Autor Tópico: HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.  (Lida 39184 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline mechatronics

  • Novato
  • *
  • Posts: 70
  • Sexo: Masculino
  • Knowledge is power.
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #15 Online: 08 de Setembro de 2013, 00:04 »
Valeu Galera!

Alebe,

Valeu cara! Quero ver essa luneta aí na versão 2.0, pois pelo que vi o modelo de vocês está super bem feito, só precisava melhorar a mídia do processo mesmo, no caso a areia, experimenta com este teu mesmo modelo e volta aqui com as fotos! Não esqueça de usar barras virgens cortadas de tarugos solidos vendidos em loja, de liga conhecida mesmo que nao seja propria para fundicao, e nao use lingotes de refusão! Tambem não esqueça de secar bem o molde, enche o saco mas quanto mais seco, melhor! Esses sao os detalhes mais importantes.

Uma coisa que não mencionei: Assim que o alumínio estiver líquido, jogue-o no molde, se ele ficar em espera no cadinho num forno SEM atmosfera inerte ele vai ficar absorvendo oxigenio e se enchendo de bolhas. Deixe para fundir quando o molde de areia ja estiver fechado e com o funil em cima, pronto pra receber o metal.

Edson,

Esse tutorial é justamente um basta nesse assunto, tudo que eu tive de dúvidas eu tive que recorrer a livros...não se acha nada sobre esse assunto por aqui, no google é tudo vago, um cara menciona um detalhe que gera 500 novas dúvidas, o outro diz que acha que da certo mas nunca tentou ai vc tenta e se fode, e assim vai, eu mesmo penei que nem um fdp pra saber da existência do silicato, pra conseguir um fornecedor de silicato, que foi a Corona Cadinhos quem me indicou por acaso num dia que estive lá pra comprar alguns e perguntei se tinha, até então eu sintetizava essa desgraça no meu apartamento mesmo hahahah...parece que o assunto é omitido de propósito.



Offline Cássio Alvarenga

  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3429
  • Sexo: Masculino
    • www.vatech.ind.br
  • Cidade - UF: Belo Horizonte - MG
  • Profissão: Empresario / Engenheiro Mecânico
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #16 Online: 08 de Setembro de 2013, 09:23 »
Muito bom o tutorial, mas sei que existe um processo de reciclagem de latinhas de alumínio onde se purifica o mesmo, mas é um alumínio sem liga e fraco (suporta 20MPa) não sabe nada á respeito? Ia ser uma boa se conseguíssemos. Dai agregar liga é um pulo.

Lendo o tutorial pintou umas duvidas na minha cabeça:

1- Porque não se pode usar lingote de re-fusão?

2- Tenho aqui umas pedrinhas de sílica azul, que usava pra misturar com nitroglicerina e remover alguns cupinzeiros do sitio de um amigo. Será que se dissolve-las com H2SO4 elas servem?

3- Posso usar soda caustica para substituir o NaOH? Ou tem que ser PA mesmo?

4- Também pensei em usar sílica pura (dióxido de silício) e carbonato de sódio, assim também se obtêm Silicato de Sódio e o gás que sobe é inofensivo (CO2)... Será que funciona?

   SiO2 +Na2CO3 ->  Na2SiO3 + CO2

Offline mechatronics

  • Novato
  • *
  • Posts: 70
  • Sexo: Masculino
  • Knowledge is power.
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #17 Online: 08 de Setembro de 2013, 11:49 »
Cassio,

Fico feliz que gostou, a foto dos livros que mostrei é somente sobre fundição(os de usinagem que constam ali na foto tambem falam sobre fundicao), se eu for te mostrar a biblioteca inteira contemplando algoritmos pra programacao(sou eng. da computação), eletronica teorica e pratica, matematica, quimica(!!) e fisica em todos os volumes, fodeu....kkkkkk

Vou responder suas perguntas:

0 - Latinhas de alumínio? Claro que você pode usar, se você tiver coragem de desgaseificá-lo com tabletes de cloro(libera HCl como sub-produto porque o cloro reage com o hidrogenio e essa é a magica, o cloro tira o hidrogenio do metal, desgaseificando-o) ou se você tiver um cadinho à vácuo para sugar as bolhas de hidrogênio e oxigênio. Tudo dá, a questão é se vale a pena. Se você vai trabalhar fazendo peças que exijam resistência mecânica ao invés de reciclagem, sugiro pular esse passo e comprar lingotes virgens.

1 - Porque não usar lingotes de refusão? Simples, porque na maioria das vezes esses lingotes são feitos por você mesmo na sua casa e não comprados de uma empresa profissional que os desgaseifica e os purifica adequadamente. Assim que o alumínio fica líquido ele começa a absorver oxigenio e hidrogenio do ar caso voce nao tenha um forno de atmosfera inerte. Se voce é pequeno e nao possui esses equipamentos um tanto caros pra fazer isso, sugiro que trabalhe com lingotes virgens, barras cortadas de tarugos comprados em loja. A porosidade no aluminio é um problema que tem que ser contornado utilizando essas tecnicas, se voce quer uma peça estrutural o mais sólida possivel e nao possui esses metodos de mante-lo puro, sugiro trabalhar da forma que falei, usando lingotes virgens.

Quanto menor o volume cubido das peças que vc quer reciclar dentro do cadinho e quanto maior a face de contato delas com o ar, mais porosidade voce vai ter, por isso no tutorial citei de vc usar um lingote retangular que caiba exatamente no cadinho e só...porque dessa forma voce tem seis faces de contato com o ar, mas o nucleo do aluminio ta dentro dessas seis faces e é em muito maior quantidade, dificulta a absorção de ar. AGORA. Voce pega e joga 348723894732984 latinhas pra conseguir 300g de aluminio. Cara. Cada latinha tem o que? 20g? Vamos assumir 20g. Só que esses 20g estão quase que 100% expostos ao ar livre, porque é uma latinha com metal disperso e nao um cubo concentrado de seis faces protegendo o nucleo do metal contra o ar. É meio dificil explicar isso, se voce nao entendeu eu procuro outra forma de explicar...sei lá.

Um exemplo perfeito ilustrador pra isso é voce tentar fundir os cavacos de aluminio que caem da usinagem. Imagine quantas faces de contato com o ar cada cavaco tem em relacao ao teor de aluminio dele? HAUHAHA Experimenta fundir cavacos, você vai ter um queijo suico, uma esponja do mar nas maos, com resistencia inferior ao estanho....hahaha.. ...

2 - As azuis nao servem, tem que ser as transparentes, essas azuis sao impuras, possuem aditivos indesejados para controle de validade, que nao devem existir na síntese do silicato de sodio final.

3 - Po, NaOH(hidróxido de sódio) é a própria soda cáustica(só confirma a concentração da sua, tem que ser pura em tabletinhos redondos, como se fossem meia-lua) hahaha, logo, pode sim. Outra coisa, P.A. significa que é Para Análise, é um grau de pureza diferente, utilizado em laboratórios, não tem nada haver com a fórmula propriamente dita.

4 - Cara essa aí eu não sei te dizer pq nunca tentei, tenta lá e me fala, o que você tem que testar depois é se ficou xaroposo e se ao misturar um pouco na areia, se ao aquecer com maçarico ela endurece e fica uma espécie de pedra. Eu acredito que o carbonato de sódio não tenha o poder alcalino do hidróxido de sódio para dissolver a silica, portanto pela minha lógica mental, não vai funcionar.

Abraços, se tiver mais dúvidas manda pra cá!

-Dimitri Martins

Offline MAURO JADS

  • Novato
  • *
  • Posts: 42
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: SÃO LOURENÇO DO SUL- RS.
  • Nome:: MAURO JADS
  • Profissão: TORNEIRO E TÉCNICO MECÂNICO
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #18 Online: 08 de Setembro de 2013, 12:01 »

             
      Tudo bem bem que tu faça um tutorial sobre o tema que tu quiser , mas porque desrespeitar , tentar menosprezar  e jogar no lixo a velha e boa técnica da areia-verde .
      Te liga.

Offline mechatronics

  • Novato
  • *
  • Posts: 70
  • Sexo: Masculino
  • Knowledge is power.
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #19 Online: 08 de Setembro de 2013, 12:11 »
Mauro,

Porque é ineficiente e limitada, trabalhosa, afinal se fosse tao boa assim seria usada pelos melhores. Voce ja viu alguem usar areia verde em bloco de motor? Sempre cito um bloco de motor por se tratar de um dos piores cenarios da fundicao em termos de dificuldade.

É aquela coisa: porque usar valvulas se voce pode usar um transistor de 6nm? Porque utilizar manivelas se voce pode usar motores? Pra que usar escadas se tem elevador? Pra que andar de trem maria-fumaça se tem trem bala magnetico que vai a 300km/h? É por causa desse pensamento que o brasileiro não evolui, com todo respeito à sua pessoa, você precisa aceitar as novidades para crescer junto com o resto do mundo.

Abraços e não me odeie! Só quis ajudar.

-Dimitri Martins

Offline MAURO JADS

  • Novato
  • *
  • Posts: 42
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: SÃO LOURENÇO DO SUL- RS.
  • Nome:: MAURO JADS
  • Profissão: TORNEIRO E TÉCNICO MECÂNICO
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #20 Online: 08 de Setembro de 2013, 12:26 »

           Apenas quero dizer que você pode fazer um tutorial sobre um avião caça F22 sem menosprezar o demoiselle de Dumont.
           Um Abraço Amigo.

Offline Paulo_lumens

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 269
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Charqueada-SP
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #21 Online: 08 de Setembro de 2013, 12:34 »
excelente tutorial, novas técnicas são bem vindas!!!

Offline jolluna

  • Novato
  • *
  • Posts: 6
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #22 Online: 08 de Setembro de 2013, 19:47 »
 Parabéns Dimitri pela iniciativa,

gostei de suas ponderações simples e objetivas. Abraço.

Offline mulapreta

  • Moderadores
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #23 Online: 08 de Setembro de 2013, 23:58 »
mechatronics,

Algumas dúvidas:

Esse processo é fácil de desmoldar? (mais fácil que areia verde)

Se depois de chamuscar o molde, tivermos que consertar alguma irregularidade podemos utulizar um pouco desse silicato de sódio, consertar e chamuscar novamente? (não sei se me fiz entender?)

Nesse processo há emissão de gases perigosos? (utilizando do silicato de sódio já pronto)

Essas luvas usadas são as cirúrgicas?

Por enquanto é só, em muito breve vou testar esse processo e outras dúvidas virão.

Abraço

Edson




Offline mechatronics

  • Novato
  • *
  • Posts: 70
  • Sexo: Masculino
  • Knowledge is power.
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #24 Online: 09 de Setembro de 2013, 00:30 »
Edson,

Muito fácil de desmoldar, basta esperar esfriar se você não quiser dar um choque térmico na água logo de cara jogando o bloco de areia dentro, arriscando abrir trincas. Apos esperar esfriar, é só jogar agua fervendo, a areia se desfaz e somente alguns graozinhos solitarios ficam presos na peça, bastando escovar com escova de aço um pouco e pronto. É tão fácil quanto areia verde, só que o segredo é agua fervendo. Você pode optar por vibração mas eu acho uma complexidade desnecessária.

As luvas de procedimento nao-cirurgico em latex sao pra que voce nao entre em contato direto com a pele ao usar silicato de sodio caso vc va misturar na mao com a areia, por se tratar de um produto levemente venenoso(detergente industrial), se puder edite meu topico e adicione isso porque eu esqueci. As luvas grossas somente serao necessarias caso vc pretenda FAZER o silicato, por causa da soda caustica fervendo(um verdadeiro monstro químico líquido).

A unica emissão de gases é vapor ou H2O. O processo de endurecimento do silicato se dá pela desidratação dele.

Quanto a correção de defeitos, voce deve faze-lo antes de solidificar o molde(nem tudo é perfeito), o silicato nao vai se soldar em algum trecho do molde que já esteja desidratado. O ideal mesmo é fazer um modelo que não te dê problemas para ter que corrigir depois, tente fazer um modelo bem suavizado e com geometria favorável(com conicidade), superfície lisa e polida, etc.

Abraços,

-Dimitri Martins

Tópico editado e adicionado as instruções sobre as luvas.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2013, 11:56 por mulapreta »

Offline RAranda

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2520
  • Sexo: Masculino
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #25 Online: 09 de Setembro de 2013, 07:43 »
Boas nobre amigo Dimitri..

Parabéns pelas explicações.
 
Até a sua ultima resposta para o amigo Edson, eu não tinha dúvida alguma, mas depois me surgiu uma...

Eu não posso reaproveitar esse molde?

Visto que preciso desmoldar com água quente, imagino que ele então irá se desmanchar...

Eu estava pensando que esse seria um molde definitivo, assim eu poderia tirar mais de uma peça, daí a vantagem sobre a areia verde, método normalmente usado por nós "hobistas".

Gostaria de fazer um molde que me permitisse o uso por mais de uma vez.

Abraços.

Rubens   

Offline mechatronics

  • Novato
  • *
  • Posts: 70
  • Sexo: Masculino
  • Knowledge is power.
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #26 Online: 09 de Setembro de 2013, 09:27 »
Rubens,

Com o método da areia nao é possivel reaproveitar o molde, para reaproveitar voce precisa de uma coquilha(molde permanente de metal) no formato que voce quiser e mesmo assim voce fica limitado a peças de geometria simples, afinal nao da pra fazer um bloco de motor numa coquilha hahaha...

A vantagem do silicato sobre a areia verde é o endurecimento da areia, tornando-a pegável, lixável, finalizável(acabamento) e o melhor: montável, você pode fazer um molde composto de 3 peças de areia por exemplo, formando o molde final. Essa é a vantagem principal mas não é a unica. O fato do molde estar umedecido com resina desidratavel e inerte a temperatura do aluminio liquido, as reações entre a superfície do molde e o metal líquido, são quase nulas, resultando num acabamento excepcional se comparado a areia verde que usa agua como midia aglomerante junto com a argila...

Qualquer dúvida a mais, manda pra cá!

Abraços,

-Dimitri

Offline Cássio Alvarenga

  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3429
  • Sexo: Masculino
    • www.vatech.ind.br
  • Cidade - UF: Belo Horizonte - MG
  • Profissão: Empresario / Engenheiro Mecânico
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #27 Online: 09 de Setembro de 2013, 10:14 »
Cassio,

Fico feliz que gostou, a foto dos livros que mostrei é somente sobre fundição(os de usinagem que constam ali na foto tambem falam sobre fundicao), se eu for te mostrar a biblioteca inteira contemplando algoritmos pra programacao(sou eng. da computação), eletronica teorica e pratica, matematica, quimica(!!) e fisica em todos os volumes, fodeu....kkkkkk

Essa é apenas minha prateleira favorita, os livros que mais abriram minha cabeça, os livros que zerei (li por completo e fiz todos os exercícios) Tenho muito mais, mas de vez enquanto leio um capitulo aqui outro ali, dependendo do que estou trabalhando no momento.

Citar
0 - Latinhas de alumínio? Claro que você pode usar, se você tiver coragem de desgaseificá-lo com tabletes de cloro(libera HCl como sub-produto porque o cloro reage com o hidrogenio e essa é a magica, o cloro tira o hidrogenio do metal, desgaseificando-o) ou se você tiver um cadinho à vácuo para sugar as bolhas de hidrogênio e oxigênio. Tudo dá, a questão é se vale a pena. Se você vai trabalhar fazendo peças que exijam resistência mecânica ao invés de reciclagem, sugiro pular esse passo e comprar lingotes virgens.

1 - Porque não usar lingotes de refusão? Simples, porque na maioria das vezes esses lingotes são feitos por você mesmo na sua casa e não comprados de uma empresa profissional que os desgaseifica e os purifica adequadamente. Assim que o alumínio fica líquido ele começa a absorver oxigenio e hidrogenio do ar caso voce nao tenha um forno de atmosfera inerte. Se voce é pequeno e nao possui esses equipamentos um tanto caros pra fazer isso, sugiro que trabalhe com lingotes virgens, barras cortadas de tarugos comprados em loja. A porosidade no aluminio é um problema que tem que ser contornado utilizando essas tecnicas, se voce quer uma peça estrutural o mais sólida possivel e nao possui esses metodos de mante-lo puro, sugiro trabalhar da forma que falei, usando lingotes virgens.

  Após fechar alguns projetos em aberto, minha intenção é reciclar sucata de Al para fazer as peças, pretendo fundir a sucata, purificar e fazer lingotes para serem usados posteriormente. Me indicaria alguma literatura que aborda este processo?

Citar
3 - Po, NaOH(hidróxido de sódio) é a própria soda cáustica(só confirma a concentração da sua, tem que ser pura em tabletinhos redondos, como se fossem meia-lua) hahaha, logo, pode sim. Outra coisa, P.A. significa que é Para Análise, é um grau de pureza diferente, utilizado em laboratórios, não tem nada haver com a fórmula propriamente dita.


  Eu sei que é a propria soda e que PA significa, quero saber se essas sodas que vendem em supermercado serve, em suma, qual a concentração minima indicada para o processo?

Citar
4 - Cara essa aí eu não sei te dizer pq nunca tentei, tenta lá e me fala, o que você tem que testar depois é se ficou xaroposo e se ao misturar um pouco na areia, se ao aquecer com maçarico ela endurece e fica uma espécie de pedra. Eu acredito que o carbonato de sódio não tenha o poder alcalino do hidróxido de sódio para dissolver a silica, portanto pela minha lógica mental, não vai funcionar.

 Creio que a reação vai ser mais lenta, mas vai funcionar, e ainda elimina o gás acido.

Offline mechatronics

  • Novato
  • *
  • Posts: 70
  • Sexo: Masculino
  • Knowledge is power.
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #28 Online: 09 de Setembro de 2013, 14:59 »
Cassio,

Sobre os livros,

Maravilha, fico feliz em conhecer brasileiros cultos, porque o que eu mais condeno é gente que não estuda e não lê, vou te amolar quando eu precisar de alguma coisa relacionada a literatura, espere por MPs! Pode contar comigo também.

Sobre a reciclagem, se é um projeto comercial, existem alguns caminhos que você pode utilizar para desgaseificar:

1 - Um cadinho especial com um rotor no fundo que gira liberando gás inerte como o argônio pelas hélices do rotor. Este sistema é meio impossível no mundo DIY então esquece se não for um projeto comercial com investimentos cabíveis à essa solução.

2 - Um forno de poço elétrico(indutivo ou resistivo) construído dentro de uma câmara hermética de metal com paredes grossas com um orifício na tampa, onde você conecta o sistema de vácuo, uma coisa que eu não sei como funciona é a vedação da tampa e do corpo do forno, deve ser grafite com um encaixe bem justo. Este modelo não pode ter a câmara ligada direto na bomba de vácuo, o ar precisa passar por um chiller industrial antes de entrar na bomba de vácuo, sob pena da bomba fritar se não for para alta temperatura. Este sistema nem é tão impossível no mundo DIY, só que você vai gastar um pouquinho. Ah, voce precisa manter constantemente sob vacuo, dessa forma o aluminio ficara otimo o tempo que for enquanto estiver liquido, portanto o chiller tem que ser bruto.

Vou simplificar pra ilustrar na sua cabeça: Imagine um forno mufla eletrico de laboratorio dentro de uma panela de pressao pra fazer feijao com um nipple pra vacuo. Sacou? É TEORICAMENTE simples e eu primaria por esse caminho ao invés de tabletes de cloro, toscos e trabalhosos.

3 - Você pode utilizar tabletes desgaseificadores disponíveis aqui:

http://www.budgetcastingsupply.com/Aluminum_Degas_Tablets-601.php

Porém eu nem sei se entregam no brasil isso, tem que achar um fornecedor pra isso aqui no brasil. Esse é um dos itens que eu procuro nesse país horrível, junto com o maldito alumínio-silício(esse é o pior dos piores, mesmo pras empresas grandes, parece ser uma coisa alienígena, ninguém sabe, ninguém viu nem ouviu falar, acho que só mandando fazer a liga na Alcoa mesmo...pelamor...)

Tenho um livro que aborda isso em casa mas não lembro qual é, eu vou ver pra você quando eu chegar em casa.

Sobre o Hidróxido de Sódio:

Se você tem interesse comercial nisso, sugiro descartar a opção de comprar em supermercado porque vai sair mais caro que em um fornecedor e eu nem sei te falar qual a concentração do que se tem nos supermercados, mas tem que ser 99.9% e geralmente a pura vem em lentilhas(no caso da P.A.). Eu compro na Lab Synth, em Diadema - SP, 13 reais 250g. 35 reais 1kg, mas tem que ter CNPJ e o pedido mínimo é 200 reais, mas não precisa ser 200 reais de um só produto.

001     13,810000           13,81

      1 UN HIDROXIDO DE SODIO LENTILHAS P.A.

Sobre a síntese:

Cara, não passa vontade não, vai lá e tenta, mas te adianto que sem um catalisador potente, vai levar séculos, você pode tentar ver se o calor funciona como catalisador, afinal nem a soda cáustica funciona sob a catálise do calor(fervendo). Claro, volta aqui com os resultados, afinal somos todos cientistas de alguma forma kkk.

Abraços,

-Dimitri Martins

Offline mechatronics

  • Novato
  • *
  • Posts: 70
  • Sexo: Masculino
  • Knowledge is power.
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #29 Online: 09 de Setembro de 2013, 17:31 »
retificando: nem a soda funciona sem estar sob a catalise do calor.