Loading


Autor Tópico: Problemas ao fresar PCB  (Lida 89 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Joaopeddro

  • Novato
  • *
  • Posts: 4
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: DF
  • Nome:: João
  • Profissão: Engenheiro
Problemas ao fresar PCB
« Online: 30 de Julho de 2017, 18:39 »
Prezados


Estou tentando fresar uma PCB simples mas estou com alguns problemas;


Gerei o Gcode com o Pcbgcode e até esta parte esta tudo certo ;


Conforme fotos anexo ao fresar as trilhas ficam muito finas e algumas ficam sem cobre;


Conforme fotos anexo , estou tentando com uma fresa de gravação piramidal 60°x0,1mm e tentei com um outra fresa que tenho aqui .


Alguém sabe o que pode esta acontecendo ?













Online cientista13

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1035
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas ao fresar PCB
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2017, 20:14 »
Primeiro eu particularmente não gosto muito do processo de fresar placas de circuito impresso, prefiro o método antigo e infalível de corrosão, é mais rápido e fica melhor ;) .


Pelas imagens parece ter mais que um problema.
- tem duas fresas, a segunda parece ser inadequada pois a ponta é redonda e parece nem estar afiada.
- pelas imagens da placa da pra perceber que foi fresado com uma fresa que não corta muita.
- na segunda imagem da placa parece que a máquina está com folga pois uma ilha está meia deformada e na outra os "riscos" se desencontram.
- quando se usa uma fresa conica, quanto maior for a profundidade, maior será a largura do corte, então pode ter ainda problema de profundidade de corte.


Eu adaptei na minha máquina um suporte para caneta (daquelas permanentes) e primeiro faço os furos, depois desenho com a caneta e depois faço a placa pelo método de corrosão. Fica muito melhor e mais rápido.
 

Offline Joaopeddro

  • Novato
  • *
  • Posts: 4
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: DF
  • Nome:: João
  • Profissão: Engenheiro
Re:Problemas ao fresar PCB
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2017, 20:53 »
Primeiro eu particularmente não gosto muito do processo de fresar placas de circuito impresso, prefiro o método antigo e infalível de corrosão, é mais rápido e fica melhor ;) .


Pelas imagens parece ter mais que um problema.
- tem duas fresas, a segunda parece ser inadequada pois a ponta é redonda e parece nem estar afiada.
- pelas imagens da placa da pra perceber que foi fresado com uma fresa que não corta muita.
- na segunda imagem da placa parece que a máquina está com folga pois uma ilha está meia deformada e na outra os "riscos" se desencontram.
- quando se usa uma fresa conica, quanto maior for a profundidade, maior será a largura do corte, então pode ter ainda problema de profundidade de corte.


Eu adaptei na minha máquina um suporte para caneta (daquelas permanentes) e primeiro faço os furos, depois desenho com a caneta e depois faço a placa pelo método de corrosão. Fica muito melhor e mais rápido.


Obrigado pela resposta, mas gostaria de usar a Cnc que comprei justamente para criação de protótipos de PCB , a fresa que usei foi a piramidal , você conhece outra melhor para este fim?