Loading


Autor Tópico: Cortando mdf revestido e trincando o revestimento nas bordas!  (Lida 96 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diogo Matos

  • Novato
  • *
  • Posts: 27
  • Sexo: Masculino
  • Forum GUIA CNC - A Maior comunidade CNC do Brasil
  • Cidade - UF: salvador
  • Nome:: diogo
  • Profissão: vendedor
Cortando mdf revestido e trincando o revestimento nas bordas!
« Online: 03 de Fevereiro de 2018, 10:29 »
Bom dia amigos do forum!


Estou com problemas para cortar mdf revestido.


Comecei a fazer testes para recorte de de mdf.Só que nos primeiros recortes o mdf começou a queimar ficar preto alem da fumaça tomar conta da minha produção.
Cortando com uma fresa de 12mm de 2 cortes retos paralelos.
 RPM:20.000
passo lateral de 1.0
passo vertical 4mm
avanço de 800 mm/min
mergulho de 150mm/min


fiz mais um teste com a mesma fresa so que de 6mm. Só que diminuir a rotação pois acho que isso que tava queimando no meu modo de ver deixei o passo lateral com as configurações do artcam para ver se  era isso tb pois na fresa de 12mm o passo lateral tava de 4.2 e botei pra 1 sou um pouco medroso para acelerar o trabalho ai vi que parou de queimar o mdf só na primeira passada que saia uma fumaça e o cheiro forte depois cortei de boa resolvi dar mais passadas e mais rapido pra ver o resultado usei essas configurações.

 RPM:13.000
passo lateral de 2,4(deixei a configuração do artcam)
passo vertical 2mm
avanço de 1.300 mm/min
mergulho de 150mm/min


Como disse melhorou consideravelmente a questão da queima do mdf só que ta quebrando as bordas do revestimento o que ta implicando na qualidade do acabamento. quando fiz o teste e que tava queimando as bordas estavam ficando muito boas só que tava que tava queimando e ia comprometer minha fresa.


coloquei tb  no mache 3 para o trabalho ficar em 70% do segundo teste que não queimou já no que queimou deixei em 40%.


Alguem pode me ajudar?




Offline Diogo Matos

  • Novato
  • *
  • Posts: 27
  • Sexo: Masculino
  • Forum GUIA CNC - A Maior comunidade CNC do Brasil
  • Cidade - UF: salvador
  • Nome:: diogo
  • Profissão: vendedor
Re:Cortando mdf revestido e trincando o revestimento nas bordas!
« Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2018, 10:30 »
tava cortando mdf de 18mm

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13492
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re:Cortando mdf revestido e trincando o revestimento nas bordas!
« Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2018, 10:59 »
Se o corte é profundo e se voce quer cortar de uma vez, eu usaria uma fresa de 2 cortes helicoidais positivos (fresa de metal duro é claro), RPM de uns 10.000 a 12.000 e bastante velocidade de avanço (algo como uns 4 a 5 metros/minuto - 800mm/min é brincadeira - irá queimar qualquer fresa.

Em alguns casos eu usaria jato de ar comprimido dentro do corte para ir "limpando" o que a fresa fez

está queimando porque está com muita rotação, pouco avanço e excesso de material no canal de corte

Se voce procura produtividade, irá precisar de uma máquina MUITO mais rápida (e claro, com mais potencia no spindle)

Offline Diogo Matos

  • Novato
  • *
  • Posts: 27
  • Sexo: Masculino
  • Forum GUIA CNC - A Maior comunidade CNC do Brasil
  • Cidade - UF: salvador
  • Nome:: diogo
  • Profissão: vendedor
Re:Cortando mdf revestido e trincando o revestimento nas bordas!
« Resposta #3 Online: 03 de Fevereiro de 2018, 11:42 »
No caso F.Gilli em relação a ficar picotando o revestimento a fresa indicada por vc pode acabar com isso?
Minha splinder tem 30.000 Rpm máximo dela.


poderia tb com a fresa de 2 cortes retos paralelos diminuir a quantidade de passadas e um avanço de 1300mm/min?

Offline Diogo Matos

  • Novato
  • *
  • Posts: 27
  • Sexo: Masculino
  • Forum GUIA CNC - A Maior comunidade CNC do Brasil
  • Cidade - UF: salvador
  • Nome:: diogo
  • Profissão: vendedor