Autor Tópico: Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar  (Lida 324623 vezes)

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Offline F.Gilii

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Re:Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar
« Resposta #1005 Online: 23 de Janeiro de 2011, 09:51 »
E apenas para enfatizar o que o Velleca escreveu, é importante tentar formular as pergundas da forma mais clara possível, pois assim fica muito mais fácil responder ou descobrir uma forma de ajudar melhor.

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Re:Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar
« Resposta #1006 Online: 23 de Janeiro de 2011, 11:18 »
ok entendi  ;D

obrigado
valter

Offline gimbabf

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Re:Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar
« Resposta #1007 Online: 23 de Janeiro de 2011, 16:01 »

Baixei o mesmo video pelo Kget (downloader do KDE no Mandriva) e bastou 64 minutos a uma taxa de 145Kb/s
Algumas vezes esses progs de dowload conseguem ser eficientes. 8)

  usei o internet dowload acelerator levou 59 minutos,
  agora é curtir o vídeo, em desenhos 2D me viro bem agora preciso aprender 3D no ArtCam não sei nada

Offline velleca55

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Re:Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar
« Resposta #1008 Online: 23 de Janeiro de 2011, 17:12 »
Mas olha que não tem 3D no vídeo ... ao contrario as simples operações que faço são 2D ... ;)... tem somente algumas situações para envolver uma escrita num cilindro ... depois como importar um cilindro já 3D (o modelo, não o que vai se fazer com ele no ArtCAM) ... mas o vídeo não trata usinagem 3D ...

O 3D defini outra coisa, mesmo em se tratando de figura inteira geométrica como pode ser um cilindro ...

No "idioma" do ArtCAM, e do CAM em geral, o 3D se refere a superfícies que não são figuras geométricas puras projetadas no plano ou a 90 graus ... se tiver um plano inclinado já ai vai ter uma situação de 3D ...

Certo que um trabalho no quarto asse é a meio passo do 3D por tratar da figura inteira ... e se em cima do cilindro colocamos um relevo e o trabalhamos com estratégia 3D, então já pode-se falar de 3D ...

E por contraditório que possa parecer, um relevo de um retrato no plano é um 3D ...

Não sou muito bom na teoria, e se alguém mais ferrado quiser acrescentar ou mesmo desmentir o que digo, seja bem vindo ...

Com calma se alguém se interessar podemos aprofundar o tema ...

Então resumindo ... pode-se trabalhar um modelo 3D mas não por isso usinar em 3D ...

Ou trabalhar no plano e usinar em 3D ...





Offline gimbabf

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Re:Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar
« Resposta #1009 Online: 23 de Janeiro de 2011, 22:19 »

   Velleca

    até agora só fiz desenhos planos e usinei recortes, desbaste ou gravação seguindo os contornos dos objetos,
   por 3D entendo qualquer desenho que possua relevo em um plano, e pelo que ví tenho muito que aprender antes de sair algo aproveitável,
 seu vídeo tem muita coisa que eu não sabia, o ArtCam é muito mais complexo do que parece à primeira vista
   tenho uma cnc simples de 3 eixos (feita de MDF) e breve quero fazer um quarto eixo giratório, pois quero fazer relógios de madeira e sem o quarto eixo não é possível fazer os eixos das engrenagens

Offline velleca55

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Re:Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar
« Resposta #1010 Online: 23 de Janeiro de 2011, 22:27 »
Certo ... se quando quiser fazer alguma coisa e escrever aqui, tento ajudar na medida dos meus poucos conhecimentos ...

E mesmo sem o quarto asse, querendo pode-se usinar um modelo a 360 graus, posicionando-o no plano de trabalho, girando-o ou 180 graus, ou mesmo a 90 graus por quatro vezes ... basta haver bem controlado a espessura do material e a sua posição no plano ... o que pode ser feito com simples pinos posicionados em antecedência para manter a posição ...



« Última modificação: 23 de Janeiro de 2011, 22:29 por velleca55 »

Offline gimbabf

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Re:Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar
« Resposta #1011 Online: 24 de Janeiro de 2011, 13:57 »

   obrigado Velleca, vou ler tudo o que encontrar sobre o assunto e depois começo a chatear voces com as dúvidas,
vou fazer o quarto eixo porque certamente não vou usar sómente para os eixos de relógio e certamente o trabalho será mais rápido

Offline velleca55

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Re:Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar
« Resposta #1012 Online: 24 de Janeiro de 2011, 14:52 »
Tenha presente que uso o quarto eixo para trabalhar uma peça dos dois lados, e quando a usinagem acontece, o modelo está parado e trabalho com três eixos (XYZ) ... isso para dizer que não necessariamente se usa o quarto eixo como torno, digamos, mas também como uma forma de manter o modelo na posição ...

Offline cientista13

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Re:Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar
« Resposta #1013 Online: 30 de Janeiro de 2011, 23:40 »
Estou tendo problemas com "desbaste em nivel Z".

fiz um relevo simples para exemplo do problema. Um retangulo rebaixado 10mm.

O problema é que quando em desbaste em nivel Z no inicio do percurso a ferramenta desce no ponto zero do rebaixo, faz o avanço em y e depois segue com o eixo X, deixando material da largura do avanço lateral. na figura 01 dá pra ver o percurso gerado. O mesmo não acontece quando uso a estrategia de usinar relevo (figura 02).

O problema se torna sério quando uso uma ferramenta maior para desbaste e depois uma menor para acabamento, pois faço o desbaste com a estrategia de "desbaste em nivel Z" e acabamento com "usinar relevo" e essa sobra de material quebra a ferramenta.

Quero saber se tem como resolver isso ou se é assim mesmo.

estou usando Artcam pro 8.110

Offline Ale.x

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Re:Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar
« Resposta #1014 Online: 31 de Janeiro de 2011, 11:11 »
Se for o que eu estou pensando.

O Desbaste Z faz a sua parte e quando vai em usinagem ele bate na parede certo?

Para versões antes de 2008 vc tem de fazer o seguinte.

O DESBASTE "LÊ" O PERCURSO ATÉ O LIMITE DO VETOR
A USINAGEM "LÊ" O PERCURSO ATÉ SUA METADE

ENTÃO VC DEVE DAR UM OFFSET NO VETOR NA ORDEM 1/2 DO DIÂMETRO DA FRESA.
OU ENTÃO AO CONTRÁRIO
FAÇA UM OFFSET DO VATOR DE DESBASTE MAIOR QUE 1/2 TAMANHO DA FRESA DE USINAGEM.

Offline andrea teixeira

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Re:Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar
« Resposta #1015 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 11:13 »
Meu nome é Andréa, sou nova no fórum e também nova em artcam, mas busco socorro. Queremos usinar uma peça em eixo rotativo pelo artcam e não consigo faze-la de jeito nenhum.

Offline Jorge_BH

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Re:Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar
« Resposta #1016 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 11:30 »
....usinar uma peça em eixo rotativo pelo artcam ....
Oi, Andrea.
O eixo rotativo é na peça ou na máquina que vai usinar?
Que máquina vc tem? Qtos eixos?
Vc tem um desenho 2d com as dimensões da peça? É joalheria?
Se possível coloque todas as informações possíveis, até onde vc conseguiu fazer e o que não conseguiu.
Abraço.
Jorge

Offline velleca55

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Re:Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar
« Resposta #1017 Online: 04 de Fevereiro de 2011, 12:55 »
Para fresar essa peça no ArtCAM, na verdade com qualquer outro CAM também, temos que "preparar" o modelo com suportes ...

Para isso pode-se introduzir o modelo dentro de uma área de trabalho no ArtCAM, para poder criar as "pontes" ... apenas importado no ASSSEMBLY e posicionado, com o mouse sobre "Assembly" tecla direita, CREATE RELIEF (não ROTARY) ... assim fazendo podemos agora ao redor do pássaro criar pontes com o SHAPE EDITOR e depois exportar como MESH no Assembly ...

Feito isso então se passa a criar o percurso ... se abre a função MULTI SIDED MACHINING, se escolhe FLAT, e então se determina as medidas do material ...

A opção de criar os percursos, uma seleção que se faz logo ao abrir o MSM, ou ao fechar-lo, se a se seleciona deve-se criar um TEMPLATE de ferramentas, senão, deixando sem selecionar, a função criará mesmo assim os planos de trabalho com o modelo do pássaro e as pontes, posicionado a 0 e 180 graus ...

Mas se não viu ainda um vídeo ou aula, não é simples de acertar ... mas uma vez entendido o procedimento é muito fácil ...

SE hoje tiver tempo vejo de fazer um vídeo, caso não tenha entendido ...

PS: ... olhando melhor a imagem, creio falte ainda no pássaro, fazer a parte de traz oca ... ao menos vejo que o modelo não é inteiro com o pássaro dos dois lados ... se fizer o vídeo, mas o meu o tempo é pouco, procurarei fazer o pássaro oco também ...


« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2011, 13:00 por velleca55 »

Offline velleca55

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Re:Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar
« Resposta #1018 Online: 08 de Fevereiro de 2011, 09:51 »
Broche quarto eixo indexado
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2011, 10:27 por velleca55 »

Offline LuthierX

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Re: Trabalho com ARTCAM desde do 4.0 tiro quase todas as duvidas e so perguntar
« Resposta #1019 Online: 08 de Março de 2011, 13:08 »
Pessoal,

A muito tempo estou curioso sobre um certo percurso, trata-se do acabamento de alguns rabichos que venho fazendo (foto), ainda que o vetor esteja suave no momento de criar o percurso ele ela sai toda serrilhado.

Alguém sabe se é possível corrigir isto no artcam 2009/2008, vejam na da esquerda o que eu desejaria ter, porem só consigo obter o resultado das fotos a direita, é claro que como isto é madeira estou deixando sobras para fazer o acabamento e cortes de forma manual, porem não me conformo pois sei que minha maquina faria isto com muita facilidade já que tenho aqui uma resolução de aprox. 1 quarto de micro...

 

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