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ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Eletrônica - Dúvidas => Tópico iniciado por: Dupanic em 09 de Fevereiro de 2009, 23:29
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Olá pessoal,estou na dúvida se estou criando esse tópico no lugar certo,mas vamos lá,eu comprei recentemente uma fresadora MR 205 com motor trifásico e para ligar em rêde monofásica que é o que tenho na minha garagem, me aconselharam instalar um inversor de frequência, alguém podería me informar se é a solução correta ou existe outras opções?.
Abraços.
Jacques Dupont
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Olá Jacques;
Acho que um inversor seria o equipamento mais indicado (precisa ver o modelo correto), mas o melhor é vc conseguir uma ligação trifásica junto à concessionária de energia do sua cidade.
Abraços...
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Há uns anos atrás tive um problema semelhante com uma máquina com dois motores trifásicos. Como não possuía ligação trifásica, solicitei à Light que instalasse.
Enquanto isso não ocorria, obtive instrução de uma pessoa que trabalhava com enrolamento de motores para instalar uma BOBINA com um botão de campainha só para dar a partida no motor ligado em monofásico, o único inconveniente é que perdia um pouco da potencia. Más dava para serrar madeira muito bem até a instalação da linha trifásica.
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Se não existir uma demanda mínima a consecionária de energia não instala a rede trifásica. Em casa tentei e não consegui.
Abraços,
Rudy
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Se, na sua rua já passa os 4 (quatro) fios de ligação trifásica, fica muito mais fácil de conseguir a ligação.
Mas, se não passar, terá que ser feito uma avaliação técnica da Eletropaulo e a demora é longa, além dacobrança do custo para puxar o quarto fio até sua casa.
No caso da Eletropaulo, adistância para ligar é de 30 (trinta) metros do poste até o relógio.
No meu caso não havia trifásico na rua. Para puxar o fio uns 150 metros a Eletropaulo demorou uns 10 (dez) meses mas não cobraram nada.
Eu tinha necessidade da instalação trifásica, pois, tenho muitos motores trifásico.
Se for só para movimentar um motor, troque por outro motor monofásico que ficará muito mais econômico e sem dor de cabeça.
Edson S.Garcia
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Ola;
Outra opção, que e mais fácil de fazer, e um "rotary Converter" . Não e necessário o enrolamento do motor, só um motor trifásico de mais potencia e um capacitor.
http://www.metalwebnews.com/howto/ph-conv/ph-conv.html
Kreutz.
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Outro "link": http://www.metalwebnews.com/howto/phase-converter/phase-converter.html
Kreutz.
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Nobre Jacques......
Também tenho esse problema, sem contar que motores trifásicos são mais baratos que monofásicos e mais fáceis de se encontrar.
E a sugestão que me passaram e a mais economica é realmente o uso de um capacitor para a partida.
Já vi funcionar, e não se percebe (aparentemente) nenhuma perda significativa de potência. Imagino que para nosso uso está mais do que bom.
Só não pode se esquecer a bobina ligada, senão um abraço.
Grande abraço.
Rubens
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Olá Rubens, agradeço todas as informações, serão extremamente úteis.
Voltando ao inversor de frequência, a vantagem de variar a velocidade do motor pelo inversor será extremamente interessante,mas eu não vou ter perda de torque?.
Abraços.
Jacques Dupont
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Só não pode se esquecer a bobina ligada, senão um abraço.
É por isso que se usa um botão de campainha para dar a partida.
Liga-se o motor, imediatamente aperta o botão da campainha, quando atingir velocidade solte o botão.
Edson S.Garcia
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Grande Jaques.....
Não sou expert no assunto, mas imagino que com o aumento da velocidade perca-se um pouco o torque sim, só não sei o quanto nem se fará muita diferença para sua aplicação.
Realmente um inversor é uma mão na roda.
Grande Edison.....
Realemente é necessário o botão tipo campanhinha mesmo, por isso que lembrei que se deixar rodando e não soltar, já era.
Grande abraço a todos.
Rubens
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Não sei se vcs ja tinham visto este tópico:
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,1256.msg55279.html#msg55279
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Não sei se vcs ja tinham visto este tópico:
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,1256.msg55279.html#msg55279
Alebe, esse "esquema" era exatamente o que eu usava, e funciona muito bem.
Só que não me lembro bem como era a ligação. Se você souber, posta ai pra gente.
Só que no link indicado por você, Talvez você pudesse indicar melhor as ligações nos 3 (trez) fios do motor.
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Nobre Alebe......
Há muito não nos falamos.
Tudo em ordem com o Sr?
Verifiquei o outro tópico, e inclusive vi a menção que Sir Jorge fez de não ser preciso o uso do botão de campainha para o acionamento da 3ª fase.
Desde que o capacitor seja bem dimencionado.
Houve uma pergunta inclusive de como se dimencionar corretamente esse capacitor.
E não vi a resposta.
Aproveitando esse tópico, será que podemos aprender como se dimencionar esse capacitor para que possamos excluir o botão tipo campainha, imagino que ai seria perfeito.
Grande abraço a todos.
Rubens
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Edson,
Basta ligar dois fios (qualquer um) do motor na rede 220V. Não está no esquema mas eu uso um disjuntor nesses polos.
E a campainha e o capacitor no fio que sobrou, ligando em qualquer fase da rede.
Rubens,
Tudo em ordem com o Sr?
Com o "Sr" eu não sei, mas comigo ta tudo bem. ;D
Como em time que está vencendo não se mexe (Verdão, K9, Cleiton "X" hehehe) como com o capacitor funfou bem aqui eu não dei muita atenção a esse comentário do Jorge. Mas seria o caso de prensa-lo na parede para ele entregar a rapadura, não?
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Nobre Alebe......
Vi que está procurando uma máquina de solda, já conseguiu ou vai montar uma?
Se for montar, tenho um transformador (micro ondas) aqui que não estou utilizando, visto que consegui uma pronta antes mesmo de conseguir o 2º transformador.
Se precisar é só vir buscar, ou quiça marcamos ai para você me levar no shop perto de sua casa, pois estou precisando de 2 motores (1 de alta e 1 de baixa).
Pode deixar que se eu for ao encontro, prensarei o Sir Jorge devidamente.
Grande abraço.
Rubens
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Mas seria o caso de prensa-lo na parede para ele entregar a rapadura, não?
A rapadura ?! Não entrego, não entrego, não entrego ! he, he, he ...
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entrega..
a gente te tortura..
colocando seu dedinho em cima de resistor de lastro de Phase drive ligada a 3 horas..
quero ver se não entrega..
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A rapadura eu não entrego mesmo, mas vou dar um docinho:
Na primeira figura abaixo vemos o artifício já discutido, a segunda figura mostra uma variante, com um capacitor permanentemente acoplado ao enrolamento, o que melhora o desempenho do motor.
Capacitores eletrolíticos não são muito adequados à tarefa, as perdas são grandes, aquecem e podem explodir, exceto os tipos desenvolvidos especificamente para esta aplicação. É preferível usar os de poliester ou coisa que o valha para o cap permanente, que será de valor menor que o de partida.
Dependendo da aplicação é bem possível que o motor desenvolva torque suficiente na partida apenas com o cap permanente. Foi assim que fiz em um torninho e com um grande exaustor há algumas eras geológicas ...
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Capacitores eletrolíticos não são muito adequados à tarefa, as perdas são grandes...
Uma coisa que estanhei na época que montei esse sistema é que no capacitor que usei esta escrito que é eletrolitico, mas não consta nos terminais a polarização.
Ele é identico ao usado no lava roupas da eletrolux.
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Uma coisa que estanhei na época que montei esse sistema é que no capacitor que usei esta escrito que é eletrolitico, mas não consta nos terminais a polarização.
São bipolares, dois capacitores no mesmo encapsulamento conectados em anti-série ...
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Huuu... :-[
Tinha esquecido do método para despolarizar um eletrolitico.
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senhores tenho dois motores trifasicos weg de 1 cv e um de 4 cv , ambos de baixa rotação quero usar um em um compressor que pede motor de 2 cv e o menor em uma maquininha de poli pedra que um motorzinho mono de 1/2 cv toca ela sem sofrimento ex a questão;
que ou qual capaçito uso em cada um pra fazelos trabalhar?
a neçesidade é a mãe da criatividade!
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senhores tenho dois motores trifasicos weg de 1 cv e um de 4 cv , ambos de baixa rotação quero usar um em um compressor que pede motor de 2 cv e o menor em uma maquininha de poli pedra que um motorzinho mono de 1/2 cv toca ela sem sofrimento ex a questão;
que ou qual capaçito uso em cada um pra fazelos trabalhar?
a neçesidade é a mãe da criatividade!
Por que não pede logo para a companhia elétrica instalar um trifásico ai?
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arede não é trifasica e apenas mono é sou o unico da rua a pedir tinha que ser no minimo 5 estabelecimentos assim dise o caba da empreza que liga luz!
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tinha que ser no minimo 5 estabelecimentos assim dise o caba da empreza que liga luz!
Burocracia Brasileira ,assim vai , não sei como funciona ai na Bahia se você só perguntou na agencia da cidade consulta a agencia regional ,tenta falar com algum gerente,diretor da agencia explica a necessidade ,este e ano de eleição cata um politico que esteja atuando,se a rede passa perto conversando com a pessoa certa se resolve.
No meu caso não resolveu porque me escondo no meio do mato a uns 15 km da rede trifásica,mas com muita conversa consegui uma ligação bi-fasica 440 :)
Mas este assunto de ligar motor trifásico em rede mono e bem interresante,vou dar uma pesquisada a respeito.
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obrigado ! vo tenta pra ver mas se consegui fazelos funfa ta de bom tamanho por enquanto
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use um inversor de frequencia que funciona
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pode ser ligado quantos motores em um inversor?
obrigado!
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um
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O meu torninho e trifasico e a minha rede e bifasica coloquei ele para rodar com o auxilio de um conversor de 110 para 220 assim obtive tres positivos esta rodando redondinho
Abs.
Jr.
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to doido por uma cnc ma sacho que vou adia a aquisição por uns meses to cuase comprando um antigo sanches blanes completo é nunfando so que não tem motor !é melhor um trifasico ou um monofasico ja que minha rede é apenas monofasica?
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Em primeiro lugar, agradeço todas as dicas deste tópico e de outros do Guia. Sou bem novo no fórum e peço desculpas se não estou fazendo de modo correto. Ganhei uma moenda de cana (com motor trifásico) e, aqui no sítio, a rede é monofásica 220. O poste da trifásica é bem longe...
Fiz então o "procedimento" encontrado no Guia: para o motor de 1 Cv, ligado em triângulo, uma das "pernas" - a perna "u"- ligada no "neutro", a outra - que seria o "v" - no "fase" e desta um capacitor permanente (55 mf x 380 v), cuja segunda "perna" liga no que seria o "w" do motor. O caldo de cana saiu que foi uma beleza ! O pessoal daqui, agradece !