Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Eletricidade => Tópico iniciado por: Ronivon em 29 de Novembro de 2014, 22:35

Título: spindle dando choque
Enviado por: Ronivon em 29 de Novembro de 2014, 22:35
Olá pessoal

Meu spindle está dando choque em sua carcaça, minha maquina estava ligada no segundo andar de onde eu moro e estava tudo certo com a ligação dele mas tive que mudar a maquina para a garagem no andar de baixo e agora que liguei a maquina o spindle está dando choque, medi com um voltímetro mas ta dando 0,4 volts mesmo sendo tão baixo ta dando o choquinho bem chato que parece ser de uns 50 volts, mudei de tomada, ligue motor sozinho na tomada, e por ultimo tentei achar um aterramento em algum lugar na garagem quando encosto o terra na coluna de ferro sai uma baita faísca, to com medo de ficar ligando o spindle e queima-lo, já verifiquei os cabos e tudo ta ligado certinho, qualquer dica é bem vinda.

desde já agradeço a todos.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: Jorge_BH em 30 de Novembro de 2014, 00:07
Se o spindle não está aterrado e for 127V (uma fase e um neutro), tente inverter os fios na tomada para o neutro ir para a carcaça. Ou seja, somente virar a tomada. Agora se for 220V (duas fases), é preciso ver se está havendo fuga dos fios internos pra carcaça.

Se vc não tiver um terra construído dentro dos padrões corretos, não ligue em qualquer ferro da estrutura da casa. Pode ser pior.
Abç.
Jorge
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: minilathe em 30 de Novembro de 2014, 00:19
É necessário verificar o seguinte:

(1) Meça com ohmímetro a isolação da fiação (enrolamentos) do spindle. Se estiver alta (acima de 10 Megohms), então vá para o passo (2).

(2) Está usando inversor? Se estiver, verifique se as conexões de Fase, Neutro e Terra estão ligadas corretamente. Perguntinha básica, você sabe como diferenciar Fase, Neutro e Terra?

(3) Como é feita a alimentação? 127 VCA monofásico (Fase+Neutro), 220 VCA bifásico (Fase+Fase), 220 VCA monofásico (Fase+ Neutro), ....
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: Ronivon em 30 de Novembro de 2014, 14:16
Obrigado pelas respostas

Jorge eu inverti os fios de alimentação no inversor mas nada, aqui na minha cidade a energia é 127v mas meu spindle é 220v então uso um transformador para ter os 220v quando a maquina estava em no andar de cima tive apenas um problema quanto aterramento que quando o sindle tocava no alumínio o que usino ele ia perdendo passos e o motor descendo sozinho aos poucos até recebi ajuda aqui no furum e resolvi aterrando o spindle/inversor num vergalhão da coluna da casa o que resolveu o problema só que mesmo antes de aterra-lo ele não dava choque em sua carcaça.

minilathe como meço este enrolamento? uso inversor sim e estão ligados fio 1 do spindle em u/t1 do inversor fio 2 do motor no v/t2 do inversor e fio 3 motor em w/t3 do inversor assim como estavam antes e funcionavam, quanto a alimentação como eu disse acima uso um transformador para converter 127v em 220v

caso intrigante que aconteceu ontem e hoje, liguei o inversor em baixo da casa(garagem) e aqui em cima seundo andar o estabilizador do computador parou de funcionar ele ligava mais nas tomadas não tinha alimentação hoje cedo minha filha ligou o computador e funcionou então comecei novamente os teste la em baixo e ao achegar aqui em cima fui ligar o computador fez a mesma coisa então abri o estabilizador e vi um dos reles com o pé estourado, retirei e vou ver se acho para comprar outro para trocar e ver se foi só isso, como o rele está relacionado a estabilidade da alimentação estou achando que o conjunto inversor/spindle estão causando interferência na rede da casa ou será que foi coincidência?
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: minilathe em 30 de Novembro de 2014, 15:42
Faça um diagrama elétrico completo de seu sistema, mostrando o inversor, spindle e cada ligação entre as partes e com a rede elétrica (Fase, Neutro e Terra). Se puder enviar fotos também ajuda aos ajudadores.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: Ronivon em 30 de Novembro de 2014, 21:08
Eu fiz uma fotos do meu esquema spindle/inversor/transformador/rede elétrica, fiz a medição com o voltímetro na escala de ohms nem sei se fiz certo mas foi assim primeiro liguei cada polo do motor na carcaça para ver se dava alguma resistência mas não deu nada, em seguida liguei um polo no outro e em todos deu 5 ohms iguais, não sei fiz certo mas parece haver um padrão ai que estingue o spindle de falhas, se é que estou certo.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: minilathe em 01 de Dezembro de 2014, 00:31
Eu fiz uma fotos do meu esquema spindle/inversor/transformador/rede elétrica, fiz a medição com o voltímetro na escala de ohms nem sei se fiz certo mas foi assim primeiro liguei cada polo do motor na carcaça para ver se dava alguma resistência mas não deu nada, em seguida liguei um polo no outro e em todos deu 5 ohms iguais, não sei fiz certo mas parece haver um padrão ai que estingue o spindle de falhas, se é que estou certo.

Meça a resistência entre a carcaça do spindle e os fios, usando a maior escala de ohms. A resistência deveria ser infinita, como num circuito aberto (=pontas de prova isoladas uma da outra).

A resistência entre os condutores do motor (spindle) devem ser os 5 ohms, correto?

Você não mostrou em fotos nem disse como efetuou o tal "aterramento do spindle", aterrou que parte do spindle e onde aterrou?
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: minilathe em 01 de Dezembro de 2014, 00:34
O transformador é para alimenta o inversor com 220V, correto?

Você está aterrando alguma conexão logo na entrada do inversor (após o transformador)?
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: RMilani em 01 de Dezembro de 2014, 07:04
Oi Ronivon.
Tenta alimentar a CPU também pelo transformador (não esquece de mudar a chave de tensão da fonte da CPU), o problema de pode estar no computador e passando para a router pelo terra do cabo entre os equipamentos.

Abraço.

Renato.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: minilathe em 01 de Dezembro de 2014, 08:21
Oi Ronivon.
Tenta alimentar a CPU também pelo transformador (não esquece de mudar a chave de tensão da fonte da CPU), o problema de pode estar no computador e passando para a router pelo terra do cabo entre os equipamentos.

Abraço.

Renato.

O problema pode estar no PC ou em outros pontos, que ainda não foram informados ou ainda são desconhecidos.

Antes de sair ligando, correndo o risco de queimar algo, o mais correto é primeiramente fazer medições e conhecer mais sobre o problema e depois ligar.

Eu não sairia ligando sem saber o que está acontecendo. É possível saber se o problema vem do PC, basta desconectá-lo da placa que deve estar ligada ao spindle, se não houver choques, o problema muito provavelmente é o PC.

Um transformador de 110V x 220V é um autotransformador e não isola da rede, podendo um lado dos 220V estar ligado ao neutro ou a uma fase dos 127 VCA. Este poderia ser um dos prováveis motivos para o choque. Sendo assim, é necessário aterrar o borne de aterramento de entrada do inversor. Pelas fotos, o spindle tem sua carcaça "aterrada" ao inversor, mas na entrada do inversor só há dois fios (220V) ligados, cadê o aterramento de entrada do inversor?? Do jeito que está ligado, o spindle está flutuando, sem terra!! 

Do mesmo modo, o pino de aterramento do PC, que normalmente as pessoas deixam desligado, deve ser devidamente aterrado.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: Ronivon em 01 de Dezembro de 2014, 22:24
Obrigado a todos pelas respostas.

Eu ainda não liguei o computador só vou liga-lo quando resolver este problema na verdade liguei somente o spindle/inversor/transformador lembrando que antes era ligado deste jeito e não dava choque só que em outro ponto da casa, antes eu pegava a rede na entrada da casa descasquei dois fios e fiz minha extensão no fios que saem do padrão e não dava choque com os mesmos componentes spindle/inversor/transformador eu até liguei o terra mas como eu disse ao encosta-lo no vergalhão de uma das colunas da garagem deu uma faísca grande então ainda estou sem um terra adequado mas acho que mesmo fazendo o terra acho que não pode tanta corrente saindo assim pelo terra ou estou errado? um amigo me disse hoje que ao ligar algo em um transformador não era para dar choque eu achei meio estranho mas ele é bem experiente inclusive já vi ele testar faze de nergia com a língua muito irado, eu medi novamente o spindle e em cada polo dele dá 5 ohms e coloquei o voltímetro na maior escala de ohms que no meu é 2000k e medindo terra com carcaça deu 000

pra variar hoje meu cartão da caixa venceu a validade e não pude comprar uma barra de cobre para fazer um aterramento adequado vou fazer isso quando eu receber na sexta o problema é que aqui é alugado e só tem concreto nada de um pedacinho de terra para enfiar a barra de cobre, este mesmo amigo me disse que tem um transformador e se precisar ele vai trazer pra gente testar e ver se pode ser pau no Trafo.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: RMilani em 01 de Dezembro de 2014, 23:06
Oi Ronivon.

Não estou muito (nada) preocupado com citações de normas, testes e coisas do gênero. O ENGENHEIRO PHD que "deveria" ser responsável pela aplicação das normas NBR na área elétrica de sua residência é identificável? Tem foto do engenheiro meliante que não previu um terra ou neutro? Pode consultar o filho da P... que projetou a parte elétrica de sua casa?? Engenheiros são assim..... Quando a gente precisa, somem..... ELE era o cara pra responder a todas as questões que andam te fazendo. Puta merda, o cara recebeu e sumiu...Como qualquer engenheiro de merda, né? Sabe se a companhia de energia que lhe fornece (a peso de ouro) a eletricidade de sua casa, mantém como previsto nas normas Brasileiras, o neutro e o aterramento dentro das NBR? (sabe identificar? Fase, Neutro e Terra? - Se Não souber, temos o GIL (Minilathe), que é professor, PHD e pode te orientar como "gente grande", como identificar com um multímetro, a diferença entre TERRA E NEUTRO numa instalação 220V), além de especificar a tensão mínima de entrada ou mesmo um terra ou porra que o valha (BRASIL - 3 Mundo - Leia-se terceiro mundo), (e ainda tenho que aguentar um comentário do porte do do Gil - Se toca e me expulsa se valendo de sua condição de master merda qualquer (de frente..Vai deixar?) para a condição de instalações que se pode contar aqui , em residências..... Opina e me crucifica, numa instalação na Noruega, Dinamarca ou USA, mas aqui, as empresas fornecedoras chegam a baixar o DDP para aumentar os KW consumidos por que os nossos medidores computam "CORRENTE CONSUMIDA", não "KW"H.), para majorar o faturamento. Vamos ser realistas e tentar ajudar, ok? Pelo menos quem sabe menos.
Perdi o foco da ajuda, desculpem. Fica válido meu desabafo. E quem sabe, minha despedida. Vamos ver a coragem dos MASTERS.

Novamente, meus cumprimentos.

Carpe Diem.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: minilathe em 01 de Dezembro de 2014, 23:42
Milani,

Oi Ronivon.

Não estou muito (nada) preocupado com citações de normas, testes e coisas do gênero. O ENGENHEIRO PHD que "deveria" ser responsável pela aplicação das normas NBR na área elétrica de sua residência é identificável? Tem foto do engenheiro meliante que não previu um terra ou neutro? Pode consultar o filho da P... que projetou a parte elétrica de sua casa?? Engenheiros são assim..... Quando a gente precisa, somem..... ELE era o cara pra responder a todas as questões que andam te fazendo. Puta merda, o cara recebeu e sumiu...Como qualquer engenheiro de merda, né? Sabe se a companhia de energia que lhe fornece (a peso de ouro) a eletricidade de sua casa, mantém como previsto nas normas Brasileiras, o neutro e o aterramento dentro das NBR? (sabe identificar? Fase, Neutro e Terra? - Se Não souber, temos o GIL (Minilathe), que é professor, PHD e pode te orientar como "gente grande", como identificar com um multímetro, a diferença entre TERRA E NEUTRO numa instalação 220V), além de especificar a tensão mínima de entrada ou mesmo um terra ou porra que o valha (BRASIL - 3 Mundo - Leia-se terceiro mundo), (e ainda tenho que aguentar um comentário do porte do do Gil - Se toca e me expulsa se valendo de sua condição de master merda qualquer (de frente..Vai deixar?) para a condição de instalações que se pode contar aqui , em residências..... Opina e me crucifica, numa instalação na Noruega, Dinamarca ou USA, mas aqui, as empresas fornecedoras chegam a baixar o DDP para aumentar os KW consumidos por que os nossos medidores computam "CORRENTE CONSUMIDA", não "KW"H.), para majorar o faturamento. Vamos ser realistas e tentar ajudar, ok? Pelo menos quem sabe menos.
Perdi o foco da ajuda, desculpem. Fica válido meu desabafo. E quem sabe, minha despedida. Vamos ver a coragem dos MASTERS.

Novamente, meus cumprimentos.

Carpe Diem.

Não sei se entendi corretamente...

Mas não entenda minha observação ao seu comentário como algum tipo de censura, crítica destrutiva ou ofensiva.

Todos os comentários neste fórum são sempre bem vindos, tanto os seus como de outros colegas.

Eu fiz um acréscimo a seu comentário no sentido de que o colega Ronivon não danificasse algum de seus equipamentos se fizesse alguma ligação indevida. O que seria bem provável, dada a sua instalação desprovida de aterramento adequado e ligações algo indevidas.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: minilathe em 02 de Dezembro de 2014, 00:02
Eu ainda não liguei o computador só vou liga-lo quando resolver este problema na verdade liguei somente o spindle/inversor/transformador lembrando que antes era ligado deste jeito e não dava choque só que em outro ponto da casa, antes eu pegava a rede na entrada da casa descasquei dois fios e fiz minha extensão no fios que saem do padrão e não dava choque com os mesmos componentes spindle/inversor/transformador eu até liguei o terra mas como eu disse ao encosta-lo no vergalhão de uma das colunas da garagem deu uma faísca grande então ainda estou sem um terra adequado mas acho que mesmo fazendo o terra acho que não pode tanta corrente saindo assim pelo terra ou estou errado? um amigo me disse hoje que ao ligar algo em um transformador não era para dar choque eu achei meio estranho mas ele é bem experiente inclusive já vi ele testar faze de nergia com a língua muito irado, eu medi novamente o spindle e em cada polo dele dá 5 ohms e coloquei o voltímetro na maior escala de ohms que no meu é 2000k e medindo terra com carcaça deu 000

O seu transformador não deve ser do tipo isolador, como a maioria dos transformadores 110 x 220V não o são. Pelo fato de serem auto-transformadores usam menos fio para serem mais baratos e onde um dos fios de saída é interligado a um dos fios de entrada do trafo. Existem alguns transformadores que além de converter de 110 para 220V também isolam um lado do outro, mas são mais caros, mais pesados e maiores.

Meça com um ohmímetro a resistência entre os fios de entrada e de saída de seu transformador. Se der algum valor baixo ou zero, então seu trafo não é isolado.

Não sendo isolado, uma das possibilidades (repito..., possibilidade) é que o choque ocorra por essa razão.

O fato de ter dado choque num lugar e no outro não pode ter sido por inversão dos pinos da tomada de 127VCA, onde um dos pinos é o Neutro (aterrado na entrada de seu quadro de luz) e o outro é a Fase (que dá choque quando tocado).

Por isso o inversor deveria ter sua entrada aterrada, para que aterre a carcaça do motor e não ocorra choques.
 
eu medi novamente o spindle e em cada polo dele dá 5 ohms e coloquei o voltímetro na maior escala de ohms que no meu é 2000k e medindo terra com carcaça deu 000

Meça entre os fios do motor (nos fios onde você mediu 5 ohms) e a carcaça do motor. Deveria dar resistência infinita, se der um valor baixo seu motor está com baixa isolação, pode dar choques se houver fuga entre a fiação e a carcaça. Pode até queimar se estiver com fuga e a carcaça for aterrada.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: RMilani em 02 de Dezembro de 2014, 00:15
Oi Gil,

Não usei meias palavras. Respeito seu conhecimento e aplaudo seu empenho como mestre, principalmente por que sei, por experiência próxima (não própria), o que é ser professor no Brasil.

Mas confesso que a exigência de informação que fez para solucionar uma questão simples como um choque elétrico, supera qualquer situação compatível com um caso simples.

Eu também não queria jamais que o equipamento do colega, virasse fumaça. Mas viu que usaram uma barra de ferro da estrutura do imóvel como aterramento?  Justifique isso! Nunca!

Pois bem, dar uma solução meia boca, no Brasil, é ouro. Ninguém segue NBR, ISO, numa instalação residencial. Peguei mais pesado em outros tópicos, e fui de frente contigo, pela condição que sei, estando mais acima, poder entender quem está em baixo...  Em conhecimento técnico. Já o oposto é quase inviável. Não se pode exigir, de quem não sabe.

Não é comum ter-se em casa um terrômetro ou um megômetro, quanto mais saber avaliar a condição de fornecimento de energia. Aqui? Minha rede deverias ser 220V, mas meço na média, 175/180V. Sabe o que isso significa em 370KWH? Meu dinheiro está sendo levado. E a empresa que fornece energia, tem ISO. Só não dizem aos consumidores que o escopo é para atendimento ao consumidor. Do produto (energia elétrica fornecida), não há certificação ISO.

Olha, na boa, não quero briga nem discussão com ninguém. Sou como costumo dizer, cidadão da paz. Mas não acho que seja justo colocarem minha opinião ao res do chão. Não quis criticar ninguém ao fazer a colocação de uso da CPU através do transformador. Não achei justa a citação da minha postagem, se achou ter esquecido de citar. Acho muito construtivas as suas colocações. Didáticas mesmo. Mas um pouco acima do que alguns posts requerem. Lembre-se que não está tratando com alunos de terceiro grau e que "devem" apresentar um conhecimento mínimo para irem em frente. Sinta-se confortável em descer o seu nível, para poder alcançar o nível de quem precisa de sua ajuda. Aqui, acho que é o lugar de transmitir sem cobrar, quando se achar confortável para tal. O silêncio é ouro, não?

Prefiro que sejamos amigos e possamos, dentro da minha limitação, ajudar aos que menos que nós, sabem. Puxões de orelha serão além de bem vindos, motivação para minha evolução. Pouco ou nada tenho a adicionar ao seu conhecimento, tenho ciência.

Repito-me novamente: Carpe Diem.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: roracioppi em 02 de Dezembro de 2014, 10:06
Renato, não me leve a mal, mas estás fazendo uma tempestade em copo d'agua.
Se quer viver o momento intensamente (carpe dien), ajude!
Att
Rodrigo
 
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: RMilani em 02 de Dezembro de 2014, 14:18
Tem toda razão, Rodrigo.

Não vou deixar mais que isso ocorra.

Abraço.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: minilathe em 02 de Dezembro de 2014, 15:50
Mas confesso que a exigência de informação que fez para solucionar uma questão simples como um choque elétrico, supera qualquer situação compatível com um caso simples.

Conforme seu comentário, não estou sugerindo terrômetros, megohmetros, analisadores de energia, ....

O que estou sugerindo são apenas medições simples, com multímetro e a postagem de algumas fotos. 

O problema é simples para quem conhece, meu caro.

Prefiro que sejamos amigos e possamos, dentro da minha limitação, ajudar aos que menos que nós, sabem. Puxões de orelha serão além de bem vindos, motivação para minha evolução. Pouco ou nada tenho a adicionar ao seu conhecimento, tenho ciência.

Sim, da minha parte podemos ser amigos. Espero que também de sua parte assim o seja.

Finalmente, todos nós estamos aprendendo, quando estamos abertos para aprender. Além de Jesus, o detentor da verdade e de todo o conhecimento ainda não nasceu.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: RMilani em 02 de Dezembro de 2014, 16:10
Gil, é como coloquei ao Rodrigo. Não vai acontecer novamente.

Lamento e desculpo-me por que me deixei inflamar onde não havia motivo algum para isso.

Renato.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: Ronivon em 02 de Dezembro de 2014, 22:07
Obrigado a todos pela ajuda.

minilathe hoje na hora do almoço já desanimado pensei em fazer um ultimo teste e deu certo.

vou explicar detalhadamente a complexidade da solução em profundos detalhes para que todos entendam o quanto foi sofrido o caso. "brincadeira"

apenas virei a tomada na entrada 220v no transformador, não sei o porque não tinha dado certo apenas invertendo os fios na entrada do inversor que foi o que fiz primeiro. casos complexos, soluções simples.

enfim mandei a mão no bicho e num ta dando nenhum choque mais.

vi a sua ultima mensagem agora e tem tudo a ver com o problema, que coisa hein.

Agradeço a Deus e a vocês que estão sempre dispostos a ajudar.

Abraços
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: mulapreta em 02 de Dezembro de 2014, 23:19
Tão vendo, se tivesse lido o poste do Jorge BH, já teria resolvido... e olha que é o segundo poste do tópico. Quase provocam um incidente global por uma viradinha de tomada....

Em resumo: se podemos complicar, pra que simplificar....

Edson

Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: minilathe em 04 de Dezembro de 2014, 21:39
Realmente, a "solução" foi simples.

Mas, será que está realmente solucionado? Se uma torneira está vazando e alguém amarra um barbante, o problema supostamente está resolvido e para algumas pessoas está.

Para mim, não, considerando que se a tomada for invertida o choque ocorre. Além disso, o sistema pode ser mais seguro, de modo a evitar choques e que também não leve nada a queimar. Por exemplo, com uma ligação de aterramento nas partes críticas (entrada do inversor, PC, placa driver). Alguém falou em atender normas de instalação, essas normas (ABNT, ISO/IEC, ...) estabelecem padrões de instalação, basicamente, para que tudo seja mais seguro e se usem boas práticas.

Na verdade, o ponto de "terra" existe, supondo que o rrsilver mora numa casa(?), assim, existe uma conexão de terra no quadro de entrada conectado ao Neutro. Esse ponto de aterramento pode ser estendido para onde forem necessárias conexões de terra.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: Ronivon em 04 de Dezembro de 2014, 23:49
É verdade o Jorge estava certo inclusive já não é a primeira vez que ele me ajuda, o que aconteceu é que assim que ele falou eu virei o fio de alimentação na entrada do inversor que pra mim seria o mesmo que virar a tomada mas curiosamente não deu tão certo quanto virar a tomada.

minilathe quanto ao aterramento eu vou fazer pois o meu pc ta dando uns choquinhos quando ponho o pé no chão mas isso ai é até normal uma pequena descarga e cpu's e também porque seu eu não aterra meu motor de passo do eixo z perde passos quando o spindle toca na peça no caso do alumínio o que não acontece quando eu usino nylon por ser plástico e não ter condutividade.

agradeço d+ a todos vocês que se dispuseram cada um com seu conhecimento.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: Jorge_BH em 05 de Dezembro de 2014, 07:55
...o meu pc ta dando uns choquinhos quando ponho o pé no chão mas isso ai é até normal...
Ronivon, isso não parece normal. Seria aconselhável vc contratar um eletricista profissional e dar uma "geral" nessa fiação da sua casa.
Como o Gil falou, normalmente os quadros elétricos de entrada possuem um aterramento, mas muitas vezes são "meia-boca", porque deve-se estudar o tipo de solo, tipo de vareta (cobre ou galvanizada) e outras coisas para um bom aterramento.
Na minha pequena oficina instalei (não sou eletricista) uma barra de cobre de 2m dentro de um tubo de PVC de 100mm e em um furo na terra de aprox. 20cm de diâmetro, que foram preenchidos com terra misturada com um kg de sal grosso. Os últimos 20cm foram preenchidos com cascalho e de vez em quando eu jogo água e ponho mais um pouco de sal grosso. É uma receita caseira, mas está funcionando bem. Sempre meço a tensão entre a fase e o terra e está ok.
Abç

Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: cruzato em 20 de Janeiro de 2015, 14:27
Muitos não fazem mas o aterramento é muito importe .

O aterramento elétrico, com certeza, é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e procedimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial. Muitas vezes, o desconhecimento das técnicas para realizar um aterramento eficiente, ocasiona a queima de equipamentos, ou pior, o choque elétrico nos operadores desses equipamentos.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: minilathe em 20 de Janeiro de 2015, 16:45
Jorge,

...o meu pc ta dando uns choquinhos quando ponho o pé no chão mas isso ai é até normal...
Ronivon, isso não parece normal. Seria aconselhável vc contratar um eletricista profissional e dar uma "geral" nessa fiação da sua casa.
Como o Gil falou, normalmente os quadros elétricos de entrada possuem um aterramento, mas muitas vezes são "meia-boca", porque deve-se estudar o tipo de solo, tipo de vareta (cobre ou galvanizada) e outras coisas para um bom aterramento.
Na minha pequena oficina instalei (não sou eletricista) uma barra de cobre de 2m dentro de um tubo de PVC de 100mm e em um furo na terra de aprox. 20cm de diâmetro, que foram preenchidos com terra misturada com um kg de sal grosso. Os últimos 20cm foram preenchidos com cascalho e de vez em quando eu jogo água e ponho mais um pouco de sal grosso. É uma receita caseira, mas está funcionando bem. Sempre meço a tensão entre a fase e o terra e está ok.
Abç

Apesar de antigo seu post ...

O mais simples, é medir a tensão entre o neutro da rede e o seu "terra" deve estar abaixo de 1VCA.

O mais complexo, que você não precisa fazer mas é feito em instalações industriais, é medir a resistência de aterramento no local onde instalou o seu terra, o que requer três ou mais pontos (barras) de aterramento.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: RMilani em 20 de Janeiro de 2015, 18:33
Eu não tenho bola de cristal, mas já previa o rumo que isto tomaria....
O melhor mesmo, é ir pelo simples e contratar um bom eletricista.
Boa sorte.
Título: Re:spindle dando choque
Enviado por: minilathe em 20 de Janeiro de 2015, 22:45
Eu não tenho bola de cristal, mas já previa o rumo que isto tomaria....
O melhor mesmo, é ir pelo simples e contratar um bom eletricista.
Boa sorte.

Acho que tomou um bom rumo, como é de costume em vários assuntos e temas neste fórum, discute-se algumas questões à exaustão... É como este e outros fóruns técnicos mais organizados funcionam.

Como muitos membros deste fórum são adeptos do "faça você mesmo" e/ou são profissionais da área (como eu), a informação correta nunca é demais, cada um tem algo a acrescentar, todos aprendemos e deixamos registrado.

É claro que aqueles que não se sentirem à vontade podem sempre contratar profissionais (eletricistas, mecânicos, torneiros, ....). Como às vezes, bons profissionais são escassos, estar bem informado também ajuda a separar joio do trigo.