Autor Tópico: Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]  (Lida 5553 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline havell

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 645
  • Sexo: Masculino
  • Verifique se o esforço vale o resultado.
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro
  • Nome:: Pedro Athayde
  • Profissão: Estudante
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #15 Online: 09 de Março de 2015, 22:34 »
Bem, esse fim de semana fundi minha primeira peça , completamente inútil, pelo menos foi divertido  ;D
não fundi mais nada pois no meio da brincadeira começou uma chuva braba e apagou tudo  :(

usei a "receita" de 275g de bentonita pra 2 kg de areia aproximadamente e meio copo de água
tive que fazer 3 medidas dessa pra cobrir a caixinha

usei como medida um copo desses de milho/ervilha de vidro, peguei uma medida de cada e pesei, o copo de areia deu 500g, o de bentonita sem socar ficou com 275g

percebi que após fundir a peça a areia ficou fisicamente "melhor", pois tive a impressão do alumínio ter cozido a bentonita o que aparentemente melhorou as características dela, pois antes de fundir eu não consegui peneirar a mistura(talvez por isso tenha ficado uma bela obra de arte), e mesmo depois de grande parte da água ter evaporado ela continuou dando liga e eu pude peneirar

semana que vem provavelmente eu tente fazer outro molde de areia e um de silicato.

Se alguém tiver uma foto de uma peça fundida em areia verde com um bom acabamento que possa compartilhar seria de grande ajuda para que eu possa ter um parâmetro de comparação e não ficar tentando tirar "leite de pedra".

tive que vazar o alumínio as pressas por conta da chuva, o que derrubou a borda do molde e ficou uma bela peça inútil kkkkk mas semana que vem se tudo der certo e não chover... tem mais.

o canal no meio da peça foi proposital e como era esperado deu um rechupe grande no meio dela, creio que o maior problema foi eu não ter conseguido peneirar a mistura antes de socar o molde e possivelmente não ter colocado canais para saída dos gases, não levem em conta a borda do material, pois as quinas quebraram e eu não tinha o que fazer se não vazar o alumínio já que estava chovendo..

se alguem tiver alguma observação a fazer sinta-se a vontade e por favor faça 



Offline havell

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 645
  • Sexo: Masculino
  • Verifique se o esforço vale o resultado.
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro
  • Nome:: Pedro Athayde
  • Profissão: Estudante
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #16 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 00:56 »
Pessoal, estou aproveitando a data carnavalesca para fazer minha participação de coveiro no fórum sem grandes problemas (eu espero) kkkkkk

A boa nova é que consegui tirar umas peças com acabamento decente do meu cadinho, desde a ultima postagem não tive muito tempo para fazer mais testes e tão pouco para postar os poucos que fiz, logo que sobrou algum tempo voltei a incorporar Nero novamente... 8)

Nesse meio tempo fiz outra máquina, quando sobrar tempo para reunir as fotos postarei aqui no fórum como de costume o desenvolvimento da mesma.

Com relação a fundição o que fiz de diferente desde a ultima vez foi implementar um sistema de queima com banha/óleo usado para fritura e mudei também a mistura para 1 parte de bentonita para 5 de areia em VOLUME, ou seja, para cada caneca de bentonita usei 5 canecas de areia e água até dar liga, o acabamento ao meu ver não teria como ficar melhor!

As fotos certamente não retratam com clareza a qualidade da peça, mas ficou lisa e sem grãos de areia presos nela, o ÚNICO "contra" foi a falta de fluidez no alumínio que deixou as quinas um pouco arredondadas, talvez na próxima eu use algum sal fluidificante para tentar mudar isso

os moldes abertos foram usados por dois motivos,
1-Eu estava com medo da mistura colapsar e cair dentro do alumínio pois eram os primeiros testes com a nova mistura (mas ela ficou muito consistente e na próxima o molde será fechado)
2-Eu não tinha baldes suficiente para guardar a mistura que para quem não sabe quando não está socada no molde ocupa um volume muito maior...

Obs: Usei a mesma areia de praia que tinha usado das outras vezes

Offline mulapreta

  • Moderadores
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:Forno Para Fundição de Alumínio [AJUDA]
« Resposta #17 Online: 14 de Outubro de 2017, 00:04 »
Gostei das peças que você fundiu.


Não sei se você usinou essas peças. poderia postá-las usinadas para termos noção do final.


Se usinou a peça e dentro da peça haviam bolhas de ar, na próxima fundição. quando o alumínio ainda estiver derretido dentro do forno, adicione uma boa colherada de SAL de cozinha para as borras flutuarem e facilitar a retirada dessa sujeira. e principalmente, adicione uma ou duas colher de sopa de BARRILHA LEVE, elas evitam o surjimento dessas bolhas dentro da peça. Barrilha pode ser encontrada em lojas de materiais para piscinas.