Autor Tópico: Problemas ao fresar PCB  (Lida 755 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Joaopeddro

  • Novato
  • *
  • Posts: 4
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: DF
  • Nome:: João
  • Profissão: Engenheiro
Problemas ao fresar PCB
« Online: 30 de Julho de 2017, 18:39 »
Prezados


Estou tentando fresar uma PCB simples mas estou com alguns problemas;


Gerei o Gcode com o Pcbgcode e até esta parte esta tudo certo ;


Conforme fotos anexo ao fresar as trilhas ficam muito finas e algumas ficam sem cobre;


Conforme fotos anexo , estou tentando com uma fresa de gravação piramidal 60°x0,1mm e tentei com um outra fresa que tenho aqui .


Alguém sabe o que pode esta acontecendo ?


http://www.brglobal.com.br/joao/ft/1.JPG
Problemas ao fresar PCB




http://www.brglobal.com.br/joao/ft/2.JPG
Problemas ao fresar PCB



http://www.brglobal.com.br/joao/ft/3.JPG
Problemas ao fresar PCB

http://www.brglobal.com.br/joao/ft/4.JPG
Problemas ao fresar PCB



Online cientista13

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1090
  • Sexo: Masculino
Re:Problemas ao fresar PCB
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2017, 20:14 »
Primeiro eu particularmente não gosto muito do processo de fresar placas de circuito impresso, prefiro o método antigo e infalível de corrosão, é mais rápido e fica melhor ;) .


Pelas imagens parece ter mais que um problema.
- tem duas fresas, a segunda parece ser inadequada pois a ponta é redonda e parece nem estar afiada.
- pelas imagens da placa da pra perceber que foi fresado com uma fresa que não corta muita.
- na segunda imagem da placa parece que a máquina está com folga pois uma ilha está meia deformada e na outra os "riscos" se desencontram.
- quando se usa uma fresa conica, quanto maior for a profundidade, maior será a largura do corte, então pode ter ainda problema de profundidade de corte.


Eu adaptei na minha máquina um suporte para caneta (daquelas permanentes) e primeiro faço os furos, depois desenho com a caneta e depois faço a placa pelo método de corrosão. Fica muito melhor e mais rápido.
 

Offline Joaopeddro

  • Novato
  • *
  • Posts: 4
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: DF
  • Nome:: João
  • Profissão: Engenheiro
Re:Problemas ao fresar PCB
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2017, 20:53 »
Primeiro eu particularmente não gosto muito do processo de fresar placas de circuito impresso, prefiro o método antigo e infalível de corrosão, é mais rápido e fica melhor ;) .


Pelas imagens parece ter mais que um problema.
- tem duas fresas, a segunda parece ser inadequada pois a ponta é redonda e parece nem estar afiada.
- pelas imagens da placa da pra perceber que foi fresado com uma fresa que não corta muita.
- na segunda imagem da placa parece que a máquina está com folga pois uma ilha está meia deformada e na outra os "riscos" se desencontram.
- quando se usa uma fresa conica, quanto maior for a profundidade, maior será a largura do corte, então pode ter ainda problema de profundidade de corte.


Eu adaptei na minha máquina um suporte para caneta (daquelas permanentes) e primeiro faço os furos, depois desenho com a caneta e depois faço a placa pelo método de corrosão. Fica muito melhor e mais rápido.


Obrigado pela resposta, mas gostaria de usar a Cnc que comprei justamente para criação de protótipos de PCB , a fresa que usei foi a piramidal , você conhece outra melhor para este fim? 




Offline rarl

  • Novato
  • *
  • Posts: 6
  • Sexo: Masculino
  • Forum GUIA CNC - A Maior comunidade CNC do Brasil
  • Cidade - UF: Campo Grande-MS
  • Nome:: Rafael
  • Profissão: Eng. Computação
Re:Problemas ao fresar PCB
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2019, 13:11 »
Prezados


Estou tentando fresar uma PCB simples mas estou com alguns problemas;


Gerei o Gcode com o Pcbgcode e até esta parte esta tudo certo ;


Conforme fotos anexo ao fresar as trilhas ficam muito finas e algumas ficam sem cobre;


Conforme fotos anexo , estou tentando com uma fresa de gravação piramidal 60°x0,1mm e tentei com um outra fresa que tenho aqui .


Alguém sabe o que pode esta acontecendo ?


http://www.brglobal.com.br/joao/ft/1.JPG
Problemas ao fresar PCB

Re:Problemas ao fresar PCB



http://www.brglobal.com.br/joao/ft/2.JPG
Problemas ao fresar PCB

Re:Problemas ao fresar PCB


http://www.brglobal.com.br/joao/ft/3.JPG
Problemas ao fresar PCB

Re:Problemas ao fresar PCB
http://www.brglobal.com.br/joao/ft/4.JPG
Problemas ao fresar PCB

Re:Problemas ao fresar PCB


Bom dia, o tópico é antigo, mas deixo os meus testes para ajudar os próximos que buscarem por informações.
Consegui ajustes que fresam uma placa com perfeição, trilhas 0.020'' ( atmega328 SMD) sem nenhuma falha.
A pergunta correta, não é se consegue qualidade, é se o tempo de trabalho vale a pena.
Vou deixar umas fotos de algumas placas que fresei.
http://www.cronosbrasil.com.br/ExemploPlaca.jpg
Problemas ao fresar PCB



itens necessários:
fresa cônica de 0.2mm de ponta e 20º de angulo
fresa de 1mm chata
fresa de 2.5mm chata, ou próxima disso
broca para PCB de 0.7mm
software autoleveller-0.8.7
Alteração no MACH3 em "CV control" a opção "CV Dist. Tolerance" para 0.1 units
(isso vai deixar o CNC bem lento nas mudanças de direção, mas é necessário para trilhas finas)
preferencialmente placas de fibra e não de fenolite.
E antes de programar   a fresagem principal, eu programei um perfil contornando todas as trilhas com a ferramenta conica 0.2mm por 20º  a uma profundidade de 0.1mm.
No ArtCam, tive que adicionar um sobremetal de "-0.01" (negativo mesmo)  para conseguir que a ferramenta entrasse entre as trilhas do chip SMD
Esse perfil antes da fresagem normal, dá uma absurda melhora na qualidade final.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,


Rafael Lunardi


Offline ricardo22ssa

  • Novato
  • *
  • Posts: 10
  • Sexo: Masculino
  • Apaixonado por tecnologia
  • Cidade - UF: Salvador-Bahia
  • Nome:: Ricardo Gomes
  • Profissão: Estudante
Re:Problemas ao fresar PCB
« Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2019, 20:10 »
Prezados


Estou tentando fresar uma PCB simples mas estou com alguns problemas;


Gerei o Gcode com o Pcbgcode e até esta parte esta tudo certo ;


Conforme fotos anexo ao fresar as trilhas ficam muito finas e algumas ficam sem cobre;


Conforme fotos anexo , estou tentando com uma fresa de gravação piramidal 60°x0,1mm e tentei com um outra fresa que tenho aqui .


Alguém sabe o que pode esta acontecendo ?


http://www.brglobal.com.br/joao/ft/1.JPG
Problemas ao fresar PCB
Re:Problemas ao fresar PCB
Re:Problemas ao fresar PCB



http://www.brglobal.com.br/joao/ft/2.JPG
Problemas ao fresar PCB
Re:Problemas ao fresar PCB
Re:Problemas ao fresar PCB


http://www.brglobal.com.br/joao/ft/3.JPG
Problemas ao fresar PCB
Re:Problemas ao fresar PCB
Re:Problemas ao fresar PCB
http://www.brglobal.com.br/joao/ft/4.JPG
Problemas ao fresar PCB
Re:Problemas ao fresar PCB
Re:Problemas ao fresar PCB


Bom dia, o tópico é antigo, mas deixo os meus testes para ajudar os próximos que buscarem por informações.
Consegui ajustes que fresam uma placa com perfeição, trilhas 0.020'' ( atmega328 SMD) sem nenhuma falha.
A pergunta correta, não é se consegue qualidade, é se o tempo de trabalho vale a pena.
Vou deixar umas fotos de algumas placas que fresei.
http://www.cronosbrasil.com.br/ExemploPlaca.jpg
Problemas ao fresar PCB
Re:Problemas ao fresar PCB


itens necessários:
fresa cônica de 0.2mm de ponta e 20º de angulo
fresa de 1mm chata
fresa de 2.5mm chata, ou próxima disso
broca para PCB de 0.7mm
software autoleveller-0.8.7
Alteração no MACH3 em "CV control" a opção "CV Dist. Tolerance" para 0.1 units
(isso vai deixar o CNC bem lento nas mudanças de direção, mas é necessário para trilhas finas)
preferencialmente placas de fibra e não de fenolite.
E antes de programar   a fresagem principal, eu programei um perfil contornando todas as trilhas com a ferramenta conica 0.2mm por 20º  a uma profundidade de 0.1mm.
No ArtCam, tive que adicionar um sobremetal de "-0.01" (negativo mesmo)  para conseguir que a ferramenta entrasse entre as trilhas do chip SMD
Esse perfil antes da fresagem normal, dá uma absurda melhora na qualidade final.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,


Rafael Lunardi
Boa noite!É possível que a CNC tire todo o cobre sobressalente? Que ela faça as trilhas e raspe todo o restante (não sei se me expressei bem)....