Olá, Jorge e Fábio,
Se me permitem dar um palpite, para a astrofotografia a melhor montagem é a equatorial, pois é necessário manter o movimento de apenas um único eixo para garantir o posicionamento "estático" do objeto a ser fotografado. O problema é justamente o alinhamento com o eixo da Terra, que demanda tempo para ser feito. Entretanto, após a trabalheira, é só apontar o bicho, ligar o motor e pronto! É só abrir o obturador e deixa a coisa rolando.
No entanto, apesar de os sistemas informatizados facilitarem muito as coisas, ainda é preciso uma mecânica bem feita (não tanto quanto era necessário antigamente) para se garantir um bom acompanhamento, ainda mais se for fazer fotografias.
A montagem altazimutal também serve para astrofotografia, mas existem alguns inconvenientes, pois será necessário mover dois eixos. Além disso, tem o problema da passagem pelo zênite, que faz o tubo ótico dar uma espécie de "salto", avacalhando com a vida do astrofotógrafo.
No meu projeto, ainda não sei qual a montagem utilizar... A altazimutal é mais prática, porém a equatorial é melhor para controlar e para fotografar. Mas isso é uma decisão para o futuro! No momento, estou preocupado com os problemas da ótica a ser trabalhada, que é bastante desafiadora (além de ter que finalizar, também, minha primeira CNC, cujo projeto está se arrastando, hehehe!).
Um abraço.
Vinícius.