Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica => Tópico iniciado por: fcamargo em 19 de Agosto de 2013, 15:11
-
tenho em uma máquina a seguinte situação.
2 chaves de fim de curso (e-stop) ligadas em paralelo, sem nenhum contato direto com o chassis da maquina (isoladas da estrutura).
porem quando o spindle é ativado, simplesmente o mach3 desarma acusando parada de emergência.
dados.
as chaves estão ligadas no pino 13 em paralelo, usando contato NA (normalmente aberto), porem já tentei com NC (normalmente fechado também dá o mesmo erro).
quando ligo o spindle (tecmafe) ele inicia e do nada desarma o reset do mach3, acusando e-stop...
se eu rearmar o mach3, ele logo em seguinda (aleatório em segundos), ele desarma novamente.
quando desabilito o e-stop o erro não acontece.
será que preciso de alguma coisa diferente,
a placa é acionamento seco, sem opto isolamento, e não tem dreno nenhum com resistores ou capacitores .
o circuito é somente as chaves diretamente nos pinos da porta paralela.
alguem já passou por isso?
Fábio Camargo
-
Fabio ....
Já tive problemas assim, mesmo usando placa isoladora e tal !!! , só que o meu era no cicle start !!!! a maquina partia sozinha , pense no perigo!!! kkk
Resolvi no EMC colocando no ladder um tempo pra executar o botão , ou seja o operador tem que segurar o botão por 1segundo pra rodar o programa , resolveu..
Outra vez que tive esse problema foi com o sensor de home , resolvi passando o cabo do spindle por outro lugar longe do cabo do home ....
Mas gostaria de ver a solução do seu problema pois isso acontece bastante comigo!
-
um balde de terra quer dizer um bom aterramento do computador,troca do cabo manga dos e-stops por um com malha (ligue esta malha no terra) e para ter certeza que não vai acontecer mais ligue um capacitor(100n) em paralelo com a chave do e stop
Luciano
-
vou testar..
cabo manga com malha que é aparte chata.. terei de compra-lo...
mas vamos aos testes..
valeu
-
Fábio,
Deve ser interferência EM. Parte do fio esta enrolado como espiras? A eletrônica ta perto do inversor?
um balde de terra quer dizer um bom aterramento do computador
Tipo assim??
(http://construdeia.com/wp-content/gallery/fio-terra/fio-terra-6.jpg)
kkkkkkkkkkkkk ;D ;D
-
apesar de ser um gabinete grande, o inversor está próximo da BOB
E o cabo manga não tem Blindagem. vou tentar troca-lo... e verificar o aterramento.
-
fabio,
ja tive o mesmo problema e era o cabo paralelo de má qualidade, apanhei bastante ate chegar a esse problema.
nao custa nada tentar.
abraço
-
Outra coisa importante é ver o tipo do fim de curso, os fins de curso indutivos + motor elétrico perto é 100% de chance de dar zebra. Se for uma chavinha, pode esquecer esse problema.
-
Conforme a equação de ruído de Nyquist-Johnson (http://en.wikipedia.org/wiki/Johnson%E2%80%93Nyquist_noise (http://en.wikipedia.org/wiki/Johnson%E2%80%93Nyquist_noise)), o ruído aumenta com a resistência de entrada e com a largura de banda. Assim, se colocar uma resistência relativamente baixa polarizando a entrada com +5V (contato fechando com o 0V) o ruído se reduz e/ou um capacitor de 100nF (reduz a banda passante).
Muito cuidado, mas muito mesmo, com aterramento. Não há nada pior que um terra "sujo" (com alta impedância --> pode gerar mais ruído ao interligar-se as fontes geradoras de ruído)!! "Aterramento bem feito para eliminação de ruído é uma arte-ciência". É importante saber onde ligar e como ligar. É melhor um circuito sem aterramento balanceado com fios paralelos bem juntos (minimiza a indutância --> minimiza a captação de ruídos e aumenta a capacitância) com baixa impedância de entrada e um bom capacitor!! Exemplo: cabo de rede Ethernet não tem terra!! Mas opera com altas velocidades e baixas tensões, porém a impedância é de apenas 100 ohms.
-
Ilustrando um pouco do que eu falei. Esse tema dá "pano prá manga".
No primeiro caso, se os fios da chave dão uma volta, cada um para um lado, isso é uma festa para o ruído!! Pois é como uma espira (bobina de uma volta) gigante que capta o ruído de campos magnéticos. O correto é usar um par de fios bem unido, se for blindado é ainda melhor. Manter os fios da chave isolados de qualquer terra!! Aterrar a blindagem apenas no lado do PC (e a carcaça do PC também), e se o terra for muito bom!!! Senão ligar a blindagem à carcaça do PC apenas!!
O conceito da equipotencialidade é o que conta mais nesse caso para a redução de ruído, ou seja, minimizar o potencial de modo comum entre o par de fios e o terra de sinal (do DB-25, pinos 18 a 25). Isso é beeeeemmmm melhor do que sair "aterrando" supersticiosamente tudo e à esmo!!