Autor Tópico: Codigo G02 e G03  (Lida 6805 vezes)

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Offline alangustavo_

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Codigo G02 e G03
« Online: 24 de Fevereiro de 2016, 08:27 »
Pessoal no Art cam fiz um circulo , e criei um percurso usando um pós-processador para gerar arcos G02 e G03, mas para fazer essa esfera, normalmente iria utilizar apenas 2 comandos de arco, mas olha o que ele gera

%
G90
G49
M3 S15000
N4 G0 X3.413 Y255.000 Z10.000
N5 G1   Z-3.700 F3000.0
N6 G2 X3.739 Y267.935 I+264.065 J-0.201 F4560.0
N7 G2 X28.218 Y364.066 I+250.039 J-12.489
N8 G2 X104.463 Y456.599 I+227.453 J-109.735
N9 G2 X204.288 Y501.474 I+150.132 J-200.504
N10 G2 X267.935 Y506.261 I+50.689 J-248.463
N11 G2 X364.066 Y481.782 I-12.489 J-250.039
N12 G2 X456.599 Y405.537 I-109.735 J-227.453
N13 G2 X501.474 Y305.712 I-200.504 J-150.132
N14 G2 X506.261 Y242.065 I-248.463 J-50.689
N15 G2 X481.782 Y145.934 I-250.039 J+12.489
N16 G2 X405.537 Y53.401 I-227.453 J+109.735
N17 G2 X305.712 Y8.526 I-150.132 J+200.504
N18 G2 X242.065 Y3.739 I-50.689 J+248.463
N19 G2 X148.693 Y26.910 I+12.492 J+250.057
N20 G2 X58.961 Y97.300 I+106.913 J+228.681
N21 G2 X12.960 Y186.116 I+195.309 J+157.479
N22 G2 X3.413 Y255.000 I+242.310 J+68.687
N23 G0   Z10.000
N24 G0 X0.000 Y0.000
G0Z10.000
X0.000Y0.000
M05
M02
%




Offline Jorge_BH

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Re:Codigo G02 e G03
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 12:25 »
Para fazer um círculo, é só um comando G2 ou G3, mas, para uma esfera não vejo como só um ou dois.
Vc mandou simular pra ver o que acontece? Qual o tamanho da esfera?
Poste o desenho aí para o pessoal ver.
abç

Offline A.Hoffmann

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Re:Codigo G02 e G03
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 19:38 »
Boa noite Alan,

Retirei um trecho da apostila deste link http://www.ppgel.net.br/uaisoccer/downloads/1272064533.pdf
Pág. 21

"Interpolação circular horária com definição do centro (G2)
Nesta configuração tem-se o controle da posição do centro da circunferência, colocando-o
nas coordenadas I (para o eixo X), J (para o eixo Y) e K (para o eixo Z). Também possui o
parâmetro F para programação da velocidade de avanço. Com este comando pode-se programar
uma circunferência completa. Este comando irá gerar erro caso as coordenadas iniciais, finais e
do centro não satisfizerem corretamente as condições matemáticas.
G2 X__ Y__ I__ J__ F__ (para o plano XY).
G2 X__ Z__ I__ K__ F__ (para o plano XZ).
G2 Y__ Z__ J__ K__ F__ (para o plano YZ).
Interpolação circular anti-horária (G3)
É um comando similar ao G2, sendo que a diferença é o sentido em que o giro ocorre. No
caso de G3 o sentido é anti-horário. Possui a estrutura que utiliza o raio e também a definição de
centro. Maiores detalhes podem ser observados no comando G2."

Att.

Offline cientista13

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Re:Codigo G02 e G03
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 21:27 »
Não vou conferir linha por linha pois tô meio preguiçoso hoje  :D :D :D :D

mas.....

Pra começar com esse código não vai fazer uma esfera, no máximo um circulo :D

usando o artcam (e acontece com outros softwares também) é mais ou menos assim.. para cada segmento uma linha. muito provavelmente o circulo é formado por vários segmentos de vetor. devem existir vários pontos no meio do vetor e não apenas um ou dois arcos.

Se criar um circulo no artcam, vai ter pelo menos 4 vetores em arco. ao gerar o percurso, vai ter no minimo 4 linhas. Se criar o circulo e der um offset o novo circulo terá muitos segmentos de vetores, com muitos pontos e o percurso será gerado com muitas linhas. Em alguns casos os segmentos nem serão arcos, apenas retas muito curtas e o percurso será gerado com G1 sem usar G2 nem G3.

Se achar necessário diminuir o numero de linhas no programa de corte, edite o circulo.

Offline alangustavo_

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Re:Codigo G02 e G03
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 22:33 »
Certo entendi, é mesmo como o cientista13 disse, são varios arco formando um circulo, mas qual a diferença de usar arcos ou usar somente retas ? qual é melhor tem alguma diferença ?

Offline cientista13

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Re:Codigo G02 e G03
« Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 23:33 »
dizem que retas são arcos de raio infinito  ;D ;D ;D ;D

então não existiria diferenças  ;D ;D ;D ;D ;D

Melhor é usar arcos, fica mais redondinho.

Normalmente os softwares de controle funcionam linha a linha, então se a cada ponto tem uma linha, quanto menos pontos melhor.

Vamos supor que a máquina seja meia limitada em termos de aceleração nos eixos, então a cada ponto vai ter uma aceleração e desaceleração fazendo com que a máquina acabe ficando lenta. Se for cortar um circulo formado por muitos arcos vai ter muitas "paradas", então quanto menos arcos são usados melhor. Porém nem sempre é possivel ir editando os vetores para eliminar pontos desnecessários.
 

Offline minilathe

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Re:Codigo G02 e G03
« Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 05:37 »
Ao gerar uma série de comandos G para cortar ou usinar ao longo de uma trajetória, um programa CAM é geralmente meio burrinho, ou seja, aproxima qualquer trajetória (reta, elíptica, circular, parabólica, hiperbólica, espiral, ...) com segmentos de reta. Isso é feito para tornar o programa mais flexível e poder se adaptar a qualquer trajetória, mas paga-se um preço do programa não gerar a quantidade mínima de comandos G. Mas, é uma vantagem para máquinas que não possuem (ou não suportam) o comando G2 ou G3.

De qualquer modo, ao executar um comando G2 ou G3, a complexidade da geração do movimento deixa de ser do programa CAM (que geraria muitos comandos G1 para compor uma curva) e passa a ser do programa CNC, que deve decompor um único comando em vários movimentos sincronizados dos motores.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2016, 05:38 por minilathe »

Offline cientista13

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Re:Codigo G02 e G03
« Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2016, 22:06 »
Bem lembrado Gil, nem todas as máquinas suportam o G2 e G3. e não é questão de máquina ser baratinha ou custar um monte de dinheiro. Presto manutenção em um a fabrica que tem um centro de usinagem que custa 400 mil dolares e nele não funcionam o G2 e G3.


Offline alangustavo_

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Re:Codigo G02 e G03
« Resposta #8 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 19:59 »
Entendi, na minha cnc eu que criei o programa de controle da maquina, ele faz a leitura do codigo g, e até uns dias atras eu só tinha implementado os movimentos G00 e G01 agora implementei a interpolação circular , a diferença é que as curvas se tornam muito mais precisas por exemplo se um programa como o artcam gera 10 retas para criar um arco de um certo tamanho, vc tendo a interpolação circular vc consegue uma quantidade infinita de retas, sendo possivel programar a quantidade de retas que quiser para criar o arco

Offline minilathe

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Re:Codigo G02 e G03
« Resposta #9 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 20:29 »
Entendi, na minha cnc eu que criei o programa de controle da maquina, ele faz a leitura do codigo g, e até uns dias atras eu só tinha implementado os movimentos G00 e G01 agora implementei a interpolação circular , a diferença é que as curvas se tornam muito mais precisas por exemplo se um programa como o artcam gera 10 retas para criar um arco de um certo tamanho, vc tendo a interpolação circular vc consegue uma quantidade infinita de retas, sendo possivel programar a quantidade de retas que quiser para criar o arco

Com um CNC de coordenadas cartesianas, baseado em motores de passo, eu não diria que com os comandos G2 ou G3 seria obtido um arco perfeito, considere que ao mover um motor de passo há sempre o step mínimo que é finito, portanto, o circulo será, de fato, imperfeito. No movimento circular, é feita a interpolação de movimentos nos motores, movendo-se um tanto cada motor de modo a aproximar um arco.

Por outro lado, num CNC de movimentação em coordenadas polares ou esféricas, por exemplo, poderíamos ter, em tese, um arco perfeito. Considerando que a movimentação circular é natural ao CNC, ou melhor, os eixos motrizes se movem em trajetórias em arcos de círculo simples ou compostos e não em retas (como num CNC cartesiano).
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2016, 20:31 por minilathe »

Offline alangustavo_

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Re:Codigo G02 e G03
« Resposta #10 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 21:04 »
Entao em teoria nunca vai ser perfeito em coordenadas cartesianas, o que da pra fazer para ficar mais próximo de arco é tendo uma precisão mecânica bem alta....
quando vc disse coordenadas polares, vc se refere a um eixo igual a de um torno, com o eixo rotativo fixo ?

Offline minilathe

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Re:Codigo G02 e G03
« Resposta #11 Online: 29 de Fevereiro de 2016, 23:26 »
Sistemas tridimensionais:
-Coordenadas cartesianas: x, y, z
-Coordenadas polares: r, teta, z
-Coordenadas esféricas: r, teta, phi
.....

Excetuando o fuso, um torno CNC possui normalmente dois eixos de movimentação: x, z

Excetuando as imperfeições construtivas, um torno consegue executar círculos (ou cilindros) perfeitos movendo apenas um eixo (x ou z), devido ao seu desenho mecânico específico.

Já um CNC de coordenadas esféricas consegue gerar esferas mantendo r = constante e movendo-se nos dois eixos de coordenadas (teta e phi). Ou círculos, movendo apenas um dos eixos.

Offline A.Hoffmann

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Re:Codigo G02 e G03
« Resposta #12 Online: 01 de Março de 2016, 21:16 »
Boa noite,

Vou pegar uma carona no tópico pra tirar uma dúvida...

Gil, então, basicamente os eixos que trabalham com coordenadas polares seriam o A, B ou C? Sejam eles automatizados ou na forma de um divisor universal?? Essas coordenadas são em graus ao invés de medidas em milimetros??

Grato!

Offline minilathe

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Re:Codigo G02 e G03
« Resposta #13 Online: 01 de Março de 2016, 23:18 »
então, basicamente os eixos que trabalham com coordenadas polares seriam o A, B ou C?

-Coordenadas polares: r, teta, z

Sejam eles automatizados ou na forma de um divisor universal?? Essas coordenadas são em graus ao invés de medidas em milimetros??

O eixo motriz associado a teta poderia ser implementado por um divisor acoplado a um motor de passo.

O ângulo de coordenada teta poderia ser medido em graus, radianos, grados, ...

Offline F.Gilii

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Re:Codigo G02 e G03
« Resposta #14 Online: 02 de Março de 2016, 10:29 »
Isto é o exemplo de uma máquina com movimentos polares... https://www.youtube.com/watch?v=i6POrjVXgsk

Claro, há vantagens e desvantagens como em tudo...

 

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