Autor Tópico: Fundição de Aluminio  (Lida 50121 vezes)

Description:

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline fabio panelas

  • Fuso
  • **
  • Posts: 224
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Fundição de Aluminio
« Resposta #90 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 02:05 »
Danilo, querer saber detalhes de um projeto não é ser chato, mas uma pessoa que se interessa no que está vendo, mas deixa eu te contar uma breve história em relação ao hidraulico, eu não entendo nada de hidraulica, então fiz alguns orçamentos aqui em Curitiba, o mais barato ficou R$ 4.200,00 sem a chave aletrica, então decidi fabricar eu mesmo, procurei informação mas foi muito dificil, pois é uma coisa com muitos calculos, então comecei a correr atrás dos amigos, encontrei um que eu nem sabia que ele mechia com hidraulica, então expliquei o que eu queria e ele me ajudou a montar, passou a litragem do reservatório de 17 Lts. então fiz o desenho no solid, mandei para corte soldei, comprei a bomba (Vou procurar a nota fiscal e passar o medelo dela e do Comando) e comando filtros e manometro como ele tinha me dito e motor (1,5 CV de Baixa), o pistão eu comprei no ferro velho é da cabine do cavalinho da Scania, então tudo isso me custou uns R$ 2.100,00, então é o que eu posso te informar, vou tentar obter com o meu amigo mais informação e logo que tiver coloco aqui Blz.



Offline luciano g

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 900
  • Sexo: Masculino
Re:Fundição de Aluminio
« Resposta #91 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 10:30 »
Boas Fabio

Eu ganhei uma cadeira de dentista hidraulica  procura uma já vem tudo nela

a minha router esta usinando aluminio e tira 3mm cubicos  a 200mm por minuto a proxima diversão e tentar usinar ferro fundido

luciano

Offline fabio panelas

  • Fuso
  • **
  • Posts: 224
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Fundição de Aluminio
« Resposta #92 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 20:04 »
Luciano se vc colocou no forum a sua CNC tem como vc me mandar o endereço do seu topico, gostaria de dar uma olhada na estrutura da sua maquina, vale pela dica da cadeira.

Offline Edimar

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 342
  • Sexo: Masculino
  • "Se te derem limões, faça uma limonada!"
    • Hobby
  • Cidade - UF: Bauru/SP
Re:Fundição de Aluminio
« Resposta #93 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 20:18 »
Parabéns Fábio.

Um projeto muito bem feito.

Offline luciano g

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 900
  • Sexo: Masculino
Re:Fundição de Aluminio
« Resposta #94 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 07:45 »
Fabio

Quando eu montei a minha router o forum mão tinha sido criado

quando ela tiver um trabalho vou bater umas fotos

Luciano

Offline dande

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 344
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: mogi mirim sp
  • Nome:: danilo
  • Profissão: afiador
Re:Fundição de Aluminio
« Resposta #95 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 12:15 »
ainda bem que não me achou um "chato de galocha"  ;D ;D

Pois é Fábio,as peças de sistemas hidraulicos são bem caras mesmo,e a mão de obra costuma ser tb ,ainda bem que conseguiu fazer vc mesmo......parabens e boa sorte com outros projetos.
DANDE

Offline celsoM

  • Fuso
  • **
  • Posts: 150
  • Sexo: Masculino
  • Tô correndo atrás do prejuízo mas ele é queniano.
  • Cidade - UF: Araçoiaba da Serra - SP
  • Nome:: Celso Mascarenhas
  • Profissão: Aposentado
Re:Fundição de Aluminio
« Resposta #96 Online: 25 de Março de 2014, 08:01 »
Belo trabalho o seu heim Fábio. Estou tentando fazer um torno a partir de sucata de alumínio, no entanto, algumas peças um pouco mais espessas tendem a murchar em alguns locais. Será que você tem alguma sugestão para evitar isso?

Obrigado.   

Offline mulapreta

  • Moderadores
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:Fundição de Aluminio
« Resposta #97 Online: 25 de Março de 2014, 10:56 »
Belo trabalho o seu heim Fábio. Estou tentando fazer um torno a partir de sucata de alumínio, no entanto, algumas peças um pouco mais espessas tendem a murchar em alguns locais. Será que você tem alguma sugestão para evitar isso?
Como será muito difícil tirar alguma informação do Fábio Panela, aqui vai uma dica:

Todo material fundido sofre contração após a fundição, prevendo isso, existem cálculos para cada tipo de material.

Contudo, para construir um torno, esse será o menor de seus problemas, pois, todo o complemento da construção tais como: Barramento, Mancais Furos dos eixos, carrinhos porta ferramenta, etc. serão feitos após a fundição. Muito depois da fundição e o material já ter sido contraído. (só atentar para que o molde seja feito com base nos cálculos dessa contração).

O maior problema será evitar que haja torção no torno quando ele estiver torneando algum material muito duro, pois o alumínio não é muito confiável. Os melhores tornos são os construídos em ferro fundido.

mas, enfim, como diz um meu amigo, essa é apenas minha opinião.

Edson



Offline Cássio Alvarenga

  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3429
  • Sexo: Masculino
    • www.vatech.ind.br
  • Cidade - UF: Belo Horizonte - MG
  • Profissão: Empresario / Engenheiro Mecânico
Re:Fundição de Aluminio
« Resposta #98 Online: 25 de Março de 2014, 12:02 »

Todo material fundido sofre contração após a fundição, prevendo isso, existem cálculos para cada tipo de material.

Bem Observado Edson,

Celso, Segue os cálculos:

dL=a x Li x dT

dL= variação do comprimento (o quanto a peça vai encolher, em metros)

a=Coeficiente de dilatação do material (vide tabela abaixo)

Li=Tamanho inicial (peça quente)

dT= variação da temperatura (diferença entre o metal fundido e a temperatura ambiente, em Kelvin ou Cº)

http://www.laifi.com/usuario/67/laifi/18121252_58_67582408_3629.jpg
Fundição de Aluminio


Repare que a tabela esta em 10^-5. Supondo que eu esteja fundindo uma peça de em um molde 100mm de comprimento e queira saber qual será o tamanho após a contração:

O Aluminio fundido esta a 700º e esta fazendo 20º no dia.

dL=0,000024*0,1*-680

dL=-0,001632m   

 Ou seja, a peça contraiu 1,6mm , parece pouco, mas essa diferença, dependendo da geometria, agarra no molde que é uma beleza.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13795
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re:Fundição de Aluminio
« Resposta #99 Online: 25 de Março de 2014, 14:05 »
Cassio,

Mas o coeficiente de dilatação (ou de encolhimento) não deveria ser aplicado em algum comprimento?

No seu cálculo de exemplo, a peça se contraiu quase dois milimetros, mas sobre que comprimento?

Offline Cássio Alvarenga

  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3429
  • Sexo: Masculino
    • www.vatech.ind.br
  • Cidade - UF: Belo Horizonte - MG
  • Profissão: Empresario / Engenheiro Mecânico
Re:Fundição de Aluminio
« Resposta #100 Online: 25 de Março de 2014, 14:45 »
Cassio,

Mas o coeficiente de dilatação (ou de encolhimento) não deveria ser aplicado em algum comprimento?

No seu cálculo de exemplo, a peça se contraiu quase dois milimetros, mas sobre que comprimento?

No exemplo (ficou mal explicado mesmo) eu disse que o molde tem 100mm de comprimento. Vamos supor que seja um tarugo de diametro 10mm e 100mm de comprimento.

O comprimento antes e depois é calculado conforme postei acima, o diametro é o mesmo calculo, no lugar do "Li" usa-se o raio.

Outro detalhe importante:
É um calculo de dilatação linear, ou seja ele vale para uma direção cartesiana (X,Y,Z). Se no exemplo for um cubo de medidas 100x100x100mm (X,Y,Z) ele vai variar 1,6mm em cada eixo.  Se for uma chapa de 100mmx100mmx2mm (X,Y,Z) ela vai crescer 1,6mm no X e Y e  0,032mm no Z.


Em geometrias mais complexas com muitas curvas é mais rapido usar um software para calcular (o Solidworks faz isso).


« Última modificação: 25 de Março de 2014, 14:59 por Cássio Alvarenga »

Offline Cássio Alvarenga

  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3429
  • Sexo: Masculino
    • www.vatech.ind.br
  • Cidade - UF: Belo Horizonte - MG
  • Profissão: Empresario / Engenheiro Mecânico
Re:Fundição de Aluminio
« Resposta #101 Online: 25 de Março de 2014, 14:57 »
Outra coisa pessoal, Esses cálculos podem devem ser utilizados em varias situações na mecânica, seja para projetar uma casa de rolamento que será fixado por dilatação térmica, ou outra coisa.

 Tem gente que tem pavor de fazer maquina com estrutura soldada porque diz que empena tudo, se não for levado em consideração a dilatação durante o projeto e construção a maquina fica empenada mesmo.

  Eu já vi caso em que uma ponte rolante estourou rolamento que quase despenca em uma siderugica pois o engenheiro não deu atenção para a dilatação da ponte, principalmente no ambiente de fundição que é bem quente.

Outro exemplo importante é em pontes de ferro, torres e linhas de trem:

http://1.bp.blogspot.com/-iHm0aSjimX4/TewmxjrRLZI/AAAAAAAAAAg/S8-YKhyXDSI/s1600/1.bmp
Fundição de Aluminio

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b8/Rail_buckle.jpg
Fundição de Aluminio


http://www.fisica.net/einsteinjr/3/Image346.gif
Fundição de Aluminio

Offline celsoM

  • Fuso
  • **
  • Posts: 150
  • Sexo: Masculino
  • Tô correndo atrás do prejuízo mas ele é queniano.
  • Cidade - UF: Araçoiaba da Serra - SP
  • Nome:: Celso Mascarenhas
  • Profissão: Aposentado
Re:Fundição de Aluminio
« Resposta #102 Online: 28 de Março de 2014, 18:26 »
Boa noite
Gostaria de agradecer pelas dicas sobre a contração do alumínio. Não sabia que esse é um processo natural e muito menos que existia uma fórmula pra isso. Tentarei compensar isso nos moldes daqui pra frente. Obrigado por compartilhar o conhecimento. Postei algumas fotos sobre essa situação. Quanto à confiabilidade do alumínio para um torno, acredito que não será problema pois meu objetivo é apenas hobby (miniaturas de carros). 

Offline fabio panelas

  • Fuso
  • **
  • Posts: 224
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Fundição de Aluminio
« Resposta #103 Online: 04 de Julho de 2014, 00:48 »
Desculpem pelo sumiço, ando muito ocupado, em geral o que tenho a dizer é que não conheço tão a fundo essas informações técnicas como os companheiros colocarão acima, o que tenho é apenas 12 anos de experiência mas tudo buscando informação fora também sempre aprendendo com os mais antigos, o que eu usava para tirar a contração era Silício 10% e 2% de Magnésio, essa mistura deixava o alumínio mais rígido para ter resistência e uma melhor usinagem.