Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Eletricidade => Tópico iniciado por: lolata em 07 de Setembro de 2008, 22:38

Título: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: lolata em 07 de Setembro de 2008, 22:38
Caros amigos;
A um tempo atraz vi aqui no forum um colega nosso que teve um problema de interferencia do Spindle nos Drives/motor de passo, fazendo com que sua maquina perdesse passo.
Nessa semana um amigo me mandou uma MP relatando um problema parecido.
Estou abrindo esse tópico p/ gente discutir esse assunto e tentar achar uma solução.
Na minha maquina, eu uso aquele cabo PP entre o inversor e o Spindle, os fios dos motores de passo e do Spndle passam junto pela esteira porta cabo, será que pode ocorret essa interferencia ? o que pode ser feito ? isso pode ser problema do Inversor, Spindle ou Drives ?
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 08 de Setembro de 2008, 09:06
Lolata,

Muitas vezes pode haver interferência no funcionamento dos motores de passo  causado por (por exemplo) faiscamento das escovas do motor de "spindle" casio este for um motor universal, ou mesmo pela proximidade do inversor com os drivers, no caso de um motor de indução como o seu...

Já ví também acontecer interferências causadas por metais se tocando ou vibrando por causa das vibrações inerentes do funcionamento da máquina...

Naquela "Mechmate" que eu fiz e você viu, apanhei para resolver um problema de interferência.

O painel de controle da máquina estava preso na estrutura dela - em baixo da mesa - e só acabei com o problema quando tirei o painel de lá e o fixei na parede, longe da máquina...
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: Artur em 08 de Setembro de 2008, 09:10
Grande Lolata eu tive esse problema quando eu acionava o spindle os motores de passo giravam ai eu tirei o inversor que estava junto com a eletronica e resolveu,
pelo que me disseram a interferencia vem do inversor e nao do cabo que alimenta o spindle.
mesmo assim quando ligo  o spindle escuto um chiado diferente nos motores de passo.
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 08 de Setembro de 2008, 09:14
Lolata,

Ainda no campo das opiniões, eu usei cabo blindado para alimentar um spindle de alta velocidade daquela Mechmate que foi aterrado só do lado do inversor (não no lado do motor).

O Inversor estava dentro do mesmo painel que os drivers foram montados, e não tive problemas.

Já ví acontecer algo parecido como reportado pelo Artur, onde houve a necessidade de afastar o inversor dos drivers, ou por para fora do gabinete, que inclusive teve de ser aterrado para evirar problemas (aterramento no gabinete e porta! )
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: Rudy Egon Piassetta em 31 de Agosto de 2009, 01:06
Preciso de mais ajuda,
O problema continua, após muitos testes resolvi trocar todos os cabso da minha Mechmate por cabos blindados como sugerido. Fiz um aterramento super jóia e mesmo com os cabos blindados não obtive bons resultados. O que melhorou o problema foi o isolamento do motor spindle (weg) da maquina e fazer um aterramento em separado pro inversor. Melhorou muito, mas os motores de passo ainda perdem torque e consequentemente passos quando ligo o spindle. Já estou muito desanimado esse problema porque meu negocio é mecanica e já não sei mais o que fazer. Preciso que me ajudem inclusive com perguntas porque é tanta coisa que nem sei o que interessa escrever.

Abraço,
Rudy
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 31 de Agosto de 2009, 02:06

A saída do inversor para o motor é em frequência relativamente alta (Khz), além disso, de um modo geral o sinal é rico em harmônicas de alta frequência. Em meu trabalho, em motores de potência mais alta (> 5HP), é conhecido o faiscamento entre o enrolamento do motor e carcaça devido às tensões de alta frequência, o que algumas vezes leva a perda de isolamento e posterior curto circuito do motor. Esse faiscamento quando não danifica, provoca ruídos de amplo espectro de frequência. Alguém lembra dos antigos transmissores de rádio à centelhas?  :)

De um modo geral, as conexões entre inversor e motor devem ser as mais curtas possíveis e o ideal é que esses cabos não estejam na mesma calha (ou duto) dos outros cabos, mais sensíveis a interferência. A interferência no motor de passo pode ocorrer não diretamente sobre o motor, o que requer um sinal interferente de potência mais alta, porém, pode estar ocorrendo algum retorno ao circuito eletrônico (driver), que é mais susceptível a ruídos.

A interferência também pode ocorrer através da alimentação pela rede elétrica do inversor e outros circuito eletrônicos mais sensíveis (ex.: driver de motor de passo, computadores, ...), principalmente se a alimentação for tirada no mesmo ponto (caixa de conexões).

Avaliar a instalação de filtros de modo comum (ferites), entre o inversor e motor ou na alimentação do inversor (ver imagem do trecho do manual da Fuji Electric, fabricante de inversores).

(http://www.postimage.org/aV18Aw_A.jpg) (http://www.postimage.org/)

Um osciloscópio dotado de uma bobina (captadora), pode auxiliar na avaliação de sinais induzidos (próximos a cabos do motor, cabo da rede, no motor, etc).


Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: lolata em 31 de Agosto de 2009, 07:08
Esse problema é bem complicado
Não é esse caso, mas com um outro produto já tive muitos problemas com "Ruidos".
Posso até estar falando besteira, mas se eu colocasse um Capacitor ceramico entre o fio terra do motor e a estrutura da maquina não melhoraria esse ruido ?
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 31 de Agosto de 2009, 08:38

Depende, não existe uma regra para afirmar exatamente por onde vai o ruído e se uma ação pontual, como um capacitor, vai resolver. Sabemos que o ruído é gerado no inversor e que influencia os motores de passo. 

Colocar um capacitor pode ou não melhorar o problema. Ao colocar um capacitor (de boa qualidade, baixas perdas), voce pode equalizar as tensões AC entre o motor e a máquina, mas a máquina está aterrada? Considere também que a máquinas possui várias partes, e nem sempre o contato elétrico entre elas é o ideal.

Mas existem boas práticas construtivas que devem ser aplicadas, nas conexões, na construção e no aterramento, do tipo, não misturar cabos que podem gerar ruído com outros que podem captar o ruído (cabos de sinal) ou levar o ruído a um circuito mais sensível. Usar técnicas para desacoplamento entre os alimentadores em 120 ou 220 VCA do motor e dos outros circuito, exemplo: filtros de linha de boa qualidade. Os cabos de terra devem ser curtos e o aterramento também deve ser feito de maneira correta. Como é feito o aterramento, apenas um ponto ou vários? A utilização de blindagem (caixas metálicos e cabos blindados) de maneira correta, também ajuda. Uma máquina deveria ter um projeto sistêmico para minizar ruídos e interferências eletromagnéticas.

Voce poderia postar um esboço das principais conexões elétricas da tua máquina? Como um diagrama em blocos.
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 31 de Agosto de 2009, 09:19
Se estiver usando cabo com blindagem, ligue a blindagem apenas no lado do inversor - do lado do motor não ligue a blindagem.

Ferrites nos fios de alimentação do motor também ajudam
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: Rudy Egon Piassetta em 31 de Agosto de 2009, 14:52
Fiz alguns testes considerando o que me disseram, coloquei o inversor em uma caixa e envolvi com papel aluminio e aterrei tudo separadamente do aterramento da máquina. Não percebi nenhuma mudança.
Então como sugerido encurtei e separei o fio do inversor ao motor, bem curto (50cm) e o problema quase sumiu.
O aterramento da máquina que não surtia efeito antes em outros testes agora diminui o problema, o que me deixa feliz por não ter sido um trabalho inútil.
O ferrite na alimentação ainda não consegui pra colocar, mas creio que tenha ruído passando pelo na parte elétrica de alimentação 127 e 220v.
Vou acabar tendo que deixar o inversor em cima do eixo da máquina ou bem próximo. Isso não é muito legal.
Valeu aí minilathe, pela aula. Sem esquecer do Lolata pelas perguntas sempre convenientes e a pratica técnica do Gilii. Assim que acertar meus problemas aqui darei minha contribuição relatando a experiencia a todos.
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: gimbabf em 31 de Agosto de 2009, 19:02

    nas minhas máquinas não tive problemas de interferencia apesar de usar inversor, sempre tive o cuidado de separar os fios do inversor dos  drives, outra coisa minhas cncs são com estrutura de MDF,
o motor fica eletricamente isolado do dos motores de passo (na verdade todos ficam isolados), talvez isolar o motor do spindle, da estrutura da máquina ajude.
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: Rudy Egon Piassetta em 31 de Agosto de 2009, 22:05
Isolar os motores com certeza ajudaria, mas no meu caso a máquina é inteira de metal, sendo complicado isolar. Aparentemente consegui resolver o problema:
Isolando o motor spindle, que verifiquei ter vazamento pra carcaça, sendo assim o principal vilão.
Aterrando a malha de todos os cabos dos motores de passo apenas pelo lado do drive, mas estarei testando aterrar o outro lado no motor também.
Encurtar o comprimento do fio inversor motor deu bons resultados quando havia contato do motor spindle com a maquina, após isolar, o comprimento do fio não teve impacto ou foi pouco percebido, pois em um dos testes percebi alguma diferença mas não posso afirmar que foi por causa do cabo.
Muito importante não deixar o inversor aterrado no mesmo aterramento da maquina, assim aterrei o inversor no neutro da rede elétrica, que aqui no paraná é interligada e assim relativamente confiável. Liguei também junto, a malha do cabo do inversor-motor sem ligar a malha do lado do motor spindle.
O aterramento da máquina quando tinha fulga do motor spindle potencializava o problema e acaba sendo também um problema, após o isolamento do motor spindle o aterramento passou a diminuir o problema virando assim solução.
Ainda não coloquei o ferrite nos cabos de alimentação, mas pretendo colocar, também farei testes para aterrar o PC e a caixa dos drives.

Agradeço a todos espero que essa experiência seja útil,
Rudy
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 31 de Agosto de 2009, 23:53
Prezados,

Seguem alguns artigos básicos sobre supressão de ruídos, blindagem e filtragem. Um bom filtro de linha entre o inversor e a rede elétrica ajuda muito a reduzir o ruído que o inversor injeta na rede e vai parar num PC, na fonte dos drivers. O filtro de linha na entrada de cada fonte também ajuda a desacoplar as cargas conectadas no mesmo alimentador (rede elétrica). A transmissão de ruído via rede elétrica também depende de uma boa instalação elétrica (fios de bitola adequada, nenhuma gambiarra, aterramento, ...).

Se voce colocar um osciloscópio da rede elétrica, poderá se surpreender com a quantidade de ruídos presentes na rede.

Fazer um filtro de linha não é difícil. Por exemplo, na loja Transformadores Lider (SP - Centro), podem ser encontrados nucleos toroidais de ferrite. Enrole um par de fios, num enrolamento bifilar e conecte as entradas e saídas conforme a figura. Também pode ser usado núcleo E+E de ferrite de tamanho suficiente para enrolar 10 a 20 espiras (quanto mais espiras, melhor a rejeição do filtro). Esse tipo de ligação de transformador é chamado de "tranformador de modo comum", sendo mais eficiente do que dois indutores de mesmo tamanho na reduçãpo de ruídos (ver texto).
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: Rudy Egon Piassetta em 03 de Setembro de 2009, 10:59
Então pessoal, resolvi meu problema de intereferência pelo menos a parte mais grosseira. Agora estou enfrentando uma perda de passos.Com ou sem o spindle e inversor ligados, ao mandar a máquina realizar alguma tarefa muitas vezes ela perde posição, pouca coisa mas já significativo sendo de 5 a dezenas de vezes a resolução. Percebi que os capacitores de minha placa cncax estão esquentando. Asseguro que tenho capacitores de sobra na placa fonte. Os capacitores da placa cncax são de 1000uf por 100v e a tensão que está sendo injetada neles é pela medição que fiz de 50v. Será que está aí o problema? Devo encurtar os fios, pois consigo encurtar 1/4 da medida que tenho mesmo comprometendo o meu layout? Colocar mais capacitores em paralelo na saída ou perto do motor resolveria? Perto do motor o capacitor não iria ficar trocando carga com o outro pelo fio causando algum outro tipo de problema? Essa máquina está dificil de funcionar, tenho que me benzer! Ontem passei o dia inteiro fazendo testes e pensei que pode ser configuração do sotware. Uso o emc2 e segui o topico do fgilii pra configurar mas não entendi muito bem. O meu teste de latencia com o micro carregado de tarefas deu 10450us aí não sei o que preencher nos campos step time step .... direction hold direction setup. Como meu driver opera com l297 tentei colocar pré programado l297 e não deu certo, mas muitas outras configurações funcionam. Se colocar os parametros do l297 como no datasheet o ultimo campo "direction setup" altera pra um valor bem mais alto acho que 20000, assim resolvi aumentar os valores todos proporcinais a esse que aparece. Mas já fiz testes com varias configurações e parece que a perda de passo não muda e acho que tem algum outra coisa errada difícil de identificar.

Abraço,
Rudy
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: gimbabf em 03 de Setembro de 2009, 18:20
   já tive esse problema, e solução encontrei por acaso, o problema são justamente os tres capacitores 1000uF x 50V, como eles são eletrolíticos de valor mais baixo, a indutância deles é menor filtrando algumas frequências mais altas e com isso atrapalham o chopper que é o controle de corrente.
   aqui a solução foi levar a alimentação dos diretamente da fonte para os motores, cortando o +V dos motores da placa cnc3ax, voce vai notar que os motores vão esquentar menos, talvez vai precisar aumentar um pouco a corrente em um dos eixos, mas as perdas aleatórias de passo acabam
   e outra coisa nunca coloque capacitores cerâmicos ou de poliéster para desacoplar as altas frequências na fonte dos motores, pelo mesmo motivo
   tenho a minha cnc funcionando perfeitamente há mais de um ano depois da mudança, quando fiz a segunda cnc tive o mesmo problema e só resolví cortando o +V dos motores, da placa cnc3ax
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: Rudy Egon Piassetta em 03 de Setembro de 2009, 22:29
Existe algumas considerações. Minha placa é a cncax (modular) tenho 4 placas pois um dos eixos tem 2 motores. Uso os fets irf640 e os motores são grandinhos de 42kgf 4,2A. Não sei se estou certo mas eu pensei em aumentar os capacitores e não tirá-los. Tenho o capacitor de poliester metalizado na fonte, vou testar retirando-o. Tenho um trafo 42V 6A AC e depois de retificado deveria me dar em torno de 60V dc, não sei pq está me dando 50V dc quando ligado e em vazio da os 60V. O capacitor da fonte não é porque tem de sobra, estou com 2 de 4700uf 100V. Talvez eu tenha problema na retificação?
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: gimbabf em 05 de Setembro de 2009, 00:35

   o problema é filtragem demais e não a menos, faça como eu disse elimine o capacitor de poliéster, talvez já seja suficiente, se não ficar bom pode eliminar os eletrolícos de 1000uF, a tensão dos motores não requer muita filtragem ,
não importa se é a cnc3ax modular o esquema é o mesmo, depois poste o resultado aqui.
   com os IRF 640 é conveniente fazer a modificação para aumentar a tensão no gate dos fets, tem um pequeno tutorial
logo nos primeiros posts do tópico "fets cnc3ax"
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 05 de Setembro de 2009, 04:53
Me permitem discordar totalmente dos colegas, não existe "filtragem demais" numa fonte, se voce colocar mais capacitores em paralelo a indutância e a resitência parasitas resultantes diminuem, o que contribui para a filtragem. Mas uma fonte possui outras características.

Os capacitores não melhoram a regulação da fonte, o fato da tensão estar caindo pode ser devido a regulação do transformador e outros componentes da sua fonte (diodos, etc), não sei como é a sua fonte... mas não são os coitadinhos dos eletrolíticos que fazem a tensão cair! A menos que estejam com corrente de fuga muito elevada, se for assim, é hora de trocá-los.

Para testar o que eu afirmo, meça a corrente de consumo e coloque uma carga resistiva que demande a mesma corrente e a tensão deveria cair do mesmo modo.

Atentem para o fato de que um capacitor de grande valor não consegue manter indefinidamente a tensão se o trafo ou outros componentes são ruins. Isso inclui a montagem, a largura e espessura dos filetes do circuito impresso, a bitola dos fios, os conectores, .....

Outra coisa, esses capacitores não pioram o desempenho do chopper, pelo contrário, ao melhorar a filtragem, a tensão se estabiliza e o circuito (motor, driver), passa a ter mais "fôlego", ou mais energia disponível instantaneamente falando, ou melhor, no exato momento em que o chopper precisa mandar energia para o motor.

Durante o funcionamento, os capacitores aquecem devido a corrente de "ripple", que circula dentro dos mesmos  para tentar manter a tensão estável. Quanto melhor a dissipação de calor (maior área externa) menor o aquecimento, capacitores de área externa muito pequena são ruins. A literatura cita o uso de dissipadores de calor ou prendê-los a carcaça do equipamento em alguns casos (ver artigo anexo). Além disso, a resistência interna (parasita) de capacitores de baixa qualidade é maior obviamente. Um capacitor perfeito não possui resistência parasita e portanto não aqueceria. Obviamente, se voce colocar mais capacitores em paralelo, a corrente de ripple se dividirá entre os capacitores, o que diminuirá o aquecimento. Existem as perdas no dielétrico, que também aquece com correntes de alta frequência. Novamente, com capacitores em paralelo essas correntes são divididas entre os capacitores, o que ameniza o problema.

Atenção para o fato que o aquecimento excessivo pode encurtar a vida dos eletrolíticos.

Deêm uma olhada nos artigos em anexo (em inglês), muito instrutivos...  :)

Em resumo, quanto mais capacitores em paralelo, menor o aquecimento, menor o ripple, ....
Mas a regulação da fonte, já é uma outra história...  :)
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: gimbabf em 05 de Setembro de 2009, 14:01
   minilathe,

    quando falei em filtragem demais não estava me referindo à queda de tensão com a carga, falava da filtragem das altas frequencias na fonte dos motores, que não deve acontecer, capacitores eletrolíticos de baixo valor tem menor indutância o que acaba ceifando algumas frequencias mais altas e confundindo o chopper, o que causa perda de passos aleatórias, então na fonte dos motores não se deve usar eletrolíticos de baixo valor, cerâmicos ou poliéster.
    é a experiencia que tenho em mais de um ano usando a cnc3ax, outra dica importante: não torcer os fios que ligam o drive aos motores.
    quamto à queda de tensão com carga, as causas mais prováveis são o trafo com corrente insuficiente ou a ponte retificadora fraca, dois capacitores de 4700 na fonte são suficientes para os quatro motores, se quiser exagerar coloca mais um de 4700, mas isso não vai evitar a queda de tensão caso o trafo seja fraco.
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 05 de Setembro de 2009, 15:16
Gilberto,

Discordo tecnicamente do que voce colocou...

Sendo mais específico, no esquema anexo da CNC3AX, os capacitores de filtragem da alimentação dos motores, C24, C25 e C26 no esquema, aquecem devido a corrente de ripple, conforme explanei anteriormente. Esses capacitores podem ter seus valores aumentados, com ganhos ao circuito (melhor desempenho do chopper e menor aquecimento).

Acho que está havendo confusão de conceitos. Não se deve usar capacitores de baixo valor não é porque tem baixa indutância (isso é positivo num capacitor), se fosse necessária alguma indutância no circuito seria melhor usar um indutor de valor conhecido e não um "indutor travestido de capacitor"....   :)

A explicação correta para não usar capacitores de baixo valor numa fonte, é simplesmente por que numa fonte o objetivo é diminuir o ripple (ondulação na tensão devido a alimentação em 60Hz). Para isso, só usando capacitores de alto valor, e quanto maior melhor!!! O capacitor é como uma caixa d´água, um armazenador de energia, que envia essa energia ao circuito nos intervalos da senóide (tensão da rede de 60Hz) quando a tensão é menor que o valor de saída DC da fonte.
 
Ainda não entendi, olhando o esquema anexado, que capacitores voce se refere, e que deveriam ser retirados...

Também fiquei curioso em saber por que não torcer os fios...
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: gimbabf em 05 de Setembro de 2009, 16:44
Gilberto,

Discordo tecnicamente do que voce colocou...

isso porque voce não leu com atenção os posts da página anterior, estou falando das altas frequencias, e não do riple que um capacitor de alta indtância retira

[/quote]
Sendo mais específico, no esquema anexo da CNC3AX, os capacitores de filtragem da alimentação dos motores, C24, C25 e C26 no esquema, aquecem devido a corrente de ripple, conforme explanei anteriormente. Esses capacitores podem ter seus valores aumentados, com ganhos ao circuito (melhor desempenho do chopper e menor aquecimento). [/quote]
 
 errado, no caso do Rudy (e todos meus posts se referem ao caso dele) os capacitores estão aquecendo porque ele deve ter usado o recomendado na lista de peças 1000uF x 50V, e a tensão da fonte dele chega a 60V, esses capacitores devem estar entrando em curto e aquecendo

[/quote]
Acho que está havendo confusão de conceitos. Não se deve usar capacitores de baixo valor não é porque tem baixa indutância (isso é positivo num capacitor), se fosse necessária alguma indutância no circuito seria melhor usar um indutor de valor conhecido e não um "indutor travestido de capacitor"....   :)

A explicação correta para não usar capacitores de baixo valor numa fonte, é simplesmente por que numa fonte o objetivo é diminuir o ripple (ondulação na tensão devido a alimentação em 60Hz). Para isso, só usando capacitores de alto valor, e quanto maior melhor!!! O capacitor é como uma caixa d´água, um armazenador de energia, que envia essa energia ao circuito nos intervalos da senóide (tensão da rede de 60Hz) quando a tensão é menor que o valor de saída DC da fonte.[/quote]

   errado, lógico é altamente desejável a filtragem do riple da fonte, mas no caso da cnc3ax, não é desejável a filtragem de ALTAS FREQUENCIAS, pois isso vai atrapalhar o controle de corrente dos motores, por isso NESSE caso é aconselhável usar capacitores de indutância mais alta que irão filtrar o riple de 60hz e deixar as frequencias altas

[/quote]
Ainda não entendi, olhando o esquema anexado, que capacitores voce se refere, e que deveriam ser retirados...[/quote]

  falava dos C24, C25, C26, se voce ler meus posts anteriores, verá que aconsselhei o Rudy a puxar o +V diretamente da fonte para os motores, não passando pela placa cnc3x, consequentemente esses capacitores ficam isolados, outro motivo é que as trilhas dos gates dos fets ficam perto e sujeitas à interferencia, uso assim na minha cnc e os problemas de perda de passos aleatórios acabaram

[/quote]
Também fiquei curioso em saber por que não torcer os fios...[/quote]

  por duas vezes liguei fios torcidos dos drives aos motores, e nas duas vezes queimou fet, exatamente o porque não sei, mas a principal suspeita  é a leve indutância  resultante, circuitos que trabalham com frequencias médias altas tem muitos cri cris
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: luciano g em 05 de Setembro de 2009, 17:13
Tenho um trafo 42V 6A AC e depois de retificado deveria me dar em torno de 60V dc
ruy vc citou isto acima, estranho os 50 volts, parece que um diodo pifou?
como esta a instalação eletrica da sua casa, é nova?
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 05 de Setembro de 2009, 17:18
Escuta - não tenho nada com isso, mas não está errado usar um capacitor de 50V em 60V?

Pra mim é simples fazer a conta e ver que está errado...
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 05 de Setembro de 2009, 18:16
Gilberto,


Conforme o Fábio destacou, a tensão de trabalho dos capacitores deve estar correta, obviamente acima da tensão em vazio da fonte... no mínimo 1,5x. Nisto estou de acordo.

Mas não concordo tecnicamente com a sua afirmativa de não usar capacitores de filtro junto dos motores. Isso não tem nenhum embasamento técnico!!! Por outro lado, não conheço o lay-out da placa e se as trilhas dos capacitores intalados na placa podem gerar alguma interferência com os sinais dos FETs. Nisto eu talvez até concordasse, mas não sem antes conhecer o lay-out!!! :)
 
errado, no caso do Rudy (e todos meus posts se referem ao caso dele) os capacitores estão aquecendo porque ele deve ter usado o recomendado na lista de peças 1000uF x 50V, e a tensão da fonte dele chega a 60V, esses capacitores devem estar entrando em curto e aquecendo

Concordo Totalmente!!!

Também é bom considerar que capacitores submetidos a altas frequências e altas correntes de ripple aquecem, é só ler os artigos que postei anteriormente. Mas eu também não disse que sou a favor de capacitores com tensão abaixo da recomendada!!


   errado, lógico é altamente desejável a filtragem do riple da fonte, mas no caso da cnc3ax, não é desejável a filtragem de ALTAS FREQUENCIAS, pois isso vai atrapalhar o controle de corrente dos motores, por isso NESSE caso é aconselhável usar capacitores de indutância mais alta que irão filtrar o riple de 60hz e deixar as frequencias altas

Nesse tipo de circuito, na alimentação de potência, a filtragem de componentes em alta frequência é sempre desejável....  Mas o posicionamento dos capacitores na placa também deve ser feito corretamente pela pessoa que projetou a placa. Para que as correntes no capacitor não induzam algum ruído nas portas dos FETs devido a trilhas da placa projetadas indevidamente.

De qualquer modo, de uma maneira geral, os capacitores devem sempre ser ideais, com baixa indutância, baixa resistência parasita, baixas perdas, ....

  falava dos C24, C25, C26, se voce ler meus posts anteriores, verá que aconsselhei o Rudy a puxar o +V diretamente da fonte para os motores, não passando pela placa cnc3x, consequentemente esses capacitores ficam isolados, outro motivo é que as trilhas dos gates dos fets ficam perto e sujeitas à interferencia, uso assim na minha cnc e os problemas de perda de passos aleatórios acabaram

Concordo em evitar a interferência sobre os FETs, mas não em deixar de ter mais capacitores de baixa indutância, filtrando a alimentação, não há uma explicação tecnicamente embasada, isso não interfere no funcionamento do chopper.

  por duas vezes liguei fios torcidos dos drives aos motores, e nas duas vezes queimou fet, exatamente o porque não sei, mas a principal suspeita  é a leve indutância  resultante, circuitos que trabalham com frequencias médias altas tem muitos cri cris

Ao torcer os fios a capacitância mútua entre eles aumenta, bem como a indutância mútua. Mas a princípio não acho isso ruim. Mas não posso discordar, se voce disse se algum FET queimou, só não posso afirmar se foi por causa dos fios torcidos.
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: Rudy Egon Piassetta em 08 de Setembro de 2009, 13:00
Considerei a proposta do colega de tirar os capacitores, mas não fiz, por achar que não era esse o problema e iria deixar pra um momento mais desesperado essa intervenção.
Então como tinha uns CIs 7409 a mais, resolvi trocá-los e a experiencia desesperada e com chances quase nulas de resultar em alguma coisa deu certo. Era um CI eu eu tinha feito uma cagada nele faz tempo e nem lembrava. Vou fazer um resumos dos problemas que encontrei bem objetivamente e soluções:
Perda de passos: Era o CI 7409 com problema, solução foi trocar por outro 7409 ou preferívelmente pelo 74ls09 mudando os resistores de 1k para 2k2 dependendo da tensao do gate.
Máquina movendo piorava quando ligava o invesor ou com o aterramento ligado, solucionei isolando o motor weg da maquina, pois estava com fuga pra carcaça, irei trocá-lo.
Motores de passo fracos: Havia um motor de passo com fulga pra carcaça, resolvi o problema desligando o aterramento, e irei troca-lo também. Descobri este problema medindo a corrente de entrada dos motores dos driver. A corrente do motor com problema dava o dobro dos outros na medição e quando retirava-o da maquina ficava normal.
Problema de queda de tensao do retificador: Era de 60 em vazio caia pra 50, foi pra 52 com a troca do CI 7409 e foi pra 56 corrigindo o motor de passo com vazamento pra carcaça.
Eu tenho nas minhas placas desde a fabricação, ao contrario do pedido na lista de peças(50V 1000uf), capacitores de 100V por 1000uf. É sabido que não podemos passar da tensão de ruptura, como estou alimentando com 60 volts, não seria certo manter os de 50V.

Abraço,
Rudy
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: jvfc em 08 de Setembro de 2009, 19:18
Esqueceu de mencionar as constantes quebra de fresa. Eu apostaria 100 contra 1 que o spindle estava girando em sentido contrario.  ;D
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: cientista13 em 08 de Setembro de 2009, 22:09
Eu não tinha problema de ruido com a minha boa phase drive, foi só trocar os drives que a ruideira começou, principalmente quando ligava o inversor. Ao ligar e desligar o inversor, os eixos chegavam a se mover uns 2mm (sempre para o mesmo lado). troquei o cabo do pc até os drives por cabos blindados um para cada eixo, aterrando no lado do PC e o problema continuava. afastei o inversor, coloquei cabo blindado etc. etc.... o problema continuava, então troquei o PC e os problemas se foram.  :)
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: Pilarski em 08 de Setembro de 2009, 22:14
olá Rudy Egon Piassetta...tu ta usando motores de 42kgf correto??
qual a velocidade q tu ta conseguindo atingir nos eixos X e Y?? sem uso de ferramenta de corte
com a mesa livre mesmo..

abs..,
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 09 de Setembro de 2009, 00:05
Cientista13,

Eu não tinha problema de ruido com a minha boa phase drive, foi só trocar os drives que a ruideira começou, principalmente quando ligava o inversor. Ao ligar e desligar o inversor, os eixos chegavam a se mover uns 2mm (sempre para o mesmo lado). troquei o cabo do pc até os drives por cabos blindados um para cada eixo, aterrando no lado do PC e o problema continuava. afastei o inversor, coloquei cabo blindado etc. etc.... o problema continuava, então troquei o PC e os problemas se foram.  :)

Voce está usando algum tipo de isolamento de sinal, tipo placa isoladora, entre o PC e as placas acionadoras de motor de passo? O que voce relatou poderia ser algum problema de nível de tensão ou do tipo de CI usado na saída do PC...
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: cientista13 em 09 de Setembro de 2009, 00:19
Cientista13,
Voce está usando algum tipo de isolamento de sinal, tipo placa isoladora, entre o PC e as placas acionadoras de motor de passo? O que voce relatou poderia ser algum problema de nível de tensão ou do tipo de CI usado na saída do PC...

Na phasedrive usava optoacoplador (já na placa) e agora só os drive que já tem isolação optica.

cheguei a mesma conclusão. Nível de tensão da saida do PC, porém não fiz medição do sinal. Se sobrar um tempinho amanhã farei um teste e medirei a tensão de saida de ambos PCs.

PS.: o PC que dá o problema é um 486DX66 (isso ainda existe viu) usando o TurboCnc
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: Jan em 18 de Setembro de 2009, 22:55
Olá, eu tive sérios problemas com interferencia do conjunto spindle/inversor em algumas maquinas.Chegou a queimar placas!
Comprei um conduite totalmente metálico.Aterrei toda a maquina á uma  barra de cobre,aterrei o inversor no plug apropriado (geralmente fica entre a entrada RST e a saída UVW),aterrei o spindle
(marca Jaeger e marca Perkun ,ambos vem com um plug de 4 polos,3 fase mais um de aterramento) o cabo de ligação do spindle tem que estar separado dos motores de passo.
Aterrei os conduites,o conduite metálico age como blindagem.
resultado: zero interferencia!
E o inversor pode ficar em qualquer lugar.
Acho até estranho quando colocam o inversor na lateral da maquina que se desloca,quando o camarada quer ajustar fazendo algo tem que ficar acompanhando a maquina! :D
Melhor resultado para cnc3x-optoisoladores.
Melhor resultado para trafos de alimentação -usar somente aqueles que tem aterramento primário/secundário (aquela placa de cobre entre os enrolamentos)
gente ,usem spindles  mesmo,aqueles que são fabricados para suportar 300,400 hz sem perder potencia,torque,sem sparks entre gaiola e induzido.
Quem quiser me mande mp que eu passo fornecedor do perkun (nem sei se pode fazer isto aqui!)
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: Rudy Egon Piassetta em 22 de Setembro de 2009, 23:46
olá Rudy Egon Piassetta...tu ta usando motores de 42kgf correto??
qual a velocidade q tu ta conseguindo atingir nos eixos X e Y?? sem uso de ferramenta de corte
com a mesa livre mesmo..

abs..,

Sim, motores 42kgf. Consigo atingir 48m/min tanto no x quanto no y com altas acelerações. Sem perda de passo é cedo para falar, pois preciso fazer mais testes mas creio que abaixo de 20m/min não há perda de passos.
O motor do spindle (weg) com inversor foi testado pela assistencia tecnica weg e me disseram não ter vazamento pra carcaça e não ter problema no inversor. Ficando assim sem explicação o problema do motor interferir quando em contato com a maquina . A solução foi isolar a carcaça do motor da máquina, acrescento que a carcaça não está ligada em nada(nem na malha), e mesmo assim quando em contato com a maquina causa interferencia. Alguem sabe porque isso ocorre? Eu penso que cause algum desequilibrio eletromagnético que interfere no controle de corrente das placas cncax.
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 23 de Setembro de 2009, 00:22
Consigo atingir 48m/min tanto no x quanto no y com altas acelerações. Sem perda de passo é cedo para falar, pois preciso fazer mais testes mas creio que abaixo de 20m/min não há perda de passos.
O motor do spindle (weg) com inversor foi testado pela assistencia tecnica weg e me disseram não ter vazamento pra carcaça e não ter problema no inversor. Ficando assim sem explicação o problema do motor interferir quando em contato com a maquina . A solução foi isolar a carcaça do motor da máquina, acrescento que a carcaça não está ligada em nada(nem na malha), e mesmo assim quando em contato com a maquina causa interferencia. Alguem sabe porque isso ocorre? Eu penso que cause algum desequilibrio eletromagnético que interfere no controle de corrente das placas cncax.

É importante saber que um inversor é um circuito de potência que retifica a tensão da rede (127 V / 220 V monofásico ou trifásica) e posteriormente gera um trem de pulsos de largura estreita de forma a sintetizar uma senóide de até centenas de hertz. Ocorre que este trem de pulsos estreitos é basicamente um sinal de alta frequência, rico em componentes harmônicas de alta frequência (de alguns KHZ a alguns MHZ), que podem interferir em muitos equipamentos. 
Como todos sabemos, um sinal de alta frequência (=ondas de rádio) tem a capacidade de se propagar até no vácuo. Mas isso não quer dizer que não possa ser atenuado ou ter seus efeitos compensados ou eliminados.

(1) A carcaça do motor deve ser aterrada através de uma cordoalha de cobre do tipo fita (possui menor indutância que um fio comum de seção cilíndrica). Instalações industriais de inversores são feitas com um bom aterramento da carcaça do motor.

(2) O terra deve ser de boa qualidade. É melhor não aterrar do que usar um "terra" duvidoso. Alguns erros: terra não é a mesma coisa que o fio neutro da rede. Um terra de boa qualidade requer uma barra de cobre enterrada no mínimo, conforme recomendam as normas de aterramento e a boa literatura sobre o assunto.

(3) Se a interferência afeta os drivers, então poderá estar chegando nessas placas através de: (a) cabos do motor de passo, (b) fonte de alimentação do driver, (c) cabo do  micro, (d) por propagação através de ondas eletromagnéticas espaciais.

Seu sistema, cada aspecto deve se cuidadosamente avaliado por pessoal técnico qualificado, mas seguem algumas sugestões:

ìtem (a) -> usar filtros de ferrite nos cabos de cada motor de passo, do tipo usado em cabos de monitores de vídeo.

Item (b) -> Colocar filtro de linha blindados na entrada da fonte e colocar a fonta numa caixa metálica hermeticamente (eletricamente) "fechada".

ìtem (c) -> Colocar ferrites no cabo do micro e usar acopladores óticos nas entradas de sinal de cada driver.

Ítem (d) -> Colocar os driver numa caixa metálica hermeticamente (eletricamente) fechada.
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 14 de Dezembro de 2009, 20:28
Ainda que eu tenha postado esta exatamente o mesmo em meu tópico, preciso pagar esta divida aqui  :D

Coisa simples!!!

Pessoal encontrei a solução para meu problema e gostaria de compartilhar com aqueles que como eu estão passando por isto, como eu havia dito após instalar o fim de curso/home em minha cnc ela parou de funcionar corretamente toda vez que eu ligava o spindle a bob enviava sinais para o mach3 que por sua vez acionava o reset/Home limit switch e ainda por cima tentava ligar para minha sogra,
durante estes dois dias fiquei pensando, conversei com alguns amigos e li alguns tópicos e na maioria deles avia sempre algum tipo de comentário a respeito de aterramento, teve também o comentário do Kauros que contou sua experiência com interferência e tal, até ai ok, para ver se o problema era realmente aterramento ou não usei um metodo bem simples, liguei novamente a cnc, encostei um apenas um bico de prova do multímetro sobre o parafuso do sensor de final de curso e medi algo em torno de 0.149 vac, até ai ok, quando dei a partida no inversor afim de acionar o spindle o multímetro marcou 24.59vac, e manteve oscilando nesta faixa, passei o multímetro em diversas regiões da maquina e não mudava muito, ok neste momento me pareceu claro que o problema era realmente de aterramento, então resolvi fazer o tal, facil facil, aprendi no youtube...           ...comprei uma barra de ferro revestida de cobre de 1.200 mm e uma presilha para o fio total R$ 9.00, fiz um furo de 10mm de diâmetro no chão só para quebrar o piso da sala que a cnc esta e inseri a barra de cobre com algumas marteladas, tudo isto em menos de 30 minutos, conectei um fio 6 mm na barra de cobre e na cnc em um parafuso qualquer da maquina, pronto problema resolvido, aterramento feito!

Agora quando dou a partida no spindle tudo funciona corretamente nenhuma interferência e o valor medido com o multímetro não sofre grandes alterações, isto é varia de 0.050 a 1.257 vac menos que uma pilha comum.
Sei que para a maioria dos participantes deste fórum isto parece ser maçante mas na verdade só hoje eu fui entender o que é aterramento, sempre que alguém falava sobre o assunto eu saia até de perto, também com tantos mitos e complexidades desnecessárias que eu ficava até confuso a respeito do assunto.

Gostaria de citar que a mesa onde minha cnc esta apoiada é totalmente de compensado, e chuto que se esta fosse de ferro eu talvez não teria este problema...

relembrando http://www.prysmian.com.br/export/sites/prysmian-ptBR/energy/pdfs/Manual.pdf

&feature=related [/youtube]
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 14 de Dezembro de 2009, 23:58
Ivan,

...encostei um apenas um bico de prova do multímetro sobre o parafuso do sensor de final de curso e medi algo em torno de 0.149 vac, até ai ok, quando dei a partida no inversor afim de acionar o spindle o multímetro marcou 24.59vac, e manteve oscilando nesta faixa, passei o multímetro em diversas regiões da maquina e não mudava muito, ok neste momento me pareceu claro que o problema era realmente de aterramento, então resolvi fazer o tal, facil facil, aprendi no youtube...           ...comprei uma barra de ferro revestida de cobre de 1.200 mm e uma presilha para o fio total R$ 9.00, fiz um furo de 10mm de diâmetro no chão só para quebrar o piso da sala que a cnc esta e inseri a barra de cobre com algumas marteladas, tudo isto em menos de 30 minutos, conectei um fio 6 mm na barra de cobre e na cnc em um parafuso qualquer da maquina, pronto problema resolvido, aterramento feito!

Agora quando dou a partida no spindle tudo funciona corretamente nenhuma interferência e o valor medido com o multímetro não sofre grandes alterações, isto é varia de 0.050 a 1.257 vac menos que uma pilha comum.
Sei que para a maioria dos participantes deste fórum isto parece ser maçante mas na verdade só hoje eu fui entender o que é aterramento, sempre que alguém falava sobre o assunto eu saia até de perto, também com tantos mitos e complexidades desnecessárias que eu ficava até confuso a respeito do assunto.

Gostaria de citar que a mesa onde minha cnc esta apoiada é totalmente de compensado, e chuto que se esta fosse de ferro eu talvez não teria este problema...

Parece que voce tinha algum problema relacionado a radiação eletromagnética.

Aterramento e blindagens corretamente construídos ajudam.

Na verdade, é mais simples que parece.... :)
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 03 de Janeiro de 2010, 14:54
Pensei que tudo estava bem até...
O cara da serra elétrica voltou, estou novamente tendo problemas com os sensores de fim de curso, como amanhã pretendo colocar capacitores de cerâmica de 100 nf (um para cada sensor de fim de curso), como hoje é domingo e estou doido para trocar os cabos do inversor venho novamente pedir ajuda aos universitários  ;D, eu li e reli o manual do meu inversor, como não tenho experiência no assunto fiquei com algumas duvidas, ai vão eles?  ???

Do lado esquerdo do inversor tem dois parafusos chamados:
1 Parafuso de ligação a terra do filtro EMC
2 parafuso de ligação a terra do varistor
dai em outra pg. do manual fala algo sobre sistema IT e Nt, a foto mostra a pg 33 do assunto, minha duvida é devo remover estes parafusos ou não, ou devo liga-los em algum lugar?  ???

Outra pergunta, o cabo que comprei é blindado e tem 4 fios sendo U2, V2, W2 e um terra "Verde", como o cabo é blindado me parece que tenho que prende-lo no inversor de forma que a blindagem do cabo fique em contato com o suporte do fios, isto esta correto?

E o fio terra  do cabo onde deve ser ligado no lado do inversor e no lado do motor?

<divclass="msgbox">Nofilesuploaded!</div>

Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 03 de Janeiro de 2010, 14:57
Esqueci de postar a foto do cabo, ai vai ela...
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 03 de Janeiro de 2010, 15:06
Ivan,

Descasque o cabo de forma a aproveitar a malha desviando-a do resto do interior.

Esta malha desviada pode ser enrolada de forma a parecer com um fio, e deve ser conectada no terminal de terra do lado do inversor apenas - no lado do motor não deve ser conectada - apenas os tres fios das fases...
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 03 de Janeiro de 2010, 15:09
Ivan,

Descasque o cabo de forma a aproveitar a malha desviando-a do resto do interior.

Esta malha desviada pode ser enrolada de forma a parecer com um fio, e deve ser conectada no terminal de terra do lado do inversor apenas - no lado do motor não deve ser conectada - apenas os tres fios das fases...
Obrigado Fabio, e no caso, como é feito o aterramento do Inversor? Ou não é necessário aterra-lo e os parafusos?
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 03 de Janeiro de 2010, 15:14
Ivan,

Lí em algum lugar que você teria espetado uma barra de aterramento em algum lugar por aí...

Na carcaça do inversor há um parafuso que é usado para ligar um fio à haste de aterramento - ligue a malha alí junto no parafuso.
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 03 de Janeiro de 2010, 15:26
Ivan,

Lí em algum lugar que você teria espetado uma barra de aterramento em algum lugar por aí...

Na carcaça do inversor há um parafuso que é usado para ligar um fio à haste de aterramento - ligue a malha alí junto no parafuso.

Ok então eu devo ignorar os parafuso de EMC, estou postando mais uma pg do manual  ??? "modificado"
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 03 de Janeiro de 2010, 15:38
Ivan,

Nesta imagem vejo tres símbolos de aterramento na parte de baixo:
- 1 escrito PE do lado esquerdo, um no meio e um à direita junto do fio do motor e em baixo dos conectores U2,V2 e W2 que são as saídas para o motor.

Ligue nesse contado de terra perto da saída do motor.

Veja com o multímetro ajustado em continuidade se há contato com os aterramentos "Terra do Filtro EMC" e "Terra do Varistor".

Se houver continuidade, provavelmente é a carcaça do inversor e a malha do cabo pode ser ligado alí também.

Acho que o mais prático é ligar perto da saída

Note ainda que no desenho eles sugerem ligar a malha também do lado do motor - eu deixaria sem ligar alí...
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 03 de Janeiro de 2010, 15:48
ok, vou fazer isto e depois posto o resultado, obrigado novamente  ;)
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 03 de Janeiro de 2010, 15:58
Ivan,

Veja com o multímetro ajustado em continuidade se há contato com os aterramentos "Terra do Filtro EMC" e "Terra do Varistor".

Se houver continuidade, provavelmente é a carcaça do inversor e a malha do cabo pode ser ligado alí também.

Acho que o mais prático é ligar perto da saída

Note ainda que no desenho eles sugerem ligar a malha também do lado do motor - eu deixaria sem ligar alí...
É isso mesmo, passei o multímetro ali e o parafuso e a carcaça estão interligados, vou fazer as ligações do cabo do motor conforme você me esclareceu e ligar um cabo da vareta de aterramento até ali, tomara que resolva o problema de interferência e o pau louco que esta dando nos sensores de fim de curso :P
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 03 de Janeiro de 2010, 18:05
Fabio,

Surgiu uma duvida de ultima hora, o Spindle tem 4 pinos sendo U2, V2, W2 e o terra, pelo que entendi você disse que não é necessário ligar o terra do lado do motor, então qual será a função dele?

Eu também passei o multímetro e ele mostra que o pino gnd do Spindle é ligado a carcaça atraves da estrutura do plug do cabo que é de metal e fecha o contato.

De qualquer forma se eu ligar o terra do Spindle na carcaça do inversor e ligar também a blindagem do cabo a carcaça do inversor, no final é como se eu ligasse o fio verde e a blindagem na carcaça, isto esta ok?
estou postando mais três fotos que falam a respeito da ligação do cabo de potencia, o esquema do Spindle  e o mais engraçado e confuso que fala a respeito da umidade dentro da carcaça do motor, não a rum que chegue para entender este troço! ??? :'(
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 03 de Janeiro de 2010, 19:52
De qualquer forma se eu ligar o terra do Spindle na carcaça do inversor e ligar também a blindagem do cabo a carcaça do inversor, no final é como se eu ligasse o fio verde e a blindagem na carcaça, isto esta ok?

Ivan, blindagem e terra são coisas distintas, com funções diversas. A blindagem é uma proteção contra interferência, tanto a recebida quanto a emitida e o aterramento é uma proteção contra fugas que podem provocar choques no operador (PE: Protection Earth).

A blindagem é frequentemente aterrada mas nem sempre. Quando é, alguns cuidados são tomados para evitar o estabelecimento de laços de terra, ou seja, condutores aterrados que de algum modo fecham um circuito pelas extremidades, formando um laço. Isto pode induzir ruídos e criar probs nem sempre facilmente diagnosticáveis, é coisa que bate em gente grande.

O propósito de a blindagem ser aterrada em apenas uma extremidade e o motor ser aterrado por meio de um condutor separado é este, evitar um laço de terra.
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 03 de Janeiro de 2010, 20:56
A blindagem é frequentemente aterrada mas nem sempre. Quando é, alguns cuidados são tomados para evitar o estabelecimento de laços de terra, ou seja, condutores aterrados que de algum modo fecham um circuito pelas extremidades, formando um laço. Isto pode induzir ruídos e criar probs nem sempre facilmente diagnosticáveis, é coisa que bate em gente grande.

O propósito de a blindagem ser aterrada em apenas uma extremidade e o motor ser aterrado por meio de um condutor separado é este, evitar um laço de terra.

Então o correto é?
1- Ligar a blindagem do cabo no PE do Inversor
2- ligar o terra em uma vara de aterramento separado, para evitar o laço entre a blindagem e o aterramento do motor

Estranho, por curiosidade porque o manual aconselha diferente? Foto abaixo
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 03 de Janeiro de 2010, 21:41
Então o correto é?

Citar
1- Ligar a blindagem do cabo no PE do Inversor

O manual diz:

1) Ligue à terra a outra extremidade da blindagem do cabo de entrada ou do condutor PE no quadro de distribuição.

Isto significa que vc deve conectar PE à sua barra de aterramento, seja pela blindagem, se o cabo de alimentação do inversor for blindado, seja por um condutor separado, se não for.

Citar
2- ligar o terra em uma vara de aterramento separado, para evitar o laço entre a blindagem e o aterramento do motor

O manual diz:

2) Use um cabo de ligação à terra separado se a condutividade da blindagem do cabo não for suficiente (inferior à condutividade do condutor de fase) e não existir um condutor de terra simetricamente construido no cabo.

A instrução 2 fala do cabo do motor, o motor é aterrado no ponto indicado, que não é o PE, mas está conectado a PE.

Embora não faça diferença, até onde posso ver, as conexões estarão nos locais esperados e de acordo com o esquema, isto pode evitar confusões futuras, sempre se saberá pelo esquema quem é "entrada" e quem é "saída" ...

Citar
porque o manual aconselha diferente?

Pq em muitos casos isto é admissível ... neste caso, utiliza-se a blindagem para aterrar o motor, se a bitola do condutor da blindagem permitir. Minha sugestão no sentido de não aterrar uma das extremidades da blindagem do cabo do motor e usar condutor de aterramento separado é mais conservadora e cautelosa ...
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 03 de Janeiro de 2010, 21:54
Obrigado Fabio e Jorge pelas interpretações e por esclarecer esta questão ;)
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: lolata em 07 de Janeiro de 2010, 18:19
Ivan
Queria saber de que forma voce percebeu que o inversor esta dando interferencia nos motores.

Eu liguei hj meu inversor com meu Spindle Ching Ling, nem marca não tem, usei o cabo PP comum que esta na esteira junto com os cabos dos motores de passo, embaixo da minha maquina eu fiz aquele gabinete, embaixo está tudos os fios, o PC, Monitor, drive, inversor, d[a até medo de ver os emaranhado de fios, bom, hoje cortei umas peças p/ testar e não senti nada diferente quanto ao funcionamento da cnc.
Minha maquina não tem nenhum aterramento.
Um Abraço
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 07 de Janeiro de 2010, 19:25
Ivan
Queria saber de que forma voce percebeu que o inversor esta dando interferencia nos motores.

Eu liguei hj meu inversor com meu Spindle Ching Ling, nem marca não tem, usei o cabo PP comum que esta na esteira junto com os cabos dos motores de passo, embaixo da minha maquina eu fiz aquele gabinete, embaixo está tudos os fios, o PC, Monitor, drive, inversor, d[a até medo de ver os emaranhado de fios, bom, hoje cortei umas peças p/ testar e não senti nada diferente quanto ao funcionamento da cnc.
Minha maquina não tem nenhum aterramento.
Um Abraço
MODIFICADO
No meu caso a interferência era causada por falta de aterramento, mas só apareceu o problema depois de 2 meses que eu estava trabalhando com a maquina...

Eu passei a ponta de prova do multímetro na maquina, pode ser em qualquer lugar, já que minha cnc é inteira de alumínio menos o tampo e a mesa que a sustenta, quando eu ligava o spindle vazava 24v para a maquina, dai vinha a interferência, hoje troquei os cabos pp, por cabos blindados de quatro fios sendo U2, V2, W2 e Terra, espetei ao todo 3 barras para o aterramento, onde vou usar:
1 só para o spindle
1 só para o inversor
1 só para os driver/pc
Troquei todos os cabos dos motores de passo pp comum por pp blindados o mesmo com os cabos dos sensores de fim de curso.
Quase ia me esquecendo coloquei também um capacitor de cerâmica de 100 nf x 100k em cada entrada de fim de curso na placa bob, acho que foi só isto 

Como eu trabalho com materiais muito caros e não posso me dar o luxo de perder passo, imagine estragar uma peça me custaria mais ou menos 1 pila :'( !
Como instalei os fins de curso e gostei, pretendo mante-los, acho que agora interferência só se for de bebida  ::)

Eu esqueci de falar, o cabo blindado que estou usando agora é de 300v x 1.5mm, também espero que agüente, pois os cabos pp que estavam antes eram de 750V x 1.5mm 
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 07 de Janeiro de 2010, 23:06
éh  :'( depois de tudo que fiz, ainda assim ta tudo errado, não sei mais o que fazer, o inversor ficou maluco, agora pouco ao ligar o inversor ele começou funcionando corretamente, quando fui variar a freqüência ao chegar em 160hz ela caiu para 91.3 desacelerando o spindle, usei a ponta do multímetro na carcaça do motor e 24.quebrados  a 57/58.quebrados V ac, nem liguei os driver do jeito que as coisas andam, acho que tem problema com o aterramento devo estar fazendo algo errado...

Chega por hoje, preciso guardar o orgulho e os poucos cabelos que ainda não caíram da minha cabeça...  :(
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 08 de Janeiro de 2010, 00:06

Não sei se é pedir muito.... mas poderia fazer um desenho (diagrama) das suas ligações?

Como voce está medindo essas tensões? Onde cada terminal do voltímetro está conectado?
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: gimbabf em 08 de Janeiro de 2010, 00:20
    aterramento deixa muita gente maluca, uma dica está nas figuras abaixo, (supondo que cada círculo representa uma parte a ser aterrada) muita gente por comodismo faz como está na primeira figura o que é errado, o certo está na segunda figura, um fio de aterramento para cada ponto a ser aterrado e todos unidos em um só ponto daí vai para a barra de aterramento
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Janeiro de 2010, 07:49
... espetei ao todo 3 barras para o aterramento, onde vou usar:
1 só para o spindle
1 só para o inversor
1 só para os driver/pc

Ivan, não é necessário ter hastes separadas para cada carga e isto pode até ser indesejável, embora isto não deva ser um prob no seu caso, em função do pouco espaço disponível.

É preferível interligar as hastes de aterramento e conectar as cargas a um único ponto. Veja o esqueminha abaixo:

(http://s2.postimage.org/1lWJ.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Ts1lWJ)
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Janeiro de 2010, 07:51
... uma dica está nas figuras abaixo ...

Gilberto, dá pra mandar a figura em algum formato mais popular ? Eu não consegui abrir, vc fez no Artcam ?
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 08 de Janeiro de 2010, 08:41

Não sei se é pedir muito.... mas poderia fazer um desenho (diagrama) das suas ligações?

Como você está medindo essas tensões? Onde cada terminal do voltímetro está conectado?
Com uma ponta de prova no spindle e com a outra na maquina, ambos estão aterrados individualmente, fiz um diagrama da ligação que fiz aqui...

Tomei a liberdade de mudar o arquivo do Gilberto, são as duas imagens que estão abaixo, (certo e errado imagem 02).
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 08 de Janeiro de 2010, 09:06
É preferível interligar as hastes de aterramento e conectar as cargas a um único ponto. Veja o esqueminha abaixo:

(http://s2.postimage.org/1lWJ.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=Ts1lWJ)
Obrigado Jorge, vou fazer isto agora mesmo  ;)
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: lolata em 08 de Janeiro de 2010, 09:12
Uma duvida.
O Ivan está se cercando de varias maneiras de não ter algum tipo de interferencia e fazendo todo tipo de aterramento.
Com isso ele está livre das interferencias que vem pela rede de energia ?
Tipo, um secador de cabelo do quarto vizinho, de um simples liquidificador, ou aldo desse tipo ?
Ou estou falando besteira?
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 08 de Janeiro de 2010, 10:39

O ruído (sinal espurio) que afeta o desempenho da CNC pode ser de:

(1) De fontes externas, quando se considera o CNC como um sistema: PC + drivers, inversor +.... Vindo de  outras máquinas elétricas, inversores de alta potência, máquinas de solda elétrica, descargas atmosféricas, tempestades elétricas, ...

(2) Interno ao sistema, ou melhor, entre as partes componentes do CNC (inversor x PC, driver x inversor, ...).

Em ambas as situações, a qualidade da instalação (cabos adequados, roteamento e separação de cabos de sinal e energia, aplicação e conexão correta de blindagem, ...) e o aterramento adequado ajudam.

Existe uma regra que diz: "é melhor não aterrar, ao invés que usar um aterramento duvidoso". Já vi coisas do tipo aterrar no canteiro de um apartamento, no parafuso da tomada, num prego na parede, ....

Enterrar uma estaca de cobre é parte da implantação de um aterramento. Ou melhor, se a resistência de aterramento for alta, a "estaca enterrada" não funciona. Também é parte da solução, completa que é: instalação elétrica e de sinal corretas + aterramento adequado.

Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: gimbabf em 08 de Janeiro de 2010, 13:40
    Jorge, o Artcam é o único programa de desenho que aprendí a usar, e por distração no desenho "certo" deixei a linha horizontal interligando os pontos o que não é necessário, o desenho equivale ao seu postado e claro interligar todas as barras de aterramento é o correto
   
 obrigado Ivan, não estou consseguindo salvar em outro formato a partir do artcam, gera o arquivo mas a imagem não aparece
como voce fez ?

  não sei se já foi comentado aqui, enterrar as barras de aterramento em local muito seco não funciona bem, o correto é em local que tenha umidade
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Janeiro de 2010, 14:15
    Jorge, o Artcam é o único programa de desenho que aprendí a usar ...

Gilberto, eu costumo capturar a tela e usar algo pra salvar, o velho Paint qu evem com o Windows, por exemplo ... pelo menos salva em png e jpg e permite uma edição básica, o que já tá muito bom ...
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 08 de Janeiro de 2010, 15:43
como voce fez ?
Da mesma forma que o Jorge sugeriu, usei a tecla Print Screern depois colei no programa de edição de imagem, como o Paint, por exemplo...
Não sei se você sabe mas a tecla Print Screern copia somente a imagem que estiver sendo exibida na área de trabalho
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 08 de Janeiro de 2010, 17:21
Pessoal,  o que seria exatamente filtro emc? Estou com a duvida, devo ou não retirar o parafuso EMC?
No manual diz:
"INSTALAÇÃO ELÉCTRICA (Veja Planeamento da instalação eléctrica e Instalação eléctrica.)
Para sistemas sem ligação à terra e sistemas com ligação à terra num vértice: O filtro EMC
interno está desligado (parafuso EMC retirado)."

Tenho também a pg. que estou postando a baixo que também fala deste filtro emc...
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: lolata em 08 de Janeiro de 2010, 18:30
Ivan
P/ reunir o assunto, vou continuar com o assunto que nos estavamos conversando no meu topico aqui, assim fica mais melhor de bão.
Peço para o Fabio mudar o assunto p/ cá.

Bom, eu coloquei meu multimeto na escala de 200mV, coloquei somente uma ponta no Spindle e não ouve muita diverença, marcava de 0,5 ? a 1,5 ? tanto faz ligado como desligado.

Segue  uma foto e um video.


Bom;
Aproveitando o topico e os problemas do Ivan, vou postar o problema que começou hj com meu novo conjunto de Inversor e Spindle.

Tudo ligado, acertado e um monte de serviço, fui estrear o conjunto, cada tabua que eu recorto demora em media de 20 minutos, cortei umas 4 tabuas sem nenhum problema, na quinta tabua, no meio do serviço, a maquina simplesmente parou, parou como se tivesse acionado o botão de emergencia, parou de se movimentar, desligou o Spindle e o aspirador (ambos ligado pela Smile)
Olhei meio de canto p/ maquina, não achei nada que tivesse acionado o dito botão.
Reiniciei o serviço e foi sem problema, não perdeu passo nem nada, terminou essa tabua, coloquei outra e foi sem problema, coloquei outra e logo no começo, novamente parou, bom, será que é algum ruido ou interferencia ? os fios zoneado aqui em baixo, poderia ser a causa ? fui e coloquei um capacitor ceramico no botão de emergencia, retornei ao serviço, foi sem problema (resolvido, heheheh).
Bom, na proxima tabua aconteceu o mesmo, fui na eletronica e desliguei o botão de emergencia, fui na configuração do EMC² e desabilitei a emergencia. recortou mais 2 tabuas sem problemas, mas no final da terceira aconteceu o mesmo problema, Emergencia acionado.
Em nenhuma vez aconteceu nada de perca de passo ou qualquer outra coisa, só o incomodo da maquina simplesmente parar.
O que será que acontece ?


Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: gimbabf em 08 de Janeiro de 2010, 18:43
Da mesma forma que o Jorge sugeriu, usei a tecla Print Screern depois colei no programa de edição de imagem, como o Paint, por exemplo...
Não sei se você sabe mas a tecla Print Screern copia somente a imagem que estiver sendo exibida na área de trabalho

  Ivan,

    essa eu sabia mas por vezes tenho preguiça de usar os poucos neurônios que ainda restam hehehe

   obrigado Jorge,

   às vezes as coisas mais simples não conseguimos ver
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: gimbabf em 08 de Janeiro de 2010, 19:02

   Lolata,

    problema de interferencia é sempre complicado, como primeira providencia uma organização na fiação é bom, regrinha básica:
na medida do possível manter os fios de ernergia e do motor do spindle o mais longe possível da parte eletrônica,
  para isolar a causa eu faria uma simulação de corte com o spindle desligado para ver se o problema acontece
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: lolata em 08 de Janeiro de 2010, 19:24
Gilberto;
Até ontem com o inversor antigo, não tinha esse problema, agora tenho, como o programa não está configurada o Botão de emergencia a eletronica não entra nessa historia.
Enão a coisa está no inversor com o PC ????

Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: gimbabf em 08 de Janeiro de 2010, 19:56
   Lolata,

   não é tão simples, o inversor é o mesmo de antes ou foi trocado também ?, caso o inversor seja o mesmo eu suspeitaria do motor, no seu caso o motor está em contato direto com a estrutura da máquina, que também está em contato com os motores de passo que por sua vez são ligados na eletrônica etc etc., nesse caso a estrutura da máquina está aterrada ? se não está providencie
   outra coisa, os fios do inversor ao spindle com certeza foram mexidos durante a instalação, eles não estão passando perto da eletrônica ou do cabo paralelo do PC ?, caso sim afaste

  nas máquinas que faço não uso aterramento, nunca tive problemas de interferencia porque elas são feitas de MDF, todos os motores ficam isolados, o inversor coloco bem longe da eletronica, os fios do inversor ao spindle são separados do resto
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 08 de Janeiro de 2010, 20:19
retirei o parafuso de filtro emc, e parece que esta ok, só tenho uma duvida eu observei que um multímetro esta marcando valor diferente do outro, qual seria o local correto do multímetro para fazer esta medição, 200mv ou 200v, cada lugar da um valor diferente, estou lendo alguns manuais de eletrônica, mas ainda não encontrei um que ensina a usar o multímetro... vou dar uma olhada no emule...
Fiz um vídeo também, agóra esta tudo aterrado, spindle, inversor e maquina pelo chassis, eu isolei o spindle da cnc, isto é literalmente, meti fita isolante nele assim ele não passa corrente para os censores de fim de curso nem para os motores de passo, Lolata tente fazer isto e em seguida faça um teste rodando um o mesmo g-code, quem sabe isto resolva seu problema, da uma olhada nas fotos abaixo.

[/youtube]
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: gimbabf em 08 de Janeiro de 2010, 20:32
    Ivan,

    usando o multímetro na escala de CA sempre vai ter uma pequena variação, é normal não é como na escala de CC
o valor da escala se usa de acordo com o que vai medir, quando não se conhece a tensão a ser medida é bom começar pelas escalas mais altas e ir baixando se preciso para não danificar o instrumento, atualmente tem muitos multímetros com escala automática daí não é preciso se preocupar com o valor a ser medido, pessoalmente prefiro usar com escala fixa

  acabei de editar o post Ivan, responde sua dúvida?
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 08 de Janeiro de 2010, 20:38

    Ivan,

    usando o multímetro na escala de CA sempre vai ter uma pequena variação, é normal não é como na escala de CC
Giba, qual seria a forma correta para fazer esta medição?
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 08 de Janeiro de 2010, 20:48
obrigado mas não entendo em que posição a chave deve estar para este tipo de medição?
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: gimbabf em 08 de Janeiro de 2010, 20:54
   usa a parte onde tem V~, é a escala de corrente alternada, ali só tem 200 e 500V é isso ? usa a escala de 200
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 08 de Janeiro de 2010, 21:08
   usa a parte onde tem V~, é a escala de corrente alternada, ali só tem 200 e 500V é isso ? usa a escala de 200
Obrigado, tentei medir novamente mas confesso que não sei usar o multímetro corretamente  :P colocando em V~ uma ponta de teste no spindle e a outra na cnc, deu valores diferentes 0,24 e outros, depende de onde eu coloco a segunda ponta, então resolvi guardar o multímetro antes que eu furasse meu próprio olho com ele.... E tudo bem podem rir, o Fabio e o Jorge devem estar assistindo esta comédia de camarote e morrendo de rir  ::)
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: gimbabf em 08 de Janeiro de 2010, 21:29

   mas é isso, colocando uma ponta no spindle e outra no terra na escala de CA, voce estará medindo a interferencia e sempre vai variar 0,24 é um valor bem baixo e quanto mais baixo melhor
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: lolata em 08 de Janeiro de 2010, 22:07
O Que me deixa mais encafifado é o que e como uma interferencia age na parte de emergencia da maquina ?
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 08 de Janeiro de 2010, 22:22
Pessoal,  o que seria exatamente filtro emc? Estou com a duvida, devo ou não retirar o parafuso EMC?
No manual diz:
"INSTALAÇÃO ELÉCTRICA (Veja Planeamento da instalação eléctrica e Instalação eléctrica.)
Para sistemas sem ligação à terra e sistemas com ligação à terra num vértice: O filtro EMC
interno está desligado (parafuso EMC retirado)."

Os filtros EMC (Electromagnetic Compatibility) ou de EMI (Electromagnetic Interference) são dispositivos de filtragem aplicáveis aos circuitos (fios) de alimentação e/ou de sinal de um circuito eletrônico.

O inversor deve ter um filtro desses (EMC ou EMI) na entrada, onde a rede elétrica é conectada. A idéia é que o ruído gerado pelo inversor, decorrente da comutação dos transistores de potência para comandar o motor em alta frequência, não se propague para a rede elétrica. Se esse ruído se propagar pela rede e um PC nela conectado estiver sem terra, há chances do PC sofrer interferência.

Por exemplo, os monitores de vídeo, principalmente os antigos, usam fontes chaveadas de maior potência, lidam com sinais de alta frequência de vídeo analógico (VGA) e altas tensões, podem gerar ruídos na rede elétrica. O ruído propagado através dos cabos da rede deve estar dentro de certos limites padronizados por normas, então os fabricantes projetam filtros para reduzir eventuais ruídos e usam até núcleos de ferrite para a redução do ruído.

Num sistema CNC há vários equipamentos: PC, driver, inversor, motor. Deve haver um circuito de alimentação elétrica adequado para todos os equipamentos. Fiação com segreação entre sinal e alimentação, ...

Uma forma de medir o ruído é um osciloscópio (possui maior resposta de frequência) dotado de uma pequena bobina em sua entrada, mas a maioria das pessoas não tem um...

Essa tentativa de medição de ruídos e campos interferentes com um voltímetro é meio subjetiva, e talvez inócua, pois depende da escala (CC, CA), da resposta em frequência do medidor, onde estão ligadas as pontas de prova, ...

Uma alternativa melhor seria um medidor de intensidade de campo. O artigo anexo apresenta algumas dicas e um circuito desses.

[attachthumb=1]
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 08 de Janeiro de 2010, 22:29
O Que me deixa mais encafifado é o que e como uma interferencia age na parte de emergencia da maquina ?

Os fios da botoeira podem agir como uma antena, ou então, o ruído é gerado na/pela sua placa de sinais (BOB, ...), ligada ao PC. Um teste simples, se o problema é frequente, seria: primeiramente, tente desconectar os fios que vão para a chave ESD, junto ao PC. Se o problema continuar, o "gato" está entre a placa e o PC.

Se quiser, teste e informe o que houve...
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: lolata em 08 de Janeiro de 2010, 22:34
Gil
Hoje eu testei varias formas, coloquei um capacipor ceramico no fio da chave de emergencia, não resolveu, ai eu cortei o fio, não resolveu, entrei no setup do Emc2 e pensei que tinha desabilitado a emercencia, não resolveu, mas somente agora, aqui em casa, eu percebi que desabilitei o pino errado, amanha faço o teste com a emergencia desabilitada.
Obrigado pelas dicas.
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: jane em 08 de Janeiro de 2010, 22:45
Gil
Hoje eu testei varias formas, coloquei um capacipor ceramico no fio da chave de emergencia, não resolveu, ai eu cortei o fio, não resolveu, entrei no setup do Emc2 e pensei que tinha desabilitado a emercencia, não resolveu, mas somente agora, aqui em casa, eu percebi que desabilitei o pino errado, amanha faço o teste com a emergencia desabilitada.
Obrigado pelas dicas.

vai dormi e amanha voce resolve isso.que problema doido.
grande abraço.
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 08 de Janeiro de 2010, 23:45
Gil, obrigado por enviar o artigo EMI,  ;) sem duvida, isto esclarece muitas de minhas duvidas e abre novos horizontes para soluções simples, e agóra sei com que postura devo tratar o assunto, aplicando técnicas simultaneamente até encontrar uma solução  :D
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 09 de Janeiro de 2010, 12:37
"Modificado"É a interferência parte mesmo do inversor, e pelo que eu li nos artigos a respeito de EMI, quanto antes encontrar a solução melhor é pois tais interferência tendem a prejudicar muitos dos componentes, e até mesmo danifica-los de forma irreversível, vou ter que apelar para os técnicos e engenheiros que fazer a instalação e parametrização deste inversor pois o negócio é mais em baixo, medi a carcaça do spindle e registrei 119.9mv, e 13.6V~, a medição foi feita com uma ponta de prove no spindle e outra no terra.

Hoje fui testar a ligações e o aterramento, e ao rodar um g-code no mach3, estava tudo bem até que liguei o inversor, no mesmo momento a cnc trava e aciona os fins de cursos atraves de interferência. Eu até pensei em remove-los, mas no momento eles estão me apontando um grave problema de interferência retira-los seria ignorar o problema e correr o risco de trabalhar com uma maquina que a qualquer momento pode perder passo e danificar as peças que estão sendo usinadas ou pior ainda se auto danificar...  :(
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 09 de Janeiro de 2010, 12:56
Talvez isto possa ajudar alguem:
Evitando problemas com inversores

Neste artigo, abordaremos algumas questões gerais que apesar de simples, causam alguns transtornos em aplicações de inversores. Evitar pequenos problemas (erros) pode acelerar o processo de aplicação do equipamento


Alaor Mousa Saccomano*

Correntes de fuga nos Cabos
Uma questão não menos importante na aplicação de inversores de freqüência é a relacionada aos cabos de alimentação dos mesmos, especificamente entre o motor e o inversor. A saída de um inversor é um conjunto de sinais quase quadrados variantes no tempo (em alta freqüência) segundo o algoritmo PWM que lhe é imposto pelo controlador, conforme a velocidade desejada informada pelo operador do sistema. Sendo o cabo um elemento passivo, observa-se nele uma atuação nos âmbitos resistivo, capacitivo e indutivo:

Resistivo: a característica intrínseca dada pela resistividade do material associada a sua dimensão em distância e área seccional que é, de acordo com a Segunda lei de Ohm:



onde L é o comprimento total do cabo, S a área e ρ sua resistividade dada em Ω. m.

Indutivo: este aumenta a impedância do cabo com o aumento da freqüência da alimentação que lhe está imposta. Utiliza-se desta disponibilidade física para limitar também o crescimento de corrente no sistema, principalmente nas partidas, pois um sistema indutivo limita o crescimento da corrente.

Capacitivo: cabos longos e paralelos atuam como um grande capacitor. Esse capacitor provoca, eventualmente, atuações incertas dos elementos de proteção devido ao incremento das correntes entre fases de alimentação e também ocasional fuga para terra. Esse problema se torna ainda mais crítico quanto maior a freqüência de chaveamento da saída do inversor ou quando são utilizados cabos muito longos (acima de 50 metros) e blindados, ou ainda acima de 100 metros quando não blindados.

Nessas considerações é preciso observar que, principalmente devido aos efeitos de fugas de correntes capacitivas, além de eventuais spikes (dadas as grandes capacitâncias dos cabos de alimentação), alguns cuidados devem ser tomados com os mesmos. Podem-se atenuar as correntes de fugas e spikes pela simples introdução de reatâncias de carga entre o motor e o inversor. As reatâncias de carga (figura 1) diminuem a rápida variação de tensão provocada pelos efeitos capacitivos (dv/dt) eliminando, quase por completo, os problemas de sobretensão (spikes) e correntes de fuga. Certamente, provocarão uma determinada queda de tensão entre a saída do inversor e o motor (entre 0,5 a 3%) que, de qualquer modo, não influenciará no desempenho global do mesmo. A reatância de carga deve ser inserida em cada fase de saída do motor, nunca nos condutores de aterramento, e o mais perto possível do inversor. Temos por exemplo a Danfoss, que recomenda a aplicação de um módulo específico denominado de filtro LC, para seus inversores da linha VLT. Segundo esse fabricante, seu filtro, quando aplicado junto com seu inversor, atenua as correntes capacitivas de fuga e também as cargas dos picos de tensão. Um outro aspecto positivo é a diminuição do ruído acústico das bobinas do motor devido ao chaveamento do PWM sobre o mesmo.



Um método universal para diminuição dos efeitos de fuga para terra ou curtos entre fases, dados aos aspectos capacitivos, é a diminuição da freqüência de chaveamento do PWM. O inconveniente é que valores menores de chaveamento do PWM (entre 1 kHz e 2,5 kHz) se situam nas faixas audíveis, o que pode ser incômodo.

EMC

Outro fator importante que deve ser observado na aplicação de um inversor é a geração de ruídos e interferência eletromagnética. Para que haja a real garantia de que a emis- são de interferência estará dentro dos valores normalizados, os fabricantes de inversores têm melhorado muito suas especificações de equipamento. Um modo prático de limitar essas interferências está em seguir os conselhos de “boa instalação” dados a seguir:

- Instalar o inversor e seus acionamentos auxiliares como relés e contatores em gabinetes independentes de outros dispositivos, principalmente de controladores e PLCs;
- Utilizar somente cabos blindados tanto para energização do motor quanto para controle e comando. De preferência, cabos que possuam valores de impedância de transferência (ZT) os mais baixos possíveis;
- Manter todos os pontos de terra vinculados por cabos independentes, garantindo a equipotencialidade dos mesmos;
- Aterrar as malhas de todos os cabos através de braçadeiras;
- Nos cabos de controle, para evitar circuito AC de retorno ao terra, pode-se instalar um pequeno capacitor (100 nF a 220 nF) entre a malha e o terra. Esse capacitor atuará como um pequeno supressor de interferência.

Entre as diversas soluções proprietárias de fabricantes, uma interessante é a utilizada pela SEW. Para a supressão de interferências eletromagnéticas em seus equipamentos da série MOVIDRIVE MD_60A, ela disponibiliza uma bobina de núcleo de ferrite por onde se deve passar os cabos de alimentação do inversor ao motor (cinco voltas). Ela denomina esse dispositivo de bobina HD. No catálogo dos equipamentos MOVIDRIVE®, se encontra ainda a diretriz para que o mesmo seja inserido fora do espaço mínimo para ventilação do inversor.

De um modo geral, os fabricantes seguem os padrões europeus definidos nas normas EN 50081, EN55011 e EN61800-3 que tratam especificamente dos limites para EMC.
Fonte http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/366
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: lolata em 09 de Janeiro de 2010, 13:19
Eu até pensei em remove-los, mas no momento eles estão me apontando um grave problema de interferência retira-los seria ignorar o problema e correr o risco de trabalhar com uma maquina que a qualquer momento pode perder passo e danificar as peças que estão sendo usinadas ou pior ainda se auto danificar...

Grande Ivan
Acho louvavel a sua intenção de ir ao fundo do problema na questão do ruido e interferencias, mas esse assunto acho que é muito mais complidado do que aparenta ser e acho muito dificil em se achar uma solução.
Então vamos analisar uma coisa, o Inversor que está atrapalhando os drives com a interferencia, ou é os drives que estão sucetivos e não tem uma proteção a essa interferencia ?
Eu estava agora a pouco conversando sobre o meu problema com o RUdolf e comentei do seu problema tambem.
Bom, no meu caso, a "interferencia" parece que está "acionando" o botão de emergencia da Bob, hoje eu desabilitei no Emc² o botão de emergencia e aparentemente o problema está resolvido, pois hj não apresentou nenhum erro.
Bom o Rudolf me deu uma aula sobre o assunto, e me sugeriu uma pequena mudança em um resistor da Bob, que na teoria era p/ eliminar esse problema, pois segundo ele a Bob já existia uma proteção contra esses ruidos, mas poderia ser que com a troca do resistor melhoresse esse problema.
Então eu questiono isso.
A televisão da o chuvisco quando se liga um Liquidificador, se o fabricante do liquidificador não se preocupa com o problema, pois o produto dele está funcionando perfeito, o ideal não seria o fabricante da televisão se preocupar com o problema e colocar um filtro p/ essa interfeencia ?
Não estou tirando sua razão, te adimiro muito por isso, mas estou tentando enxergar de outro lado.
Um Abraço
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: gimbabf em 09 de Janeiro de 2010, 13:25
O Que me deixa mais encafifado é o que e como uma interferencia age na parte de emergencia da maquina ?


   Lolata,

   a interferencia não respeita isolamento, no caso do spindle ela passa fácilmente para a ertrutura da máquina, e a estrutura da máquina se não estiver aterrada passa a funcionar como uma grande antena, e pode causar qualquer tipo de problema na parte eletrônica, veja a dica abaixo é válida para voce
   seu raciocínio no post acima está errado, no caso do liquidificador a interferencia é esporádica e a cnc fica ligada tempo longo, e a interferencia a longo prazo acaba danificando os componentes do smile, os mais prováveis são os fets e o microprocessador

   Ivan,

    os 119mV de CC é normal, mas 13.6V Ca indica uma interferencia bastante alta, como o Gil disse com intrumentos comuns não é possível uma medida exata mas dá para ver que a interferencia está presente sem dúvida, eu tentaria como solução isolar o motor da estrutura da máquina e aterrar bem o inversor, sem aterramento correto os filtros EMC não funcionam, a dica vale para o Lolata também
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 09 de Janeiro de 2010, 14:03
Eu até pensei em remove-los, mas no momento eles estão me apontando um grave problema de interferência retira-los seria ignorar o problema e correr o risco de trabalhar com uma maquina que a qualquer momento pode perder passo e danificar as peças que estão sendo usinadas ou pior ainda se auto danificar...
Não estou tirando sua razão, te adimiro muito por isso, mas estou tentando enxergar de outro lado.
Um Abraço
Lolata, entendo o seu ponto de vista, mas meu cenário é um pouco diferente do seu, eu não tenho esta opção de ignorar a interferência, os motores da minha cnc inverteram/perderam o passo e por sorte era em um teste e com madeira barata, como eu disse antes não posso perder material pois eles são custam muito, se eu fosse perder uma chapa de 15 mm de mdf estaria contente pois o risco seria pequeno, agóra imagine perder 10 chapas de uma única vez,  :'( seria triste, não olhar para isto, e tentar ao menos se defender...

O Que me deixa mais encafifado é o que e como uma interferencia age na parte de emergencia da maquina ?

   Ivan,

    os 119mV de CC é normal, mas 13.6V Ca indica uma interferencia bastante alta, como o Gil disse com intrumentos comuns não é possível uma medida exata mas dá para ver que a interferencia está presente sem dúvida, eu tentaria como solução isolar o motor da estrutura da máquina e aterrar bem o inversor, sem aterramento correto os filtros EMC não funcionam, a dica vale para o Lolata também

Obrigado Gimbabf,
Foi exatamente o que eu fiz aterrar tudo, mas mesmo assim não esta adiantando, e não sei porque  ???
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 09 de Janeiro de 2010, 14:18
e o problema não é só meu http://www.cnczone.com/forums/showthread.php?t=86077&highlight=Electromagnetic+Interference
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: gimbabf em 09 de Janeiro de 2010, 15:38
    Ivan,

   qual é a marca do inversor ?, certos inversores não tem filtros adequados e jogam muita interferencia na rede elétrica, um teste simples é ligar o inversor provisóriamente através de uma extensão em um ponto bem longe de onde é ligado o resto do equipamento e ver se o problema acabou, se resolveu a solução é colocar um BOM filtro de linha na entrada de alimentação do inversor, destaquei o bom porque a maiorio dos filtros de linha encontradas no comércio é porcaria
   por outro lado, se entendí bem voce e lolata estão usando o mesmo spindle e ambos estão com problemas,  é possível que este spindle deixe passar muita interferencia para o casco, como último recurso a sugestão é isolar o motor da estrutura da máquina e fazer um aterramento separado para o casco do motor, embora normalmente não seja o recomendado
 
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 09 de Janeiro de 2010, 18:23
    Ivan,

   qual é a marca do inversor ?, certos inversores não tem filtros adequados e jogam muita interferência na rede elétrica, um teste simples é ligar o inversor provisoriamente através de uma extensão em um ponto bem longe de onde é ligado o resto do equipamento e ver se o problema acabou, se resolveu a solução é colocar um BOM filtro de linha na entrada de alimentação do inversor, destaquei o bom porque a maiores dos filtros de linha encontradas no comércio é porcaria
   por outro lado, se entendi bem você e lolata estão usando o mesmo spindle e ambos estão com problemas,  é possível que este spindle deixe passar muita interferência para o casco, como último recurso a sugestão é isolar o motor da estrutura da máquina e fazer um aterramento separado para o casco do motor, embora normalmente não seja o recomendado
 
Gilberto,
É um inversor abb  ACS150, 0.37.4 kW, 0.5.5 hp, eu já testei com o filtro e sem ele, isto é possivel atraves de um parafuso do filtro EMC, e motor esta isolado do resto da maquina, eu já experimentei aterrar o motor em uma vara separada do inversor...

Acho que uma das soluções seria usar o método universal para diminuição dos efeitos de fuga para terra ou curtos entre fases, dados aos aspectos capacitivos, é a diminuição da freqüência de chaveamento do PWM. O inconveniente é que valores menores de chaveamento do PWM (entre 1 kHz e 2,5 kHz) se situam nas faixas audíveis, o que pode ser incômodo.
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 09 de Janeiro de 2010, 18:56
A inteferência gerada pelo inversor tem "tres portas de saída", pelo cabo de entrada da rede, pelo cabo que alimenta o motor e pela propagação pelo espaço (como onda eletromagnética). Como não se tem muita informação, pois faltam medidores adequados, ....

Pode-se ir fechando uma porta de cada vez e ver como é que fica...

(1) Para atenuar a interferência conduzida pelo cabo de rede, para outros equipamentos alimentados na rede. O melhor é um BOM filtro de linha. Como disse o Gilberto, alguns inversores possuem filtros na entrada, que devem ser habilitados. Se já estiverem habilitados, pode-se também colocar filtros adicionais, para promover uma atenução ainda maior no ruído de alta frequência.

(2) O sinal que vai para o motor não deve ser filtrado, pois senão este perde a função de controlar o motor. Mas algumas coisa ajudam a minimizar o ruido através da conexão motor-inversor:
     (2.a) Manter as conexões mais curtas possíveis, o ideal seria montar o inversor ao lado do motor, para diminuir o efeito "antena transmissora" desses cabos, além disso, a influência da indutância e capacitância do cabo sobre a saída do inversor são minimizadas. 
    (2.b)  Colocar um ou mais núcleos de ferrite do tipo tubular envolvendo os fios que ligam o motor ao inversor. Isso ajuda a minimar o ruído de frequência alta e atenua o ruído de modo comum.

[attachthumb=1]

    (2.c) Se a máquina for de madeira, experimentar manter o motor não aterrado. Se for de metal, é melhor aterrar a carcaça do motor, para minimizar o ruído. O grande problema é que, se o aterramento for inadequado pode fazer o ruído propagar-se para outros equipamentos e aí a "emenda fica pior que o soneto". Por isso, primeiramente, é melhor testar sem terra.
   (3) A propagação eletromagnética deve ser deixada por último, mas acredito que, como os motores são de pequena potência (bem como as correntes envolvidas), é pouco provável que seja a causa, além de ser mais díficil ser determinada. Pois requer equipamentos e técnicas mais elaboradas (medidor de campo, osciloscópio). Mas pode ser reduzida através de caixas metálicas hermeticamente fechadas envolvendo o inversor e uso de cabos com BOA blindagem, eletrodutos metálicos, .....

Mas, por favor, sugiro fazer uma coisa de cada vez e ir testando, para não haver confusão...

Testar com e sem o inversor ligado ao motor é um teste simples e ajuda a determinar e este é o vilão...

Seguem dois artigos sobre uso de núcleos de ferrite em cabos de alimentação.

[attachthumb=2]
[attachthumb=3]
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: LuthierX em 22 de Janeiro de 2010, 20:44
Bom, eu gostaria de relatar que meu problema com interferência foi resolvido, digo ignorado, isto mesmo resolvi remover os sensores de fim de curso e desativar o stop, depois disto já trabalhei pouco mais que 20 hrs. com a maquininha sem ter qualquer problema, o spindle ainda continua energisado quando ligo o inversor, a interferência ainda existe, mas sem sensores e sem stop não tenho problemas, também estou trabalhando com velocidade de corte limitada a 3 metros para não forçar nada, esta é uma solução provisória prometo voltar a briga!  :D
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: lolata em 23 de Janeiro de 2010, 00:27
De minha parte o problema parece tambem estar resolvido.
O Rudolf pediu p/ eu mudar o valor de um transistor que estava ligado no Botão de emergencia.
Fiz essa troca e parece que o problema acabou.
Continuo com o Botão de emergencia configurado e não tive mais problema de interferencias.
Quanto a velocidades de corte e de trabalho, não alterei nada.
Um Abraço
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 23 de Janeiro de 2010, 06:15
Ivan,

Bom, eu gostaria de relatar que meu problema com interferência foi resolvido, digo ignorado, isto mesmo resolvi remover os sensores de fim de curso e desativar o stop, depois disto já trabalhei pouco mais que 20 hrs. com a maquininha sem ter qualquer problema, o spindle ainda continua energisado quando ligo o inversor, a interferência ainda existe, mas sem sensores e sem stop não tenho problemas, também estou trabalhando com velocidade de corte limitada a 3 metros para não forçar nada, esta é uma solução provisória prometo voltar a briga!  :D

O comportamente espúrio com esses sinais pode ser problema do SW ou então algum ruído.

Já tentou usar filtros passa baixa nas entradas de sinal das chaves de fim de curso e do botão de stop? Voce usa alguma placa do tipo BOB? Ou liga esses sinais diretamente à porta paralela do micro?
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: Rudolf Waller em 23 de Janeiro de 2010, 10:33
Grande MDF,

De minha parte o problema parece tambem estar resolvido.
O Rudolf pediu p/ eu mudar o valor de um transistor que estava ligado no Botão de emergencia.

Corrigindo esta afirmação, o que foi substuído foi o RESISTOR que fica em série com o botão, para que passe a circular 23mA (antes estava 12mA), diminuindo o efeito do ruído.

Citar
Fiz essa troca e parece que o problema acabou.
Continuo com o Botão de emergencia configurado e não tive mais problema de interferencias.

Era o resultado que esperávamos :)

Valeu pelo teste!

Abraços,
Rudolf
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 23 de Janeiro de 2010, 12:20

Complementando a mensagem do Rudolf...

A quem está tendo prob. de ruídos:

Colocar um resistor de menor valor ligado ao +Vcc e em série com cada chave (fim de curso e botoeira de parada), permite aumentar a corrente e diminuir a impedância de entrada do circuito de comando. Com isso, a relação sinal/ruído aumenta e também aumenta a rejeição a pulsos espúrios. Um filtro passa baixa seria uma medida adicional, e talvez desnecessária, se o resistor com valor menor funcionar.
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 23 de Janeiro de 2010, 14:39
Gil,

Sugira circuitos simples que possam ser implementados por gente que não entende de eletronica, mas postando esquemas ou desenhos simples.

as explicações são interessantes, mas inúteis para leigos.
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: minilathe em 23 de Janeiro de 2010, 16:39
Fábio,

Ok, seguem sugestões de ligação de chaves de fim de curso e de parada sem e com filtro passa baixa (e não "paixa").

[attachthumb=1]     [attachthumb=2]
Título: Re: Interferencia Spindle X Motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 23 de Janeiro de 2010, 17:02
Obrigado Gil
Título: [Tópico trancado]
Enviado por: Guia CNC em 20 de Janeiro de 2012, 15:17
[Tópico trancado]