Autor Tópico: Ajuste de angulo V-bit para remover degrau no entalhe  (Lida 940 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online vieirajp

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 279
  • Sexo: Masculino
  • Forum GUIA CNC - A Maior comunidade CNC do Brasil
  • Cidade - UF: Fernandópolis
  • Nome:: Reginaldo Vieira
  • Profissão: Funcionario publico
Ajuste de angulo V-bit para remover degrau no entalhe
« Online: 21 de Dezembro de 2019, 13:48 »
   Alguém de vocês já se deparam com a necessidade de ter que ficar fazendo vários testes para ajustar o angulo da fresa?


   Pois bem, não é de hoje que compro fresas da china, eu uso para v-bit fresas de um corte só de 6mm mas vira e mexe quando tenho que trocar a fresa tenho que fazer ajustes, apesar de comprar com a especificação de 6mm de diâmetro e 60° é difícil vir exato e tenho que colocar na maquina e ficar fazendo alguns furos e ir adicionando valores para não deixar degrau.


  Será que existe um jeito certo de fazer isso, hoje quebrei a cabeça aqui e por final descobri que era apenas o diâmetro da da fresa que estava 0,6mm menor e com 2° a mais.


 Já tenteis usar aquelas fresas vermelhas de duas laminas com diâmetro grande mas confesso que estas alem de durar 10 vezes mais dá um acabamento de primeira.





Offline rymaeda

  • Fuso
  • **
  • Posts: 224
  • Sexo: Masculino
  • Inkscape-Cambam-KiCAD-LibreCAD-LinuxCNC-ViaCAD
Re:Ajuste de angulo V-bit para remover degrau no entalhe
« Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2020, 13:58 »
Opa! Uma solução que me ocorreu é usar o sinal probe. O sinal probe é usado normalmente para "tatear" algum objeto sobre a mesa de trabalho com uma ponta-de-prova normalmente presa ao spindle, mas nada impede de "tatear" uma ferramenta no spindle com uma ponta de prova (a probe) apoiada à mesa.

Implementar os gcodes para isso não é nenhum bicho de 7 cabeças, talvez fazer a ligação elétrica seja um pouco mais trabalhosa mas é similar à ligação de fim-de-curso.

Como precisa saber o ângulo da aresta da ferramenta são necessários apenas dois pontos (figura 1) e a partir daí fazer os cálculos (figura 2), e, dependendo, saber o seno e cosseno é suficiente mas se o ângulo for realmente necessário é só recorrer à função arcoseno e similares. Dá até para medir o diâmetro efetivo da ferramenta.

Espero não ter sido muito obscuro

Excelente 2020 a todos!!!

Ricardo

Online vieirajp

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 279
  • Sexo: Masculino
  • Forum GUIA CNC - A Maior comunidade CNC do Brasil
  • Cidade - UF: Fernandópolis
  • Nome:: Reginaldo Vieira
  • Profissão: Funcionario publico
Re:Ajuste de angulo V-bit para remover degrau no entalhe
« Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2020, 15:16 »
Opa! Uma solução que me ocorreu é usar o sinal probe. O sinal probe é usado normalmente para "tatear" algum objeto sobre a mesa de trabalho com uma ponta-de-prova normalmente presa ao spindle, mas nada impede de "tatear" uma ferramenta no spindle com uma ponta de prova (a probe) apoiada à mesa.

Implementar os gcodes para isso não é nenhum bicho de 7 cabeças, talvez fazer a ligação elétrica seja um pouco mais trabalhosa mas é similar à ligação de fim-de-curso.

Como precisa saber o ângulo da aresta da ferramenta são necessários apenas dois pontos (figura 1) e a partir daí fazer os cálculos (figura 2), e, dependendo, saber o seno e cosseno é suficiente mas se o ângulo for realmente necessário é só recorrer à função arcoseno e similares. Dá até para medir o diâmetro efetivo da ferramenta.

Espero não ter sido muito obscuro

Excelente 2020 a todos!!!

Ricardo


Muito grato por compartilhar, vou usar este método da próxima troca de ferramenta.


 Feliz 2020 a todos também

Offline rymaeda

  • Fuso
  • **
  • Posts: 224
  • Sexo: Masculino
  • Inkscape-Cambam-KiCAD-LibreCAD-LinuxCNC-ViaCAD
Re:Ajuste de angulo V-bit para remover degrau no entalhe
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2020, 12:53 »
Refinando mais um pouco (calculando o ângulo certo)...

Offline offsyde

  • Novato
  • *
  • Posts: 79
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
  • Cidade - UF: Rolim de Moura - Rondonia
Re:Ajuste de angulo V-bit para remover degrau no entalhe
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2020, 14:24 »
rapaz, sou bem barriga verde no ramo, agora entendi o porque a minha máquina não corta o desenho como eu tenho tentado. Realmente deve ser alguma inconformidade na fresa... vou acompanhar um desenrolar deste topico, quem sabe sai uma solução para os leigos...rs.

Offline havell

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 645
  • Sexo: Masculino
  • Verifique se o esforço vale o resultado.
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro
  • Nome:: Pedro Athayde
  • Profissão: Estudante
Re:Ajuste de angulo V-bit para remover degrau no entalhe
« Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2020, 20:03 »
Já tenteis usar aquelas fresas vermelhas de duas laminas com diâmetro grande mas confesso que estas alem de durar 10 vezes mais dá um acabamento de primeira.
Boa noite vieirajp, vc pode compartilhar o link das fresas ?

Online vieirajp

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 279
  • Sexo: Masculino
  • Forum GUIA CNC - A Maior comunidade CNC do Brasil
  • Cidade - UF: Fernandópolis
  • Nome:: Reginaldo Vieira
  • Profissão: Funcionario publico
Re:Ajuste de angulo V-bit para remover degrau no entalhe
« Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2020, 08:37 »
  Olá Sim, como muito prazer compartilho, tenho comprado fresas deste vendedor, https://pt.aliexpress.com/item/32808400157.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2712b90avHKymJ  ele possui umas fresas muito boas o acabamento é fino e dura bastante, em media umas 23 horas continuas de trabalho mas se não se incomodar com fiapos na madeira da para dobrar. Antes de usar é bom estar conferindo o diâmetro e checando e corrigindo no artcam para evitar as escadinhas. Geralmente estas ferramentas tem demorado de 20 a 30 dias para chegar sem taxamento pela alfandega.


Espero ter ajudado.


Abraços.