Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

MATERIAIS ALTERNATIVOS => Fundição => Tópico iniciado por: Carlos Koehler em 15 de Abril de 2011, 18:07

Título: FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 15 de Abril de 2011, 18:07
Estou iniciando esse tópico com a intenção de trocar experiências, passar e adquirir informações na área de Fundição.  Aos que tem interesse no assunto, convido a compartilhar comigo a empreitada .

Estou iniciando com o processo de areia verde e embora tenha conseguido resultado razoável com o alumínio, não fui feliz quando tentei o cobre, embora tenha ficado muito satisfeito com o desempenho do forninho, pois foi a 1100ºC para fundir o cobre sem problemas usando somente gás.

A modelo foi feito em isopor e deixado dentro do molde em areia(foto 11). Se alguém tiver idéia do que pode acontecido de errado agradeço. (ultima foto).

Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: F.Gilii em 15 de Abril de 2011, 18:34
A modelo foi feito em isopor e deixado dentro do molde em areia(foto 11). Se alguém tiver idéia do que pode acontecido de errado agradeço. (ultima foto).
Fundição não é meu forte, e não mexo com isso desde os tempos de escola técnica, entãodá um desconto...

Para mim o problema é que deixando o isopor dentro da areia e não deixando "saídas" para gases resulta neste efeito - peças incompletas e "chupado" na coluna do duto de alimentação.

Isso também pode ser causado por humidade na própria areia, molde "frio", percurso da corrida do material fundido muito longo, percoço de alimentação muito estreito, e claro uma combinação destes detalhes...
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 15 de Abril de 2011, 19:22
Ola amigo,voce fez o processo quase todo certinho,mas faltou a ferramenta de presao.A areia deve ser bem seca e coada em peneira fina.A areia nao pode ser "areia verde" usada em fundiçao profissional,senao nao vai dar certo mesmo.Eu uso fundir aluminio com este processo com molde de isopor a muitos anos e nao tive problema nenhum,neste site http://www.buildyouridea.com/foundry/lost_foam_howto/lost_foam_howto.html (http://www.buildyouridea.com/foundry/lost_foam_howto/lost_foam_howto.html) tem um tuto bem legal,e nao e preciso revestir os moldes com gesso pedra, basta o molde de isopor,acertar a velocidade para despejar o aluminio derretido e pronto.
Voce vai notar nas fotos do site,quando o bacana tira o khpt (FERRAMENTA DE PRESSAO),tem aluminio sobrando na ferramenta de pressao, é aquela sobra que faz com que o molde seja todo preenchido pelo material fundido,pode ser aluminio.chumbo,bronze e outros.
Abraços.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: F.Gilii em 15 de Abril de 2011, 19:23
..A areia nao pode ser "areia verde" usada em fundiçao profissional,senao nao vai dar certo mesmo..
Por gentileza, porque não se pode usar essa areia?
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: F.Gilii em 15 de Abril de 2011, 19:31
Um material que pode ser interessante:
http://tinyurl.com/3wo4rf9 (http://tinyurl.com/3wo4rf9)
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 15 de Abril de 2011, 20:06
Ola Mestre Fabio,a areia verde e umida é usada em moldes ocos,nela contem mistura de terra e outros produtos para dar liga fasendo ela ficar sem poros para saida dos gazes,quando o aluminio entra em contato com o isopor a formaçao  de gazes do plastico derretido vai ser inevitavel,na areia shell estes gazes vai sair pelas laterais.Isto se for usar moldes com um ou dois canais.
Note que em moldes de areia verde o canal de saida dos gazes fica distante do canal de entrada do material fundido.
Eu tentei fazer este processo na areia verde,de cada 10 peças eu acertava 1,mesmo com o KHPT,dava errado,as peças saia com 2, 3 e até memo com 4% de diferença,memo fazendo a peça maior dava bolhas,por causa dos gazes do isopor,a humidade + os materiais usado na areia verde nao deixava estes gazes sair, fiz moldes com o isopor como se fosse molde oco,e na hora de derramar o aluminio o isopor  "fritava" e as paredes do molde desmanchava.E ainda tem aquele probleminha do isopor absorver h2o,e ai que ele frita sem medo de ser feliz.
Abraços
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 15 de Abril de 2011, 21:14
Fabio,
Agradeço as dicas, e realmente o que você falou bate com o comentário do Amigo Pardal e com o que eu também estava avaliando por aqui. Somente acrescentando que se o amigo Pardal teve dificuldade com alumínio, acredido que nesse caso que estou fundindo cobre, a dificuldade com o uso de isopor seja ainda maior ou quase impossível de se fazer.
Vou fazer um novo teste, retirando o modelo em isopor , trabalhar com uma areia mais seca e melhorar alimentação e saidas. Em breve posto resultados.

Pardal,
Muito interessante o tutorial, vou ler com calma e depois quem sabe trocamos mais algumas idéias. Se for possível de vez em quando, de uma passada pelo tópico, contamos com sua experiência.

Sds
Carlos
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: mulapreta em 15 de Abril de 2011, 22:04
Carlos,

A peça fundida é a questão desse seu tópico, então, as fotos que necessitamos para opinar, são as da peça original e a foto que você disponibilizou.

No meu entendimento, pelo que a foto mostra, parece que usar isopor para esse trabalho é desnecessário. O isopor é usado para peças mais complexas onde o uso da areia verde é bastante difícil.

Outra coisa que o giili observou, é o escape dos gases e se não usar isopor, ainda tem necessidade de utilizar saída do Ar, em pontos estratégicos da peça, por isso necessitamos da foto da peça original

Poste a foto da peça original que será mais fácil ajudar.

Abraços

Edson
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 16 de Abril de 2011, 20:07
Edson,
Segue as imagens do projeto e de um troféu pronto. O mesmo foi cortado em São Paulo por jato d'agua, porém como estamos no ES, a dificuldade de encontrar quem faça apenas uma peça, que é o que estamos precisando no momento, esta sendo grande.
Resolvemos tentar fundir aqui, porém estamos iniciando com o processo de fundição, ou seja não tenho experiência para fazer algo apresentável logo de início.

O plano "B" será conseguir outra pessoa que faça a fundição por aqui, já que acredito que no ES não encontramos serviço de corte por jato d'agua e o preço que cobraram para cortar por eletroerosão foi absurdo. Mais um complicador é que aqui no estado não encontramos nem a placa de cobre com 10mm e não posso alterar o material ou desenho, pois é padrão para a premiação.

Estou fazendo tentativas de fundir eu mesmo, mas não tenho muito tempo pois a entrega é para o fim do mês.

Agradeço sugestões

Carlos
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 16 de Abril de 2011, 21:11
Ola amigo,se voce for tentar fundir a peça novamente eu anexei um arquivo para voce visualizar como o molde devera ficar,para que todos os cantos  seja preenchido com o material fundido.Na fundiçao usando isopor o molde (peça) nao pode ficar na lateral dos canais de entrada da peça a ser fundida,a peça tem que ficar por baixo dos canais de entrada.O desenho é so uma visualizaçao de frente para o objeto,indicando aonde voce vai colocar os canais para passagem de material fundido.Se voce achar nessessario pode adcionar mais canais na peça. Lembrando que na ferramenta de pressao (KHPT)  tem que sobrar material fundido para que o processo dê certo.
Abraços
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 16 de Abril de 2011, 21:22
Pardal,
Não entendi bem o esquema da areia que você usa, se for shel eu não tenho aqui. e nesse caso teria que tentar usando a areia verde ,que tenho, sem usar o modelo em isopor.

Carlos
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 16 de Abril de 2011, 21:52
Ola Carlos,voce pode usar areia mais fina que voce tiver, sem mistura de nada.Faz o molde com isopor,coloque os canais,em uma lata coloque  areia ate no meio,coloque o molde de isopor,preencha com areia bata devagar nas laterais da lata para a areia se acomodar no molde,deixe uns 2cm do canal do molde para fora da areia,coloque  a ferramenta de pressao (KHPT),por fim despeje o material fundido.Use um tubo de 3 polegadas de diametro por 4 pol de comprimento.Se a peça a ser fundida for grande use um tambor  de 20 litros.
A areia nao pode conter umidade nenhuma.
(areia shell é uma areia de granulaçao fina, rica em silica) Aqui na minha regiao usa-se muito para fundir matrizes de pneus.
Abraços.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: mulapreta em 16 de Abril de 2011, 22:47
Pardal,

Esse seu modelo de fundição não irá funcionar. Estão faltando um detalhe fundamental que é os dutos para a saída dos gases.

Carlos,

Para fazer essa fundição, esqueça do isopor. Só utilize areia verde, da mais fina.

Estou disponibilizando dois desenhos para seu bom entendimento. Todos os canais estão ligados ao modelo.

Faça um modelo em MDF, esse modelo pode até ser colado em partes, faça um pouco mais espesso que o original para compensar as esmerilhadas, limadas e lixadas posteriores.

O modelo deve ser usado DEITADO na caixa de areia, Não em pé (no Yotube tem vários e vários vídeos mostrando esse tipo de fundição)

No primeiro poste do Giili ele já matou a charada. você não prestou atenção porque ele disse que não era especialista...mas sempre atente para o que ele diz.


Qualquer dúvida pode perguntar.

Abraços

Edson
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 16 de Abril de 2011, 23:10
Ola amigo,em moldes de isopor nao usa dutos para saida dos gazes.Eles saem atraves da areia.Eu trabalho com este processo a mais de 5 anos,e nao quero trabalhar com areia verde tao cedo.Eu tenho uma cnc que eu construir usando este processo,semana que vem eu posto foto das peças,e vou fazer um video demostrando o processo.E se voce tem forno de fundiçao  nao custa nada tentar fazer,voce aprende rapidinho esta pratica de usar  isopor no lugar de moldes complexos,é mais rapido e mais limpo,as peças saem perfeitas.Quanto ao Mestre Fabio Gilii ele tem todo direito de saber se eu tenho ou nao a responsabilidade de passar alguma informaçao que vai ser util ou nao para os usuarios do forum,e te aconselho a procurar entender um pouco mais sobre fundiçao usando isopor,este processo esta sendo usado para quem quer fazer poucas peças,para que nao se cobre pela confecçao de moldes caros.
Abraços
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: robedany em 16 de Abril de 2011, 23:22
O amigo Edson, esta correto e mostrou o que acontece;
Pela foto da para verificar que quando começa a encher o molde esta perfeito, mas daí começa a "cercar" o molde e não há saida de gases e forma esse monte de bolhas de gases.
O correto é deixar saidas de gases e não ficar na dependencia da porosidade da areia, que é dependente da umidade, granulometria, quanto foi prensada, etc

Roberto
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 16 de Abril de 2011, 23:45
Ola amigo,falando do que acontece com o molde em areia verde ele ta coberto de razao,mas em moldes de isopor ele nao sabe nada,se voce dar um passeio pela net vai achar muitas empresas que esta se especializando em fazer moldes ate mesmo para empresas velhas no ramo de fundiçao,muitas empresas de fundiçao estao aderindo a cnc para confecçao destes moldes,to postando 2 link's para voce dar uma olhada,mas entre na net e da uma vasculhada que voce vai achar muito material sobre este processo de fundiçao.
Abraços
http://www.moldarte.com.br/ (http://www.moldarte.com.br/)
http://www.faguavermelha.ind.br/setores+modelagem+para+fundicao.php (http://www.faguavermelha.ind.br/setores+modelagem+para+fundicao.php)
Da uma olhadinha neste video,la tem mais.
Lost Foam Casting Setup/Process (http://www.youtube.com/watch?v=HoFenSjWKf4#)
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: robedany em 17 de Abril de 2011, 00:24
Peço desculpa ao colega que é especialista em molde de isopor.
è que fiz o comentario sobre a areia, apenas por ter um 'pouco' de contato com o setor de fundição de ferro, visto que trabalhei 34 anos no departamento de controle de qualidade,numa fundição que derretia num cubilot refrigerado a agua,  24 toneladas de ferro por hora, em 3 turnos
Mas na fundição de não ferrosos não tenho experiencia, mas acredito que moldes de isopor seja para peças que não tenham especificações rigidas de tolerancia dimensional.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 17 de Abril de 2011, 00:53
Ola amigo Robedany, nao tem que desculpar nada,estamos aqui para troca de informaçao,procure por "lost foam casting" na net que vai achar muita materia a respeito deste processo.Para voce  ter uma ideia ate as castanhas da minha cnc eu fundi com bronze uzando um pedaço de fuzo com isopor por cima do mesmo,e fiquei imprencionado com a perfeiçao de encaixe dos fios da rosca sobre a peça,eu nao estou na minha oficina neste momento,mas semana que vem vou postar fotos e se tiver tempo vou fundir e filmar tudo e posto aqui.A peça do nosso amigo Carlos é facinho de fazer por este processo.Voce vendo os videos vai notar que fazer o forno é bem mais complicado.
O queimador que eu uso foi tirado deste site,(SEM FLARE e furo do injetor eu usei uma broca de dentista ,0.50 para glp). O gaz que eles usam la é o propano, e o furo para este gaz deve ser maior,se nao estiver enganado.     http://www.backyardmetalcasting.com/ (http://www.backyardmetalcasting.com/)
Usando modelo de isopor eu aprendi com um amigo chamado Tostao de Carmo do Cajuru em MG,ele fazia bustus de pessoas para praças de cidades,em um dos videos voce vai ver umas caveiras feitas por este processo.
Abraços.
http://www.wtec.org/loyola/casting/05_04.htm (http://www.wtec.org/loyola/casting/05_04.htm)

http://www.google.com.br/search?q=Lost+Foam+Casting&hl=pt-BR&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=UWaqTdbHHIjd0QHc4qX5CA&ved=0CEAQsAQ&biw=1280&bih=855 (http://www.google.com.br/search?q=Lost+Foam+Casting&hl=pt-BR&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=UWaqTdbHHIjd0QHc4qX5CA&ved=0CEAQsAQ&biw=1280&bih=855)

http://www.buildyouridea.com/cnc/hblb/phase8/phase8.html (http://www.buildyouridea.com/cnc/hblb/phase8/phase8.html)

Olhe em especial este aqui,pela complexidade das peças.
http://www.myhomefoundry.com/ezine/57july08.html (http://www.myhomefoundry.com/ezine/57july08.html)

http://www.aluminum.org/AM/Template.cfm?Section=Home&template=/CM/HTMLDisplay.cfm&ContentID=21237 (http://www.aluminum.org/AM/Template.cfm?Section=Home&template=/CM/HTMLDisplay.cfm&ContentID=21237)

http://www.lostfoam.com/content/learning_center/presentations-rapid_prototype_castings.php (http://www.lostfoam.com/content/learning_center/presentations-rapid_prototype_castings.php)

http://www.boattest.com/resources/view_News.aspx?NewsID=4191 (http://www.boattest.com/resources/view_News.aspx?NewsID=4191)

http://patterns.calawton.com/value/process/ (http://patterns.calawton.com/value/process/)

http://dongfenggongshui.en.alibaba.com/column/207499105/process_of_lost_foam_casting.html (http://dongfenggongshui.en.alibaba.com/column/207499105/process_of_lost_foam_casting.html)

http://www.jmt.in/lost-foam-casting-technology---foamcastreg.html (http://www.jmt.in/lost-foam-casting-technology---foamcastreg.html)

http://www.lostfoam.com/content/featured_articles/article2.php (http://www.lostfoam.com/content/featured_articles/article2.php)

http://www.espint.com/engineering/best-fit-manufacturing-practices/lost-foam-casting.aspx (http://www.espint.com/engineering/best-fit-manufacturing-practices/lost-foam-casting.aspx)

Empresa com mais de 20 anos de experiencia no ramo de fundiçao com lost foam
http://www.alphatech-world.com/castinglost_foam (http://www.alphatech-world.com/castinglost_foam)

SCA sword fittings, cast aluminum. (http://www.flickr.com/photos/vrogy/1402633025/#)

http://www.submarineboat.com/lost_foam_casting.htm (http://www.submarineboat.com/lost_foam_casting.htm)

http://www.vulcangroup.com/process/process_lostfoam.html (http://www.vulcangroup.com/process/process_lostfoam.html)

http://www.itfco.ir/lostfoam.asp (http://www.itfco.ir/lostfoam.asp)

http://www.made-in-china.com/products-search/hot-china-products/Lost_Foam_Casting.html (http://www.made-in-china.com/products-search/hot-china-products/Lost_Foam_Casting.html)

Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 17 de Abril de 2011, 10:27
 Estou aqui ansioso para fazer novos testes aplicando as sugestões que foram passadas e com certeza postarei os resultados.
Amigo, Pardal
Gostaria de tentar usar o processo isopor/areia, mas ainda não sei que tipo de areia ou processo usar , co2 ,shel etc, também ainda não pude pesquisar os sites sugeridos, pois estou utilizando celular.
Por agradeço a ajuda e participação de todos.

Carlos
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 17 de Abril de 2011, 10:56
Ola Carlos,use areia comum,peneire ela com uma peneira bem fina,se voce seguir os passos que voce viu nos sites eu tenho certeza que voce vai ter sucesso,este processo esta sendo usado no mundo inteiro,e é velho de estrada,muitos estao conhecendo este processo agora,até os expertos da fundiçao estao ficando esbabacados com o resultado final e precisao do processo e custo final de uma peça fundida por este processo,olhe os sites que eu postei,voce vai notar que muitas empresas ja aderiram a este processo,até mesmo para fabricaçao em massa.
Abraços
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: robedany em 17 de Abril de 2011, 11:12
Oi Carlos
Parabéns pelo forn homemade e é limpo de poluição, muito bonito mesmo.
Quanto a tua peça , eu acho o processo que vc. usou tem tudo para dar certo, apenas , mais algumas sugestões e vc. chega lá.
O Edson fez uma sugestão interessante em colocar respiradoros para sair os gase, e mudou o ponto de alimenta~çao, com isso diminuiu também o percurso do metal, visto que a espessura é fina , e tebde a quase solidificar antes de preencher o molde.

Outra pesquisa seria a composição quimica do cobre, para vc. ter a dureza e fluidez necessaria para a tua peça.
Em aluminio quase sempre não é usado o aluminio 100%, esim usam aprox. 6% silicio para ter dureza, usinabilidade, etc

Era o caso como no Ferro, o cilindro do motor vw, feito em casca shell, tinha de ser composição quimica  com alto fosfor e temperatura para ter fluidez e encher aqueles monte de aletas finas.

Quanto a shell, co2, não é viavel pelo custo, moldes, e fazer poucas peças.
Roberto
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 17 de Abril de 2011, 21:07
Roberto,
Agradeço as informações e o elogio, e espero que acompanhe o projeto e contribua com sua experiência.
Só para constar, também sou da área metalúrgica e trabalho em um Alto Forno, porém não entendo de fundição, conto apenas com a sensibilidade de ter convivido em uma siderúrgica e ver muito ferro gusa passando na minha frente.

Pardal,
Somente agora estou lendo as mensagens direito, pois antes estava usando um celular, daí acabei repedindo minha duvida sobre qual areia usar, sendo que você já havia explicado.
Assiti o vídeo e parece realmente muito simples e com certeza vou testar, mas ainda fiquei  imaginando o caminho do metal no molde e penso como  ele não destroi o isopor antes preencher o seu espaço, retirando a ancoragem das paredes que é feita pelo próprio isopor, pois pelo que entendi a areia tem que ser usada bem seca e com isso desmoronaria destruindo o molde.
Não sei se deu para entender

Logo estarei postando resultados dos testes

Abraços
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 17 de Abril de 2011, 22:20
Ola Carlos, a velocidade do material fundido na hora que voce for vazar o mesmo è maior  e mais pesado que o material do molde,eu tambem fiz esta pegunta ao Tostao ele me explicou isso,eu chequei a colocar uma esfera na lateral de um molde na epoca que estava fundindo umas carcaças de alto falantes e medi a distancia da esfera no molde,o cara olhando aquilo começou a rir, perguntei para ele 'ta rindo de que',ele disse 'eu fis a mema coisa que voce ta fazendo', perguntei qual era o resultado,ele disse ironicamente na lingua do minero 'goramemo ce vê',30 minutos depois eu pequei aquela carcaça olhei para ele e disse 'ce colocou essa esfera aqui hora que eu nao tava oiando'. Peque uma bolinha de isopor escreva seu nome na lateral da bolinha cole um canal nela e funde para teste,depois que voce pegar a manha de fundir usando esse processo,eu te desafio errar uma unica peça,tem uns 5 anos que eu uso esse processo e nao errei nem 1 molde,errei 1 molde de uma carcaça quando tava aprendendo, parei o vasamento do material no meio do caminho,mesmo assim continuei o vasamento e a carcaça ainda ficou 80% perfeita,nos link's que eu postei tem uma empresa que usa este processo desde a decada de 60.Se voce quizer um acabamento perfeito use 'DEPROM'.As proprias imagens que esta nos site's diz tudo,nao tem  nada nada  para negar este processo,ele so perde para o sistema injetavel e coquilha.Os motores mais complexos estao sendo feito por este processo a muitos anos.  A sua peça voce vai fazer facil facil,mas antes faça uns testes com aluminio para voce pegar a velocidade do vasamento do material,o ponto de fuzao do cobre é de 1350°,para fundir por esse processo é necessario que ele esteja com uns 80° a mais,vale tambem para outros metais,senao o material se solidifica antes de percorrer o molde.
Abraços

http://www.kimuragrp.co.jp/English/casting/index2.html (http://www.kimuragrp.co.jp/English/casting/index2.html)
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 21 de Abril de 2011, 22:08
Estou postando fotos do teste do processo fundição com modelo em isopor utilizando areia seca. 

Acho que tive novamente problema com o canal de alimentação estreito e também com o meu ajudante que na hora de verter o metal no molde, achou que estava arrastando areia e me fez diminuir por um instante a vazão de alimentação.  Não culpei ele pela desconfiança, pois eu mesmo ainda não estava acreditando que não aconteceria, já que esse processo vai de encontro a tudo o que eu sabia até o momento sobre fundiçao em areia

No meu caso, além da falta de experiencia,  estou fundindo cobre, que tem ponto de fusão alto e tem a caracteristica de ter troca térmica rápida, o que o torna muito sensível a interferências como umidade , por isso tentei a areia seca.

Não fui muito feliz, mas constatei que é perfeitamente possível ter sucesso, bastando apenas praticar mais e ir pegando os macetes.
Agradeço ao amigo Pardal pela dica do processo de areia seca, e apesar de não ter tido 100% de sucesso dessa vez, pretendo continuar fazendo mais testes.

Segue as fotos da experiência.

Sds
Carlos
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 21 de Abril de 2011, 22:44
Ola Carlos, se voce fazer o molde do jeito que esta neste desenho que eu anexei,voce vai ter sucesso,o seu molde ficou escravo de um alimentador de material,e na ferramenta de pressao voce pode deixar um espaço para sobrar material fundido para causar o efeito de presao sobre o molde,no desenho que eu postei se voce achar nescessario aumente mais canais para o material se alojar melhor. Avaliando esta tentativa voce quase acertou,faltou pouco, ou 1 ou 2 canais de alimentaçao no molde.
Abraços.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 21 de Abril de 2011, 23:21
Boa Noite, Pardal
Agradeço novamente sua ajuda. Vou fazer uma nova tentativa melhorando a alimentação e escape . Só que dessa vez vou fundir alumínio também, pois estou achando que não estou conseguindo aquecer o cobre suficientemente.

Gostaria de saber se você usa termopar no seu processo e em caso positivo, qual seria.

Sds
Carlos
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 21 de Abril de 2011, 23:41
Ola Carlos,nao uso,eu usava um medidor com uma mola,mas ele se deteriorou,eu fiz outro desenho como o molde deve ficar dentro da lata e no khpt,a temperatura eu falei para voce no post acima,é nescessario que ela fica no minimo com 80° acima da temperatura de fuzao do material usado,tente fazer com aluminio, e nao diminua o vasamento durante o processo,tente fazer com o molde invertido,do jeito que esta nos anexos e aumente os canais se achar necessario,nao na entrada e sim embaixo dos canais que esta nos desenhos.
Abaços.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: robedany em 22 de Abril de 2011, 00:43
Oi Carlos
Como vc. é caprichoso, com certeza vai conseguir chegar num bom resultado,
Com a ajuda e ezperiencia do Pardal também ajuda bastante.
O ponto de fusão do cobre é 1084 graus, mas como o Pardal disse tem que ter uma temperatura maior para fundir.
Na foto do começo do topico, me parece que a peça era de latão.

Olhando essas ultimas fotos, visualizei melhor a tua peça e ela é reta com recortes.

Não querendo desviar o teu trabalho,mas um modo interessante de fundição também é de cera perdida. Tem varios videos na internet e o molde da cera feito em borracha de silicone.

Roberto
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 22 de Abril de 2011, 09:27
Olá, Roberto
Realmente tenho como lema  caprichar nos detalhes, para eliminar interferências que prejudiquem alcançar o resultado esperado, fazendo assim, fico dependente apenas de praticar. Tem também a falta de experiência, mas acho que acertei quando coloquei como parte do projeto , abrir esse tópico aqui no fórum guiacnc, pois já conhecia o padrão dos profissionais que passam por aqui e principalmente a disposição e prontidão em ajudar.

Realmente a peça é reta, não tem angulo de saída, por isso estou tentando usar o isopor.

Quanto a cera, ontem mesmo estava pensando nessa possibilidade, pois tenho aqui um pouco de cera e gesso refratário que comprei para fazer testes, mas estou deixando esse processo para uma segunda etapa do projeto, pois ainda faltam equipamentos, principalmente o forno de calcinação.

Carlos
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 22 de Abril de 2011, 14:25
.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 22 de Abril de 2011, 14:33
Ola Carlos,resolvi treinar um pouco e a  peça que eu fundi saiu da forma em 40 minutos,aproveitei para colocar algumas peças, pra voce ver, o acabamento da peça nao ficou perfeito porque eu usei isopor de densidade impropria para fundiçao,+ as outras peças que estao nas fotos eu usei isopor proprio,note que o acabamento delas ficaram melhor,as fisuras que tem na peça que eu fundi é do isopor,se eu tivesse usado o isopor proprio teria ficado melhor,resolvi adicionar um item a mais na peça para tornar o processo mais interessante,a letra N na hora de colocar na lata de areia eu esbarrei e ela quebrou note que ate o sinal da emenda saiu desenhado na peça.
Abraços.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 22 de Abril de 2011, 15:19
Olá, Pardal
Parabens pelas peças e também pela máquina, acredito que você mesmo é quem fez tudo, suporte dos mancais e placas do eixo Z. Acho muito interessante as coisas feitas de modo criativo assim, parabém mesmo.

Estou aguardando o meu sócio e "paitrocinado", preparar um novo modelo para fazer novos testes e logo posto resultados.

Partindo do princípio de que é possível utilizar modelos perdidos no processo de fundição, como o isopor, gostaria de saber se alguem conhece ou utiliza algum material melhor usinável, que resultasse em bom acabamento, e que talvez  pudesse ser  aplicado a esse processo.

Carlos
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 22 de Abril de 2011, 15:29
Ola Carlos,estou tentando enviar mais imagens,mas infelismente nao quer sair,vou deixar para mais tarde.As imagens  estao separadas,pois minha internete é dividida em 5 pc's,e hoje esta meio tumultuado aqui e ela esta lenta.
Abraços.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 22 de Abril de 2011, 15:37
Pardal,
Tente reduzir o tamanho da imagem,fica muito mais fácil de enviar, visualizar e ocupa menos espaço do provedor.

Abraços
Carlos
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 22 de Abril de 2011, 18:19
Ola Carlos,segue as outras fotos,vlw pela dica,na pressa de postar as fotos nao tinha notado que a camera estava com a resoluçao alta.
Foto-1   Queimador.Retirei deste site. http://www.backyardmetalcasting.com/oliverburner1.html (http://www.backyardmetalcasting.com/oliverburner1.html)
Foto-2   Forninho , ja veinho de estrada,construido com garrafa de gaz de geladeira.E cadinho feito com pedaço de tubo de ferro.
Foto-3  Areia shell.
Abraços.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pardal da eletronica em 22 de Abril de 2011, 21:07
Se alguem se aventurar fazer um forno maior pode seguir estes exemplos,lembrando a todos a segurança que é fundamental para nao ter surpresas desastrozas.  http://members.optusnet.com.au/terrybrown/welcome.html (http://members.optusnet.com.au/terrybrown/welcome.html)
1-selecione todo material,preste bastante atençao para nao colocar peças ocas e fechadas no forno.
2-Use botas ou butinas com a barra da calça por fora da mesma,luvas de cano longo,jaleco de couro,camisa de manga comprida por cima do cano da luva.Afaste liquidos,animais, sapos (ou curiosos),e crianças de perto do local de fundiçao.
3-USE MASCARA DE SOLDA COM VISOR TRANSPARENTE,com proteçao lateral.E boné com aba cortada ou virada para traz.
4-Pede para alguem acompanhar o processo de longe,caso houver acidente poder ajudar,nunca fundir sem alquem olhando.
Abraços.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 21 de Junho de 2011, 09:39
Excelente bate-papo sobre fundição de alumínio
http://www.orkut.com.br/Community?cmm=5942924 (http://www.orkut.com.br/Community?cmm=5942924)

Sds
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 07 de Julho de 2011, 12:16
Gostaria de saber se alguem com experiência em microfusão ou outros processos parecidos poderia ajudar com relação a contrução de um forno elétrico ou a gás para calcinação de gesso . Estou com um projeto baseado em um forno para cerãmica ( ultima foto), mas como os processos tem algumas diferenças, estou na dúvida se daria certo também para processo do gesso refratário.

O mais importante seria conseguir uma distribuição uniforme da temperatura no interior do forno, para isso pensei em rotacionar a mesa com os tubos de gesso. Preciso também de um sistema de controle de temperatura, tipo rampa ou curva. ex: 2h a 200ºC, elevar para 400ºC por mais 2h.... até +- 800ºC , para isso pretendo utilizar termostatos microprocessados se for construir um forno elétrico, se for um forno a gás, acredito que o controle terá que ser feito na mão mesmo.

Tenho um vizinho que trabalha a muitos anos com cerãmica e ele utiliza um forno bem artezanal feito com um tambor de 200l, segundo ele funciona perfeitamente, daí acredito que também conseguiria fabricar um, apenas adequando ao processo que pretendo utilizar ( cera perdida).

Aproveitei e tirei umas fotos do processo de confecção dos modelos em cera. Para dar sequencia, preciso do forno para calcinar o gesso e verter o broze nos moldes.

Se alguem já teve ou tem experiência com esses fornos e puder ajudar, agradeço. Me disponho também a passar o aprendizado que tive até o momento.

Sds
Carlos
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Vagner.cnc em 20 de Julho de 2011, 21:05
Boas!

Pessoal, tô precisando fazer um molde, em alumínio, pra um vaso de planta que pretendo fabricar por rotomoldagem de termoplástico (polietileno) ...

Vaso em cerâmica:
(https://byfiles.storage.live.com/y1p72Jy_r7m-zHkSdVj-zp2NbVJgIcvai9EqXXXw-5iVhaRLn-xqi_Sa9aVXzLoRWYO8yzxc3pgosY/Vaso.jpg?psid=1)

A peça a ser fundida em alumínio teria que fica +/- assim:
(https://byfiles.storage.live.com/y1p72Jy_r7m-zH255lVp4F29MN1EymLJaAGERgn1EUTz7RBSN_PokJdkGshj7MdDhiGt6uK1C6tbjI/Vaso2.jpg?psid=1)

Já li todos (acho que todos) os tópicos relacionados à fundição, mas ainda não consegui descobrir como fazer o molde pra fundir a peça em alumínio ...

Já tenho uma fundição que derreterá o alumínio para preencher o molde, mas o Sr. da fundição não sabe como fazer o molde ...

Alguém poderia me dar uma ajudinha?

Vagner
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: CRBR em 20 de Julho de 2011, 21:16
Vagner,

O molde poderá ser feito em madeira ou MDF mesmo, pois ele vai fazer fundido em areia ou não?
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Vagner.cnc em 20 de Julho de 2011, 21:28
Vagner,

O molde poderá ser feito em madeira ou MDF mesmo, pois ele vai fazer fundido em areia ou não?

Oi CRBR!

O problema é justamente esse!

Quando fui falar com ele, disse-me que somente fazia fundições em moldes de areia ...

O vaso teria que ficar com +/- 8mm de parede e o Sr. alega que não conseguiria preencher todo o molde (na verdade algumas partes iriam se desmanchar (ou desmoronar) ... Note que o interior do vaso é oco ...

Fui claro?

Vagner
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: CRBR em 20 de Julho de 2011, 21:41
Sim,

Então manda fazer umas coquilhas de aço ou ferro fundido que o problema do Sr. da fundição.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Vagner.cnc em 20 de Julho de 2011, 22:13
Sim,

Então manda fazer umas coquilhas de aço ou ferro fundido que o problema do Sr. da fundição.

CRBR, a questão é que a peça que será produzida é feita em plástico rotomoldado dentro de uma forma de alumínio (o que preciso saber como fazer!) ... E, pesquisando com base em seu comentário, vi que coquilhas são moldes em material ferroso pra produção, em série, de peças de alumínio ...
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: CRBR em 21 de Julho de 2011, 08:28
Vagner,

Desculpe, tinha entendido que vc queria o molde para fazer fundições em aluminio, mas o que vc quer é o molde em aluminio para fazer fundições em termoplastico.

Bem, acho que vc teria que fazer o molde por fundição em aluminio talves com as paredes mais grossas e mandar usinar para deixar nas espessuras do seu projeto, já que a fundição diz que não é possivel fazer com paredes finas.

Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: mulapreta em 21 de Julho de 2011, 23:30
Existe aqui no Forum um membro chamado "fabio panela" que está recebendo ajuda de todos os lados, aqui no forum, para concluir seu projeto de um torno com Guias Lineares e que está quase concluido.

Vocês perguntarão, como é óbvio, o que isso tem haver com esse tópico?

Ocorre que o dito cujo tem uma fabrica de PANELAS DE ALUMÍNIO FUNDIDAS e recebe toda a atenção por parte dos administradores do Forum, mas essa pessoa não é capaz de dar nenhuma ajuda para quem precisa.

Esse seu vaso seria feito pelo mesmo processo dessas panelas, mas fazer o que né.... :'( :'( :'(

E depois vocês vão sentir saudades de pessoas como  o Ivan, Marco Martin, Lolata e outros..

Edson

Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: WALTER JUNIOR em 17 de Outubro de 2011, 02:32
Saudações a todos!!!
Vagner já conceguiu resolver o problema do molde ???
Caso não eu acredito poder te ajudar com a confecção do mesmo bem como com a fundição e usinagem da peça em aluminio, basta me envia o desenho com as dimenções.

Abraço.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Vagner.cnc em 17 de Outubro de 2011, 16:24
Saudações a todos!!!
Vagner já conceguiu resolver o problema do molde ???
Caso não eu acredito poder te ajudar com a confecção do mesmo bem como com a fundição e usinagem da peça em aluminio, basta me envia o desenho com as dimenções.

Abraço.

Oi Walter!

Tô "batendo cabeça" mas tá saindo ...

Obrigado pela oferta ... Caso eu não consiga por aqui nos falamos ...

Abraço!

Vagner
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: kowalski1942 em 20 de Outubro de 2011, 12:24
Senhores,
Pretendo reativar alguns projetinhos antigos que eu havia desistido por não conseguir encontrar as peças, olhando agora este tópico sobre fundição vi que posso fabrica-las em casa mesmo, para iniciar tenho algumas dúvidas:
1 - Sobre o cadinho, como fabrica-lo? Ou compra-se pronto?
2 - Sobre os suportes e o "virador" do cadinho, isso se vende pronto ou deve ser feito do zero?
3 - Sobre a areia que será confeccionado o molde, é areia comum? misturado com algum produto?
4 - Sobre o forno, como faze-lo? Com tijolos e concreto refratário? Precisa de entradas de ar na parte inferior do forno? e a tampa?
5- E a respeito do gás, como deve ser feito o queimador?
6 - A rugosidade da peça pronta depende do tipo de areia a ser usado ou é sempre o mesmo?

Minha intenção é fazer peças de até 2 quilos, tenho uma noção básica de como tudo funciona, pois acompanho rapidamente o processo em uma fundição da minha cidade que eu compro polias de vez em quando.

Grande abraço!!
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 21 de Outubro de 2011, 10:53
Olá Felipe
Não sou especialista no assunto, mas posso tentar te dar algumas dicas, pois também estou aprendendo sobre o assunto.

1- O cadinho você pode fabricar usando tubos de inox ou ferro, porém a durabilidade é bem menor de que um cadinho de carbeto de silício ou grafite, que nesse caso é preciso comprar pronto.  Procure pelo fabricante "Corona" na net ou no ML.
Uma dica. Se você for fabricar o seu cadinho, faça na medidas de um dos cadinhos que encontrar na net, pois caso resolva comprar um, o seu forno já vai estar dimensionado para o mesmo.

2- Todos os suportes do cadinho, virador, garra para tirar o mesmo do forno, tudo você mesmo pode fazer.

3 - A areia conhecida por "Areia Verde" não é comum, ela contém Betonita e carvão principalmente. Essa você pode comprar pronta . Procure por "Comil" na net .

4/5 - Com relação ao forno, a maioria fabrica os próprios fornos, porém em algumas regiões não se consegue o concreto refratário, não tenho experiencia na construção com outro material.

6 - Essa questão de rugosidade, porosidade e outros defeitos podem ter um grande numero de causas e nesse caso você tem bastante informação pesquisando na net, comprando cursos ou até aqui mesmo quando estiver fazendo seu testes.

 Quando comecei a pensar em aprender fundição, comprei um curso sobre o assunto no ML e fui a São Paulo fazer um treinamento com o próprio pessoal que vendeu o CD. Gostei bastante, pois a fundição deles é caseira, nada muito sofisticado.  Depois eu não precisei  gastar muito para montar a minha fundição, ou seja aprendi o metodo básico de baixo custo e que me atenderia dentro do que preciso.  De uma olhada em http://www.sitiodaarte.com.br/ (http://www.sitiodaarte.com.br/)
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 01 de Novembro de 2011, 12:48
Alguem conhece fornecedores de gesso refratário ?

Agradeço
Carlos
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: rodrigo w em 15 de Novembro de 2011, 23:15
Boa noite carlos,

 Faço micro fundição de jóias em ouro e prata, utilizo um forno com controlador digital, meus ciclos de calcinação são de 12 horas. Utilizo revestimentos de ótima qualidade que garantem uma superficie perfeita, tomando pouca mão de obra no acabamento. Mas exige um controle de temperatura micro controlado e bastante atenção  na temperatura da agua, temporização do vacuo e queima.

 Sobre o revestimento, procure por BQZ e Pasom.

http://www.bqz.com.br/ (http://www.bqz.com.br/)
http://www.pasom.com.br/ (http://www.pasom.com.br/)

O forno só tem necessidade de ter uma plataforma rotacional se for fazer fundição de vários tubos ao mesmo tempo.

Abs
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 16 de Novembro de 2011, 22:35
Rodrigo,

Agradeço suas informações. Pretendo fabricar troféus e medalhas e estou avaliando a possibilidade de construir um forno desse, já que não precisaria de tanto acabamento como no caso do seu trabalho com jóias.
Estou pesquisando bastante para conhecer todos os detalhes do processo, até contruí uma camara de vácuo e um vibrador para quando mexer com o gesso. O que está pegando mesmo é o forno, pois o investimento é alto e quero ter certeza de que vale a pena.

Você me passaria uma ideia de consumo em KW de uma fornada dessas de 12h?

Carlos
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: rodrigo w em 16 de Novembro de 2011, 23:04
Carlos, não faço idéia de como fazer um calculo desse,além do que uso forja eletrica  juntamente com o forno, amanhã tiro as medidas dele. Essa queima de 12 horas é necessária no meu caso para a total eliminação da cera e calcinação perfeita, gerando assim uma superficie perfeita.  Existem revestimentos especificos para ouro e prata, latão e similares, cada revestimento tem seu próprio ciclo. O que posso te adiantar é que toda vez que não fiz o recomendado pelo fabricante, deu zica! 

 Desde a porcentagem de agua / pó, tempo de vácuo tudo tem que ser seguido a risca. Não sei se o metódo que vc vai usar é igual ao meu, seria assim:

1- modelo
2 - molde de silicone
3 Injeção de cera
4 montagem das arvores
5 inclusão do revestimento em vácuo
7 calcinação dos tubos
8 inclusao do metal em vacuo, pode ser centrifuga
9 quebra dos tubos
10 limpeza das peças

 
No que puder te ajudar é só falar
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 16 de Novembro de 2011, 23:27
Rodrigo,
Pretendo trabalhar com bronze e como disse o que está pegando são minhas dúvidas com relaçãoao custo do processo de modo geral. Vou pesquisar esses fornecedores que você indicou, para ver por quanto consigo o gesso. 

O método é esse mesmo que você descreveu, porém talvez possa trabalhar com material menor qualidade e mais em conta , se é que existe, pois como disse não preciso de tanto acabamento.

Na página 3 desse tópico tem fotos de um modelo em cera que cheguei a preparar . Quando fiz esses modelos, pretendia calcinar o gesso em forno de um vizinho que trabalha com ceramica, depois mudei de idéia e resolvi esperar e tentar construir um forno mais adequado ou até mesmo comprar um pronto.

Agradeço sua oferta de ajuda, com certeza devo precisar.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: ronaldocavalcante em 23 de Novembro de 2011, 23:37


Carlos, rodrigo
Vou acompanhar esse tópico pois me interessa construir um forninho desses para fundir peças em alumínio de pequeno e médio porte, além de uma encomenda que tenho de medalhas do calendário Maia....

Ainda não achei um tutorial completo para essa finalidade.

ronaldo
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: rodrigo w em 25 de Novembro de 2011, 19:49
Voçes são froids!!!!   Fiquei estudando sobre esses forminhos caseiros e me deu uma coçeira, daí não teve jeito, lá tô eu fazendo um pequeno com a finalidade de aprendizado.

 Aqui em Brasília não encontrei concreto, cimento, massa refratario, manta cerâmica, lã de rocha , nadica de nada, então resolvi fazer com um hexagono de tijolo refratario(casquinha), num primeiro momeno iria utilzar somente isso mesmo unindo as peças com cantoneiras de ferro, pra efeito de teste, passando em frente a uma agropecuária encontrei um balde metálico com o tamanho exato, resolvi comprar e utilizei a único isolante que encontrei, argamassa refrataria quartzolit9 na embalagem fala sobre temperatura de 400 graus) como  é só pr aaprender mandei ver, amanhã tiro umas fotos,...

Minhas dúvidas são as seguintes:

 Tempo de cura dessa argamassa(quartzolit),
 Esses forninhos chegam a aqueçer a parte de fora ou  não
 E a ultima ´s sobre o queimador, existe algum calculo sobre o tamanho, diametro do tubo e ventilação forçada/

abs
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 25 de Novembro de 2011, 21:49

Minhas dúvidas são as seguintes:

 Tempo de cura dessa argamassa(quartzolit),
 Esses forninhos chegam a aqueçer a parte de fora ou  não
 E a ultima ´s sobre o queimador, existe algum calculo sobre o tamanho, diametro do tubo e ventilação forçada/

abs
Rodrigo,
 Não sei o tempo de cura, mas tenho certeza que a massa tem que estar completamente seca na hora da queima, caso contrário ela trinca. A
 O meu forno eu fiz um processo bem lento de secagem, iniciando com chama bem baixa durante alguns dias antes de colocar em temperatura de fundição.

O meu forno aquece um pouco a parede externa, mas se você quizer reter totalmente o calor é preciso colocar uma camada de manta refratária entre a massa e a carcaça do forno.

Esse tubo tem em média 2 pol de diametro e com certeza tem cálculos para isso, mas no caso dos nossos forninhos não tem necessidade de tanta precisão.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: rodrigo w em 27 de Novembro de 2011, 22:11
Passei o sabado inteiro e o domingo esquentando o forninho, agora a noite tomei coragem e botei o bichinho pra esquentar de verdade, levou aproximadamente 10 minutos pra derreter o equivalente e a uma lata de extrato de tomate.

 Não utilizei o ar soprado, somente o queimador funcionando como maçarico, fiquei muito satisfeito. Quero ver se tiro as fotos amanhã, tava tão empolgado com o brinquedo novo que não vi o tempo passar.

 O forno inteiro deve ter custado algo em torno de 80,00, levando em conta que o material do maçarico eu já tinha, comprei somente um balde galvanizado 16 litros, tijolo12 refratario, argamassa refrataria, e algumas conectores pra gás,...

 Não encontrei betonita aqui em Brasília, então qual melhor local para se comprar a areia verde já pronta.

abs
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: rodrigo w em 27 de Novembro de 2011, 22:16
Mais uma dúvida, devo reaproveitar minhas sobras de usinagem(cavaco),  alguém já torneou sobras de aluminio que passaram pela fundição? Como fica o acabamento? é necessário algum cuidado ou aditivos durante a fusão?
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 28 de Novembro de 2011, 12:18

 Não encontrei betonita aqui em Brasília, então qual melhor local para se comprar a areia verde já pronta.

abs

Comprei areia pronta com esse pessoal - www.comilcoversand.com.br (http://www.comilcoversand.com.br) , mas se quer apenas fazer experiencia pode conseguir um pouco de areia em alguma fundição.

 Quanto a qualidade das peças fundidas em aluminio, vai depender muito do seu processo e para isso é preciso sim usar aditivos, refinadores de grãos, desgaseificante, escorificante etc   Em muito casos as peças são usinadas e apresentam bom acabamento.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: rodrigo w em 28 de Novembro de 2011, 22:29
Seguem as fotos

(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/forja3.jpg)

(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/forja4.jpg)

(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/forja5.jpg)

(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/forja2.jpg)

(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/forja7.jpg)

(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/forja.jpg)


Que coisa boa, minha caixa de refugo acabou em meia hora, restam agora somente bolachas de aluminio!

 Agora que testei o sistem a do queimador, vou dar um tapa e fazer uma peça definitiva,...

 Carlos , obrigado pelo link da areia

Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: mulapreta em 28 de Novembro de 2011, 23:56
rodrigo,

não sei se é efeito da foto que o maçarico está com a chama quase direta no cadinho. Se for isso, comente este fato se o calor está sendo melhor aproveitado. Quanto tempo esta levando para derreter aprox. 1 Kg. de alumínio.

Parabéns  pelo belo forninho e bom aproveitamento.

Abs.

Edson

Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: rodrigo w em 29 de Novembro de 2011, 01:57
Edson, a idéia era fazer com que a chama fosse direcionada a parede de tijolinho, porém,  pelo tamanho da chama ela acaba por tocar também o cadinho.

 Nas fotos não dá para visualizar, mas a chama acaba por subir dentro do forno fazendo uma espiral. Derreti hoje algo em torno de 1.2Kg, do forno frio até o aluminio chegar na temperatura de fusao deu 20 minutos.

abs
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: rodrigo w em 29 de Novembro de 2011, 09:23
Retificando , o peso em 20 minutos foi 1,950 g. Pro meu propósito tá excelente, estaria dentro da média?
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: mulapreta em 29 de Novembro de 2011, 11:01
Citar
Edson, a idéia era fazer com que a chama fosse direcionada a parede de tijolinho, porém,  pelo tamanho da chama ela acaba por tocar também o cadinho.

 Nas fotos não dá para visualizar, mas a chama acaba por subir dentro do forno fazendo uma espiral. Derreti hoje algo em torno de 1.2Kg, do forno frio até o aluminio chegar na temperatura de fusao deu 20 minutos.

Então o maçarico esta igual ao meu forninho. Realmente a chama circula por dentro e acaba saindo até pelo furo da tampa.

Citar
Retificando , o peso em 20 minutos foi 1,950 g. Pro meu propósito tá excelente, estaria dentro da média?

1,950 Kg. dá para fazer muitas peças... Parabéns.

Abs.

Edson

Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 29 de Novembro de 2011, 13:39
Rodrigo,

Parabéns pelo forno, ficou caprichado.

Já ví alguns fornos construidos com essas placas, pois são fáceis de encontrar em casas que vendem material para churrasqueiras de alvenaria, porém acredito que seria importante ter o interior do forno mais circular possível e daí talves desse para dividir mais essas placas utilizando uma máquina para corte de ceramica. É importante também fazer com que a chama seja direcionada entre o cadinho e a parede de refratário para que suba em espiral aquecendo o cadinho por iqual e também que tenha uns 10% de inclinação para a parte de baixo do forno .  O tamanho do cadinho deve ser calculado de modo que fique uns 2 cm de afastamento ou passagem na parte superior do forno, com isso se forma uma camara de combustão na parte baixa do forno e o calor gerado pela chama é melhor aproveitado.

Rodrigo, só uns pitacos aí , sem inteção de desmerecer o seu trabalho, pois como disse ficou otimo e atendeu as expectativas.
Quando tiver mais novidades aí, coloca umas fotos para podermos acompanhar.

Também terminei uma camara de vacuo com vibrador que acredito que será util para utilizar no processo do gesso refratário e amanhã posto umas fotos.

Carlos
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: rodrigo w em 29 de Novembro de 2011, 20:26
 Carlos,  agradeço as dicas, até pensei em dividir os tijolos ao meio, mas a sujeirada que tava fazendo aqui optei pelo sextavado mesmo, num forno maior acredito que deva fazer a diferença , esse meu é bem pequeno, altura dentro da camara são 23 cm. Segue as fotos do queimador em ação:

(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/IMG222.jpg)

(http://i45.photobucket.com/albums/f69/rwf30/IMG221.jpg)

Percebi que a maioria utiliza sopradores nas forjas, gostaria de saber se existe tanta vantagem em relação ao sistema venturi?


 Medi meu forno de calcinação, ele mede internamente 62X20x20, marca zezimaq, ele é feito em uma espécie de massa refrataria, e envolta por uma lã que não saberia te falar qual é, possui controlador Novus 1100.

A minha mesa de vácuo, em um dos lados é feita para dar vacuo e vibração nos primeiros 5 minutos no revestimento, depois é feita a inclusão do revestiemento nos tubos e mais 2 minutos de vácuo. No outro lado da máquina seria os  local para se colocar os tubos já calcinados e fazer o vazmamento do metal em vácuo.


abs
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 30 de Novembro de 2011, 14:41

Percebi que a maioria utiliza sopradores nas forjas, gostaria de saber se existe tanta vantagem em relação ao sistema venturi?

/quote]

Acredito que depende do tamanho do forno,  mas acredito que tenha que se usar ventoinha se for utilizar também oleo como combustível em fornos pequenos.

O seu queimador ,você utilizou regulador de pressão ("clik") na botija ou ligou direto?
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: rodrigo w em 30 de Novembro de 2011, 16:17
Carlos

 Liguei direto, alta pressão.  Como tudo relacionado a forja é novidade pra mim , vou tentar fazer depois um bico injetor de óleo, usando tambem o sistema venturi só que com ar comprimido, creio que depois do forno estar aquecido, se eu borrifar óleo ele deve queimar, mas confesso que se sair muita fumaça ou fizer barulho, vou manter no gás.

 Comprei hj a areia, só não sei se foi a certa, todos falam em areia verde, na Comil me falaram areia sintética. Aproveito pra perguntar se é só ela ou preciso de mais alguma coisa pra começar a brincar?

abs
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 30 de Novembro de 2011, 21:12
Rodrigo,

Você deve precisar de pelo menos de uma caixa para  moldagem e o restante é detalhe, os aditivos para melhorar o alumínio, licopódio ou grafite para ajudar a desmoldar a peça. Procure por videos no you tube sobre fundição de alumínio, tem alguns que explicam muito bem o processo. Já assisti varias vezes e sempre aprendo um ou outro detalhe.

Boa sorte
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: rodrigo w em 01 de Dezembro de 2011, 18:39
Carlos, quais os aditivos que vc usa? Consegui alumas amostras de refinador de grão, desgasificante e limpador de escória, minha preocupação futura é a quantidade minima fornecida, sacos de 25 Kg, pra hobby fica inviavél.

abs
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 01 de Dezembro de 2011, 20:16
 Com esse pessoal você consegue tudo que vai precisar e em quantidades pequenas.  www.sitiodaarte.com.br (http://www.sitiodaarte.com.br)

 Enconrtrei aqui uma receita de massa refratária de baixo custo e que pode ser usada com tijolinhos comuns de churrasqueira.

Massa refratária
 
1 lata 20 lts de Terra que tenha bastante liga.
2,5 kgs de Açúcar Cristal
2 Kgs de cimento comum
* Água de preferancia sem cloro

MODO DE PREPARO:

1- Colocar a terra em cima de uma lona plástica ou em um recipiente grande ou conforme a quantidade desejada, em seguida, misture o açúcar em pouca água, (o necessário para diluí-lo)
2- Adicione a água com açúcar na terra e vá mexendo bastante, (não encharcar)
3- amassar bem a mistura até que fique uma massa que dê uma boa liga, (se precisar, vá adicionando água, mas tome cuidado para não virar lama)
4- por ultimo, adicione o cimento e continue batendo o barro até ficar uma mistura homogênea.

Obs:
1- Em algumas áreas é difícil de conseguir esse tipo de terra, neste caso, pode ser usada terra de formigueiro.
2- Molhar os tijolos e esfregar a massa em cada um deles conforme for acentando. (isso evitará que eles se soltem da massa depois de secos).
3- Deixar o forno descansar pelo menos cinco dias antes de acendê-lo
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: marcelodrs em 16 de Fevereiro de 2012, 15:00
Boa tarde a todos. Meu nome é Marcelo e sou um curioso nesta arte da fundição... Venho pesquisando o assunto avidamente na internet e quero parabenizar a guiacnc pela qualidade do material que disponibiliza, em especial aos participantes deste forum, que com desprendimento e comprometimento vem postando comentários que são verdadeiras aulas sobre o tema...
Amigos o negócio é o seguinte. Atualmente atuo no ramo da advocacia, mas até pouco tempo atrás trabalhava como distribuidor de produtos de higiene industrial, mais especificamente na área da agroindústria. Ocorre que, como curioso que sou e tendo muita dificuldade em conseguir equipamentos  eficientes e de baixo custo para aplicação dos meus produtos, acabei por desenvolver um projeto próprio, do qual requeri patente. Ocorre que o danado ficou melhor do que a encomenda, o que me proporcionou comercializá-lo entre clientes e fornecedores, obtendo ganhos extras nada desprezíveis. com o tempo, fui melhorando a máquina e diminuindo-a, chegando no modelo das fotos, hoje todo confeccionado em aço inox (parte usinado, parte em peças obtidas no mercado). Só que como atualmente parei de trabalhar no ramo dos produtos químicos, o meu mercado (estranhamente) se expandiu, abrangendo meus antigos concorrentes, que sempre demonstraram interesse em obter este equipamento.
Desta forma, pensei em fabricar um modelo com aparência mais comercial, fundido em um corpo único em latão ou bronze (que depois seria cromado), com a minha logo e modelo impressos. A demanda ainda não é grande, de forma que pensei em iniciar com um forninho caseiro, que me permitisse fundir cerca de 10 a 20 máquinas por final de semana (para não atrapalhar a nova carreira).
E é por aí que começam as dúvidas: Qual o sistema seria mais adequado para começar, areia verde, isopor, ou outro? Que tipo (gás, óleo, carvão, elétrico) e tamanho de forno? Que temperatura deveria atingir o forno para fundir o bronze ou latão (e inox?)? Enfim, se puderem sanar algumas dessas dúvidas, fico imensamente grato e me coloco à disposição... Grande abraço a todos!

Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 16 de Fevereiro de 2012, 16:27
Olá Marcelo,
 Acho que você deve avaliar bem se vale a pena realmente produzir você mesmo a peça, que me parece seria apenas o corpo da válvula, já que o restante é comprado pronto, a não ser que você pense em adquirir um torno mecânico e fabricar o restante também.
 Se estiver resolvido mesmo a fazer, sugiro você pense em uma coquilha, já que as peças são todas identicas e produzidas em quantidade.
 Quanto ao forno, tem bastante informação aqui no fórum e a temperatura de fusão do bronze é acima de 700ºC, o inox esqueça, pois não é possível fundir nesses forninhos.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: marcelodrs em 16 de Fevereiro de 2012, 18:38
Olá Carlos, obrigado pela informação.

Quanto ao equipamento, trata-se de um gerador de espuma, que consiste naquele tee de inox, acoplado à peça usinada em inox, que nada mais é do que um dispositivo venturi, só que construído em um sistema diferenciado, regulável, e adptável à diversas situações de pressão de água, bem como diversas utilizações, conforme se substitui o miolo dele (essa é a parte que patenteis, já que o sistema venturi é de domínio público). As peças periféricas (espigões e válvulas, continuariam separadas. A minha idéia seria produzir um bloco fundido em bronze, fazendo os machos (em areia?) e deixando o interior da máquina pré-acabado, faltando inserir poucas peças, as quais já mando usinar em separado.
A minha intenção é dar um aspecto mais profissional e comercial no equipamento, além de eliminar emendas "perigosas",  pois o segredo do excelente funcionamento desta máquina está muito vulnerável neste modelo, onde tudo é desmontável.
Desenvolvi outros equipamentos para aplicação e diluição de produtos químicos, os quais também mando usinar hoje, pois não tenho estrutura e não teria tempo para me dedicar a esta atividade (como hobby ela é mais lucrativa pra mim). Tenho outros projetos em prancheta também, os quais gostaria de colocar em prática e me pareceu uma boa idéia conciliar estas idéias com a possibilidade de aprender um ofício que sempre me fascinou e que abre outras possibilidades relacionadas ao "hobby lucrativo"...
Quanto às quantidades, ainda não são significativas que justifiquem investimentos significativos. De toda forma, ainda tenho um estoque de peças para produzir o suficiente até dar os primeiros passos e adquirir um pouco de experiência e deixar o protótipo apresentável, pois a parte interna precisaria apenas ter as cavidades para a implantação do sistema que é usinado com precisão.
Carlos, mais uma vez obrigado pelo retorno. Tenho apreciado bastante suas postagens (e aprendido muito com elas). Espero poder dedicar o mesmo capricho e cuidado que você nos trabalhos que vier a desenvolver. Se precisar de algo aqui do "velho oeste" catarinense, é só pedir.

Abraço.





Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 17 de Fevereiro de 2012, 15:01
 Uma outra boa opção nesse caso seria você utilizar o processo de "cera perdida", pois é possível reproduzir os detalhes de peças complexas.
 No momento estou com projeto de aprender esse processo, porém estou "agarrado" em uma das etapas que é a calcinação do gesso refratário por falta de um forno de calcinação, mas logo que tiver um tempo vou fazer uns testes com um alternativa ao uso do forno que me foi sugerido.
 Em breve posto umas fotos.

Carlos
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: gurgelde em 20 de Fevereiro de 2012, 19:11
Estou iniciando esse tópico com a intenção de trocar experiências, passar e adquirir informações na área de Fundição.  Aos que tem interesse no assunto, convido a compartilhar comigo a empreitada .

Estou iniciando com o processo de areia verde e embora tenha conseguido resultado razoável com o alumínio, não fui feliz quando tentei o cobre, embora tenha ficado muito satisfeito com o desempenho do forninho, pois foi a 1100ºC para fundir o cobre sem problemas usando somente gás.

A modelo foi feito em isopor e deixado dentro do molde em areia(foto 11). Se alguém tiver idéia do que pode acontecido de errado agradeço. (ultima foto).

ola Carlos, tem um erro no seu molde,  ele teria que ter  dois canais um para a entrada do material e a outra para saída a onde vai sair o material do isopor.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: marcelodrs em 20 de Fevereiro de 2012, 20:53
« Resposta #75 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 15:01 »
Citar
 Uma outra boa opção nesse caso seria você utilizar o processo de "cera perdida", pois é possível reproduzir os detalhes de peças complexas.
 No momento estou com projeto de aprender esse processo, porém estou "agarrado" em uma das etapas que é a calcinação do gesso refratário por falta de um forno de calcinação, mas logo que tiver um tempo vou fazer uns testes com um alternativa ao uso do forno que me foi sugerido.
 Em breve posto umas fotos.

Carlos



Olá Carlos... O processo por cera perdida me pareceu muito interessante, mas exigindo um tanto a mais de perícia e equipamentos por parte do profissional ou hobista. No entanto, eu já tive algumas experiências com moldagem em silicone e não teria problemas em fazer os moldes e contramoldes para a cera, o que encurta um pouco o processo de aprendizado.

Como o meu protótipo teria que ter machos, no processo de cera perdida esse fator para mim é uma incognita.

Já no processo de areia verde, me pareceu mais simples a confecção e aplicação dos machos (ao menos em uma primeira avaliação).

Quanto ao processo de calcinação do gesso, vou correr atrás também e se tiver alguma novidade lhe informo, ok.

Abraço.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 20 de Fevereiro de 2012, 22:03


ola Carlos, tem um erro no seu molde,  ele teria que ter  dois canais um para a entrada do material e a outra para saída a onde vai sair o material do isopor.
[/quote]

Valeu pela observação, realmente não prestei atenção a esse detalhe.

[quote author=marcelodrs

Olá Carlos... O processo por cera perdida me pareceu muito interessante, mas exigindo um tanto a mais de perícia e equipamentos por parte do profissional ou hobista. No entanto, eu já tive algumas experiências com moldagem em silicone e não teria problemas em fazer os moldes e contramoldes para a cera, o que encurta um pouco o processo de aprendizado.

Como o meu protótipo teria que ter machos, no processo de cera perdida esse fator para mim é uma incognita.

Já no processo de areia verde, me pareceu mais simples a confecção e aplicação dos machos (ao menos em uma primeira avaliação).

Quanto ao processo de calcinação do gesso, vou correr atrás também e se tiver alguma novidade lhe informo, ok.

Abraço.
[/quote]

Se você tem facilidade com os moldes de silicone, já é meio caminho, lembrando que para confecção em cera é usado um silicone especial para o processo.
Quanto aos equipamentos para trabalhas com cera é possivel utilizar os "homemades" sem problemas, a não ser que você queira acabamento semelhante a joias, que é a aplicação principal dos equipamentos profissionais que tem no mercado.

Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Marcio Ciber em 08 de Setembro de 2013, 18:46
Pessoal, me disseram que essa areia verde nada mais é do que a mistura de areia comum, peneirada bem fina, com "areia de gato", ou seja, areia que se vende em petshops para usar em caixa de dejetos de animais ( que é granulada, portanto imagino que seja moída...)

Procede essa fórmula?

Se sim, quanto de areia comum x areia "de gato" é preciso para obter a proporção ideal?

Se não procede, que areia usar e onde obter aqui no Rio de Janeiro?

Pretendo fundir peças de alumínio a partir de latinhas, restos de perfis, etc.

Obrigado!

Cibreiros
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: dande em 14 de Setembro de 2014, 21:58
Rodrigo,

Parabéns pelo forno, ficou caprichado.

Já ví alguns fornos construidos com essas placas, pois são fáceis de encontrar em casas que vendem material para churrasqueiras de alvenaria, porém acredito que seria importante ter o interior do forno mais circular possível e daí talves desse para dividir mais essas placas utilizando uma máquina para corte de ceramica. É importante também fazer com que a chama seja direcionada entre o cadinho e a parede de refratário para que suba em espiral aquecendo o cadinho por iqual e também que tenha uns 10% de inclinação para a parte de baixo do forno .  O tamanho do cadinho deve ser calculado de modo que fique uns 2 cm de afastamento ou passagem na parte superior do forno, com isso se forma uma camara de combustão na parte baixa do forno e o calor gerado pela chama é melhor aproveitado.

Rodrigo, só uns pitacos aí , sem inteção de desmerecer o seu trabalho, pois como disse ficou otimo e atendeu as expectativas.
Quando tiver mais novidades aí, coloca umas fotos para podermos acompanhar.

Também terminei uma camara de vacuo com vibrador que acredito que será util para utilizar no processo do gesso refratário e amanhã posto umas fotos.

Carlos

Olá Carlos Koehler, desculpe perguntar por aqui e não abrir um novo tópico, mas eu sempre dou uma "espiada nesse tópico", pois gosto muito de fundição.
Mas entre gostar, e se "meter a fazer" tem uma grande diferença. E como não tenho experiencia com fundição (apenas derreti aluminio em forja com carvão) tenho bastante cautela .

Pois bem, pesquisei muito na net, e fiz um queimador acredito que satisfatório.
Porem o mesmo fica com a ponteira incandescente , mesmo fora do forno.Isso é normal? Diametro da ponteira aprox. 40mm

O forno fiz com tijolos comuns e aquela massa de terra e açucar que vc ensinou.
Mas a terra não era boa, e trincou mesmo antes de ligar o forno.
Mesmo assim deu pra testar, ficou 20 minutos funcionando a 2 bar.
Não derreteu o aluminio,mas o mesmo ficou mole e quebradiço.
Ainda não fiz a tampa, tampei com tijolos mesmo e a chapa externa do forno não esquentou.

Tenho muitas duvidas se vc puder me ajudar, eu agradeço.

Qual a melhor distancia entre o diametro externo do cadinho com o diametro interno do forno?

Será que 2 bar é pouca pressão? (gas de cozinha sem ar  forçado)

Qual o tempo médio para derreter entre 1 a 2 kg de aluminio, sem desperdício de gás?

Obrigado, e  espero que vc tenha obtido sucesso na fundição do cobre!

Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: mulapreta em 15 de Setembro de 2014, 12:23
Dande,

Para nossos forninhos "domésticos" o melhor sistema seria com óleo de motor queimado, mas faz uma fumaceira danada se não estiver bem controlada a queima com o ar da ventoinha.

No meu forno, eu uso gás de bujão com ar para aumentar a eficiência (SEM AR NÃO VAI FUNDIR O ALUMÍNIO)
O bico de gás, usei um desses comprado em lojas de material de construção, adaptei um caninho comprido ligado no bico do maçarico e introduzido em um tubo maior onde passa que se junta à labareda na saída dentro do forno.

O diâmetro do meu forninho é bem maior (250 mm.) que o diâmetro do cadinho (150 m. feito com tubo de ferro) mas o ideal seria o cadinho ser uns 40 mm. menor que o forno. Lembrar de considerar a ferramenta que vai retirar o cadinho do forno...

Coloque fotos do seu forninho.

Edson
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: dande em 15 de Setembro de 2014, 13:13
Obrigado Mulapreta pela ajuda.

Infelizmente, como meu forninho ficou muito "improvisado" ou seja, resolvi investir um pouco mais $$ e fazer direito, hoje pela manha, iniciei a remoção da massa que trincou , afim de reaproveitar o tanque, que tirei de compressor.

O tanque do compressor ,tem 300mm de diametro, com a massa ficou um "buraco" entrada de 180mm +ou-, o cadinho mede 90mm.

Eu acho que com essas dimensões a chama não circulava o cadinho , ou faltou pressão,mas enfim, vou recomeçar do zero .

Vou iniciar um novo tópico, e postar fotos do progresso e principalmente das duvidas.

Obrigado
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: mulapreta em 15 de Setembro de 2014, 20:08
Dande,

Se for refazer seu forninho Não deixe de usar CONCRETO REFRATÁRIO ele não trinca. Coloque um tubo no centro, pode ser de um material inflamável e coloque tijolos refratários entre esse tubo e a parece do tanque do compressor, depois encher com concreto refratário até a boca, fazer a tampa com o material que cortou do compressor. Não esquecer de deixar um buraco em baixo para entrar o maçarico.

Meu primeiro forninho também fiz com massa usada em churrasqueira. Um verdadeiro fiasco, ficou todo trincadinho, parecia o fundo de uma represa sem água e seca.

Pode ir postando as dúvidas que vamos eliminando-as...

Segue fotos: as duas primeiras são do primeiro deito com massa de churrasqueira;
As duas últimas são da construção do forninho atual. Já tenho a mais de ano e está como novo.

Edson

 
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 15 de Setembro de 2014, 21:27
Dande,

 Fico feliz que tenha gostado do meu projeto. Tive que deixar as experiencias com a fundição um pouco de lado para poder me dedicar a outra empreitada, mas pretendo voltar em breve  a mexer com o forninho.
 
 Quanto ao problema de queima da ponta do tubo que você relatou, acredito que você consiga resolver usando uma ventoinha para soprar ar para seu forno, pois alem de melhorar a combustão o ar vai refrigerar o tubo antes de entrar no forno.

 O tempo de fundição do alumínio  vai depender muito da eficiência que conseguir com seu forno, combustível etc.
 E quanto a massa refratária, sugiro que capriche para poder exigir o máximo do  forno.

 Boa diversão
 
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: DVD em 15 de Setembro de 2014, 21:29
Boa Noite, Carlos.

Estou iniciando também alguns trabalhos projetos grandes de uma injetora para metais e também um projeto parecido de forno a gás.

Nesta área também estou aprendendo e fazendo milhões de testes e experiências para conseguir o resultado necessário, a minha empresa tem uma erosão a fio e poderíamos estar fazendo as peças para não perder tanto tempo.

Se estiver interessado por favor entre em contato e conversaremos melhor.

14-99862-9520
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Cássio Alvarenga em 15 de Setembro de 2014, 21:45
Belo forninho Edson.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Carlos Koehler em 15 de Setembro de 2014, 21:57
Boa noite , mota

 Toda ajuda é sempre bem vinda , e podemos compartilhar alguma experiencia com certeza.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: mulapreta em 15 de Setembro de 2014, 23:11
Belo forninho Edson.

Cássio, obrigado pelo elogio. Cheguei a ele depois de algumas tentativas e não desistência.

Hoje, uso pouco, mas sempre que preciso de algumas peças o forninho está sempre pronto para funcionar.

Abs.

Edson

 
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: dande em 16 de Setembro de 2014, 16:41
Muito obrigado pela ajuda, Carlos Koehler  e Mulapreta.


Eu pesquisei bastante sobre os materiais para construção do forninho, e percebi que será muito dificil obter sucesso sem o "abençoado" do concreto refratario.
Já vi vídeos no YT, em que se usam, concreto refratario, perlita, areia comum com argila refrataria... e etc.

Como na minha região está muito dificil encontrar esse concreto refratario, vou fazer um teste com uma mistura de areia , argila refrataria e tijolos refratarios ,  que encontrei por aqui.

Se der errado, não faz mal , eu sou teimoso  ;D
Uma hora eu acerto.

Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: mulapreta em 16 de Setembro de 2014, 23:22
Se te ajuda, aqui vai um link de fornecedor de Concreto Refratário, Areia verde, Bentonita, etc.

Eles tem filial em Rio Claro - SP

http://www.bentomar.com.br/bentomar/produtos/refratarios.html (http://www.bentomar.com.br/bentomar/produtos/refratarios.html)



Edson

Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: dande em 17 de Setembro de 2014, 18:26
E como ajuda!
Obrigado mais uma vez Mulapreta.
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: pcbm15965 em 23 de Outubro de 2015, 00:59
bom dia , eu queria saber se poso usar barro vermelho no lugar da areia ? obrigado .
Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: Ivo Jr. em 23 de Outubro de 2015, 12:26
olá pcbm15965, seria o barro úmido? se for isso seria muito perigoso, mas até que seria uma boa idéia se secar o molde antes.
talvez funcione, vou aguarda novas dicas pois eu também me interesso por essa alternativa.







Título: Re:FUNDIÇÃO GERAL "HOMEMADE"
Enviado por: mulapreta em 23 de Outubro de 2015, 20:28
bom dia , eu queria saber se poso usar barro vermelho no lugar da areia ? obrigado .

Não cometa essa "ASNEIRA", se o molde de barro estiver molhado vai respingar material liquido quente pra todos os lados. Se estiver seco, vai estar RACHADO e vai sair material liquido do metal pra fora do molde.

Peque qualquer areia, penere com peneira bem fina e misture um pouco deste "barro vermelho" até que uym punhado de areia dê "liga", adicione muito pouca água, só para umedecer a areia.

Se Vc. já foi na praia, a areia deve ficar com a consistência parecida com aquelar para fazer os castelos de areia.