Autor Tópico: Motor Stirling Quem ja montou..?  (Lida 7996 vezes)

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Offline Elizeu

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Motor Stirling Quem ja montou..?
« Online: 13 de Setembro de 2012, 10:12 »
Bom dia,

Caros amigos, gostaria de saber se algum dos participantes do forum ja montou um e ja tem alguma experiencia no assunto.
Montei um que por sinal achei até que ficou bem usinato e tudo aparentemente certinho, todavia não consegui faze-lo funcionar.
Caso alguem se interssar pelo assunto para trocar idéas.
Alguns dados:
Cilindro  Inferior diametro 69 mm  curso 15mm
Base do cilindro inferior aluminio de 2 mm
Embolo em Madeira com 1,5mm
Cilindro inferior em aluminio
Cilindro de superior 18mm  curso 15mm em aluminio
Base do cilindro superior em latão de 2mm
Embolo do cilindro superio em Teflom.
Usei rolamentos de Hd de nas biealas (feitas em aluminio de 2mm
Mas nao consegui ainda faze-lo funcionar. (embora todos digam que é muito simples)
Depois coloco algumas fotos caso se interessem ..
 :-[
Grande abraço a todos



 


Offline Rick171

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Re:Motor Stirling Quem ja montou..?
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2012, 10:37 »
Eu tenho vontade de fazer um mas ainda não me aventurei, posta as foto pra gente ver.

Offline Elizeu

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Re:Motor Stirling Quem ja montou..?
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2012, 10:48 »

Offline Elizeu

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Re:Motor Stirling Quem ja montou..?
« Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2012, 10:50 »

Offline Rick171

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Re:Motor Stirling Quem ja montou..?
« Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2012, 11:26 »
O que eu pensei em fazer é esse.

Stirling Engine- Flame Licker

Offline Elizeu

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Re:Motor Stirling Quem ja montou..?
« Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2012, 16:05 »
O que eu pensei em fazer é esse.

Stirling Engine- Flame Licker


Cara eu cheguei a construir um parecido mas tbm nao funcionou .. ! e nao sei onde estou errando em ambos...
esta tudo justo e livre .. sei la..

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Motor Stirling Quem ja montou..?
« Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2012, 19:31 »
O que eu pensei em fazer é esse.

Stirling Engine- Flame Licker


Cara eu cheguei a construir um parecido mas tbm nao funcionou .. ! e nao sei onde estou errando em ambos...
esta tudo justo e livre .. sei la..

  Hammmmm... aposto que não calculou nada né?  :P Fez do jeito "acho que assim da certo"

Offline MAURO JADS

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Re:Motor Stirling Quem ja montou..?
« Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2012, 20:35 »

                    Olá Elizeu
     Já fabriquei e montei diversos Stirlings , è o seguinte : o cilindro pequeno que vc fez de alumínio eu costumo fazer com uma ampola de aparelho de ingeção para cavalos, vc encontra em veterinárias,  corto ao meio aproveito apenas uma parte, o pistão eu faço de latão, com o ajuste certo sem ficar pesado.O pistão grande que vc fez de madeira é feito com uma esponja de aço tipo bombril. amaçe e vá prendendo com um grampeador como se fosse uma bolacha e depois recorte com uma tesoura, a folga é 3 mm. se o cilindro tem 80mm por dentro o pistão deve ter 77 , o vira-brequim deve estar a 90° uma biela para com a outra ,todas as partes deslizantes devem vedar muito bem sem causar arrasto. Provaveis causas do não funcionamento : vazamento , angulo das manivelas do virabrequim errado ,  volante muito leve , sentido de rotação , o motor só funciona para um lado ,depende pra que lado vc fez o eixo de manivelas  ,direita ou esquerda, pouca caloria.
               Espero ter ajudado.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2012, 21:30 por Cássio Alvarenga »

Offline Elizeu

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Re:Motor Stirling Quem ja montou..?
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2012, 11:55 »

                    Olá Elizeu
     Já fabriquei e montei diversos Stirlings , è o seguinte : o cilindro pequeno que vc fez de alumínio eu costumo fazer com uma ampola de aparelho de ingeção para cavalos, vc encontra em veterinárias,  corto ao meio aproveito apenas uma parte, o pistão eu faço de latão, com o ajuste certo sem ficar pesado.O pistão grande que vc fez de madeira é feito com uma esponja de aço tipo bombril. amaçe e vá prendendo com um grampeador como se fosse uma bolacha e depois recorte com uma tesoura, a folga é 3 mm. se o cilindro tem 80mm por dentro o pistão deve ter 77 , o vira-brequim deve estar a 90° uma biela para com a outra ,todas as partes deslizantes devem vedar muito bem sem causar arrasto. Provaveis causas do não funcionamento : vazamento , angulo das manivelas do virabrequim errado ,  volante muito leve , sentido de rotação , o motor só funciona para um lado ,depende pra que lado vc fez o eixo de manivelas  ,direita ou esquerda, pouca caloria.
               Espero ter ajudado.

Caro Jads primeiramente muito agradecido por ter respondo, ao tópico, certamente que deu algumas dicas muito interessantes,
Quanto a minha construção eu vi em divesos sites onde fizeram o cilindro de alumio tbm, e funciona, quanto aos ajustes, eu andei caprichando que esta bem justo, sem prender nada.
Porem tenho algumas duvidas quanto ao cilindro Grande que fiz em aluminio, acredito que esta passando a temperatura de baixo para cima, devido ao alumicio ser muito bom condutor de calor,
outra ponto realmente o volande acredito mesmo que esta muito leve, vou refazer.
Voce saberia qual a relação entre o diametro do cilindro inferior de o cilindro superior, outra coisa o curso do cilindros saberia qual o ideal..
Grande abraç.


Offline MAURO JADS

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Re:Motor Stirling Quem ja montou..?
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2012, 21:41 »


              Boa noite Elizeu
             Cilindro grande 100mm x 45mm- pistão 96mm - curso 30mm : pistão de palha de aço
             cilindro pequeno de vídro 24 mm x72mm  pistão ajustado - curso 22mm. pistão de latão.
          O pistão pequeno trabalha quase com a metade pra fora do cilindro , nessa parte eu fiz uns 3 sulcos de 1mm que é para arrastar o ar frio com ele pra baixo. Abaixo dele onde apareçem esse discos amarelos , isso são algumas arruelas de tela de antena parabólica ,umas sobre as outras ,servem de renegerador , pré-aqueçem o ar frio que vem de cima e isso faz aumentar a velocidade consideravelmente, as tampas do motor são de alumínio 1/4 apertadas com 6 parafusos com porcas , o volante tambem de alumínio 5/16 x140mm , usinado e balanceado em um mancal com 2 rolamentos. o virabrequim é de latão 1/4 dobrado em um gabarito na prensa. Se o teu virabrequim ficou muito pesado vc vai ter de usar um contrapeso pra compensar ,  mas isso vc mesmo vai ter de encontrar o ponto certo. Aí em baixo vai um rescunho, se precisar eu disponho de alguns desenhos e posso te mandar  é só avisar.
Um abraço.
                  http://imageshack.us/a/img513/2016/abcdbo.png
Motor Stirling Quem ja montou..?


Offline Elizeu

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Re:Motor Stirling Quem ja montou..?
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2012, 23:03 »


              Boa noite Elizeu
             Cilindro grande 100mm x 45mm- pistão 96mm - curso 30mm : pistão de palha de aço
             cilindro pequeno de vídro 24 mm x72mm  pistão ajustado - curso 22mm. pistão de latão.
          O pistão pequeno trabalha quase com a metade pra fora do cilindro , nessa parte eu fiz uns 3 sulcos de 1mm que é para arrastar o ar frio com ele pra baixo. Abaixo dele onde apareçem esse discos amarelos , isso são algumas arruelas de tela de antena parabólica ,umas sobre as outras ,servem de renegerador , pré-aqueçem o ar frio que vem de cima e isso faz aumentar a velocidade consideravelmente, as tampas do motor são de alumínio 1/4 apertadas com 6 parafusos com porcas , o volante tambem de alumínio 5/16 x140mm , usinado e balanceado em um mancal com 2 rolamentos. o virabrequim é de latão 1/4 dobrado em um gabarito na prensa. Se o teu virabrequim ficou muito pesado vc vai ter de usar um contrapeso pra compensar ,  mas isso vc mesmo vai ter de encontrar o ponto certo. Aí em baixo vai um rescunho, se precisar eu disponho de alguns desenhos e posso te mandar  é só avisar.
Um abraço.
                  http://imageshack.us/a/img513/2016/abcdbo.png
Motor Stirling Quem ja montou..?


Caro Mauro,
Vou fazer algumas modificações no meu "motorzinho" baseado em suas informações que sem duvidas estão sendo muito úteis.
A primeira delas certamente sera refazer o pistão pequeno que atualmente é de teflom , vou fazer em latão com as ranhuras conforme mencionou e saindo um pou mais para fora, e tbm vou ver a possibilide de  colocar a tal tela em baixo do pistão.
vou tambem ver se consigo fazer o cilindro grande em vidro que deve melhorar (impedir que a passagem do calor passe para a parte de cima.
Estou tambem fazendo um Volante maior em aluminio, meu virabrequim eu fiz com um tarugo de aluminio, com rolamentos tirados de HD com eixo de 5mm nas bielas e no mancal rolamento duplo tbm tirado de HD.
http://imageshack.us/a/img17/759/20120913102425.jpg
Motor Stirling Quem ja montou..?

http://imageshack.us/a/img42/8538/20120913102341.jpg
Motor Stirling Quem ja montou..?

Quanto aos desenho se me enviar agradeço.
[email protected]



Offline minilathe

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Re:Motor Stirling Quem ja montou..?
« Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2012, 07:26 »
Elizeu,

O motor que você quer fazer é desse tipo da foto? Se for, falta o deslocador de ar interno e há outros erros conceituais (provavelmente por não entender o ciclo de Stirling) na sua montagem. Há um cilindro motriz e um deslocador  (parece um cilindro com folgas) que movimenta o ar para o lado quente ou lado frio do motor, esse deslocamento associado a expansão / contração do ar devido a temperatura faz variar a pressão interna, que faz mover o cilindro motriz.

Uma das coisa que está em minha lista (longa??  :) ) para montar é um motor como esse da foto abaixo, é um motor que opera com baixos diferenciais de temperatura externa aplicada ao motor (ex.: copo de café e temp. ambiente).

Este do vídeo abaixo roda com apenas 2,5 graus Celsius de diferencial. LTD = Low Temperature Differential

Home Made Ultra LTD Stirling Engine
« Última modificação: 15 de Setembro de 2012, 07:49 por minilathe »

Offline minilathe

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Re:Motor Stirling Quem ja montou..?
« Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2012, 07:51 »
Outro exemplo:

Motor Stirling LTD com pistão (Piston LTD Stirling engine)


Acho que entender o princípio e alguns cuidados na montagem ajudam a acertar na montagem. Não é necessário um desenho complexo, deve ser simples e conceitualmente correto (dentro dos princípios físicos).

O lado quente deve estar isolado termicamente do lado frio, por isso, a carcaça plástica na câmara do deslocador é melhor que a sua de metal. Usar parafusos plásticos ajuda a diminuir as perdas térmicas.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2012, 08:07 por minilathe »

Offline Elizeu

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Re:Motor Stirling Quem ja montou..?
« Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2012, 08:00 »
Elizeu,

O motor que você quer fazer é desse tipo da foto? Se for, falta o deslocador de ar interno e há outros erros conceituais (provavelmente por não entender o ciclo de Stirling) na sua montagem. Há um cilindro motriz e um deslocador  (parece um cilindro com folgas) que movimenta o ar para o lado quente ou lado frio do motor, esse deslocamento associado a expansão / contração do ar devido a temperatura faz variar a pressão interna, que faz mover o cilindro motriz.

Uma das coisa que está em minha lista (longa??  :) ) para montar é um motor como esse da foto abaixo, é um motor que opera com baixos diferenciais de temperatura externa aplicada ao motor (ex.: copo de café e temp. ambiente).

Este do vídeo abaixo roda com apenas 2,5 graus Celsius de diferencial. LTD = Low Temperature Differential

Home Made Ultra LTD Stirling Engine


Grato por Responde ao Tópico.

Caro amigo, relamente acredito que eu tenha cometido alguns erros primarios, mas como voce citou acima sobre o "Deslocador", no meu motor ele existe sim, pode observar na foto, mas a cada momento estou mais convencido que eu nunca poderia usar o cilindro grande em aluminio e tambem aparentemente entre o deslocador e a base superior não deve ter quase folga nenhuma, o que esta tbm acontecendo com meu motor.
Continuo aberto a ouvir os entendidos.

GRande Abraço.

Offline minilathe

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Re:Motor Stirling Quem ja montou..?
« Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2012, 08:13 »
Caro amigo, relamente acredito que eu tenha cometido alguns erros primarios, mas como voce citou acima sobre o "Deslocador", no meu motor ele existe sim, pode observar na foto, mas a cada momento estou mais convencido que eu nunca poderia usar o cilindro grande em aluminio e tambem aparentemente entre o deslocador e a base superior não deve ter quase folga nenhuma, o que esta tbm acontecendo com meu motor.
Continuo aberto a ouvir os entendidos.

GRande Abraço.

A folga do deslocador é da ordem de 1 a 2 mm. A área do deslocador deveria ser maior, a espessura menor e usar um deslocador mais leve (ex.: isopor). Desse modo, desloca-se mais ar com menor esforço.

 

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