Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Fontes => Tópico iniciado por: grounyx em 13 de Julho de 2011, 13:33

Título: Fonte de Alimentação 3-60V 40A chaveada
Enviado por: grounyx em 13 de Julho de 2011, 13:33
Projeto interessante de fonte de alimentação chaveada.

http://danyk.wz.cz/reg60v.html (http://danyk.wz.cz/reg60v.html)

Alguns videos da dita cuja

Test zdroje 3-60V 40A / Homemade SMPS test (http://www.youtube.com/watch?v=KAKXvmazc5Y#ws)

Výboje ze spínaného zdroje 60V 40A / Arcs from switching PSU (http://www.youtube.com/watch?v=fYDMzqta_kg#ws)

o projeto é interessante de boa potência 2400W com proteção de sobre corrente.

No datasheet da texas:

FEATURES
• Optimized For Off-line and DC-to-DC
Converters
• Low Start-Up Current ( <1 mA)
• Automatic Feed Forward Compensation
• Pulse-by-Pulse Current Limiting  ====> muito bom
• Enhanced Load Response Characteristics
• Under-Voltage Lockout With Hysteresis
• Double Pulse Suppression
• High Current Totem Pole Output
• Internally Trimmed Bandgap Reference
• 500-kHz Operation ===> tem a versão com 38C4X para até 1mhz
• Low R O Error Amp

O a unica coisa que não gostei do esquema é que não tem isolação da rede o circuito de feedback do controlador pwm não é opto isolado. mas isso pode ser modificado. Mas em si o projeto oferece grande potência em pouco peso.  Imagina fazer uma fonte linear de 2400W 0_o, imagina o tamanho do trafo para isso -_- e as perdas por dissipação.


Título: Re:Fonte de Alimentação 3-60V 40A chaveada
Enviado por: grounyx em 13 de Julho de 2011, 15:00
Uma fonte mais simples

Nesse endereço temos o exemplo de fonte chaveada no seu conceito mais simples o conversor buck stepdown.

http://doumai.pagesperso-orange.fr/Alimentation_Step_down_TL494-A/Alimentation_Step_Down_TL494.htm (http://doumai.pagesperso-orange.fr/Alimentation_Step_down_TL494-A/Alimentation_Step_Down_TL494.htm)

da uma explicação de seu funcionamento ( ta em frances ) mas nessa aplication note da texas tem basicamente toda a explicação para esse tipo de fonte.

http://focus.ti.com/lit/an/slva001d/slva001d.pdf (http://focus.ti.com/lit/an/slva001d/slva001d.pdf)

Um conversor desses chega facilmente aos 80% de eficiência.

Na pagina em frances o cara enrolou o indutor na mão mesmo não é um componente tão critico assim  basta os cálculos e um indutômetro para conferir  essa por ser um conversor CC, fica dependente de uma fonte primaria CC ( o velho transformador com ponte de diodos e capacitores), mas com informado antes a é muito mais eficiente que uma fonte linear ( 25-35%).