Autor Tópico: FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"  (Lida 68874 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Carlos Koehler

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 326
  • Sexo: Masculino
  • A pratica conduz à excelência.
FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Online: 15 de Abril de 2011, 18:07 »
Estou iniciando esse tópico com a intenção de trocar experiências, passar e adquirir informações na área de Fundição.  Aos que tem interesse no assunto, convido a compartilhar comigo a empreitada .

Estou iniciando com o processo de areia verde e embora tenha conseguido resultado razoável com o alumínio, não fui feliz quando tentei o cobre, embora tenha ficado muito satisfeito com o desempenho do forninho, pois foi a 1100ºC para fundir o cobre sem problemas usando somente gás.

A modelo foi feito em isopor e deixado dentro do molde em areia(foto 11). Se alguém tiver idéia do que pode acontecido de errado agradeço. (ultima foto).




Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13780
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2011, 18:34 »
A modelo foi feito em isopor e deixado dentro do molde em areia(foto 11). Se alguém tiver idéia do que pode acontecido de errado agradeço. (ultima foto).
Fundição não é meu forte, e não mexo com isso desde os tempos de escola técnica, entãodá um desconto...

Para mim o problema é que deixando o isopor dentro da areia e não deixando "saídas" para gases resulta neste efeito - peças incompletas e "chupado" na coluna do duto de alimentação.

Isso também pode ser causado por humidade na própria areia, molde "frio", percurso da corrida do material fundido muito longo, percoço de alimentação muito estreito, e claro uma combinação destes detalhes...

Online pardal da eletronica

  • Fuso
  • **
  • Posts: 117
  • Sexo: Masculino
  • O amanha não existe. Quando chega existir é hoje.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2011, 19:22 »
Ola amigo,voce fez o processo quase todo certinho,mas faltou a ferramenta de presao.A areia deve ser bem seca e coada em peneira fina.A areia nao pode ser "areia verde" usada em fundiçao profissional,senao nao vai dar certo mesmo.Eu uso fundir aluminio com este processo com molde de isopor a muitos anos e nao tive problema nenhum,neste site http://www.buildyouridea.com/foundry/lost_foam_howto/lost_foam_howto.html tem um tuto bem legal,e nao e preciso revestir os moldes com gesso pedra, basta o molde de isopor,acertar a velocidade para despejar o aluminio derretido e pronto.
Voce vai notar nas fotos do site,quando o bacana tira o khpt (FERRAMENTA DE PRESSAO),tem aluminio sobrando na ferramenta de pressao, é aquela sobra que faz com que o molde seja todo preenchido pelo material fundido,pode ser aluminio.chumbo,bronze e outros.
Abraços.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13780
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2011, 19:23 »
..A areia nao pode ser "areia verde" usada em fundiçao profissional,senao nao vai dar certo mesmo..
Por gentileza, porque não se pode usar essa areia?

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13780
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2011, 19:31 »
Um material que pode ser interessante:
http://tinyurl.com/3wo4rf9

Online pardal da eletronica

  • Fuso
  • **
  • Posts: 117
  • Sexo: Masculino
  • O amanha não existe. Quando chega existir é hoje.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2011, 20:06 »
Ola Mestre Fabio,a areia verde e umida é usada em moldes ocos,nela contem mistura de terra e outros produtos para dar liga fasendo ela ficar sem poros para saida dos gazes,quando o aluminio entra em contato com o isopor a formaçao  de gazes do plastico derretido vai ser inevitavel,na areia shell estes gazes vai sair pelas laterais.Isto se for usar moldes com um ou dois canais.
Note que em moldes de areia verde o canal de saida dos gazes fica distante do canal de entrada do material fundido.
Eu tentei fazer este processo na areia verde,de cada 10 peças eu acertava 1,mesmo com o KHPT,dava errado,as peças saia com 2, 3 e até memo com 4% de diferença,memo fazendo a peça maior dava bolhas,por causa dos gazes do isopor,a humidade + os materiais usado na areia verde nao deixava estes gazes sair, fiz moldes com o isopor como se fosse molde oco,e na hora de derramar o aluminio o isopor  "fritava" e as paredes do molde desmanchava.E ainda tem aquele probleminha do isopor absorver h2o,e ai que ele frita sem medo de ser feliz.
Abraços

Offline Carlos Koehler

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 326
  • Sexo: Masculino
  • A pratica conduz à excelência.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2011, 21:14 »
Fabio,
Agradeço as dicas, e realmente o que você falou bate com o comentário do Amigo Pardal e com o que eu também estava avaliando por aqui. Somente acrescentando que se o amigo Pardal teve dificuldade com alumínio, acredido que nesse caso que estou fundindo cobre, a dificuldade com o uso de isopor seja ainda maior ou quase impossível de se fazer.
Vou fazer um novo teste, retirando o modelo em isopor , trabalhar com uma areia mais seca e melhorar alimentação e saidas. Em breve posto resultados.

Pardal,
Muito interessante o tutorial, vou ler com calma e depois quem sabe trocamos mais algumas idéias. Se for possível de vez em quando, de uma passada pelo tópico, contamos com sua experiência.

Sds
Carlos

Offline mulapreta

  • Moderadores
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2011, 22:04 »
Carlos,

A peça fundida é a questão desse seu tópico, então, as fotos que necessitamos para opinar, são as da peça original e a foto que você disponibilizou.

No meu entendimento, pelo que a foto mostra, parece que usar isopor para esse trabalho é desnecessário. O isopor é usado para peças mais complexas onde o uso da areia verde é bastante difícil.

Outra coisa que o giili observou, é o escape dos gases e se não usar isopor, ainda tem necessidade de utilizar saída do Ar, em pontos estratégicos da peça, por isso necessitamos da foto da peça original

Poste a foto da peça original que será mais fácil ajudar.

Abraços

Edson

Offline Carlos Koehler

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 326
  • Sexo: Masculino
  • A pratica conduz à excelência.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2011, 20:07 »
Edson,
Segue as imagens do projeto e de um troféu pronto. O mesmo foi cortado em São Paulo por jato d'agua, porém como estamos no ES, a dificuldade de encontrar quem faça apenas uma peça, que é o que estamos precisando no momento, esta sendo grande.
Resolvemos tentar fundir aqui, porém estamos iniciando com o processo de fundição, ou seja não tenho experiência para fazer algo apresentável logo de início.

O plano "B" será conseguir outra pessoa que faça a fundição por aqui, já que acredito que no ES não encontramos serviço de corte por jato d'agua e o preço que cobraram para cortar por eletroerosão foi absurdo. Mais um complicador é que aqui no estado não encontramos nem a placa de cobre com 10mm e não posso alterar o material ou desenho, pois é padrão para a premiação.

Estou fazendo tentativas de fundir eu mesmo, mas não tenho muito tempo pois a entrega é para o fim do mês.

Agradeço sugestões

Carlos
« Última modificação: 16 de Abril de 2011, 20:25 por Carlos Koehler »

Online pardal da eletronica

  • Fuso
  • **
  • Posts: 117
  • Sexo: Masculino
  • O amanha não existe. Quando chega existir é hoje.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2011, 21:11 »
Ola amigo,se voce for tentar fundir a peça novamente eu anexei um arquivo para voce visualizar como o molde devera ficar,para que todos os cantos  seja preenchido com o material fundido.Na fundiçao usando isopor o molde (peça) nao pode ficar na lateral dos canais de entrada da peça a ser fundida,a peça tem que ficar por baixo dos canais de entrada.O desenho é so uma visualizaçao de frente para o objeto,indicando aonde voce vai colocar os canais para passagem de material fundido.Se voce achar nessessario pode adcionar mais canais na peça. Lembrando que na ferramenta de pressao (KHPT)  tem que sobrar material fundido para que o processo dê certo.
Abraços

Offline Carlos Koehler

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 326
  • Sexo: Masculino
  • A pratica conduz à excelência.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2011, 21:22 »
Pardal,
Não entendi bem o esquema da areia que você usa, se for shel eu não tenho aqui. e nesse caso teria que tentar usando a areia verde ,que tenho, sem usar o modelo em isopor.

Carlos

Online pardal da eletronica

  • Fuso
  • **
  • Posts: 117
  • Sexo: Masculino
  • O amanha não existe. Quando chega existir é hoje.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2011, 21:52 »
Ola Carlos,voce pode usar areia mais fina que voce tiver, sem mistura de nada.Faz o molde com isopor,coloque os canais,em uma lata coloque  areia ate no meio,coloque o molde de isopor,preencha com areia bata devagar nas laterais da lata para a areia se acomodar no molde,deixe uns 2cm do canal do molde para fora da areia,coloque  a ferramenta de pressao (KHPT),por fim despeje o material fundido.Use um tubo de 3 polegadas de diametro por 4 pol de comprimento.Se a peça a ser fundida for grande use um tambor  de 20 litros.
A areia nao pode conter umidade nenhuma.
(areia shell é uma areia de granulaçao fina, rica em silica) Aqui na minha regiao usa-se muito para fundir matrizes de pneus.
Abraços.

Offline mulapreta

  • Moderadores
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2011, 22:47 »
Pardal,

Esse seu modelo de fundição não irá funcionar. Estão faltando um detalhe fundamental que é os dutos para a saída dos gases.

Carlos,

Para fazer essa fundição, esqueça do isopor. Só utilize areia verde, da mais fina.

Estou disponibilizando dois desenhos para seu bom entendimento. Todos os canais estão ligados ao modelo.

Faça um modelo em MDF, esse modelo pode até ser colado em partes, faça um pouco mais espesso que o original para compensar as esmerilhadas, limadas e lixadas posteriores.

O modelo deve ser usado DEITADO na caixa de areia, Não em pé (no Yotube tem vários e vários vídeos mostrando esse tipo de fundição)

No primeiro poste do Giili ele já matou a charada. você não prestou atenção porque ele disse que não era especialista...mas sempre atente para o que ele diz.


Qualquer dúvida pode perguntar.

Abraços

Edson

Online pardal da eletronica

  • Fuso
  • **
  • Posts: 117
  • Sexo: Masculino
  • O amanha não existe. Quando chega existir é hoje.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #13 Online: 16 de Abril de 2011, 23:10 »
Ola amigo,em moldes de isopor nao usa dutos para saida dos gazes.Eles saem atraves da areia.Eu trabalho com este processo a mais de 5 anos,e nao quero trabalhar com areia verde tao cedo.Eu tenho uma cnc que eu construir usando este processo,semana que vem eu posto foto das peças,e vou fazer um video demostrando o processo.E se voce tem forno de fundiçao  nao custa nada tentar fazer,voce aprende rapidinho esta pratica de usar  isopor no lugar de moldes complexos,é mais rapido e mais limpo,as peças saem perfeitas.Quanto ao Mestre Fabio Gilii ele tem todo direito de saber se eu tenho ou nao a responsabilidade de passar alguma informaçao que vai ser util ou nao para os usuarios do forum,e te aconselho a procurar entender um pouco mais sobre fundiçao usando isopor,este processo esta sendo usado para quem quer fazer poucas peças,para que nao se cobre pela confecçao de moldes caros.
Abraços
« Última modificação: 16 de Abril de 2011, 23:12 por pardal da eletronica »

Offline robedany

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 357
  • Sexo: Masculino
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #14 Online: 16 de Abril de 2011, 23:22 »
O amigo Edson, esta correto e mostrou o que acontece;
Pela foto da para verificar que quando começa a encher o molde esta perfeito, mas daí começa a "cercar" o molde e não há saida de gases e forma esse monte de bolhas de gases.
O correto é deixar saidas de gases e não ficar na dependencia da porosidade da areia, que é dependente da umidade, granulometria, quanto foi prensada, etc

Roberto