Autor Tópico: Controle de Motor através de Potenciômetro  (Lida 16194 vezes)

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Re: Controle de Motor através de Potenciômetro
« Resposta #15 Online: 01 de Outubro de 2007, 12:38 »
... seria interessante uma instalação que permita a desabilitação do dimmer ...

Não tão interessante quanto parece, a diferença é bem pequena ... essa diferença é devida ao disparo do triac pouco depois da passagem por zero e pela queda de tensão no triac ... muito pouco significativa na operação sob tensão normal da rede ...

Eu não me preocuparia muito com isso ... se fizer diferença é pq a coisa tá subdimensionada demais ... e a tupia ou coisa que o valha deveria ser mais potente ...

Mas é fácil, basta usar uma chave para curto-circuitar o triac ...
« Última modificação: 01 de Outubro de 2007, 12:41 por cncnow »

Isaac

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Re: Controle de Motor através de Potenciômetro
« Resposta #16 Online: 05 de Outubro de 2007, 18:06 »
"O dimmer é pra 220V ? tá antes ou depois do trafo ?"

Jorge
Pois é; ainda tem isso! O trafo é tão antigo que nem sei de quantos VA. Nem arrisco chutar.
O dimmer é 110 e o trafo está entre ele e a furadeira.
Ainda ficou tão rápido mesmo na vel. mínima que ainda está sendo melhor usar com "2 velocidades"Heheh, com e sem trafo.


"Explica melhor sua duvida, que transformador é este ? Qual a voltagem do motor ? "

Mac_RC
O transformador é este enigma e o motor é de 350W. Mas já estou partindo para outra furadeira, dessas baratas com potenciômetro no gatilho pois a minha é uma bosch hobby e tem uns 15 ou 20 anos. Meu pai comprou uma nova pra ele ai eu trouxe de Brasília essa relíquia. Depois de ter trocado o mandril e a bucha que vai próxima à saída, percebi que está com um empenamento no eixo.
Aí não adianta, pra fazer a máquina não dá. A deixei somente pra furar parede!!!

Mas, de qualquer forma, a reação que a furadeira teve sem o trafo foi a seguinte:
quando o dimmer passa da metade, ela perde torque a ponto de ir baixando a vel e quase parar.(a meia voltagem)
mais ou menos como descrito nesse site que vi.
http://www.jonasbairros.hpg.ig.com.br/dimmer%20com%20triac1.doc
Pelo que entendi é uma reação do TRIAC.





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Re: Controle de Motor através de Potenciômetro
« Resposta #17 Online: 05 de Outubro de 2007, 18:56 »
O dimmer é 110 e o trafo está entre ele e a furadeira.

Isaac,

tente colocar o dimmer após o trafo. Não acredito que resolva o prob, mas ... pode acontecer ...

Parece que o prob é a qualidade do dimmer, mais que qualquer outra coisa ... os motores universais são muito ruidosos e esse ruído afeta o disparo do triac ... além disso, é comum encontrar dimmers mau dimensionados no que tange a excursão do potênciometro e o tipo de controle usado já não é nada linear em qualquer caso ...

Offline Ramede

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Re: Controle de Motor através de Potenciômetro
« Resposta #18 Online: 05 de Outubro de 2007, 22:20 »
O dimmer é 110 e o trafo está entre ele e a furadeira.

Isaac,

tente colocar o dimmer após o trafo. Não acredito que resolva o prob, mas ... pode acontecer ...

Parece que o prob é a qualidade do dimmer, mais que qualquer outra coisa ... os motores universais são muito ruidosos e esse ruído afeta o disparo do triac ... além disso, é comum encontrar dimmers mau dimensionados no que tange a excursão do potênciometro e o tipo de controle usado já não é nada linear em qualquer caso ...

 Experimenta esse circuito.....

 

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