Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

Bem Vindos! => Apresentação => Tópico iniciado por: opalalta em 21 de Dezembro de 2006, 11:53


Título: Altair Guimarães
Enviado por: opalalta em 21 de Dezembro de 2006, 11:53
Olá pessoal.
Deixa eu me apresentar a vocês.
Meu nome é Altair Guimarães,  tenho 47 anos, sou casado e tenho 4 filhos (dois do primeiro casamento (ele com 18 e ela com 17 anos) e dois do segundo sendo ela com 10 e ele com 9 anos).
Sou analista de sistemas especializado em ambiente mainframe há 21anos.

Como hobby  eu curto marcenaria e mecânica (mais marcenaria) e dou umas cacetadas em eletrônica (dá para criar uns efeitos pirotécnicos de vez em quando) :twisted: .
Já tentei  várias vezes construir um torno para madeira, tive sucesso, porém o troço ficou um trambolho e como usava muito pouco acabei por desmonta-lo.  
Meu sonho é montar um torno mecânico, de modo que possa trabalhar peças de até 50 cm entre pontas, mas isto são outros quinhentos.

Eu descobri este fórum por acaso.  Meu filho mais velho quer incrementar seu computador e me pediu para fazer um case para ele.
Comecei a pesquisar no clube do hardware e ví o tópico “ABC do CNC - Fresadoras e Plotters “.
Quê isso??? :-k  (me perguntei)
Caramba!!!!!   Eu achei o paraíso!!!!!! :angel:  :angel:
E lendo as mensagens, ví outro link para este fórum (ou seja, achei um paraíso dentro do que eu achava ser o paraíso). \:D/   \:D/

Comecei a ler os tópicos (e ainda não terminei. Aliás não estou nem na metade deles) e me empolguei muito com as idéias e projetos existentes.

Muito legal o ambiente aqui  =D> . Muitos feras participantes, muitas máquinas de cair o queixo, muitas informações.

Bom..... decidi que vou montar minha “criatura” também.
Primeiro vou montar algo simples, porém duradouro (nada de MFD [-X ). Uma fresa que me permita trabalhar em madeira e acrílico.  
Já adquiri os motores (3 x  23LM C004) e estou montando a placa do Herculano Lavrador. (aliás já tenho uma dúvida que irei postar no tópico dela).

Pretendo aprender (e errar) com ela para depois partir para o meu sonho tão antigo,  um torno CNC que seja capaz de esculpir peças como por exemplo  peças de xadrez.

Não tenho um décimo do conhecimento de vocês, mas vou ler todas as mensagens e se puder ajudar em algo, podem contar comigo. Enquanto isto vou encher um pouco o saco de vocês com alguma dúvida que tiver.
Título: Altair Guimarães
Enviado por: F.Gilii em 01 de Janeiro de 2007, 18:02
Opalalta,

Desculpe pela demora em lhe dar boas vindas...

Bem vindo ao forum "Guiacnc"...