Autor Tópico: Dicas de soldagem para novatos  (Lida 51394 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline gimbabf

  • in memoriam
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1211
  • Sexo: Masculino
  • in memoriam
Dicas de soldagem para novatos
« Online: 21 de Outubro de 2007, 21:02 »
   um tutorial simples mas eficiente para conseguir boa soldagem:

    1- a ponta do ferro de solda deve estar limpa e estanhada ( sem pontos pretos)
        com o ferro quente use bombril para limpar a ponta do ferro
    2- o ferro deve estar bem quente, ao encostar a solda no ferro deve derreter fácilmente,
        alguns ferros de 1,99 esquentam pouco não proporcionam boa soldagem
    3- o terminal do componente e a trilha do circuito impresso devem estar bem limpos, use bombril
        para limpar o terminal do componente caso estejo um pouco escurecido
    4- para soldar corretamente coloca o ponta do ferro encostando no terminal do componente e na
        trilha ao mesmo tempo, espera 3 ou 4 segundos e encosta a solda no lado oposto do terminal e
        trilha, a solda deve derreter fácilmente envolvendo a trilha e o terminal proporcionando uma boa
        adesão sem risco de solda fria

   dessa maneira é possível evitar soldas com mal contato, causa de muitos problemas em montagens
    boas soldas!
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 21:57 por gimbabf »



Offline vnconrado

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 380
  • Sexo: Masculino
  • http://vnconrado.multiply.com
  • Cidade - UF: Belo Horizonte/MG
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2007, 21:20 »
Olá, gimbabf.

Gostei das dicas de soldagem.

Um abraço.

Vinícius.

Offline marcusfermino

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 408
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2007, 22:25 »
Bom, para limpar a ponta do ferro de solda eu uso a esponja q veio junto com a base e essa pasta para soldar. E so colocar a ponta do ferro dentro esperar alguns instantes e tirar. Fica bem limpo e o bom e q esse potinho dura muito e custa 3 reais


Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2007, 23:23 »
Bom, para limpar a ponta do ferro de solda eu uso a esponja q veio junto com a base e essa pasta para soldar.

Tô pregado e vou direto ao assunto: Péssimo negócio a pasta, mau negócio a esponja.

A pasta tem pouquíssima utilidade pra quem trabalha com eletrônica, não deve em nenhuma hipótese ser utilizada para as soldas corriqueiras, jamais aplicada na ponta do ferro, apenas em soldas pesadas, cabos de grande calibre, chapas, etc, nunca em circuitos impressos ou coisas assim. O resíduo deve ser cuidadosamente removido, é corrosivo e condutor ...

Para a limpeza da ponta do ferro evite-se tanto a pasta, corrosiva como já mencionei, como a esponja, que é utilizada úmida e a água tb ataca a ponta do ferro, reduzindo muito sua vida útil. Isto é válido para qualquer tipo de ponta, usar com ponta de cobre puro é simplesmente rídiculo, gasta-se mais tempo trocando pontas cariadas que soldando ...

Uma maneira de manter a ponta limpa evitando o desgaste prematuro é usar palha de aço inoxidável. Já vi por cerca de R$ 60,00 na Santa Ifigência, custa R$ 1,00 ou menos no supermercado ... ponha em um potinho de vidro e simplesmente mergulhe a ponta na palha de aço ... funciona muito bem e dura muito, sem os inconvenientes de outras soluções ...
« Última modificação: 21 de Outubro de 2007, 23:30 por cncnow »

Offline Ramede

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 583
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2007, 23:48 »
Bom, para limpar a ponta do ferro de solda eu uso a esponja q veio junto com a base e essa pasta para soldar. E so colocar a ponta do ferro dentro esperar alguns instantes e tirar. Fica bem limpo e o bom e q esse potinho dura muito e custa 3 reais



  Só para complementar a informação do Jorge, essa pasta é usada para tirar o zinabre quando precisa-se soldar fios velhos (ex: auto-elétrica), promover uma melhor soldagem em chassi metálico (ex: rádios valvulados) etc...
  Em uma placa eletrônica é um desastre....

Offline Brenck

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 377
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2007, 11:53 »
Gente,

E quanto ao fluxo do fio de solda? Qual o tipo de fio usar? Algum conselho? Qual o mais adequado para PCI e outras aplicações...

Offline Ramede

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 583
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2007, 12:42 »
Gente,

E quanto ao fluxo do fio de solda? Qual o tipo de fio usar? Algum conselho? Qual o mais adequado para PCI e outras aplicações...

    No site da best tem maiores informações, mas eu sempre usei e gosto muito da solda best (rolo azul) liga 60%Sn e 40%Pb , diâmetro 1mm, fluxo 2,4%.  O código dela é SOLDA BEST 189 MSX10 

Offline F2S

  • Novato
  • *
  • Posts: 0
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Santos - SP
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2007, 12:59 »
Essa pasta para solda é o breu, pois aprendi a usar breu na ponta do ferro de solda, mas nunca usei. Sempre preferi manter a ponta do ferro de solda limpa com esponja de aço.

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:00 »
E quanto ao fluxo do fio de solda?

Siga o conselho do Ramede e use solda com fluxo incorporado, eu uso desde sempre a que ele indicou "Best azul".

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:03 »
Essa pasta para solda é o breu ...

Não Fábio, a pasta pra solda leva mais que breu na composição ... ácidos inclusive e este é o prob ... o breu sozinho não é um bom fundente ... funfa bem apenas em superfícies bastante limpas, o que raramente é o caso ...

Offline gimbabf

  • in memoriam
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1211
  • Sexo: Masculino
  • in memoriam
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2007, 18:28 »

    a dica que o Jorge deu da palha de aço inox é ótima, aqui não uso porque uso pontas de ferro compradas com revestimento, a transferebcia témica é menor que cobre puro mas dura mais, deixo o ferro ligado direto, uma ponta de cobre dura 3 ou 4 dias já as com revestimento chegam a durar 1 mes, para quem usa esporadicamente deve durar uma eternidade.
     Gilberto

Offline marcusfermino

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 408
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2007, 18:35 »
Retiro oq eu disse entao...

Obrigado pelo toque

Offline Rudolf Waller

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 683
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2007, 12:09 »
Grande Ramede,
    No site da best tem maiores informações, mas eu sempre usei e gosto muito da solda best (rolo azul) liga 60%Sn e 40%Pb , diâmetro 1mm, fluxo 2,4%.  O código dela é SOLDA BEST 189 MSX10 
Costumo comprar solda com (acho que) 70% de estanho, pois me disseram que quanto mais estanho, melhor. Essa informação que recebi procede?

Abraços,
Rudolf

Offline marcusfermino

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 408
  • Sexo: Masculino
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2007, 13:04 »
me surgiu uma duvida...

       4- para soldar corretamente coloca o ponta do ferro encostando no terminal do componente e na trilha ao mesmo tempo, espera 3 ou 4 segundos e encosta a solda no lado oposto do terminal e...

Deixando de 3 a 4s o ferro de solda encostado no componente, este pode se estragar devido ao grande aquecimento?

Obrigado

Offline gimbabf

  • in memoriam
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1211
  • Sexo: Masculino
  • in memoriam
Re: Dicas de soldagem para novatos
« Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2007, 18:53 »

    Rudolf

   essa com 70% de estanho não conheço, es mais comuns são 60/40 e 63/37 essa última tem o ponto de fusão mais baixo, todas que conheço já vem com fluxo de maneira que não é preciso usar pasta ou qq outro artifício a não ser limpar a superfície caso necessário

    Marcos

  não tem problema 3 ou 4 segundos de aquecimento no terminal do componente, única exeção para os leds e sómente se o terminal do led estiver muito curto, nesse caso é aconsselhável colocar uma pinça metálica ou um alicate de bico preso no terninal junto ao componente para dissipar o calor

    Gilberto