Autor Tópico: Aviação aerodesportiva  (Lida 40794 vezes)

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #45 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 07:58 »
então pq a alusão a cárter seco ? ele está embebido em óleo ... devia ter outro nome! hehe

Acho que faz bastante sentido pelo contraste ... ao invés do cárter servir de reservatório, contendo todo o volume do lubrificante utilizado como é usual, há um reservatório externo e o volume de óleo presente no cárter é muito pequeno, ele fica "seco" ...

A noção é bem acolhida por aí ... em inglês temos dry sump, em francês, carter sec ...


Offline Blackmore

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #46 Online: 12 de Fevereiro de 2012, 14:22 »
quanto a data sugerida pelo pessoal ... não vejo problemas ... só acho que talvez fique um pouco cansativo, mas seria uma boa sim, conhecer outros users do fórum vindos de longe!

Abraço!

Offline Levi

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #47 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 12:02 »
Sobre o motor aeronáutico, já foi dito quase tudo, vou comentar:
A maioria dos motores aeronáuticos não são projetados para funcionar de dorso e possuem carter. E tem lógica, a maioria das aeronaves não são projetadas para voar de dorso, ou seja, se virar de ponta-cabeça o motor apaga, mas voar de dorso é só em acrobacia e posso garantir que é bastante desconfortável!   :)

Um dos maiores fornecedores de motores para ultraleves avançados é a Bombardier com sua divisão de marca Rotax. Fabricam tb. motor para jet ski, mas são diferentes. O motor aeronáutico tem 2 sistemas elétricos independentes (duas velas por cilindro, 2 circuitos eletrônicos, etc.)

O meu tem características acrobáticas (+10G/-6G) e já fez tunneau (parafuso) e loop e o motor não apagou. Porque: se durante a manobra for mantido pelo menos +1G (positivo), o motor continua funcionando como se estivesse na horizontal onde a pressão é +1G.

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Offline dande

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #48 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 12:21 »
Levi
muito interessante.....
Imagino quando a aviação ainda estava no inicio,engatinhando,e os primeiros tinham que aprender na raça,e na pratica,com acertos e erros.
Já ouvi falar,e nao é a toa,que aviões sempre tem sistemas de segurança duplicados,
na falha de um se tem outro.Muito legal.....

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Offline ronaldocavalcante

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #49 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 12:56 »

Blackmore.

Aproveitando a sua boa vontade quanto a participação de estrangeiros, vou aguardar então a data a ser definida para esse encontro para comprar a passagem para os dois encontros.
Prometo que não vou atrapalhar nem fazer perguntas. Quero só me deliciar com esse evento e começar a aprender algo sobre o assunto

ronaldo

Offline Blackmore

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #50 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 13:10 »
ronaldocavalcante

Citar
Aproveitando a sua boa vontade quanto a participação de estrangeiros,

opa opa! não é um evento fechado não!

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vou aguardar então a data a ser definida para esse encontro para comprar a passagem para os dois encontros

justo! mas pelo entendido nos posts anteriores a data fica para 18/03 ... o dia seguinte ao encontro em Campinas ... fechô?Alguém quer se manisfestar?

Offline F.Gilii

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #51 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 16:03 »
Eu preciso saber quantas pessoas são porque tenho que avisar ao amigo que irá ceder o avião, e tenho que calcular o custo para o combustivel, porque uma coisa é eu levar um ou dois amigos, outra é levar uma turma grande para voar...

Ajudem no combustivel que eu ajudo no avião.

Offline F.Gilii

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #52 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 16:08 »
Lembrem-se de outra coisa - a data depende mais de quem cede o avião do que da gente.


Offline Levi

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #53 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 16:11 »
Levi
muito interessante.....
Imagino quando a aviação ainda estava no inicio,engatinhando,e os primeiros tinham que aprender na raça,e na pratica,com acertos e erros.
Já ouvi falar,e nao é a toa,que aviões sempre tem sistemas de segurança duplicados,
na falha de um se tem outro.Muito legal.....

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Dande,
no principio as coisas realmente deveriam ser radicais devido a pouca disponibilidade de materiais, tecnologia e conhecimento.
Os primeiros motores desenvolvidos para aviação eram radiais (vários cilindros formando um circulo) e não tinha o problema de ficar de cabeça para baixo. O funcionamento deste motor é fascinante e ainda encontrado em aeronaves acrobáticas.
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Offline F.Gilii

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #54 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 16:16 »
Apenas por comentar - o problema de ficar de ponta cabeça não é dos cilindros, mas do cárter de óleo e do carburador...

Os grandes motores radiais tinham sim que em alguns casos, a necessidade de se drenar algum óleo que escorria entre pistão e camisa antes de se dar a partida de manhã, pois corriam o risco de ter um bloqueio hidraulico e assim quebrar uma biela por exemplo.

Esta necessidade é devido às características de construção dos motores aeronauticos que são normalmente "folgados" e com tolerancias construtivas generosas para não ter problemas de aquecimento, travamento etc.

Offline gusto

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #55 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 20:23 »
Sobre o motor aeronáutico, já foi dito quase tudo, vou comentar:
A maioria dos motores aeronáuticos não são projetados para funcionar de dorso e possuem carter. E tem lógica, a maioria das aeronaves não são projetadas para voar de dorso, ou seja, se virar de ponta-cabeça o motor apaga, mas voar de dorso é só em acrobacia e posso garantir que é bastante desconfortável!   :)

Não entendo nada de aeronáutica, mas sempre é uma matéria que fascina, mesmo leigos como eu, e nos meus livros, sobre a segunda guerra mundial, há muita matéria sobre aviões e suas características técnicas. Li certa vez que os aviões alemães , tinham melhor desenvoltura em batalhas aéreas, pois podiam voar de dorso em seus looping sem que o motor apagasse, pois eram seus motores alimentados por injeção direta, ao contrário dos congêneres aliados que utilizavam carburadores. Por isso eu pergunto: Ainda hoje os motores são carburados?



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« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2012, 20:39 por F.Gilii »

Offline ronaldocavalcante

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #56 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 20:32 »

Eu já ouvi falar do motor Wankel para aviões. Será que ainda existe estudos desse motor e não seria a solução para o vôo de dorso ou acrobacia?

ronaldo

Offline F.Gilii

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #57 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 20:37 »
Os motores mais tradicionais ainda são carburados e alguns estão aderindo à injeção, mas não é como as injeções automotivas que trabalham com relativa alta pressão e bicos pulverizadores controlados por eletronica.

As injeções são como aranhas que simplesmente levam combustivel de forma isolada (por fora do coletor de admissão) usando pressão baixa de combustivel, literalmente derramam certa quantidade líquida (não pulverizada) perto das válvulas de admissão.

Motores aeronáuticos não visam economia no consumo mas simn segurança, daí um sistema tão simples no seu conceito e funcionamento e pouco eficiente no que diz respeito à eficiencia na dosagem.

Outros motores ditos aeronáuticos mas voltados para aviação experimental, tais como Rotax, Jabirú etc são carburados na sua maioria.

Só mesmo motores feitos sob encomenda e alguns pilotos é que se arriscam a usar injeção eletronica automotiva...

Offline F.Gilii

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #58 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 20:42 »
Ronaldo,

O problema é sempre o mesmo - o óleo lubrificante e o carburador que usa boia.

Um motor Wankel normalmente usa carter sêco até por causa do seu desenho, pois é um motor conceitualmente idêntico a uma bomba rotativa, só que com combustão interna.

Mas se ele for alimentado por um carburador com boia, tá feito o estrago.

Offline C N C N o w !

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #59 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 21:20 »
... alguns estão aderindo à injeção, mas não é como as injeções automotivas que trabalham com relativa alta pressão e bicos pulverizadores controlados por eletronica.

Mesmo os motores mais modernos ?!  Mesmo os modificados recentemente ?!

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As injeções são como aranhas que simplesmente levam combustivel de forma isolada (por fora do coletor de admissão) usando pressão baixa de combustivel, literalmente derramam certa quantidade líquida (não pulverizada) perto das válvulas de admissão.

Fiquei muito curioso, nunca vi um desses, ou se vi, não percebi que era assim, todos os que vi eram bem semelhantes aos automotivos, até onde pude perceber ...

Um exemplo de que me lembro bem é o do Curiango do Elvis, algo que chamo, pra fazer graça, de monopontomultiponto  ;D mas que de resto me pareceu com aquilo que conheço, bicos injetores elétricos  (válvulas solenóides) e postados bem no bocal de admissão, longe das válvulas ... claro que é um caso em particular, mas o que tenho visto nos últimos anos vai por aí ...

 

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