Autor Tópico: CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???  (Lida 30438 vezes)

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Offline RAranda

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Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #15 Online: 08 de Setembro de 2014, 18:55 »
Achei esse vídeo que mostra bem de perto a ferramenta.
Boas nobre amigo Rodrigo.

Muito obrigado pela ajuda, esses é um dos vídeos que havia me chamado a atenção, mas nada mais é do que ferramenta que eu preciso, "unida" a uma pequena CNC.

Vamos continuar a nos falar.

Abraços.

Rubens

Offline RAranda

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Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #16 Online: 08 de Setembro de 2014, 18:58 »
Um fuso rotativo de alta velocidade não seria melhor? Além de dispensar o ar comprimido, mangueiras, compressor, válvulas reguladoras de pressão, tanque pulmão, .... O fuso não está sujeito ao mesmo desgaste mecânico (pistão, válvulas, cilindro, ...) e outros problemas inerentes a este sistema (entupimentos, umidade no ar, partículas, óleo em excesso, pressão baixa de ar, vazamentos de ar, ...).

Analisando sob a ótica do princípio de funcionamento, essa microtalhadeira me parece ter os mesmos problemas de uma talhadeira grande...., ou seja, manter o corte numa trajetória bem definida, não possibilitar ajuste de profundidade de corte, área de corte não pode ser muito pequena para não danificar o afiamento da ferramenta (ou então, afia-se regularmente), ...

No caso de um fuso, me parece que é possível um controle melhor da trajetória, da ferramenta e do trabalho de usinagem que requeira maior acurácia.

A vantagem dessa talhadeira talvez seja o seu tamanho diminuto, e por utilizar ar, pode acionar a ferramenta em alta velocidade. Mas um fuso de alta rotação (alguns até à ar comprimido) também possui velocidade de corte elevada.
Nobre amigo Gil.

É um grande prazer seu comparecimento neste meu post.

E realmente como sempre, suas idéias me deixam com "a pulga atrás da orelha". rsrsrsr

Tanto, que eu nem imagino como seja esse "fuso rotativo".

Desculpe a minha ignorância, mas poderia me apresentar essa ideia com mais detalhes.

Quem sabe esteja aí a solução.

Do mais, fico no aguardo e a disposição.

Abração.

Rubens 

Offline RAranda

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Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #17 Online: 08 de Setembro de 2014, 19:01 »
amigos por aquilo que vejo no inicio do video é utilizado um sistema eletrico com uma bobine de chamada de automovel nada de pneumatica isto é o que me paresse ser feito este sistema
Boas grande amigo Louro.

É uma grande satisfação ver seu comentário em meu post.

E á respeito das possibilidades, já imaginei também o uso de uma bobina, em particular algo parecido com as máquinas de tatuagens.

Entretanto, não conheço essa "bobina de chamada de automóvel".

Será que poderia nos agraciar com mais detalhes sobre esse sistema?

Do mais vamos aguardar suas dicas.

Abraços.

Rubens 

Offline RAranda

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Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #18 Online: 08 de Setembro de 2014, 19:05 »
Uma serra tico-tico velha?
Boas nobre amigo Cássio.

Show de bola sua ideia, igualmente já me passou pela cabeça, mas:

1 - O tamanho do "enjambro" seria bem maior do que a caneta que tenho ideia de construir.

2 - O barulho não deve ser nada agradável por um longo tempo de uso.

3 - Não pesquisei com mais detalhes, mas não sei se os golpes por minutos seriam suficientes para realizar um bom trabalho, visto que essas canetas que citei, trabalham entre 15.000 e 30.000 BPM.

Mas de qualquer maneira é uma solução, que não será descartada caso eu não consiga algo mais próximo dessas canetas que citei.

Do mais, fico a sua disposição.

Abração.

Rubens
   

Offline minilathe

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Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #19 Online: 08 de Setembro de 2014, 19:26 »
Olá Rubens,

Tanto, que eu nem imagino como seja esse "fuso rotativo".

Então, na verdade é um velho conhecido de todos nós. Também chamado de "Spindle" (ou Fuso, em nosso idioma) de alta rotação. Um "Spindle" de alta rotação pode ser implementado, até mesmo com um pequeno motor de aeromodelo, se o esforço não for excessivo e a ferramenta for bem pequena. Se for para fazer gravações acho que um motorzinho desse atende, ou até mesmo um "Spindle" tradicional de CNC, que não precisa ter muita potência nesse tipo de aplicação.

Abraços,

Offline RAranda

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Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #20 Online: 08 de Setembro de 2014, 20:12 »
Hummmmmmm..

Agora sim nobre amigo Gil.

Mas infelizmente não me atende.

Até porque, tenho um spindle. O que eu quero criar, é mesmo uma ferramenta que "puncione" e não que gire.

Rotacionar é bastante simples, e até existe uma infinidade de opções. O grande problema é em "golpear".

Mas de qualquer maneira, agradeço a ajuda.

Vamos ver se conseguimos alguma solução em breve.

Abraços.

Rubens

Offline Cássio Alvarenga

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Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #21 Online: 08 de Setembro de 2014, 20:49 »
1 - O tamanho do "enjambro" seria bem maior do que a caneta que tenho ideia de construir.

2 - O barulho não deve ser nada agradável por um longo tempo de uso.

3 - Não pesquisei com mais detalhes, mas não sei se os golpes por minutos seriam suficientes para realizar um bom trabalho, visto que essas canetas que citei, trabalham entre 15.000 e 30.000 BPM.


Neste caso vou deixar anexo um esboço para servir de partida.



É um pistãozinho dentro de um cilindro, quando cheio de ar ele vai descendo ate atingir a parte de escape quando a pressão cai e a mola faz ele voltar, quando ele esta voltando o ar esta enchendo o cilindro, quando a força no pistão é maior que a força da mola ele volta a descer ate perder pressão rapidamente no alivio, e assim o ciclo se repete.

A equação da força da mola é:

F= k.d

F= Força
 K= Coeficiente de elasticidade da mola (teste a mola com uma regua e um dinamometro para encontra esse valor)
 d= Distancia de compressão da mola


A equação da força do ar sob o pistão:

F = P.A


F = Força
P= Pressão
A= Área do pistão (pi.r²)

(Particurlamente prefiro adotar a força em newtons a pressão em MPa e a area em mm²)
1MPa = 10 Bar = 145 PSI



É bom levar em conta que:

Quanto menor o diametro do pistão mais rapido será o movimento, porem mais fraco sera o golpe.

O peso do pistão idem: Quanto mais leve, menor a inercia e mais rapido é o movimento, porem mais fraco o golpe.

Não precisa colocar gaxeta de vedação no pistão, quanto menos atrito melhor, mesmo que escape um pouco de ar ali.

Quanto maior a area de alivio mais rapido a caneta faz o retorno, ou seja, quanto maior a area de alivio melhor, mas cuidado para não deixar fraco a estrutura da caneta, eu recomendo fazer varios furos radiais como na foto:



Também pode usar rasgos, a area é maior, mas o corpo do cilindro fica mais frágil:

http://mlb-s2-p.mlstatic.com/valvula-de-prioridade-alta-vazo-p-motores-turbo-instalados-13986-MLB192892053_4450-F.jpg
CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???


Procure deixar as bordas dos furos de alivio o mais aredondada possível, tanto para não raspar na quina do pistão quanto para não ficar assoviando no seu ouvido.

É importantíssimo deixar um parafusinho de regulagem na cavidade superior, ele controla a velocidade com que o cilindro enche e é muito importante para que a coisa funciona, caso contrario se o ar for muito forte o pistão pode ficar sempre para baixo. Esse parafusinho é igual ao de regulagem de carburador.

 
« Última modificação: 08 de Setembro de 2014, 20:53 por Cássio Alvarenga »

Offline minilathe

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Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #22 Online: 08 de Setembro de 2014, 21:13 »
Num sistema em que a ferramenta atua não girando, mas golpeando eu usaria um sistema composto pelo cilindro motriz e deixaria uma certa distância entre a ferramenta e o pistão, possibilitando que o cilindro golpeasse a ferramenta. Desse modo a desaceleração e o impacto seria mais intenso, como numa furadeira de impacto. Recordando as aulas de Física, com o impacto, a quantidade de movimento e o "estrago" que a ferramenta faz seria bem maior.

Offline RAranda

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Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #23 Online: 08 de Setembro de 2014, 21:43 »
Espetacular nobre amigo Cássio.

Isso sim é um "bom começo". rsrsrsr

Agora estou vendo uma luz no final do túnel.

O que eu não entendi muito bem no seu desenho, foi o fato de que o "espigão de entrada" é para a entrada de ar.

Entretanto, perpendicular ao parafuso de regulagem existe uma outra entrada/saída de ar????   

Pois, analisando as fotos que você postou, eu penso que o parafuso é para limitar o deslocamento do pistão, e não a entrada ou saída de ar, estou errado?

O esquema que você desenhou é diferente do produto apresentado na foto?

Espero ainda esta semana desmontar a ferramenta do meu colega, e assim clarear ainda mais este assunto, pois agora com o seu desenho e detalhes, com certeza ficará muito mais fácil a empreitada.

Do mais, fico no aguardo de novas ótimas idéias e a sua inteira disposição.

Abração.

Rubens 

Offline RAranda

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Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #24 Online: 08 de Setembro de 2014, 21:48 »
... e deixaria uma certa distância entre a ferramenta e o pistão, possibilitando que o cilindro golpeasse a ferramenta. ... Recordando as aulas de Física, com o impacto, a quantidade de movimento e o "estrago" que a ferramenta faz seria bem maior.

Nobre Gil.

Também é um ponto a se pensar, visto que quanto mais impacto melhor e quanto menos desgaste da ponta da ferramenta, menos trabalho em amolar ou coisa que o valha.

Só fico pensando, que o ruido, será um pouco maior do que se a ponta for fixa ao pistão, mas acho que nada insuportável.

Como eu disse ao amigo Cássio, esta semana quero desmontar a ferramenta que vi funcionar, pois assim ficará mais fácil de analisarmos o que é feito em uma ferramenta dessas já industrializada, e portanto, imagino eu, ter a melhor solução técnica possível.

Do mais, fico a inteira disposição.

Abraços.

Rubens 

Offline fcamargo

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Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #25 Online: 09 de Setembro de 2014, 07:59 »
já vi em algum lugar, algo similar usando um simples motor de passo, para fazer gravação em granito e placas de inox.
funcionando como um martelete.

Offline minilathe

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Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #26 Online: 09 de Setembro de 2014, 10:54 »
Usar pequenos impactos é um conceito que me parece necessário e pode ser feito sem gerar muito ruído, aliás o conceito de muito ou pouco ruído é algo relativo para quem lida com CNC. Um bate estacas trabalha nesse princípio, onde uma massa acumula energia (potencial) ao ser suspensa por um cabo e depois é solta e se choca contra a estaca, cravando-a.

Um sisteminha de ação indireta (como uma micro bate-estaca), que gerasse pequenos impactos poderia ser feito armazenando energia do ar comprimido num conjunto massa+mola e depois liberando essa energia, fiz um desenho de um sistema que na verdade deve seguir um ciclo termodinâmico, como um motor a ar. Na parte superior pode-se ajustar a pressão da mola, que define a energia a ser liberada. Nem precisa haver muita vedação. Cabe destacar que a energia liberada equivale a energia cinética que a massa adquire ao descer, que é (Ec=0.5*mV2), ou seja, aumenta com o quadrado da velocidade e aumenta proporcionalmente com a massa do êmbolo.

Para o funcionado adequado, deve haver um orifício seguido de um certo volume morto (Vt) entre o orifício e o cilindro, de modo que o pistão ao descer, comprimirá o ar no volume Vt de modo que o ar de admissão ofereça pouca oposição ao movimento descendente do pistão.

Seria o mesmo esquema de pistão e mola, só que funcionando ao contrário. Talvez fosse mais eficaz do que um sistema de ação direta, onde o ar impulsiona a massa que vai de impacto contra a ferramenta.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 11:49 por minilathe »

Offline minilathe

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Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #27 Online: 09 de Setembro de 2014, 12:04 »
Um modelo melhorado, onde Vt está na parte inferior do cilindro, que foi alongado para baixo.

Offline Cássio Alvarenga

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Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #28 Online: 09 de Setembro de 2014, 14:16 »
Entretanto, perpendicular ao parafuso de regulagem existe uma outra entrada/saída de ar????   

Pois, analisando as fotos que você postou, eu penso que o parafuso é para limitar o deslocamento do pistão, e não a entrada ou saída de ar, estou errado?

 Aquele parafuso é para controlar a velocidade com que o cilindro enche de ar, para que ele não fique sempre aberto se o ar for muito mais forte que a mola

Citar
O esquema que você desenhou é diferente do produto apresentado na foto?
Não sei como funciona, mas acredito que seja igual ou semelhante.

Citar
Espero ainda esta semana desmontar a ferramenta do meu colega, e assim clarear ainda mais este assunto, pois agora com o seu desenho e detalhes, com certeza ficará muito mais fácil a empreitada.

Faz engenharia reversa essa ferramenta do seu colega e pronto...  ;D ;D ;D


A ideia do Gil é boa, eu só trocaria esse Vt por um canal de alivio regulado por um parafuso.


Pensando melhor eu faria um sistema com eletro-ima, igual a uma maquina de tatuagem ou uma campainha elétrica, é muito mais barato e fácil de fazer.

www.youtube.com/watch?v=LgD_axk3nEs


www.youtube.com/watch?v=2Y80QG-F7Fs

Offline louro

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Re:CANETA "PUNCIONADEIRA" PNEUMÁTICA - Como fazer???
« Resposta #29 Online: 09 de Setembro de 2014, 15:06 »
Uma serra tico-tico velha?
Boas nobre amigo Cássio.

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1 - O tamanho do "enjambro" seria bem maior do que a caneta que tenho ideia de construir.

2 - O barulho não deve ser nada agradável por um longo tempo de uso.

3 - Não pesquisei com mais detalhes, mas não sei se os golpes por minutos seriam suficientes para realizar um bom trabalho, visto que essas canetas que citei, trabalham entre 15.000 e 30.000 BPM.

Mas de qualquer maneira é uma solução, que não será descartada caso eu não consiga algo mais próximo dessas canetas que citei.

Do mais, fico a sua disposição.

Abração.

Rubens
 

amigo esta bobine é utilizada no motor de arranque do comum automovel ,serve para puxar  o bendix para engrenar no volante do motor e fazer rodar o motor,pode ser de 12v ou 24v
sou portugues as vezes a nossa linguagem é um pouco diferente da vossa ,o que causa algumas dificuldades
abraço

 

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