Autor Tópico: Aviação aerodesportiva  (Lida 40793 vezes)

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Offline C N C N o w !

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #60 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 21:34 »
... tinham melhor desenvoltura em batalhas aéreas, pois podiam voar de dorso em seus looping sem que o motor apagasse, pois eram seus motores alimentados por injeção direta, ao contrário dos congêneres aliados que utilizavam carburadores.

Augusto, os carburadores que permitiam vôo invertido foram desenvolvidos ainda na época da primeira grande guerra ... muitos dos primeiros motores eram injetados, não aspirados ...  e - não tem nada a ver com o assunto, mas dá uma perspectiva histórica da tecnologia que imaginamos recente: os primeiros carros eram elétricos ;D  ;D  ;D

Acho que vale a pena salientar que quem voa de dorso são os acrobatas, isto é pura exibição de perícia, não é manobra regular de combate. Loops e outras manobras são coisas bem distintas do vôo invertido, a dinâmica é outra, leia - ou releia - o post do Levi logo acima ... particularmente quando ele fala da aceleração.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2012, 21:36 por C N C N o w ! »

Offline F.Gilii

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #61 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 22:00 »
Então - motores baseados nos desenhos tradicionais como Lycoming, Continental etc usam uma injeção simples de baixa pressão, que nada mais é que despejar combustivel na frente das valvulas de admissão - o motor engole aquela dose e pronto.

Motores como o do Elvis contam com o arrojo do seu construtor - o Elvis usa uma Fueltech para controle de injeção e faísca, e isso poucos fazem.

Há um sujeito que faz motores de Fiat Fire com injeção HIS usados em trikes - mas estes são contados nos dedos de uma mão...

O resto ainda tem mêdo e não confia na coisa, e adota carburador comum...

Offline Levi

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #62 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 13:08 »
Causos verídicos do aerodesporto....

Em uma festa aeronáutica, junto à apresentação dos aviões da Esquadrilha da Fumaça foi programado o vôo de uma senhora de 82 anos que nunca havia passeado em avião. O sistema de som anunciou que o Aeroclube local daria a ela a oportunidade de realizar o sonho de voar. Apesar de seu sobrinho não querer permitir, a senhora acabou entrando no avião. Enquanto o sobrinho discutia com os organizadores do evento, o piloto desceu do avião já ligado para conversar com o rapaz e a senhora acionou sem querer o acelerador mesmo com a porta ainda aberta e decolou sozinha fazendo barbaridades com o avião na decolagem, vôo e pouso, mas conseguiu pousar sem danos a aeronave. Após o susto, descobriu-se que a velhinha era um piloto experiente de acrobacia disfarçado. Este piloto é muito meu amigo e voa a acrobacia a mais de 20 anos.

Acrobacias são fantásticas! :o

Ver uma avião fazendo manobras acrobáticas é fantástico, mas estar dentro de um avião fazendo acrobacias é complicado... :-\ Convivi muito tempo com pessoal ligado a acrobacias e por muitas vezes estive dentro do avião e posso garantir que a sensação da variação de +G e -G é bastante desagradável. Quem não está acostumado ou não tem estômago muito bom a náusea é forte e a zonzeira pode levar vários minutos para passar.

ABS!

Offline C N C N o w !

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #63 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 10:48 »

Um excelente artigo, muito interessante, leitura recomendada:

http://autoentusiastas.blogspot.com/2012/01/mistura-quente_5057.html

Offline Levi

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #64 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 12:10 »
O que é preciso para sair voando por ai?

Resposta: Claro que é preciso aprender a voar, mas o objetivo aqui é esclarecer o que é necessário pelo ponto de vista legal e mostrar que não é complicado e muito divertido.
O processo de habilitação segue a sequência abaixo:

- Primeiro passo que é pré-requisito para os outros é obter um Certificado Médico de Piloto de Ultraleve (CMPU), que é um certificado de capacidade física e é obtido com um médico credenciado. É necessário estar bem fisicamente, mas não precisa ser um atleta.

- CPD (Carteira de Piloto Desportivo) - o treinamento é rápido (minimo de 15 horas) e habilita o piloto a fazer voos locais, ou seja, a decolagem e pouso tem que ser no mesmo aeródromo base e não pode ingressar no controle de tráfego aéreo. Esta habilitação é suficiente para quem quer curtir voos em ultraleves básicos, como trikes, ultraleves abertos, etc.

- CPR (Carteira de Piloto de Recreio) - com o CPD vc. já sabe voar, então com mais 15 horas de treinamento aprenderá a fazer fonia (usar rádio), navegação com controle de tráfego aéreo, etc. Com esta habilitação poderá voar para qualquer lugar de ultraleve e ingressar no espaço aéreo controlado. Só não poderá pousar em aeroportos que tem restrições a aeronaves aerodesportivas. Também vc. não ia querer pousar em Congonhas com um ultraleve, né!? Esta habilitação é ideal para quem quer fazer voos em rota e ir mais longe. Não há restrições ao tipo de ultraleve, mas tem que ter rádio e transponder. Os ultraleves avançados são os ideais para estes voos.
Porque vc. iria querer fazer voo em rota!? Exemplo: Com um ultraleve avançado num dia de sol vc. decola de SP às 10h com a patroa ou namorada ou sequesabe, pousa em Navegantes/SC às 11:30h, um amigo aerodesportista do local te leva de carro até a praia de Bombinhas, almoçam frutos do mar em restaurante na praia, 15h vc. decola de Navegantes e 16:30h está de volta a SP.

- PP (Piloto Privado) - se voar só com ultraleves não é suficiente e quiser pilotar aviões que não são classificados como ultraleves, terá que tirar PP. Não é necessário tirar CPD e CPR antes. Como esta carteira é para avião, as exigências também são maiores, inclusive o exame médico e prova teórica são muito mais rigorosos.


Fazer o treinamento para CPD e CPR não é muito caro e uma grande diversão, porque o ambiente é descontraído e local de se fazer muitas amizades.

O site da Associação Brasileira de Ultraleves (ABUL) contém todas as informações necessárias e detalhadas e a lista de locais onde o treinamento pode ser feito.

www.abul.com.br

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Offline dande

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #65 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 14:40 »
Levi
muito interessante mesmo.

Imagino a emoção da primeira vez em um avião,mesmo como passageiro ou até mesmo como piloto,devem ser incrivel.Saltar de paraquedas tb deve ser muito bom,hehehe
................... ..Quem sabe um dia!................... ...

Offline Levi

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #66 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 16:02 »
Levi
muito interessante mesmo.

Imagino a emoção da primeira vez em um avião,mesmo como passageiro ou até mesmo como piloto,devem ser incrivel.Saltar de paraquedas tb deve ser muito bom,hehehe
................... ..Quem sabe um dia!................... ...

Dande,

realmente é uma emoção sem comparação. O primeiro voo solo (pilotando sem o instrutor do lado) é coisa de doido! Depois que vc. pousa e desce do avião, é impossível descrever o que se sente, mas talvez seja uma equação assim: [Adrenalina] + [sentimento de autoconfiança] + [emoção] + [todo mundo te vendo] = [o cara mais macho do planeta] ;D

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Offline Jorge_BH

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #67 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 19:56 »
Oi, pessoal.
Tenho acompanhado esse tópico e fazendo força pra ficar calado, mas não consegui. Tive ultraleve durante 10 anos e foi o melhor esporte/hobby que já pratiquei. Infelizmente, por vários problemas, principalmente pessoais, fui obrigado a vendê-lo. E, se há alguma coisa que posso arrepender na vida, foi vender o avião. Ele era um modelo simples, com a estrutura de tubo de alumínio aeronáutico e entelado com dacron (ou algum nome parecido) que é um nylon super resistente e próprio pra isso. Tinha um motor Rotax 503 "mexido" com carburação dupla com hélice especial, o que aumentava um pouco a potência.
Ele voava lento, com velocidade de cruzeiro aprox. 38 nós, mas era do jeito que eu gostava pra curtir a paisagem. Aviãozinho seguro e dócil de pilotar. Sinto muitas saudades dos vôos...
Quem estiver interessado em começar a voar, pode estar certo que não vai se arrepender. É claro que tem de observar todas as regras de segurança de vôo, e principalmente a manutenção preventiva (por horas) que o fabricante aconselha.
Aqui em Minas, para tirar se tornar um Piloto Desportivo (para ultraleve e planador) eram necessárias pelo menos 20 horas de vôo e prova teórica de 5 matérias.
Achei umas fotos de uns 6 anos atrás, feitas com máquina de file de rolo, e estão aqui embaixo.
Abraço a todos e bons vôos.
Jorge

Offline F.Gilii

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #68 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 20:28 »
Hmmm um microleve MXL II...

Tive um por alguns anos, e posso dizer que me esbaldei quando voava com esse bichinho.

Um dos vôos mais prazerosos que já fiz, assim como com os planadores que voei por cerca de 5 anos.

Aqui em Atibaia há um Airbike que estou de olho...

http://www.lightsportaircraftpilot.com/airbiketandem-isonteam/images/tandemairbike-isonteam.jpg
Aviação aerodesportiva


http://cdn.hotstockmarket.com/8/8e/8e38db7f_enduro.gif
Aviação aerodesportiva

Offline Jorge_BH

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #69 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 20:35 »
Hmmm um microleve MXL II...
É esse mesmo, Gilii.


Offline Jorge_BH

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #70 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 20:42 »
...Aqui em Atibaia há um Airbike que estou de olho...
Muito legal esse cara, deve ser uma curtição.
Parece que o piloto tá segurando ele com os pés pra testar o motor. Ou tô enganado?
Eu pilotei um ultraleve que também tinha o trem-de-pouso convencional, mas ele tinha dois freios-de-mão; um pra cada roda dianteira. Assim, quando ia taxiar, pra fazer curva tinha que segurar um dos freios de leve e ele ia fazendo um "cavalo-de-pau"; muito doido.
Gilii, vc sabe dizer qto tá custando esse amarelinho?
Abraço.
Jorge

Offline F.Gilii

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #71 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 20:46 »
Acho que ele está só tentando apertar alguma coisa, como um cinto de segurança...

Esse que eu tô de namoro tem um Kuyuna no lugar - não sei a potencia, mas deve ser uns 35 CV.

Eu bem que preferia um Rotax 503, mas...

Olha, aqui teve um grupo que se juntou para fabricar uns desses de lote - eram 10 ou 12 ao todo, mas a coisa gorou - o cara que iria fazer começou bem, mas depois desandou tudo - levou o dinheiro da turma e se enrolou todo.

Um treco desses deve custar pouco - talvez uns 8 ou 9 mil

Offline Jorge_BH

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #72 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 21:32 »
...levou o dinheiro da turma e se enrolou todo...
Já vi esse filme...


Acho que deve custar mais.
Valeu.

Offline Edimar

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #73 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 23:06 »
Prezados,

Se puderem, não deixem de visitar o Museu da Tam em São Carlos/SP. É impressionante e apaixonante ver aqueles aviões.
Segue o link do Museu

http://www.museutam.com.br/home.php

Abraços

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Re:Aviação aerodesportiva
« Resposta #74 Online: 16 de Fevereiro de 2012, 07:22 »

The machines that made the Jet Age

http://boingboing.net/2012/02/13/machines.html

 

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