Autor Tópico: Controlando percurso no Artcam  (Lida 17606 vezes)

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Offline AlmirRP

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Controlando percurso no Artcam
« Online: 15 de Abril de 2010, 16:18 »
Ola, Boa Tarde.

Estou tentando usinar uma peça cujo desenho inportei do .stl, é um disco com abas chanfradas.
Estou usando o metodo de espiral em caixa, porem ela começa exatamente no centro
e eu gostaria de começar apartir de um determinado valor de diametro pra nao perder tempo. Isto é possivel? Como?  Alguem pode me ajudar?

lolata

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Re: Controlando percurso no Artcam
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2010, 16:24 »
Almir
Seria interessante voce postar o arquivo do Artcam aqui, assim fica mais facil de saber o que se trata e como poder te ajudar.
Um Abraço

Offline Alkalino

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Re: Controlando percurso no Artcam
« Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2010, 16:06 »
Faça um vetor na vista 2D que limite a área a ser usinada. No seu caso seriam dois círculos e usando a ferramenta usinagem 3D é só selecionar vetores em vez de modelo inteiro. Use offset como estratégia e começar por dentro ou fora, como desejar.

Espero ter ajudado e boa sorte.

Offline AlmirRP

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Re: Controlando percurso no Artcam
« Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2010, 08:36 »
Bom dia.
Lolata, segue o desenho da peça em .stl

Alkalino, nao consegui simular com a estrategia em espiral.


Offline Alkalino

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Re: Controlando percurso no Artcam
« Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2010, 20:06 »
Acho que é isso, né?


Simulação - Quando é a partir de vetores é offset ou raster. Mas a linha de fora vc tem que aumentar um pouco o tamanho pra pegar até embaixo do relevo. Eu fiz o modelo muito pequeno. Mas deu pra entender, né?


Abraços

Offline AlmirRP

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Re: Controlando percurso no Artcam
« Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2010, 07:16 »
Entendi sim.  Valeu....

Offline PauloA

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Re: Controlando percurso no Artcam
« Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2010, 01:01 »
Acho que é isso, né?


Simulação - Quando é a partir de vetores é offset ou raster. Mas a linha de fora vc tem que aumentar um pouco o tamanho pra pegar até embaixo do relevo. Eu fiz o modelo muito pequeno. Mas deu pra entender, né?


Abraços


Blz...só uma duvida...como faço para importar para area do artcam...abrcs

Offline Rportal

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Re: Controlando percurso no Artcam
« Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2010, 17:32 »
Ola pessoal!!!
Estou com um problema. Estou tentando fazer letras em alto relevo numa placa de madeira. Estou gerando o percurso no ArtCam e usando o Mach3 para cortar. Após gerar o percurso, faço a simulação e tudo nomal. Salvo o percurso como G-code Arcs MM (.tap). Carrego o codigo no Mach3 e na tela tudo perfeito. Faço o zeramento da ferramenta no canto inferior esquerdo da madeira e mando ver. E ai começa o problema. Ao começar a desbastar a segunda altura (Z) os eixos X e Y se deslocam no sentido negativo e tem letra que fica desalinhada em relação as demais. O que que pode ser isso?
Hoje tentei fazer fazer um circulo com a borda rebaixada em 2 mm num acrilico de 4 mm. São dois percursos, o primeiro é o rebaixo com 2 mm de profundidade e 38 mm de diâmetro e o segundo o corte do circulo com 42 mm de diâmetro e 4 mm de profundidade. E aconteceu a mesma coisa. O rebaixo ficou perfeito e o corte do diâmetro externo ficou fora de centro do interno.

Offline CRBR

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Re: Controlando percurso no Artcam
« Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2010, 18:40 »
Lageano,

Conforme seu relato dá a impressão da perda de passos de sua máquina.

Este circulo que vc está cortando externamente fica um circulo perfeito.

Ex. Sobrou material de um lado e faltou do outro. É isso mesmo? Mas é um circulo?

Carlos

Offline LuthierX

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Re: Controlando percurso no Artcam
« Resposta #9 Online: 04 de Julho de 2010, 17:30 »
Já que o assunto é sobre percurso, tenho uma duvida técnica, ai vai, estou usinando um percurso de um shape côncavo, e tenho a opção de fazer isto de forma raster e ou em offset.
Se eu usar offset (9238 linhas g-code), os três eixos (XYZ) estarão se movimentando o tempo todo durante o trabalho de usinagem, já que se trata de um modelo côncavo em 3d.
Se eu usar em raster (19.841 linhas g-code), o eixo Y estará dando passos a cada linha de usinagem dos eixos Z e X (neste caso o eixo y trabalha mais folgado).

Minha questão é a seguinte, três eixos trabalham mais folgados e exigem menos do software e do rardware, ou isto será indiferente?

Entendo que os três estarão em tempo integral energisados, porem o trabalho exercido pelo software para gerar pulsos para o y sera menor, isto pode ser visto como uma vantagem de economia e segurança em cenários deste tipo, ou é indiferente ???
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Offline Rportal

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Re: Controlando percurso no Artcam
« Resposta #10 Online: 04 de Julho de 2010, 18:27 »
Ola Carlos.

O circulo externo fica perfeito porém deslocado nos eixos X e Y. Sobra materia de um lado e falta do outro. E isso normalmente a contece quando a router precisa voltar ao inicio e refazer alguma coisa com uma medida de Z diferente. Se for perda de passo, o que eu preciso fazer para corrigir.

Obrigado.

Offline F.Gilii

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Re: Controlando percurso no Artcam
« Resposta #11 Online: 04 de Julho de 2010, 18:49 »
Ivan,

Faz algum tempo que eu estudo os percursos e as formas de se resolver certos problemas de usinagem, e creio que o ideal é usar uma combinação de percursos criados através de táticas diferentes para poder terminar as peças com o melhor acabamento possível.

Note ainda que quando eu digo "melhor acabamento possível", quero me referir à uma determinada necessidade, e isso está ligado aos tipos e disponibilidades de ferramental que temos à mão para executar um determinado trabalho.

Por exemplo, eu já usei muitas vezes um desbaste grosseiro em modo "offset e faria o acabamento em modo "raster com excelentes resultados finais, mas eram peças pequenas, e portanto os arquivos eram pequenos e de curta duração.

Seria interessante experimentar certas variações - uma delas é fazer acabamentos em "raster" mas à 45°...

Offline F.Gilii

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Re: Controlando percurso no Artcam
« Resposta #12 Online: 04 de Julho de 2010, 18:54 »
Rogério Portal,

Muitas vezes este tipo de anomalia - desenhos deformados e não retorno ao "zero" - são decorrentes de perdas de passo.

Uma das causas é que os drivers necessitam reconhecer um sinal de passo quando este está em nível baixo, e portanto se o programa estiver configurado ao contrário (para nivel alto) o driver sempre perde um passo no momento que inicia qualquer movimento.

Outra causa pode ser alguma folga nos movimentos, mas isso não quer dizer que não volte ao zero - às vezes pode voltar sim, dependendo das combinações de movimentações feitas durante as usinagens.

Offline F.Gilii

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Re: Controlando percurso no Artcam
« Resposta #13 Online: 04 de Julho de 2010, 18:56 »
Desculpe - relendo melhor sua mensagem, creio que o caso não aponte para folgas porque voce diz que os círculos estão formados corretamente...

Pode ser mesmo perda de passos por configuração ou mesmo por excesso de aceleração e/oui velocidade, mas aí os erros seriam aleatórios...

Offline Rportal

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Re: Controlando percurso no Artcam
« Resposta #14 Online: 04 de Julho de 2010, 19:40 »
Ola Fábio.

Já fiz um percurso a mão no mach para a router fazer um furo com a fresa em X0 Y0, deslocar em X e Y e retornar em X0 e Y0 e fazer o furo novamente repetindo essa rotinha indefinidamente e o furo fica perfeito. Não percebi perda de passo. O mach está configurado para um deslocamento de 1200 mm/min e aceleração de 300 seg. e pulsos com 10uS.

 

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