quanto mais volume de óleo tiver, mais rápido a peça esfria (pois o óleo demora mais a esquentar) e o risco de incendiar a casa é menor...

Se for temperar muitas peças, use um balde grande de óleo...

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #95 Online: 10 de Março de 2007, 09:15 »
Segundo meu Pai, NÃO AGARROU !

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13727
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #96 Online: 10 de Março de 2007, 09:18 »
Se não agarrou,m provavelmente está temperado...

Fez o teste do imã durante o aquecimento?

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #97 Online: 10 de Março de 2007, 10:58 »
haha .. esqueci cara !!! ... caramba

Eu descrevi ontem o processo para um amigo que manja um pouco e ele me descreveu tudo exatamente como pareceu ter acontecido do tipo: quando o aço ficou vermelho, parece que quase descascava a superfície e parecia que dava pra ver dentro da peça ou coisa assim ...

Ele disse que tá beleza. A única coisa que ele citou e que eu demorei um pouco (15 segundos) foi o tempo ra derrubar a segunda peça, que segundo ele, teria que ser rápido.

...é que a fumaçeira era taaaaanta que demorei um pouco pra mergulhar.

Offline F2S

  • Novato
  • *
  • Posts: 0
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Santos - SP
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #98 Online: 10 de Março de 2007, 12:49 »
Também com tanta emoção como lembrar de todos os detalhes.

Mas Villas a sua reportagem de como tudo aconteceu me fez rir muito . . . você provavelmente tem uma veia de humor!

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #99 Online: 10 de Março de 2007, 16:48 »
Citar
Mas Villas a sua reportagem de como tudo aconteceu me fez rir muito


Serrão .. se tivesse visto a cara dos meus pais você ia rolar !!!!

Sem sadismo ... claro !!

Offline Arivaldo

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 389
  • Salvador - Bahia 40.110-180
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #100 Online: 10 de Março de 2007, 22:14 »
Citação de: "fgilii"
Fez o teste do imã durante o aquecimento?

Que é isso, Gilii?
A casa do cara pegando fogo, a mãe e o pai gritando apavorados e correndo para procurar os bombeiros e ...

... Gilii ainda queria que ele procurasse um imã... kkkk

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #101 Online: 10 de Março de 2007, 23:42 »
Citar
A casa do cara pegando fogo, a mãe e o pai gritando apavorados e correndo para procurar os bombeiros e ...


Bicho ... foi assim mesmo .. só vendo !! mas realmente na preparação eu não contava com fogo no óleo e me esqueci mesmo de deixar o imã ao lado como todos os outros materiais que preparei antes hehe.

Uma coisa que me distraiu muito e colaborou foi o vazamento do adaptador do bojão de gas que me "encheu os pikuas" ... o maçarico é rosca fina e precisei de um adaptador ... ai eu acho que me esqueci do imã !

villas

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #102 Online: 10 de Março de 2007, 23:45 »
PS.: foi mais ou menos como no dia que descobrimos na casa de meus pais uma infestação de cupins e eu comecei a fazer a fogueira ... imagina a véia gritando comigo quando o fogo chegou a certa altura ......

Landa

  • Visitante
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #103 Online: 17 de Março de 2007, 18:49 »
Villas
Este é pra você...e tem muita informação no site também
http://www.britishblades.com/home/articles.php?action=show&showarticle=31

Offline Brenck

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 377
  • Sexo: Masculino
Tratamento quimico, metais ferrosos e anodização de aluminio
« Resposta #104 Online: 17 de Março de 2007, 18:56 »
Landa,

Vou te falar que minha mãe tem um forno muito parecido com esse so que maior, pelo menos dentro a construção é a mesma, ela usa pra dar a queima da pintura nas porcelanas que pinta.