Autor Tópico: Duvidas Sobre ARTCAM ?  (Lida 307730 vezes)

Description:

0 Membros e 29 Visitantes estão vendo este tópico.

reinaldoaf

  • Visitante
Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #90 Online: 25 de Abril de 2007, 13:58 »
Brenk,

tem um safet point la que vc configura...


deveria estar configurado em x=0 y=0 z=5 e vc mudou pra z 0

nao tenho artcam aqui pra te mostrar direito aonde é se ninguem enviar ate amanha cedo eu posto pra vc.. ok?

abç



Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13795
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #91 Online: 25 de Abril de 2007, 15:03 »
Brenk,

Voce pode editar o arquivo do pós processador que voce usa, e incluir estas linhas:

Procure esta seção:
;
; End of file

;


e adicione estas linhas (ou modifique o que existe)

END = "G0[ZH]"
END = "G0[XH][YH]"
END = "M30"

A primeira linha (END G0[ZH]) movimenta primeiro o Z
A segunda linha (END G0[Xh][YH] movimenta os eixos X e Y interpolados
A terceira linha (END M30) indica que o final do arquivo...

Para o "Z" parar acima do trabalho, no ArtCam voce deve indicar um "Safe "Z"" - uma "Altura de Segurança" para o eixo "Z"...

Este comando estará presente em qualquer janela de preparação de uma tática, e deve ser um valor positivo.

NOTA IMPORTANTE:

Antes de fazer outra usinagem, verifique "SE" o movimento na sua máquina está correto - quando se envia o eixo "Z" para baixo com a tecla PAGE DOWN, o eixo deve DESCER e o valor mostrado na janela de STATUS deve ficar NEGATIVO (ou diminuir a cota ao menos)...

NOTA IMPORTANTE 2:

A Altura de segurança deve prever uma altura que livre a ferramenta de colidir com o materia e com os dispositivos de fixação da peça...

SE o zero peça estiver "na mesa", deve-se levar em consideração a espessura do material e/ou a profundidade de corte máxima...

Offline Brenck

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 377
  • Sexo: Masculino
Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #92 Online: 25 de Abril de 2007, 18:18 »
Meu Z de segurança no artcam tava 10mm.... meu page up toca pra sima e o down pra baixo...

Acho que são akelas linhas do G-code que o Fábio passou mesmo...

Fábio,
Mas não tem como deixa isso padrão no turbo entao não? Ou pelo artcam. Todo arquivo que eu fizer eu vo te que descer la na ultima linha e escrever isso?

Obrigado

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13795
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #93 Online: 25 de Abril de 2007, 18:31 »
Brenk,

Esta modificação que estou propondo é feita no arquivo de configuração do pós processador do artCam que voce usa...

Assim, quando um arquivo em código-G é gerado, ele terá no final algo mais ou menos assim:

(parte final de um dos meus arquivos de corte)

...
G2X171.707Y32.646I-1.788J0.684
G2X170.502Y32.185I-1.054J0.951
G0Z50.000
G0 X0.000 Y0.000

M05
M18
M30

O que interessa é o que está em vermelho - eu normalmente uso uma altura de 10 ou 15mm de segurança, mas esta linha (Z50,00) eu edito para terminar com a ferramenta alta (50mm)

Offline Brenck

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 377
  • Sexo: Masculino
Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #94 Online: 25 de Abril de 2007, 23:07 »
Fábio,

O post processor, é aquele arquivo do TurboCNC ? ( fica na pasta postp ) no artcam claro... tipo quando vc escolhe salvar percurso e tal... ai vc seleciona la a maquina ai tem percurso pra roland e tal.... ai eu arrumei o do Turbo pq acho que não vem...

Mas eu não sei onde que edita ele naum... o arquivo aki no meu pc naum abre ele eh como se fosse de configuração

Onde que edita?

lolata

  • Visitante
Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #95 Online: 26 de Abril de 2007, 07:03 »
Gustavo;
Esse erro que aconteceu com voce, eu nunca tive e nunca precisei editar a ultima linha dos percursos.
Para salvar o percurso no Artcam, eu uso o Tecvel V Series (*.cnc)
Após salvar o percurso, eu "tenho"  que editar o arquivo, pois tem umas linhas que são o turbo não reconhece.
G40
G80
M60( Insert 2.000 mm diâm. da ferr. topo)
M00
M61 T11
M03 S30000

Apago essas linhas que ficam no começo do arquivo e boa.

Um Abraço.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13795
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #96 Online: 26 de Abril de 2007, 08:15 »
Brenk,

Eu uso um pós processador chamado "Camtech RMS_MM" levemente modificado...
Copie o anexo para a pasta "postp" do ArtCam...

Mas mesmo usando este programa ou qualquer outro, lembre-se de como você ajustou as alturas de segurança e a posição do ponto ZERO de "Z"...

Offline Paulo

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1035
  • Sexo: Masculino
    • http://www.ig.com.br
Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #97 Online: 26 de Abril de 2007, 12:19 »
Fabio,

meu Mestre, meu amigo como eu faço pra usinar este distintivo no ArtCam eu tenho ele em bitmap, eu abro ele no artcam e que eu faço depois dê uma luz por favor!!!

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13795
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #98 Online: 26 de Abril de 2007, 13:41 »
Paulo,

Acho que no meu PC não funciona bem com este tipo de desenho...

Mas vamos lá - "Como" voce quer ele???

Vazado? em relevo???

Offline Paulo

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1035
  • Sexo: Masculino
    • http://www.ig.com.br
Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #99 Online: 26 de Abril de 2007, 13:45 »
Fabio,

relevo.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13795
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #100 Online: 26 de Abril de 2007, 13:48 »
Tá bem - então vamos abrir um novo tópico:

Tutorial - Relevo no ArtCam...
http://www.guiacnc.com.br/viewtopic.php?p=25235#25235

lolata

  • Visitante
Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #101 Online: 26 de Abril de 2007, 14:21 »
Se precisar eu tenho uns arquivos de times em .CMX

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13795
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #102 Online: 26 de Abril de 2007, 14:28 »
Lolata,

Que formato é este?

lolata

  • Visitante
Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #103 Online: 26 de Abril de 2007, 17:11 »
São arquivos do Corel

lolata

  • Visitante
Duvidas Sobre ARTCAM ?
« Resposta #104 Online: 26 de Abril de 2007, 18:05 »
Esse arquivo está em CDR