Autor Tópico: FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"  (Lida 70872 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online pardal da eletronica

  • Fuso
  • **
  • Posts: 117
  • Sexo: Masculino
  • O amanha não existe. Quando chega existir é hoje.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #15 Online: 16 de Abril de 2011, 23:45 »
Ola amigo,falando do que acontece com o molde em areia verde ele ta coberto de razao,mas em moldes de isopor ele nao sabe nada,se voce dar um passeio pela net vai achar muitas empresas que esta se especializando em fazer moldes ate mesmo para empresas velhas no ramo de fundiçao,muitas empresas de fundiçao estao aderindo a cnc para confecçao destes moldes,to postando 2 link's para voce dar uma olhada,mas entre na net e da uma vasculhada que voce vai achar muito material sobre este processo de fundiçao.
Abraços
http://www.moldarte.com.br/
http://www.faguavermelha.ind.br/setores+modelagem+para+fundicao.php
Da uma olhadinha neste video,la tem mais.
Lost Foam Casting Setup/Process
« Última modificação: 17 de Abril de 2011, 00:02 por pardal da eletronica »



Offline robedany

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 357
  • Sexo: Masculino
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #16 Online: 17 de Abril de 2011, 00:24 »
Peço desculpa ao colega que é especialista em molde de isopor.
è que fiz o comentario sobre a areia, apenas por ter um 'pouco' de contato com o setor de fundição de ferro, visto que trabalhei 34 anos no departamento de controle de qualidade,numa fundição que derretia num cubilot refrigerado a agua,  24 toneladas de ferro por hora, em 3 turnos
Mas na fundição de não ferrosos não tenho experiencia, mas acredito que moldes de isopor seja para peças que não tenham especificações rigidas de tolerancia dimensional.

Online pardal da eletronica

  • Fuso
  • **
  • Posts: 117
  • Sexo: Masculino
  • O amanha não existe. Quando chega existir é hoje.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #17 Online: 17 de Abril de 2011, 00:53 »
Ola amigo Robedany, nao tem que desculpar nada,estamos aqui para troca de informaçao,procure por "lost foam casting" na net que vai achar muita materia a respeito deste processo.Para voce  ter uma ideia ate as castanhas da minha cnc eu fundi com bronze uzando um pedaço de fuzo com isopor por cima do mesmo,e fiquei imprencionado com a perfeiçao de encaixe dos fios da rosca sobre a peça,eu nao estou na minha oficina neste momento,mas semana que vem vou postar fotos e se tiver tempo vou fundir e filmar tudo e posto aqui.A peça do nosso amigo Carlos é facinho de fazer por este processo.Voce vendo os videos vai notar que fazer o forno é bem mais complicado.
O queimador que eu uso foi tirado deste site,(SEM FLARE e furo do injetor eu usei uma broca de dentista ,0.50 para glp). O gaz que eles usam la é o propano, e o furo para este gaz deve ser maior,se nao estiver enganado.     http://www.backyardmetalcasting.com/
Usando modelo de isopor eu aprendi com um amigo chamado Tostao de Carmo do Cajuru em MG,ele fazia bustus de pessoas para praças de cidades,em um dos videos voce vai ver umas caveiras feitas por este processo.
Abraços.
http://www.wtec.org/loyola/casting/05_04.htm

http://www.google.com.br/search?q=Lost+Foam+Casting&hl=pt-BR&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=UWaqTdbHHIjd0QHc4qX5CA&ved=0CEAQsAQ&biw=1280&bih=855

http://www.buildyouridea.com/cnc/hblb/phase8/phase8.html

Olhe em especial este aqui,pela complexidade das peças.
http://www.myhomefoundry.com/ezine/57july08.html

http://www.aluminum.org/AM/Template.cfm?Section=Home&template=/CM/HTMLDisplay.cfm&ContentID=21237

http://www.lostfoam.com/content/learning_center/presentations-rapid_prototype_castings.php

http://www.boattest.com/resources/view_News.aspx?NewsID=4191

http://patterns.calawton.com/value/process/

http://dongfenggongshui.en.alibaba.com/column/207499105/process_of_lost_foam_casting.html

http://www.jmt.in/lost-foam-casting-technology---foamcastreg.html

http://www.lostfoam.com/content/featured_articles/article2.php

http://www.espint.com/engineering/best-fit-manufacturing-practices/lost-foam-casting.aspx

Empresa com mais de 20 anos de experiencia no ramo de fundiçao com lost foam
http://www.alphatech-world.com/castinglost_foam

SCA sword fittings, cast aluminum.

http://www.submarineboat.com/lost_foam_casting.htm

http://www.vulcangroup.com/process/process_lostfoam.html

http://www.itfco.ir/lostfoam.asp

http://www.made-in-china.com/products-search/hot-china-products/Lost_Foam_Casting.html

« Última modificação: 17 de Abril de 2011, 23:20 por pardal da eletronica »

Offline Carlos Koehler

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 329
  • Sexo: Masculino
  • A pratica conduz à excelência.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #18 Online: 17 de Abril de 2011, 10:27 »
 Estou aqui ansioso para fazer novos testes aplicando as sugestões que foram passadas e com certeza postarei os resultados.
Amigo, Pardal
Gostaria de tentar usar o processo isopor/areia, mas ainda não sei que tipo de areia ou processo usar , co2 ,shel etc, também ainda não pude pesquisar os sites sugeridos, pois estou utilizando celular.
Por agradeço a ajuda e participação de todos.

Carlos

Online pardal da eletronica

  • Fuso
  • **
  • Posts: 117
  • Sexo: Masculino
  • O amanha não existe. Quando chega existir é hoje.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #19 Online: 17 de Abril de 2011, 10:56 »
Ola Carlos,use areia comum,peneire ela com uma peneira bem fina,se voce seguir os passos que voce viu nos sites eu tenho certeza que voce vai ter sucesso,este processo esta sendo usado no mundo inteiro,e é velho de estrada,muitos estao conhecendo este processo agora,até os expertos da fundiçao estao ficando esbabacados com o resultado final e precisao do processo e custo final de uma peça fundida por este processo,olhe os sites que eu postei,voce vai notar que muitas empresas ja aderiram a este processo,até mesmo para fabricaçao em massa.
Abraços
« Última modificação: 18 de Abril de 2011, 00:17 por pardal da eletronica »

Offline robedany

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 357
  • Sexo: Masculino
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #20 Online: 17 de Abril de 2011, 11:12 »
Oi Carlos
Parabéns pelo forn homemade e é limpo de poluição, muito bonito mesmo.
Quanto a tua peça , eu acho o processo que vc. usou tem tudo para dar certo, apenas , mais algumas sugestões e vc. chega lá.
O Edson fez uma sugestão interessante em colocar respiradoros para sair os gase, e mudou o ponto de alimenta~çao, com isso diminuiu também o percurso do metal, visto que a espessura é fina , e tebde a quase solidificar antes de preencher o molde.

Outra pesquisa seria a composição quimica do cobre, para vc. ter a dureza e fluidez necessaria para a tua peça.
Em aluminio quase sempre não é usado o aluminio 100%, esim usam aprox. 6% silicio para ter dureza, usinabilidade, etc

Era o caso como no Ferro, o cilindro do motor vw, feito em casca shell, tinha de ser composição quimica  com alto fosfor e temperatura para ter fluidez e encher aqueles monte de aletas finas.

Quanto a shell, co2, não é viavel pelo custo, moldes, e fazer poucas peças.
Roberto

Offline Carlos Koehler

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 329
  • Sexo: Masculino
  • A pratica conduz à excelência.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #21 Online: 17 de Abril de 2011, 21:07 »
Roberto,
Agradeço as informações e o elogio, e espero que acompanhe o projeto e contribua com sua experiência.
Só para constar, também sou da área metalúrgica e trabalho em um Alto Forno, porém não entendo de fundição, conto apenas com a sensibilidade de ter convivido em uma siderúrgica e ver muito ferro gusa passando na minha frente.

Pardal,
Somente agora estou lendo as mensagens direito, pois antes estava usando um celular, daí acabei repedindo minha duvida sobre qual areia usar, sendo que você já havia explicado.
Assiti o vídeo e parece realmente muito simples e com certeza vou testar, mas ainda fiquei  imaginando o caminho do metal no molde e penso como  ele não destroi o isopor antes preencher o seu espaço, retirando a ancoragem das paredes que é feita pelo próprio isopor, pois pelo que entendi a areia tem que ser usada bem seca e com isso desmoronaria destruindo o molde.
Não sei se deu para entender

Logo estarei postando resultados dos testes

Abraços

Online pardal da eletronica

  • Fuso
  • **
  • Posts: 117
  • Sexo: Masculino
  • O amanha não existe. Quando chega existir é hoje.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #22 Online: 17 de Abril de 2011, 22:20 »
Ola Carlos, a velocidade do material fundido na hora que voce for vazar o mesmo è maior  e mais pesado que o material do molde,eu tambem fiz esta pegunta ao Tostao ele me explicou isso,eu chequei a colocar uma esfera na lateral de um molde na epoca que estava fundindo umas carcaças de alto falantes e medi a distancia da esfera no molde,o cara olhando aquilo começou a rir, perguntei para ele 'ta rindo de que',ele disse 'eu fis a mema coisa que voce ta fazendo', perguntei qual era o resultado,ele disse ironicamente na lingua do minero 'goramemo ce vê',30 minutos depois eu pequei aquela carcaça olhei para ele e disse 'ce colocou essa esfera aqui hora que eu nao tava oiando'. Peque uma bolinha de isopor escreva seu nome na lateral da bolinha cole um canal nela e funde para teste,depois que voce pegar a manha de fundir usando esse processo,eu te desafio errar uma unica peça,tem uns 5 anos que eu uso esse processo e nao errei nem 1 molde,errei 1 molde de uma carcaça quando tava aprendendo, parei o vasamento do material no meio do caminho,mesmo assim continuei o vasamento e a carcaça ainda ficou 80% perfeita,nos link's que eu postei tem uma empresa que usa este processo desde a decada de 60.Se voce quizer um acabamento perfeito use 'DEPROM'.As proprias imagens que esta nos site's diz tudo,nao tem  nada nada  para negar este processo,ele so perde para o sistema injetavel e coquilha.Os motores mais complexos estao sendo feito por este processo a muitos anos.  A sua peça voce vai fazer facil facil,mas antes faça uns testes com aluminio para voce pegar a velocidade do vasamento do material,o ponto de fuzao do cobre é de 1350°,para fundir por esse processo é necessario que ele esteja com uns 80° a mais,vale tambem para outros metais,senao o material se solidifica antes de percorrer o molde.
Abraços

http://www.kimuragrp.co.jp/English/casting/index2.html

Offline Carlos Koehler

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 329
  • Sexo: Masculino
  • A pratica conduz à excelência.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #23 Online: 21 de Abril de 2011, 22:08 »
Estou postando fotos do teste do processo fundição com modelo em isopor utilizando areia seca. 

Acho que tive novamente problema com o canal de alimentação estreito e também com o meu ajudante que na hora de verter o metal no molde, achou que estava arrastando areia e me fez diminuir por um instante a vazão de alimentação.  Não culpei ele pela desconfiança, pois eu mesmo ainda não estava acreditando que não aconteceria, já que esse processo vai de encontro a tudo o que eu sabia até o momento sobre fundiçao em areia

No meu caso, além da falta de experiencia,  estou fundindo cobre, que tem ponto de fusão alto e tem a caracteristica de ter troca térmica rápida, o que o torna muito sensível a interferências como umidade , por isso tentei a areia seca.

Não fui muito feliz, mas constatei que é perfeitamente possível ter sucesso, bastando apenas praticar mais e ir pegando os macetes.
Agradeço ao amigo Pardal pela dica do processo de areia seca, e apesar de não ter tido 100% de sucesso dessa vez, pretendo continuar fazendo mais testes.

Segue as fotos da experiência.

Sds
Carlos

Online pardal da eletronica

  • Fuso
  • **
  • Posts: 117
  • Sexo: Masculino
  • O amanha não existe. Quando chega existir é hoje.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #24 Online: 21 de Abril de 2011, 22:44 »
Ola Carlos, se voce fazer o molde do jeito que esta neste desenho que eu anexei,voce vai ter sucesso,o seu molde ficou escravo de um alimentador de material,e na ferramenta de pressao voce pode deixar um espaço para sobrar material fundido para causar o efeito de presao sobre o molde,no desenho que eu postei se voce achar nescessario aumente mais canais para o material se alojar melhor. Avaliando esta tentativa voce quase acertou,faltou pouco, ou 1 ou 2 canais de alimentaçao no molde.
Abraços.
« Última modificação: 21 de Abril de 2011, 22:46 por pardal da eletronica »

Offline Carlos Koehler

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 329
  • Sexo: Masculino
  • A pratica conduz à excelência.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #25 Online: 21 de Abril de 2011, 23:21 »
Boa Noite, Pardal
Agradeço novamente sua ajuda. Vou fazer uma nova tentativa melhorando a alimentação e escape . Só que dessa vez vou fundir alumínio também, pois estou achando que não estou conseguindo aquecer o cobre suficientemente.

Gostaria de saber se você usa termopar no seu processo e em caso positivo, qual seria.

Sds
Carlos

Online pardal da eletronica

  • Fuso
  • **
  • Posts: 117
  • Sexo: Masculino
  • O amanha não existe. Quando chega existir é hoje.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #26 Online: 21 de Abril de 2011, 23:41 »
Ola Carlos,nao uso,eu usava um medidor com uma mola,mas ele se deteriorou,eu fiz outro desenho como o molde deve ficar dentro da lata e no khpt,a temperatura eu falei para voce no post acima,é nescessario que ela fica no minimo com 80° acima da temperatura de fuzao do material usado,tente fazer com aluminio, e nao diminua o vasamento durante o processo,tente fazer com o molde invertido,do jeito que esta nos anexos e aumente os canais se achar necessario,nao na entrada e sim embaixo dos canais que esta nos desenhos.
Abaços.

Offline robedany

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 357
  • Sexo: Masculino
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #27 Online: 22 de Abril de 2011, 00:43 »
Oi Carlos
Como vc. é caprichoso, com certeza vai conseguir chegar num bom resultado,
Com a ajuda e ezperiencia do Pardal também ajuda bastante.
O ponto de fusão do cobre é 1084 graus, mas como o Pardal disse tem que ter uma temperatura maior para fundir.
Na foto do começo do topico, me parece que a peça era de latão.

Olhando essas ultimas fotos, visualizei melhor a tua peça e ela é reta com recortes.

Não querendo desviar o teu trabalho,mas um modo interessante de fundição também é de cera perdida. Tem varios videos na internet e o molde da cera feito em borracha de silicone.

Roberto

Offline Carlos Koehler

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 329
  • Sexo: Masculino
  • A pratica conduz à excelência.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #28 Online: 22 de Abril de 2011, 09:27 »
Olá, Roberto
Realmente tenho como lema  caprichar nos detalhes, para eliminar interferências que prejudiquem alcançar o resultado esperado, fazendo assim, fico dependente apenas de praticar. Tem também a falta de experiência, mas acho que acertei quando coloquei como parte do projeto , abrir esse tópico aqui no fórum guiacnc, pois já conhecia o padrão dos profissionais que passam por aqui e principalmente a disposição e prontidão em ajudar.

Realmente a peça é reta, não tem angulo de saída, por isso estou tentando usar o isopor.

Quanto a cera, ontem mesmo estava pensando nessa possibilidade, pois tenho aqui um pouco de cera e gesso refratário que comprei para fazer testes, mas estou deixando esse processo para uma segunda etapa do projeto, pois ainda faltam equipamentos, principalmente o forno de calcinação.

Carlos

Online pardal da eletronica

  • Fuso
  • **
  • Posts: 117
  • Sexo: Masculino
  • O amanha não existe. Quando chega existir é hoje.
Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
« Resposta #29 Online: 22 de Abril de 2011, 14:25 »
.
« Última modificação: 22 de Abril de 2011, 14:31 por pardal da eletronica »