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ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica => Tópico iniciado por: Rogério Ferreira em 30 de Julho de 2013, 00:08

Título: Ajuda com rele
Enviado por: Rogério Ferreira em 30 de Julho de 2013, 00:08
Boa noite amigos, o que vou pedir é fora do contexto cnc, mas aqui é o único fórum que participo que tem mestres em eletrônica que podem me ajudar.
Seguinte, tenho um carro que estou restaurando e nas setas optei por colocar lampadas LED automotivas até pelo motivo que por ser uma peça que tive de remendar não quero precisar abri-la mais.
O problema é que a seta ficou piscando muito rápido com as lampadas LED, o relé da seta é eletrônico e copiei o esquema dele mas não tenho conhecimento para saber se trocando algum componente consigo que ele pisque a cada 1 segundo mais ou menos com a pouca resistência das lampadas LED.

(http://s20.postimg.org/na4j37c25/lampada_normal.jpg) (http://postimg.org/image/j0zt118sp/full/)

(http://s20.postimg.org/46b7muz7x/com_led.jpg) (http://postimg.org/image/9hq47klah/full/)

Imaginei em substituir o resistor de 3.3K por um potenciometro e ver se consigo ajustar, seria esse o caminho? ou colocar um capacitor diferente no lugar do 4,7uf, ou outra alteração no circuito.
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: Rogério Ferreira em 30 de Julho de 2013, 00:48
Tentando entender o circuito encontrei um erro, dai corrigi o esquema.

(http://s20.postimg.org/fzdm4tl1p/lampada_normal.jpg) (http://postimg.org/image/e7kn9x1op/full/)

Revirei na net mas não encontrei nenhum material sobre esse SDV2001AE.
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: minilathe em 30 de Julho de 2013, 02:58
Tente alterar primeiramente o resistor de 100K para 220K e em seguida o capacitor de 4.7uF para 10uF, atenção à polaridade do capacitor, o + vai ao +12V da bateria
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: Rogério Ferreira em 30 de Julho de 2013, 09:24
Tente alterar primeiramente o resistor de 100K para 220K e em seguida o capacitor de 4.7uF para 10uF, atenção à polaridade do capacitor, o + vai ao +12V da bateria

Bom dia Gil,
Dando uma analisada no circuito tentando entender o funcionamento percebi que as lampadas também fazem papel de resistor no circuito, pois originalmente quando se queima uma das lâmpadas de 21W o relé passa a piscar mais rápido. Vou primeiro tentar alterar esse resistor de 3.3K, se não obter sucesso vou partir para seu conselho. Vou medir a resistencia das 2 lampadas de 21W em paralelo e das 2 LED para comparar a diferença.

Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: claudiorfernandes em 30 de Julho de 2013, 10:51
Não tem sentido medir a resistencia das lâmpadas, pois a resistencia do filamento quente é pelo menos três vezes maior do que frio.
Eu apostaria minhas fichas no resistor de 3k3, pois ele provavelmente descarrega um capacitor interno pelo filamento das lâmpadas, e é por esse motivo que geralmente quando uma lâmpada queima ou apresenta mau-contato a lâmpada restante pisca mais rápido.
É provavel que se você reduzir o valor desse resistor corrija o problema.
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: minilathe em 30 de Julho de 2013, 11:55
Tente alterar primeiramente o resistor de 100K para 220K e em seguida o capacitor de 4.7uF para 10uF, atenção à polaridade do capacitor, o + vai ao +12V da bateria

Bom dia Gil,
Dando uma analisada no circuito tentando entender o funcionamento percebi que as lampadas também fazem papel de resistor no circuito, pois originalmente quando se queima uma das lâmpadas de 21W o relé passa a piscar mais rápido. Vou primeiro tentar alterar esse resistor de 3.3K, se não obter sucesso vou partir para seu conselho. Vou medir a resistencia das 2 lampadas de 21W em paralelo e das 2 LED para comparar a diferença.

Esses resistores possuem funções ainda desconhecidas, o SDV2001AE parece ser um CI da antiga SID (uma fabrica de CIs brasileira), não achei o datasheet. Geralmente, num circuito desse tipo, o capacitor é que gera o efeito de retardo (através do acúmulo gradual de carga elétrica) necessário à temporização, alterando-se o valor, altera-se o tempo de carga / descarga. Uma análise mais consistente e objetiva poderia ser feita com um osciloscópio.

Você pode montar um circuito simples com um CI 555 e um relé, onde a frequência independe do tipo de lâmpada. É bem verdade que em seu circuito, o fato de piscar mais rápido indica ao motorista que uma lâmpada queimou.

Antigamente, esse tipo de pisca pisca era térmico (eu desmontei um "treco" desses), um bimetal aquecia e desligava o contato, a corrente para aquecer o bimetal passava pelas lâmpadas e a frequência se alterava com a quantidade de lâmpadas e às vezes o bimetal queimava, mas é um negócio bem antiquado!!!
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: minilathe em 30 de Julho de 2013, 12:03
Não tem sentido medir a resistencia das lâmpadas, pois a resistencia do filamento quente é pelo menos três vezes maior do que frio.
Eu apostaria minhas fichas no resistor de 3k3, pois ele provavelmente descarrega um capacitor interno pelo filamento das lâmpadas, e é por esse motivo que geralmente quando uma lâmpada queima ou apresenta mau-contato a lâmpada restante pisca mais rápido.
É provavel que se você reduzir o valor desse resistor corrija o problema.

De fato, a resistência de uma lâmpada incandescente varia muito (aumenta) com a temperatura. Para medir a resistência a quente, teria que se medir o par tensão x corrente na lâmpada, com a lâmpada em operação (luz plena). Já numa lâmpada a LEDs essa resistência (dinâmica) varia de maneira diferente, diminui na medida que a tensão ou a corrente no LED aumenta. Acho que um pisca pisca do tipo térmico pode não funcionar com LEDs.

De novo, voltamos ao capacitor, nesse quebra cabeça, para mim é a peça mais provavelmente relacionada à temporização.
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: claudiorfernandes em 30 de Julho de 2013, 12:12
O pisca do fusquinha 73 da minha mãe era desses de fio quente.... Um dia o automático pifou, e custava absurdamente caro... Montei um com 555 e um relê, e isso foi lá por 1978...
Ainda está funcionando....  ;D ;D ;D
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: Rogério Ferreira em 30 de Julho de 2013, 12:22
Gil, o ci é da SID mesmo, eu cheguei até a comprar um 555 e um rele, mas não consegui imaginar como fazer o circuito funcionar sendo que é acionado quando se conecta as lampadas no circuito.
Mas vou tentar fazer as alterações propostas antes de montar outro circuito.
Claudio, você ainda tem o esquema do circuito que fez no fusca?
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: minilathe em 30 de Julho de 2013, 14:10
O pisca do fusquinha 73 da minha mãe era desses de fio quente.... Um dia o automático pifou, e custava absurdamente caro... Montei um com 555 e um relê, e isso foi lá por 1978...
Ainda está funcionando....  ;D ;D ;D

Pisca-pisca térmico, para os saudosistas...
http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=139 (http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=139)

Me lembro que fazia até barulho.

Pois é, o eletrônico é quase "indestrutível".
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: Rogério Ferreira em 30 de Julho de 2013, 16:22
Tentei aqui modificar o relé mas não obtive exito. Será que consigo montar um esquema com o 555?
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: claudiorfernandes em 30 de Julho de 2013, 16:37
Eu não lembro nem do que comi no almoço....  :P :P :P Fico devendo...
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: Rogério Ferreira em 30 de Julho de 2013, 17:21
Minha dúvida está em como acionar o rele, montar o circuito e deixar a lampada piscando consigo, o que não faço idéia é como desacionar o circuito somente desaclopando as lampadas, pois no carro a chave de seta é somente uma chave que liga ou desliga a conexão com as lampadas.

Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: claudiorfernandes em 30 de Julho de 2013, 17:58
Rogério, creio que você possa usar um sensor de tensão antes da chave para acionar o sistema, quando a tensão cair ele aciona. E, para evitar que o sistema desligue assim que a lâmpada acender, você pode implantar um retardo no desligamento.
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: Rogério Ferreira em 30 de Julho de 2013, 19:59
Simulei um circuito com 555, se eu colocar ele em pós chave o consumo vai ser infimo mesmo ficando acionando direto não? Pelo que simulei com o EWB a corrente do circuito é de aproximadamente 3 mA em 12Volts.
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: claudiorfernandes em 30 de Julho de 2013, 21:59
3mA é uma corrente desprezível em relação à descarga interna da bateria automotiva....
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: minilathe em 30 de Julho de 2013, 23:21
Estava "inspirado" e fiz o projeto de pisca-pisca em anexo. Usei uma chave SPTT (single pole triple throw), um pólo e três posições (direita, desliga, esquerda). O circuito só consome energia enquanto aciona as lâmpadas. 

O circuito foi melhorado, com símbolos mais adequados.

 
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: Rogério Ferreira em 31 de Julho de 2013, 06:34
Estava "inspirado" e fiz o projeto de pisca-pisca em anexo. Usei uma chave SPTT (single pole triple throw), um pólo e três posições (direita, desliga, esquerda). O circuito só consome energia enquanto aciona as lâmpadas. 

O circuito foi melhorado, com símbolos mais adequados.

Gil, muito obrigado pelo projeto, mas temos um problema, a chave de seta do carro não é alimentada com 12v ela somente é um interruptor 3 posições: desligado, ligado nas lampadas direita ou ligado nas lampadas esquerdas, o circuito aciona pela simples adição da carga das lampadas no circuito.

Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: minilathe em 31 de Julho de 2013, 08:29
Rogério,

Eu teria de modificar o projeto então. Porém, meu computador onde fiz o projeto, está. sem bateria e só terei como carregá- lo amanhã. Uma opção seria você alterar a fiação de sua chave atual para o projeto que lhe enviei, que tem a vantagem de só consumir energia com o pisca pisca acionado. Essa modificação do projeto mantendo essa funcionalidade e com a chave ligada às lampadas não é trivial. Pode-se também fazer uma modificação mais simples, porém,  o circuito ficaria drenando corrente da bateria, não só do 555, mas parea o relé também.  Não seria uma corrente elevada, é uma solução que não me agrada. Como você pretende colocar LEDs, que pssuem baixo consumo e vida mais longa, a modificação da ligação da chave se justifica para baixo consumo de energia.
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: Rogério Ferreira em 31 de Julho de 2013, 09:10
Rogério,

Eu teria de modificar o projeto então. Porém, meu computador onde fiz o projeto, está. sem bateria e só terei como carregá- lo amanhã. Uma opção seria você alterar a fiação de sua chave atual para o projeto que lhe enviei, que tem a vantagem de só consumir energia com o pisca pisca acionado. Essa modificação do projeto mantendo essa funcionalidade e com a chave ligada às lampadas não é trivial. Pode-se também fazer uma modificação mais simples, porém,  o circuito ficaria drenando corrente da bateria, não só do 555, mas parea o relé também.  Não seria uma corrente elevada, é uma solução que não me agrada. Como você pretende colocar LEDs, que pssuem baixo consumo e vida mais longa, a modificação da ligação da chave se justifica para baixo consumo de energia.

Na verdade optei pelo LED não pelo consumo, mas sim pela vida longa. O consumo do circuito 555 e relé acionado no pós chave seria insignificante para a bateria do carro, já que só ficaria acionado com o carro ligado. Uma modificação que seria melhor é em vez de um rele mecanico até mesmo pelo barulho do tec-tec seria usar um transistor no lugar dele, o senhor que tem mais conhecimento me indicaria qual transistor? 
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: minilathe em 31 de Julho de 2013, 09:18
Rogério,

Eu teria de modificar o projeto então. Porém, meu computador onde fiz o projeto, está. sem bateria e só terei como carregá- lo amanhã. Uma opção seria você alterar a fiação de sua chave atual para o projeto que lhe enviei, que tem a vantagem de só consumir energia com o pisca pisca acionado. Essa modificação do projeto mantendo essa funcionalidade e com a chave ligada às lampadas não é trivial. Pode-se também fazer uma modificação mais simples, porém,  o circuito ficaria drenando corrente da bateria, não só do 555, mas parea o relé também.  Não seria uma corrente elevada, é uma solução que não me agrada. Como você pretende colocar LEDs, que pssuem baixo consumo e vida mais longa, a modificação da ligação da chave se justifica para baixo consumo de energia.

Na verdade optei pelo LED não pelo consumo, mas sim pela vida longa. O consumo do circuito 555 e relé acionado no pós chave seria insignificante para a bateria do carro, já que só ficaria acionado com o carro ligado. Uma modificação que seria melhor é em vez de um rele mecanico até mesmo pelo barulho do tec-tec seria usar um transistor no lugar dele, o senhor que tem mais conhecimento me indicaria qual transistor?

Esse tipo de eletrônica embarcada em veículos evolui bastante desde o pisca pisca térmico, alguns conceitos tem que revistos, o que pode incluir melhorias nas ligações. É bem verdade que um carro original, por princípio, deveria ser mantido dentro de suas características.

Nem todo o relé faz barulho (tec-tec), além disso, normalmente, os relés são mais confiáveis e eficientes que transistores, além de suportar sobrecargas com menos propensão a falhar.
   
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: Rogério Ferreira em 31 de Julho de 2013, 09:33
Rogério,

Eu teria de modificar o projeto então. Porém, meu computador onde fiz o projeto, está. sem bateria e só terei como carregá- lo amanhã. Uma opção seria você alterar a fiação de sua chave atual para o projeto que lhe enviei, que tem a vantagem de só consumir energia com o pisca pisca acionado. Essa modificação do projeto mantendo essa funcionalidade e com a chave ligada às lampadas não é trivial. Pode-se também fazer uma modificação mais simples, porém,  o circuito ficaria drenando corrente da bateria, não só do 555, mas parea o relé também.  Não seria uma corrente elevada, é uma solução que não me agrada. Como você pretende colocar LEDs, que pssuem baixo consumo e vida mais longa, a modificação da ligação da chave se justifica para baixo consumo de energia.

Na verdade optei pelo LED não pelo consumo, mas sim pela vida longa. O consumo do circuito 555 e relé acionado no pós chave seria insignificante para a bateria do carro, já que só ficaria acionado com o carro ligado. Uma modificação que seria melhor é em vez de um rele mecanico até mesmo pelo barulho do tec-tec seria usar um transistor no lugar dele, o senhor que tem mais conhecimento me indicaria qual transistor?

Esse tipo de eletrônica embarcada em veículos evolui bastante desde o pisca pisca térmico, alguns conceitos tem que revistos, o que pode incluir melhorias nas ligações. É bem verdade que um carro original, por princípio, deveria ser mantido dentro de suas características.

Nem todo o relé faz barulho (tec-tec), além disso, normalmente, os relés são mais confiáveis e eficientes que transistores, além de suportar sobrecargas com menos propensão a falhar.
 
Evoluiu muito mesmo, inclusive nos carros mais novos (como exemplo o Peugeot 2013) as setas são comandadas pelo mesmo módulo que controla injeçao, anti-furto e air bag.
 Modificar a chave de seta não seria dificil, mas é uma alteração que não me agrada, vou optar pelo circuito acionado direto mesmo usando então um rele e usando inclusive a mesma caixa e pinagens do rele antigo, caso venha a dar problema futuro é só puxar o rele e plugar um original e trocar as lampadas pelas comum.
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: Rogério Ferreira em 31 de Julho de 2013, 11:25
Uma outra opção que o pessoal faz é ligar em paralelo com as lampadas led um resistor 100ohm 10W, mas prefiro a solução do rele mesmo.
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: minilathe em 31 de Julho de 2013, 13:29
Modificar a chave de seta não seria dificil, mas é uma alteração que não me agrada, vou optar pelo circuito acionado direto mesmo usando então um rele e usando inclusive a mesma caixa e pinagens do rele antigo, caso venha a dar problema futuro é só puxar o rele e plugar um original e trocar as lampadas pelas comum.

Na verdade não precisa efetivamente modificar nada, é só ligar numa caixa de relé pisca pisca (vazia) um jump, de modo que alimente a chave atual com os 12V da bateria. Em seguida, conectar entre os fios das lâmpadas e a chave atual o circuito que eu postei. Todas as ligações realizadas através de conexões, sem mexer na fiação original do painel. Para voltar ao original é só desconectar o circuito e o "relé falso".

Além disso, é necessário implementar o pisca alerta (item de segurança vistoriado pelo Detran), o circuito que eu postei permite isso também.
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: Rogério Ferreira em 31 de Julho de 2013, 22:32
Gil, estou estudando a fiação do carro e provavelmente implemente seu circuito, obrigado por enquanto, qualquer dúvida dou um grito.
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: Rogério Ferreira em 03 de Agosto de 2013, 22:17
Estudando a fiação do carro não achei interessante modificar a chave de seta, pois dai vai ter de mexer com a fiação do pisca alerta e vai acabar virando uma dor de cabeça para alguém que futuramente venha a precisar consertar algum defeito do carro. Dentro das opções a que achei mais viavel foi usar o rele original mesmo com um resistor de 10 Ohm 5W ligado em paralelo com a lampada LED, mas o problema é que ele aquece muito, pergunto, se usar um resistor com mais watts ele esquentaria menos ou não?
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: minilathe em 04 de Agosto de 2013, 00:16
Estudando a fiação do carro não achei interessante modificar a chave de seta, pois dai vai ter de mexer com a fiação do pisca alerta e vai acabar virando uma dor de cabeça para alguém que futuramente venha a precisar consertar algum defeito do carro. Dentro das opções a que achei mais viavel foi usar o rele original mesmo com um resistor de 10 Ohm 5W ligado em paralelo com a lampada LED, mas o problema é que ele aquece muito, pergunto, se usar um resistor com mais watts ele esquentaria menos ou não?

Um resistor de 10 ohms em 12V consome 1,2A, o que corresponde a uma potência de 14,4 Watts, ou seja, o seu resistor de 5 Watts vai torrar!!

Tem certeza que o resistor seria de 10 ohms? Uma lâmpada de pisca pisca possui uma potência em torno de 5Watts, o que corresponde a um resistor de 12x12 / 5 =  28,8 ohms ou 27 ohms (valor comercial) x 10 Watts (para dar uma folga acima dos 5 Watts). Ou seja, não vai queimar e vai esquentar bem menos que o seu resistor atual!!
Título: Re:Ajuda com rele
Enviado por: Rogério Ferreira em 04 de Agosto de 2013, 09:26
Estudando a fiação do carro não achei interessante modificar a chave de seta, pois dai vai ter de mexer com a fiação do pisca alerta e vai acabar virando uma dor de cabeça para alguém que futuramente venha a precisar consertar algum defeito do carro. Dentro das opções a que achei mais viavel foi usar o rele original mesmo com um resistor de 10 Ohm 5W ligado em paralelo com a lampada LED, mas o problema é que ele aquece muito, pergunto, se usar um resistor com mais watts ele esquentaria menos ou não?

Um resistor de 10 ohms em 12V consome 1,2A, o que corresponde a uma potência de 14,4 Watts, ou seja, o seu resistor de 5 Watts vai torrar!!

Tem certeza que o resistor seria de 10 ohms? Uma lâmpada de pisca pisca possui uma potência em torno de 5Watts, o que corresponde a um resistor de 12x12 / 5 =  28,8 ohms ou 27 ohms (valor comercial) x 10 Watts (para dar uma folga acima dos 5 Watts). Ou seja, não vai queimar e vai esquentar bem menos que o seu resistor atual!!

Gil, cheguei aos 10 ohms usando um reostato, adicionei ele em paralelo com as lampadas e fui ajustando até que piscasse corretamente, dai retirei e medi a resistência que estava em torno de 10 ohm. Vou procurar um resistor com mais watts, obrigado por enquanto.