Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Eletricidade => Tópico iniciado por: Erivelton em 25 de Maio de 2015, 13:39

Título: Spindle e Motores de Passo na mesma fonte, pode?
Enviado por: Erivelton em 25 de Maio de 2015, 13:39
Prezados, bom dia. Estou com uma dúvida no que diz respeito a alimentação dos motores da minha maquina. Atualmente eu tenho duas fontes, uma 12v 6A que está segurando os motores de passo (4 nemas de 9.9kgf), e uma 24v 15a que está com o splinder 48v 300w que comprei a pouco tempo.
Minha fonte de 12V não está muito confiável, e assim que a ligo, se estiver contectada aos drivers, ela não estabiliza a voltagem, mas se desconectar todos os plugs, estabiliza rapidamente, o fato é que está com algum problema na eletrônica. Frente a necessidade eminente de ter que dar manutenção em uma das fontes, gostaria de saber se unificar essa alimentação na fonte de 24v seria algo ruim, pois assim seria 1 coisa a menos para dar manutenção, ou, se ao contrário, isso pode gerar interferências nos drivers dos motores de passo e me gerar mais dores de cabeça?? Agradeço já de antemão a atenção da comunidade!
Título: Re:Spindle e Motores de Passo na mesma fonte, pode?
Enviado por: rymaeda em 02 de Junho de 2015, 01:12
Bom dia, Erivelton!

Se me permite um palpite, se estiver utilizando drivers choppers utilize essa fonte de 24V para alimentá-los e arranje uma fonte linear de 48V para o seu spindle.

Sempre tive a curiosidade de saber se estas fontes chaveadas possuem proteção contra sobre-corrente como anunciado...  por acaso já travou esse spindle e a fonte "desarmou"?

Ricardo
Título: Re:Spindle e Motores de Passo na mesma fonte, pode?
Enviado por: Erivelton em 07 de Junho de 2015, 10:03
Rymaeda, só tenho a agradecer a sugestão dada, cara, como a maquina mudou!!!! O spindler enquanto estava com a fonte antiga nunca "travou", e com a fonte 48v ficou bem esperto. Os eixos então, caramba. Eu sempre dores de cabeça em conseguir boas velocidades de "passeio" nos eixos, o eixo y eu conseguia no máximo 400mm/s, mas o x acima de 250mm/s as vezes perdia o passo. Coloquei a fonte com 24v e 10a (fiz as contas usando o tópico daqui do fórum), e parece que comprei uma maquina nova :-P . Em ambos os eixos e agora estou consegui tocar a 1000mm/s sem perda de passo, e eu nem tentei aumentar mais a velocidade, pois achei que nesse patamar já responde a minhas necessidades. Os cortes em mdf que eu estava fazendo a 250 mm/s vou voltar a testar com 300mm/s, pois antes as curvas ficavam feias, mas quero ver se agora vai mudar de figura. Mais uma vez obrigado Rymaeda e ao fórum pelas dicas!
Título: Re:Spindle e Motores de Passo na mesma fonte, pode?
Enviado por: rymaeda em 10 de Junho de 2015, 00:41
Fico feliz em ter ajudado, Erivelton!

Para mim não foi difícil a sugestão, uma vez que a minha máquina tem a motorização idêntica com a sua mas as tensões eram o dobro das suas...  ;)

Uns anos atrás tinha uns tópicos que tratavam de queima de mdf nas curvas, é esse o problema? Acho que era com o mach3, dependendo vale a pena pesquisar, se bem me lembro haviam alguns ajustes que eram feitos na configuração do mach... (eu utilizo o LinuxCNC)

Abraço!

Ricardo