Autor Tópico: Modelagem Perfeita no Artcam  (Lida 14650 vezes)

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Offline velleca55

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #15 Online: 02 de Julho de 2011, 07:47 »
Paulo Bubolz ... muito bom o seu contributo ... recentemente abrimos um novo forum italiano WWW.3DRILIEVI.IT e as discussões estão mesmo nesse nível de "descobertas" e constatações ... ou seja, partindo da imagem, otimizando  num programa de gráfica para melhorar a sua qualidade, depois utilizando um ShaderMap ou ZBrush para "bombar" as formas, é só um inicio ...

Sim para quem não é especializado, na maioria das vezes é suficiente, mas o segredo todo está em continuar depois com o trabalho de modelagem à mão ...

Esse tutorial citado por você, sinalizado por mim aos amigos italianos, deu "pano p'ra manga" ... è a técnica mais aprofundada que de uma imagem obtêm-se o relevo, obvio com alguns limites como você mesmo explicou ... porém so um usuário consegui aprofundar ... é material avançado para quem não tem como profissão ou paixão o estudo da modelagem 3D ...

Nesse ponto é imprescindível usar os instrumentos de escultura do ArtCAM ou do ZBrush (agora tem o SCULPTRIS free, podem descarregar no sito do ZBrush - http://www.pixologic.com/sculptris/ ) ...

Paulo obrigado pelo contributo profissional que dás ... espero de ver mais futuramente ...  ;) ...
« Última modificação: 02 de Julho de 2011, 08:06 por velleca55 »



Offline Paulo Bubolz

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #16 Online: 02 de Julho de 2011, 11:20 »
Velleca.

Registrei-me agora no forum italiano para acampanhar as discussões por lá. Terei de recorrer ao tradutor do google pois meu italiano é nulo.

Grazie!

Paulo Marcos G. Bubolz
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Offline velleca55

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #17 Online: 02 de Julho de 2011, 11:55 »
Com o Google também da para se comunicar ... usando o Firefox Mozilla pode-se instalar alguns tradutores, tipo o "I'mTraslator" que traduz em uma janela ...

Depois tem uma banda de dicionários que ajudam muito, e escrevo em italiano so porque uso esses corretores de ortografia, se não sabe que fiasco, e não havendo estudado o italiano na escola, seria impossível ...

Se der problema com algum conceito mais complexo, ajudo a resolver ...

Offline Paulo Bubolz

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #18 Online: 05 de Julho de 2011, 15:39 »
Salve!

Mais algumas considerações sobre o Silo e Z-Brush.

Silo
 
O Silo conta com ferramentas voltadas principalmente para modelagem poligonal low poly e permite manipular linhas, vértices e polígonos com absoluta precisão no espaço físico. Assim como o Z-Brush trabalha com subníveis de divisão de malha  também podendo manipular milhões de polígonos através da ferramenta "Paint displacement" que é altamente customizável permitindo criar infinitas variações inclusive usando imagens de modo similar aos alphas no zbrush. Possui uma interface intuitiva, minimalista e altamente funcional, anos luz a frente de aplicativos similares.
 
É simplesmente o melhor naquilo que se propõem.. "modelagem low poly".  Extremamente leve, não anima, não renderiza, não lava e não seca. Não vem com uma infinidade de opções que no fim nunca seriam usadas por quem quer apenas criar um modelo para fresar.

Exporta direto para o formato STL.

Uma das funcionalidades mais impressionantes do Silo é a função "Soft select" que consiste num modo de seleção onde é possível estender a seleção dos vértices usando o scroll do mouse, ao expandir a seleção o efeito da ação sobre os vértices mais afastados se dilui permitindo alterar a forma e posição de elementos na malha com um mínimo de distorção.
 
O  único contra ao meu ver é a instabilidade em ambiente windows (o que não é instável nesse ambiente rsrsrsrs) no Mac fumega bem melhor. É comum o aplicativo dar crash em operações booleanas, e com o uso de algumas ferramentas como "cut" e "merge" por isso recomento manter o hábito de dar um Ctrl+S no fim de cada alteração importante e ir salvando com nomes diferentes durante a evolução do projeto. Recomendo também definir o tempo de salvamento automático para 5 min ou menos.

Glen's Silo Fundamentals - Part 4 of 11 (The video's owner prevents external embedding)

 
Z-Brush
 
O Z-Brush conta com ferramentas voltadas principalmente para modelagem orgânica e manipulação de grandes massas poligonais . Trabalha com subníveis de divisão de malha  e possui um arsenal de pincéis predefinidos . Possui uma interface funcional apesar do inevitável excesso de menus, botões, etc.
 
Em termos de modelagem orgânica é o melhor aplicativo do mercado. Como o aplicativo se destina ao mercado de modelagem profissional (largamente utilizado nos estúdios de animação e games do mundo todo) vem com muitas funções que não são necessárias para a modelagem de arquivos para fresar. Para a modelagem de detalhes finos é necessário trabalhar em níveis de divisão elevados o que exige que se tenha um hardware razoável.

Não possui exporter nativo para o formato STL, requer a instalação de um plugin (gratuito) para desempenhar essa função.

Outra característica do Z-Brush também não muito explorada pelos artistas de relevo é o Projection Master. Que confere ao Z-Brush características de modelagem sililares ao ArtCam e Vectric pois permite projetar sobre um plano um objeto tridimensional ou mesmo uma imagem 2D transformando-a em relevo.
 
O principal contra ao meu ver, é inabilidade nativa do aplicativo trabalhar como modelagem poly-by-poly tradicional. Não há ferramentas/manipuladores para editar vértices, linhas e faces. Algumas ferramentas vem se aperfeiçoando para contornar esse problema como significativas melhorias na criação de malhas básicas usando ZSpheres e o Shadowbox, mas no fim das contas, a maioria dos utilizadores ainda preferem criar uma malha base em outros aplicativos para a modelagem high poly no Z-Brush.

Recomendo que vejam todos os tutoriais da série (Architectural Techniques).

ZBrush Tutorial (Architectural Techniques) - part 6


Abs.

 
Paulo Marcos G. Bubolz
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« Última modificação: 06 de Julho de 2011, 08:08 por Paulo Bubolz »

Offline velleca55

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #19 Online: 05 de Julho de 2011, 15:52 »
Ótimos pontos de conhecimento ... no meu ver, trabalhar com o ArtCAM, com Rhino e coo o ZBrush, é mais que suficiente como programas para modelação em maneira completa ... orgânica e poligonal ...

Uso um pouco o ArtCAM e o Rhino e o ZBrush ficam sempre para o lado por falta de tempo ... mas porém são meus próximos empenhos de estudo em software ...

Bela lição Paulo, obrigada ...

Offline Haissa

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #20 Online: 15 de Abril de 2013, 17:28 »
Oi sou nova no fórum trabalho a 3 anos com o art ainda sou novata e me interecei bastante pelo zBrush onde posso baixá-lo alguém tem o cd de instalação coisa do tipo, o zBrush parece dispor mais ferramentas e mais possibilidades que o ART se bem que é como vocês mesmos disseram basta saber usar ...
att

Offline Paulo Bubolz

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #21 Online: 15 de Abril de 2013, 20:34 »
Olá!

Se trabalha a 3 anos com ArtCam acho que já deu tempo de deixar de ser novata... Sobre baixar o ZBrush vc vai ter que perguntar pro Google pois o fórum tem regras rígidas quanto a disseminação de software caolho.

Vc pode baixar uma Demo no site do desenvolvedor:

http://pixologic.com/

Gratuito há o Sculptris, que compartilha muito dos princípios de modelagem highpoly do ZBrush:

http://pixologic.com/sculptris/

O ZBrush certamente possui mais ferramentas e recursos que o ArtCam no quesito "modelagem", mas vale lembrar que essas ferramentas e recursos foram desenvolvidas para modelagem full 3D, e não para modelagem 2.5D como o Artcam, Aspire e JDPaint.

Naturalmente que isso não chega a ser  problema quando se tem conhecimento suficiente de modelagem no ZBrush.

Abs.

Paulo Bubolz

Offline Paulo Ricardo

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Re:Modelagem Perfeita no Artcam
« Resposta #22 Online: 04 de Fevereiro de 2014, 19:28 »
Boa noite a todos.

Trabalho com o SolidEdge, alguns trabalhos que faço se tornam bem demorados e parecem ser mais fáceis no ArtCam porque o software tem ferramentas melhores para determinadas tarefas.

Então tenho uma dúvida, é possível converter um arquivo do ArtCam para o SolidEdge, como um arquivo parasolid extensão .xt por exemplo?

Alguém pode me tirar esta dúvida?