Autor Tópico: Impedindo que a fumaça dos cortes a laser cheguem até os espelhos  (Lida 379 vezes)

Description: Preservando a longevidade dos espelhos de máquinas a laser.

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline pauleiras

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 290
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Mossoró - RN
  • Nome:: Paulo César
  • Profissão: Servidor Público
Impedindo que a fumaça dos cortes a laser cheguem até os espelhos
« Online: 13 de Novembro de 2017, 13:52 »
Saudações a todos os membros!


       Já fui bastante beneficiado com as informações contidas neste fórum, quero aqui fazer uma contribuição na verdade, uma retribuição. Quem tem máquinas a Laser sabe do problema causado ao espelho quando o mesmo está em contato da fumaça gerada no corte e refletindo o feixe de laser, pois com o tempo a fumaça vai depositando material na superfície do espelho, diminuindo seu "poder" de reflexão e consequentemente, prejudicando os cortes, fora o prejuízo de ter que comprar espelhos novos.
       A ideia consiste simplesmente em evitar que a fumaça chegue aos espelhos! Por mais potente que seja o sistema de exaustão eventualmente alguma fumaça chegará aos mesmos, principalmente quando a mesa de trabalho está com toda sua área tomada por uma peça a ser cortada.
      Pensei em copiar o sistema de ar que entra no final da "caneta" de corte (após a lente) e replicar ele no início da caneta (antes da lente) dessa forma o ar ejetado sairá por onde o laser passa evitando a entrada de fumaça externa. O mesmo se aplica aos outros dois espelho, só temos que fazer um sistema de tubos a 90º um em relação ao outro e orientados de acordo com o caminho do feixe do raio lazer e ejetar ar dentro destes tubos, evitando assim a entrada de fumaça no tubo. (Acabei de pensa noutra coisa nesse exato instante, poderíamos ter também um bico ejetando ar num tubo acoplado na saída do tubo laser, evitando que fumaça entre em contato com essa janela por onde passa o laser). Fiz um desenho no paint mesmo, um pouco mal feito, mas acho que dá pra entender a ideia.