Autor Tópico: Aviação aerodesportiva  (Lida 40791 vezes)

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Offline C N C N o w !

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #30 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 18:46 »
... isso é, motor de carro?

Sim, muito comum. O de fusca deve ser o campeão.

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podem fazer acrobacias? Voar de cabeça para baixo ou inclinados?

Poderiam desde que estruturalmente adequados. O conjunto motor normalmente é preparado pra funcionar em qualquer posição.

Offline Guia CNC

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #31 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 18:56 »
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Poderiam desde que estruturalmente adequados. O conjunto motor normalmente é preparado pra funcionar em qualquer posição.

Mais então os motores são preparados para funcionar em qualquer posição, não é simplesmente pegar um motor de carro e colocar.

E quais são essas modificações?

Motor de fusca tem força para usar?

Eu ja usei motor de fusca para gaiolas e são uma maravilha :-)

Offline C N C N o w !

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #32 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 19:05 »
não é simplesmente pegar um motor de carro e colocar.

Normalmente o motor é modificado, a extensão da modificação varia do muito simples ao muito complexo ...

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E quais são essas modificações?

No mínimo um carter seco e carburador aeronáutico.

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Motor de fusca tem força para usar?

Via de regra é dotado de um kit de cilindros pra aumentar a potência, vai pra acima de 2000 cm3

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Eu ja usei motor de fusca para gaiolas e são uma maravilha :-)

Há gaiolas no mundo da aviação tb ;-)

Offline Guia CNC

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #33 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 19:15 »
Interessante esse assunto, se eu conseguir, vou neste mini encontro.

Ele poderia ser no dia 18/03 hein? depois do encontro em Campinas  ;)


Offline F.Gilii

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #34 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 19:30 »
Normalmente para se ter um motor devidamente preparado para acrobacias, se usa carter sêco e sistema de injeção para permitir que o motor trabalhe em qualquer posição, além de tanques de combustivel auxiliares com bombas para manter a pressão de combustível e garantir o fluxo até o sistema de injeção.

Caso o motor não seja preparado para isso, pode ainda fazer acrobacias desde que não permaneça de dorso por muito tempo ou faça acrobacias negativas (um loop invertido por exemplo)

Offline dande

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #35 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 19:48 »
só agora me dei conta disso...nao tinha nem imaginado esses detalhes de posição de motor,carburador aeronautico...realm ente faz todo sentido.....

comparando grosseiramente seria como macaco hidraulico,de ponta cabeça nao funciona?

.pois é "lendo e aprendendo",mas como seria carter seco?...Nessa eu boiei legal kkk

Offline F.Gilii

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #36 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 21:02 »
O carter de um motor comum nada mais é que um tanque, um reservatório aberto na parte de cima e que tem algumas funções, como a mais óbvia, que é conter o óleo lubrificante, e também serve para resfriar este óleo...

Num motor comum, há uma bomba de óleo com um pescador que fica no fundo do cárter - se o motor inclinar demais, o pescador fica fora do oleo, a bomba aspira ar, faltará lubrificação em partes vitais do motor e ele fundirá - não necessáriamenmte imediatamente, mas com o tempo, com certeza.

Se o motor virar de ponta cabeça, todo óleo irá para dentro do motor na área dos pistões, e o estrago será bastante grande;

Um sistema com carter sêco consiste num tanque externo e estanque com um sistema de pescador duplo feito de forma que garanta que independente da posição do tanque, o pescador sempre estará puxando óleo.

O motor passa a ter uma tampa apenas e um sistema de captação e retirada do óleo que vai sempre para o tanque.

Offline Blackmore

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #37 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 01:46 »
Mestre F.Gilii

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De certa forma até é assim - hoje há muitas empresas que fabricam aviões que são vendidos em Kits, ou mesmo à partir de plantas

intere$$ante! a brincadeira hein!

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Um sistema com carter sêco consiste num tanque externo e estanque com um sistema de pescador duplo feito de forma que garanta que independente da posição do tanque, o pescador sempre estará puxando óleo.

então pq a alusão a cárter seco ? ele está embebido em óleo ... devia ter outro nome! hehe


Offline C N C N o w !

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #38 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 06:56 »
... como macaco hidraulico,de ponta cabeça nao funciona?

Não funcionam os automotivos com reservatório integrado ... estes são a excessão, não a regra  ;D

Offline dande

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #39 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 11:13 »
cncnow!
POis então,como eu disse,foi uma comparação grosseira,apesar de ter dado pra entender de uma certa forma.....

F.Gilli

como seria sistema de pescador duplo,pois imagino que ambos puxam o óleo?

Existe a possibilidade de um pescador está atuando no óleo e o outro fora ,devido  a posição do avião?         

Se sim,como seria a solução,para oq está no óleo nao perder eficiencia de sucção para oq está sugando ar??

Offline C N C N o w !

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #40 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 11:50 »

Aqui há uma explanação geral dos sistemas de lubrificação e refrigeração utilizados em aeronaves:

http://tinyurl.com/7zhexco

Offline Amancio

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #41 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 18:47 »
Amigos, esta empresa vende pequenos aviões e também, os projetos para quem quiser ter o prazer de fabricar o próprio avião
Abs
[urhttp://www.zenithair.com/l][/url]

Offline ronaldocavalcante

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #42 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 20:40 »

Gostaria de participar também desse encontro. Melhor ainda se ele acontecer próximo à data do encontro de Campinas.

ronaldo

Offline Guia CNC

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #43 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 21:47 »
Então, se for no domingo dia 18 seria legal, pois várias pessoas estariam em Campinas e até Atibaia seria um pulo.

O que o pessoal acha?

Offline john

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #44 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 22:03 »
então pq a alusão a cárter seco ? ele está embebido em óleo ... devia ter outro nome! hehe

Vá saber né, em uns caminhões antigos se dizia que tinham "caixa seca" por não terem caixa de cambio sicronizada...
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2012, 22:05 por john »

 

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