Autor Tópico: Duvidas Sobre ARTCAM ?  (Lida 308112 vezes)

Description:

0 Membros e 31 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13795
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #345 Online: 30 de Abril de 2008, 08:59 »
Acruwer,

Já comentei sobre isso, mas vai de novo:
"Acho" que o ArtCam não tem esta função (O VisualMill faz isso), mas pode tentar fazer o seguinte:

Programe a primeira ferramenta para a quantidade de passes que desejar, e programe a segunda para um passe com exatamente a cota da profundidade final...



Offline Acruwer

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1963
  • Sexo: Masculino
  • Acruwer
Re: Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #346 Online: 30 de Abril de 2008, 09:23 »
Ok, fabio, acho que nao deve ter esta opção mesmo, mas é que acho que ainda não entenderam... :)
Este percurso é feito somente com uma ferramenta, não troco, ele faz a fresagem conforme a figura 1 e após (sem trocar ferramenta nem nada) faz o percurso da segunda imagem....
Mas tudo bem.. Obrigado pelos esclarecimentos!! :)

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13795
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #347 Online: 30 de Abril de 2008, 09:24 »
Acruwer,

Não entendí mesmo...

Afinal, o que você quer com as duas ferramentas, já que a primeira ddá o acabamento?

Offline Acruwer

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1963
  • Sexo: Masculino
  • Acruwer
Re: Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #348 Online: 30 de Abril de 2008, 09:43 »
Ai é que ta, as figuras não se referem a dois percursos utilizando duas ferramentas...e sim as duas etapas de uma usinagem somente.. :)
Sim, a primeira já da o acabamento, mas, ai que esta a questão, quando ela vai fazer o acabamento contornando a letra, vamos supor que a letra tem uma altura de 6mm, e estou utilizando passes de 3mm cada, a ferramenta ira fazer 2 passes de 3mm cada quando contornar a letra, ai é que vem a duvida, não tem como mandar a ferramenta, somente neste caso (contorno final) ser realizado em um passe de 6mm somente? Não sei se ficou melhor...
Ou seja, começando do inicio:
Utilizando passes de 3mm para uma altura de letra de 6mm:
A ferramenta ira fazer os passes paralelamente ao eixo x conforme a figura 1, duas vezes, pois necessita de dois passes para se atingir os 6mm..
Apos feito estes dois passes, a ferramenta ira fazer o acabamento (contorno) da letra, so que ela ira nevamente fazer duas vezes o contorno, pois esta utilizando passes de 3mm cada em uma altura de 6mm, eu gostaria que somente este contorno fosse feito em um passe so, de 6mm... Lembrando que em todo este processo, nao troco de ferramenta nem nada... É o percurso que o Artcam faz automaticamente.. :-\

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13795
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #349 Online: 30 de Abril de 2008, 09:49 »
Acruwer,

Sim - agora ficou claro...

Não acredito que o ArtCam faça este tipo de acabamento porque ele usa as informações que foram imputadas na janela de características daquela ferramenta para gerar tanto os percursos de desbaste como os de acabamento, e ele não permite se se separem estes percursos infelizmente...

Acho que terá de conviver com isso...

Offline Acruwer

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1963
  • Sexo: Masculino
  • Acruwer
Re: Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #350 Online: 30 de Abril de 2008, 10:14 »
Pensei se tivesse alguma alternativa para melhorar... Então continuaremos assim... :)

Obrigado!

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13795
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #351 Online: 30 de Abril de 2008, 10:17 »
Talvez tenha - é questão de estudar e experimentar mais :)

Offline Acruwer

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1963
  • Sexo: Masculino
  • Acruwer
Re: Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #352 Online: 30 de Abril de 2008, 10:39 »
Ok!

Offline Guga

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 434
  • Sexo: Masculino
Re: Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #353 Online: 30 de Abril de 2008, 11:33 »
Acruwer, poruqe vc não cria uma nova ferramenta? por exemplo, vc cria essa mesma ferramenta de 6mm e só que deixa ela com passe vertical de 6mm, depois vc cria um percurso só de contorno da letra, e ainda pode criar um offset externo na letra de 0,05 assim a fresa iria tira somente 0,05 mas em 6 mm de uma só vez...
sera que nao daria certo??

Offline Guga

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 434
  • Sexo: Masculino
Re: Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #354 Online: 30 de Abril de 2008, 11:34 »
retificando, offset INTERNO...

Offline Acruwer

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1963
  • Sexo: Masculino
  • Acruwer
Re: Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #355 Online: 30 de Abril de 2008, 11:43 »
Sim, mas quando eu fizer a primeira usinagem, o já contorno sai junto com o arquivo conforme  o Fabio disse , nao tem como mudar isto...

Offline Guga

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 434
  • Sexo: Masculino
Re: Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #356 Online: 30 de Abril de 2008, 11:49 »
não sei se entendi a questão , oque eu estou falando é a respeito da sua letra em alto relevo...
Quando eu faço uma letra em alto relevo assim, e quero dar esse tipo de acabamento como vc quer em uma só vez eu faço isso..
Como o seu passe lateral é grande vc ganha tempo mas por outro lado perde acabamento...
eu crio a letra um pouco maior do eu quero, por exempo faco um offset externo de 0.05 e usino com passe lateral total...
depois eu crio uma perfilagem de contorno externo da letra original e com uma passe só, assim ela só tira esses  0,05 e fica bom...

Offline Acruwer

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1963
  • Sexo: Masculino
  • Acruwer
Re: Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #357 Online: 30 de Abril de 2008, 13:31 »
Vou fazer um teste desta maneira pra ver qual a diferença... Obrigado!

FSantos

  • Visitante
ArtCam em Portugues
« Resposta #358 Online: 09 de Maio de 2008, 03:31 »
Boas a todos, acabo de descubrir este  forum, e com algum tempo de leitura, encontrei a indicaçao para um soft que ainda não conhecia, que depois de ler algumas linhas o achei muito bom, e como seria obvio fui a procura dele na net, enfim, já a funcionar no meu pc, só que deparei-me com a linguagem que é em inglês, e segundo vi algures esse soft existe em Portugues, será que alguem me pode ajudar de como o poderei passar para Portugues, o soft a que me refiro é o ArtCam pro 2008, desde já os meus agradecimentos

Offline gambiarra

  • Fuso
  • **
  • Posts: 199
  • Sexo: Masculino
Re: Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #359 Online: 13 de Maio de 2008, 11:43 »
estou com problemas hoje tentei usinar minha primeira foto o problema é
que a peça esta ficando com marcas da usinagem o que será quee esta errado