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ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Tópico iniciado por: Isaac em 27 de Setembro de 2007, 11:06

Título: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: Isaac em 27 de Setembro de 2007, 11:06
Pessoal,

Eu tenho uma furadeira hobby 350W de vel. única que está acoplada num suporte vertical e quero comprar um potenciômetro pra fixar na bancada e variar a velocidade.  Alguém sabe me dizer de quantos K eu compro? É que na melhor eletrônica que tem aqui em Rio Branco/AC o povo não sabe nem o que é motor de passo!!!
Título: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: C N C N o w ! em 27 de Setembro de 2007, 12:04
... quero comprar um potenciômetro  ...

Não é possível fazer isso com apenas um potenciômetro ... não os convencionais ...

É comum que se empregue um dimmer pra isso ...
Título: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: Isaac em 27 de Setembro de 2007, 12:35
O dimmer de lâmpada agüenta?
Título: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: Isaac em 27 de Setembro de 2007, 13:37
Achei! Como diz o Fábio, o que uma boa pesquisa não faz pelo caboclo!!!

http://www.jonasbairros.hpg.ig.com.br/dimmer%20com%20triac1.doc 

Obrigado Jorge
Título: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: C N C N o w ! em 27 de Setembro de 2007, 14:38
... o que uma boa pesquisa não faz pelo caboclo!!!

Verdade ...

Esses dimmers são facilmente encontrados no comércio a baixo preço, não custuma vale a pena montar ...

Procure por controlador de velocidade pra ventilador de teto ... por aqui não custa mais que R$ 15,00 ...
Título: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: ShopCNC em 27 de Setembro de 2007, 14:48
Jorge,

Controle de ventilador de teto, significa que vai dar para controlar a velocidade do splieyndkewrol e ao mesmo tempo a temperatura do ambiente ? ...   ???   ;D

Desculpa, fui mal ! ...  hehehehe   :'(

Grande Sir Jorge, cuidado com as onças ...  :-X  ::)
Título: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: Isaac em 27 de Setembro de 2007, 16:35
Beleza! Mais fácil ainda. Vou comprar um dimmer desses!
Título: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: Brenck em 27 de Setembro de 2007, 18:44
Vou comprar um dimmer desses, ele reduz um pouco o torque do motor em rotações mais baixas não?

Meu motor é uma retificadeira de 320w... era 220v... mas ae queimou e eu mandei reenrolar em 110v.... será que ao reenrolar pode ser que ficou mais ''potente'' e agora talvez possa consumir mais que 320watts? Tem como medir? Será que um dimmer de 400watts dá e sobra?
Título: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: ShopCNC em 27 de Setembro de 2007, 21:31
Brenck,

Não é para perder torque, mas um pouco perde ... creio que não seja expressivo ...

Não é provável que seu motor tenha ficado mais forte, apenas trocando o enrolamento, pois é o conjunto que determina a potencia e não o enrolamento ...

Você pode usar um dimmer de 400 watts sossegado, mas se queimar é porque não podia ... heheheee  ::)

Brincadeira, mas se aquecer muito é só melhorar o dissipador do TRIAC ...

Abraços
Rei_Nardo   ;D
Título: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: C N C N o w ! em 28 de Setembro de 2007, 11:25
Não é para perder torque, mas um pouco perde ... creio que não seja expressivo ...

Hum ... acho que vou meter minha colher enferrujada nesse angu ... mas não sem antes dizer que tá na hora de abrir um tópico pra este assunto, não ?

Bão ... perde torque ou não perde torque ? Creio que a coisa merece ser desdobrada em algumas considerações:

Tenhamos em mente que a potência é o produto do torque pela velocidade e é tb o produto da corrente pela tensão. Esta é uma coisa de modo geral mau compreendida e é a chave para entender o que acontece.

Sem dimmer, há uma determinada potência disponível. Em vazio, sem carga, o motor acelera até a velocidade máxima, onde o torque é apenas o suficiente para manter a rotação do proprio motor (a rigor: tb para vencer o atrito, arrasto aerodinâmico e tb atingir o equilíbrio com a força contra-eletromotriz). Sob carga, a velocidade cai, o torque aumenta, mas o produto é aproximadamente constante dentro de uma faixa relativamente larga de velocidades.

O dimmer "controla" a velocidade pela redução da tensão e consequentemente da potência disponível. O resultado é exatamente o mesmo, exceto que o produto velocidade x torque, ou seja, a potência, será menor ... daí a rotação mais baixa sob determinada carga ...

Evidentemente este é um modelo simplificado, na realidade as coisas são bem mais complexas e não lineares como coloco aqui, mas é uma aproximação razoável, ajuda a compreender o que acontece, quais são as tendências ...

Em suma, quanto maior a carga, maior o torque e menor a velocidade de rotação ... isto é verdade em qualquer caso, com dimmer e sem dimmer ... a diferença é a potência disponível e consequentemente a velocidade resultante ...

Citar
Não é provável que seu motor tenha ficado mais forte, apenas trocando o enrolamento, pois é o conjunto que determina a potencia e não o enrolamento ...

De acordo. Se o serviço for bem feito a potência será ainda a mesma.

Citar
Você pode usar um dimmer de 400 watts sossegado, mas se queimar é porque não podia ... heheheee  ::)

De acordo ! he, he, he ...

Citar
Brincadeira, mas se aquecer muito é só melhorar o dissipador do TRIAC ...

De acordo. De modo geral os dimmers especificados para 300W aguentam mais, com disspador ...
Título: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: Isaac em 28 de Setembro de 2007, 19:36
Somente relatando no que deu...
Eu já tinha um dimmer que uso para cortar isopor e me paraceu que o circuito é o mesmo do site que citei
http://www.jonasbairros.hpg.ig.com.br/dimmer%20com%20triac1.doc 
Testei...
Na velocidade mínima ainda ficou bem rápida. Ela é 220V. Quando tiro o transformador, funciona bem mas perde o torque por funcionar em meia voltagem. Será que ela fica rápida por causa do dimmer que é ruinzinho ou o transformador tem algo a ver com isso?

A propósito; se quiserem abrir o tópico....Mas acho que isto pra vocês é tão trivial que é bobagem.
Título: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: C N C N o w ! em 28 de Setembro de 2007, 21:33
Mas acho que isto pra vocês é tão trivial que é bobagem.

Não tão trivial, Isaac ... isso bate em gente grande ... e além disso o que é trivial pra uns não é pra outros ...

O dimmer é pra 220V ? tá antes ou depois do trafo ?
Título: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: ShopCNC em 29 de Setembro de 2007, 01:59
Isaac,

Eu ja abri muitos topicos por aqui, mas isto é coisa do passado ... hoje em dia só o pessoal mais assiduo por aqui é quem anda abrindo topicos adoidado ... heheheee

Não sei não, mas acho que voce ja abriu alguns topicos por aqui, não abriu ? ... ;D


Sobre sua duvida, tambem vou enfiar o pé na jaca ... hehehee

Explica melhor sua duvida, que transformador é este ?
Qual a voltagem do motor ?

Um dimmer não aumenta velocidade, pelo contrario, perde no minimo uns 5% da vel. maxima ...
Título: Re: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: Arivaldo em 30 de Setembro de 2007, 21:35
Basta trocar o potenciometro (para um de maior resistência), ou o resistor que está em série com ele.
Aliás, o melhor seria botar um trim-pot para ajustar a velocidade mínima.
Título: Re: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: F2S em 01 de Outubro de 2007, 11:33
Um dimmer não aumenta velocidade, pelo contrario, perde no minimo uns 5% da vel. maxima ...

Neste caso, de uso em velocidade máxima do motor, seria interessante uma instalação que permita a desabilitação do dimmer quando se chegar ao seu máximo.
Título: Re: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: C N C N o w ! em 01 de Outubro de 2007, 12:38
... seria interessante uma instalação que permita a desabilitação do dimmer ...

Não tão interessante quanto parece, a diferença é bem pequena ... essa diferença é devida ao disparo do triac pouco depois da passagem por zero e pela queda de tensão no triac ... muito pouco significativa na operação sob tensão normal da rede ...

Eu não me preocuparia muito com isso ... se fizer diferença é pq a coisa tá subdimensionada demais ... e a tupia ou coisa que o valha deveria ser mais potente ...

Mas é fácil, basta usar uma chave para curto-circuitar o triac ...
Título: Re: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: Isaac em 05 de Outubro de 2007, 18:06
"O dimmer é pra 220V ? tá antes ou depois do trafo ?"

Jorge
Pois é; ainda tem isso! O trafo é tão antigo que nem sei de quantos VA. Nem arrisco chutar.
O dimmer é 110 e o trafo está entre ele e a furadeira.
Ainda ficou tão rápido mesmo na vel. mínima que ainda está sendo melhor usar com "2 velocidades"Heheh, com e sem trafo.


"Explica melhor sua duvida, que transformador é este ? Qual a voltagem do motor ? "

Mac_RC
O transformador é este enigma e o motor é de 350W. Mas já estou partindo para outra furadeira, dessas baratas com potenciômetro no gatilho pois a minha é uma bosch hobby e tem uns 15 ou 20 anos. Meu pai comprou uma nova pra ele ai eu trouxe de Brasília essa relíquia. Depois de ter trocado o mandril e a bucha que vai próxima à saída, percebi que está com um empenamento no eixo.
Aí não adianta, pra fazer a máquina não dá. A deixei somente pra furar parede!!!

Mas, de qualquer forma, a reação que a furadeira teve sem o trafo foi a seguinte:
quando o dimmer passa da metade, ela perde torque a ponto de ir baixando a vel e quase parar.(a meia voltagem)
mais ou menos como descrito nesse site que vi.
http://www.jonasbairros.hpg.ig.com.br/dimmer%20com%20triac1.doc
Pelo que entendi é uma reação do TRIAC.




Título: Re: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: C N C N o w ! em 05 de Outubro de 2007, 18:56
O dimmer é 110 e o trafo está entre ele e a furadeira.

Isaac,

tente colocar o dimmer após o trafo. Não acredito que resolva o prob, mas ... pode acontecer ...

Parece que o prob é a qualidade do dimmer, mais que qualquer outra coisa ... os motores universais são muito ruidosos e esse ruído afeta o disparo do triac ... além disso, é comum encontrar dimmers mau dimensionados no que tange a excursão do potênciometro e o tipo de controle usado já não é nada linear em qualquer caso ...
Título: Re: Controle de Motor através de Potenciômetro
Enviado por: Ramede em 05 de Outubro de 2007, 22:20
O dimmer é 110 e o trafo está entre ele e a furadeira.

Isaac,

tente colocar o dimmer após o trafo. Não acredito que resolva o prob, mas ... pode acontecer ...

Parece que o prob é a qualidade do dimmer, mais que qualquer outra coisa ... os motores universais são muito ruidosos e esse ruído afeta o disparo do triac ... além disso, é comum encontrar dimmers mau dimensionados no que tange a excursão do potênciometro e o tipo de controle usado já não é nada linear em qualquer caso ...

 Experimenta esse circuito.....