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ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Eletrônica - Dúvidas => Tópico iniciado por: Sandro Taguchi em 07 de Abril de 2013, 12:04

Título: Corrente elétrica no motor de passo
Enviado por: Sandro Taguchi em 07 de Abril de 2013, 12:04
Olá amigos!!
Ao refletir sobre um projeto, me veio uma dúvida que acredito ser básica e, até onde pude ver, não há um tópico aqui no fórum.
> A corrente elétrica circulante nas bobinas no motor de passo aumentam conforme aumenta a carga mecânica assim como nos motores DC tradicionais? Pela forma que entendo o princípio de funcionamento dos motores de passo eu creio que não, mas de toda forma agradeço se alguém tiver uma resposta embasada nos princípios físicos pertinentes.
Um abraço a todos!! ;)
Título: Re:Corrente elétrica no motor de passo
Enviado por: minilathe em 07 de Abril de 2013, 16:07
Olá amigos!!
Ao refletir sobre um projeto, me veio uma dúvida que acredito ser básica e, até onde pude ver, não há um tópico aqui no fórum.
> A corrente elétrica circulante nas bobinas no motor de passo aumentam conforme aumenta a carga mecânica assim como nos motores DC tradicionais? Pela forma que entendo o princípio de funcionamento dos motores de passo eu creio que não, mas de toda forma agradeço se alguém tiver uma resposta embasada nos princípios físicos pertinentes.
Um abraço a todos!! ;)


A corrente num motor é função da resistência elétrica do enrolamento, da indutância do enrolamento e da carga mecânica (força de reação à carga). Porém, a coisa se complica um pouco mais se levar em conta que a indutância não é linear (devido a saturação do material magnético) e depende da posição angular do rotor (que influencia na distância do entreferro).

Ao girar, no motor é gerada uma tensão (força contra eletromotriz) de mesma fase que a tensão aplicada nas fases do motor. Essa tensão é proporcional à rotação do motor e também aparece nos terminais do motor sem alimentação, quando este tem seu eixo rotacionado como num gerador.

Se formos considerar um modelo simplificado para o motor, teríamos um gerador (citado acima) em série com uma indutância e uma resistência.

O modelo pode ficar mais completo se considerar também as perdas no ferro, devido a histerese e as correntes de Foucault e perdas na fiação pelo efeito skin (ao usar altas frequências de acionamento).

A coisa poder ser simplificada (modelo mais simplista e aproximado) ou mais precisa e complexa (ao abordar todos os aspectos envolvidos).
Título: Re:Corrente elétrica no motor de passo
Enviado por: Sandro Taguchi em 07 de Abril de 2013, 16:58
Prezado Gil,
Agradeço suas explicações, bem completas e precisas.
Mas no caso do motor de passo são produzidos campos magnéticos nas bobinas fixas no corpo do motor (estator?) e no rotor há ímãs permanentes não? Neste caso, independente da  carga (vamos imaginar o carro da CNC "topada" no fim de curso, ou seja, o motor energizado querendo girar porém sem poder. Neste caso a resistência ohmica e indutância não devem sofrem variação...ainda assim a corrente irá aumentar?...Minha pergunta diz respeito a máquinas mais simples sem fim de curso, onde eventualmente o motor de passo poderia ser forçado...bem como sua fonte caso a corrente suba muito nesta situação.  :D
 
Título: Re:Corrente elétrica no motor de passo
Enviado por: minilathe em 07 de Abril de 2013, 17:12
Prezado Gil,
Agradeço suas explicações, bem completas e precisas.
Mas no caso do motor de passo são produzidos campos magnéticos nas bobinas fixas no corpo do motor (estator?) e no rotor há ímãs permanentes não? Neste caso, independente da  carga (vamos imaginar o carro da CNC "topada" no fim de curso, ou seja, o motor energizado querendo girar porém sem poder. Neste caso a resistência ohmica e indutância não devem sofrem variação...ainda assim a corrente irá aumentar?...Minha pergunta diz respeito a máquinas mais simples sem fim de curso, onde eventualmente o motor de passo poderia ser forçado...bem como sua fonte caso a corrente suba muito nesta situação.  :D

Num motor de passo híbrido (maior parte dos motores populares da atualidade) o rotor é magnetizado e o estator é bobinado. Numa CNC "topada", o rotor deveria estar travado e sem movimento, com as fases sendo acionadas em sequência. A tensão gerada no motor (força contra eletromotriz) será nula, com a rotação nula, e a corrente nas fases seriam máximas, porém, limitadas pelas resistências de cada fase, bem como pelas indutâncias e a frequência de acionamento das fases. Cabe ressaltar que num circuito chopper, a corrente ficará em controle, porém, a potência será em grande parte dissipada nas resistências dos enrolamentos (rotor sem movimentação), causando aquecimento excessivo e talvez a queima do motor.
 
Título: Re:Corrente elétrica no motor de passo
Enviado por: Sandro Taguchi em 10 de Abril de 2013, 12:25
Perfeito Gil, mais uma vez agradeço seus sempre úteis esclarecimentos.

Grande abraço!
 :)