Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

MATERIAIS ALTERNATIVOS => Fundição => Tópico iniciado por: mechatronics em 07 de Setembro de 2013, 14:28

Título: HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 07 de Setembro de 2013, 14:28
Bom dia,

Seguindo uma sugestão do nosso amigo Alebe, vou disponibilizar um tutorial breve com texto simplificado e informal para que vocês aprendam como fazer moldes profissionais de areia com resinas de alta temperatura, deixando a areia verde pré-histórica e ineficiente pra trás e enriquecendo a cultura do Brasil neste assunto, já que só as montadoras e fundições profissionais conhecem este assunto.
Vale ressaltar que não vou abordar o processo inteiro em detalhes, vou abordar somente o que é relevante ao processo de silicato, porque as técnicas de fundição permanecem quase as mesmas.

Assumo neste tópico que você já tem conhecimentos básicos sobre fundição, servindo apenas como valor agregado ao que você já sabe.

Não esqueça de ver as fotos que postarei em resposta à este mesmo tópico, farei isso porque tem limite por post e são muitas fotos, e o vídeo no youtube sobre o V12, imagens valem mais do que mil palavras.

Conceito

Antes de mais nada não se esqueça de que nada vai adiantar essa técnica se você não seguir as leis básicas do trabalho com alumínio fundido, caso queira ter resultados profissionais:

1 - NÃO utilizar lingotes sujos. Limpe-os até que brilhem.
2 - NÃO utilizar alumínio reciclado. Utilize barras virgens compradas se puder.
3 - NÃO entupa o cadinho de micro-peças de alumínio como retalhos dos mais variados tamanhos de ligas que você desconhece ou que sejam de retalhos de reuso, porque quanto mais faces o alumínio tiver em contato com o ar, maior será a porosidade final na peça. Utilize uma barra grande cortada para o tamanho do cadinho e só, não precisa de mais do que isso.

Se duvidar, faça o contrário e me volte com o resultado, se possível um raio-X industrial da peça hahaha...

Com alumínio, praticamente TUDO interfere na porosidade final da peça. Seja o mais exigente e chato que puder. Se puder, utilize fornos mufla industriais com atmosfera inerte de argônio, se você fizer isso, atingirá o grau máximo de perfeição com relação a porosidade.

O silicato de sódio

A areia verde é um método muito antigo e ineficiente para a criação de moldes que exijam estabilidade dimensional excepcional, como blocos de motores, ele é baseado em argila, areia e água e a água é o pior inimigo do alumínio líquido.
A menos que você queira criar um queijo suíco de alumínio para servir de peso de papel, isto é, uma peça final extremamente porosa e sem resistência mecânica alguma às forças de tração, compressão ou cisalhamento, existe um método mais profissional para a criação de peças estruturalmente mais sólidas e perfeitas que uma mera areia com argila escolar com ÁGUA( >:(), senhoras e senhores apresento-lhes o SILICATO DE SÓDIO DE GRADUAÇÃO N(que contém 2.6% de silica).

OK, e o que esse produto faz?

Com o silicato de sódio você cria moldes de areia que podem ser endurecidos com fogo ou CO2 e pelo fato deles poderem ser endurecidos, eles podem ser facilmente trabalhados depois de curados com lixas, espátulas, etc. O silicato de sódio uma vez endurecido à +ou- 100oC, não refundirá abaixo de 800oC, tornando-o perfeito para trabalhos com alumínio. Ele tem também a vantagem de temer água quente depois de endurecido, o que de fato pode ser usado para desmoldar a peça fundida pronta facilmente. O talco puro P.A.(para análise) pode ser utilizado para facilitar a retirada do modelo da areia porque o ponto de fusão do talco é em torno de 1500oC. O molde de um bloco de motor é composto por várias "peças" de areia com silicato endurecido pré-moldadas que se encaixam formando o molde final, este é o processo mais moderno que existe para fundição em areia.

Ressalto com total ênfase que esta técnica é utilizada em fábricas como a Ferrari, Stuttgart Porsche, Subaru, Lamborghini, etc, existem vídeos pelo youtube mostrando o processo de fundição oficial institucional da Ferrari, mais precisamente de um bloco de motor V12 da 612 Scaglietti, que é feito neste mesmo processo, mostra até o molde do bloco sendo flambado com um maçarico lança chamas parecido com esses de manta asfáltica que tem por aqui, mostra o funcionário lixando o molde, dando acabamentos finos com espátula e pegando o molde com a mão como se fosse uma peça de plástico dura! Link do vídeo:

Ferrari V12 Engine (http://www.youtube.com/watch?v=AdcoVurVY30#)

Assista com atenção. É de seu total interesse se você estiver lendo isso.

Não citei a Ferrari e suas amiguinhas concorrentes por acaso, citei porque sempre que for fazer algo, não só em fundição, tente se espelhar no que há de melhor no mundo e não no que há de melhor no Brasil, foi pensando assim que consegui achar o caminho para buscar a melhor informação sobre o melhor processo de fabricação possível, para obter os resultados que serão aqui apresentados. Não se espelhe no zé da esquina, se espelhe nos melhores dos melhores!

Onde consigo os materiais?

Bem, se você estiver em São Paulo - SP, você pode ir até Diadema - SP, numa empresa chamada Siframac, que trabalha com insumos para fundição.

>>> Preço do galão de 8L: R$50,00, como você usa de 2 a 5% por montante de areia então você consegue fazer 3289473289473284732 847328473894738 moldes com 8L disso.

>>> Preço de 25kg de areia base ultra fina(não sei o mesh ainda): R$20,00

Se você não puder ir até essa loja, existe um método para fazê-lo(muito perigoso se você não tiver experiência com química), que desenvolvi no laboratório que abordarei à seguir.

Materiais e EPI's

0 - Obtenha uma máscara com cartucho 3M série 6000, multi-gases(gases ácidos, etc) e um cartucho para particulados.
1 - Obtenha Silica Gel em bolinhas P.A. (www.synth.com.br (http://www.synth.com.br))
2 - Obtenha Hidróxido de Sódio P.A. (www.synth.com.br (http://www.synth.com.br))
3 - Obtenha um becker de 400ml. (www.lojasynth.com.br (http://www.lojasynth.com.br))
4 - Obtenha uma vareta de vidro de boro-silicato. (www.lojasynth.com.br (http://www.lojasynth.com.br))
5 - Obtenha uma garrafa de vidro qualquer com tampa e 100% limpa e seca por dentro.
6 - Obtenha um óculos se o modelo da máscara não cobrí-los.
7 - Obtenha luvas longas impermeáveis grossas.
8 - Obtenha uma pinça para cadinho de 30cm ou maior de aço inox. (www.lojasynth.com.br (http://www.lojasynth.com.br))
9 - Obtenha um avental grosso.

Procedimento

AVISO DE PERIGO: A soda cáustica fervendo corrói rapidamente a pele e a carne até os ossos sem dó nem piedade, eu realmente sugiro que você não faça isso se não tiver experiência em química e não tiver todos os EPI's mínimos citados aqui.

0 - Equipe todos os EPI's acima citados.
1 - Moa 60g de bolinhas de sílica gel até ficar em pó(o pó causa silicose se você não tiver um filtro contra particulados). Pode ser em uma panela velha de alumínio e um pedaço de metal maciço para este processo.
2 - Coloque os 60g moídos no becker de 400ml e adicione 40g de hidróxido de sódio(soda cáustica pura).
3 - Adicione 100ml de água.
4 - Leve ao fogo baixo, pode ser um fogão ou um bico de bunsen. A soda cáustica irá ferver, quando ela ameaçar subir como se fosse leite fervendo, retire do fogo rapidamente, quando ela abaixar, re-coloque o becker sobre o fogo, e faça isso até obter a consistência de um xarope. Mexa com uma vareta de vidro de boro-silicato(resistente ao calor).
5 - Quando você chegar na consistência de um xarope, retire do fogo e reserve na garrafa. Não deixe ao ar livre porque se a água contida nele evaporar, ele vira vidro.

Pronto! Você tem aproximadamente 125ml de silicato de sódio.

Ressalto que NÃO ME RESPONSABILIZO por acidentes leves ou severos, mortes, etc, que possam vir à acontecer no processo de síntese desta substância porque não tenho idéia se você vai seguir à risca o que estou ensinando ou não. COMPRE PRONTO SE PUDER.

Processo de preparo da areia

À partir de areia base pura você adiciona silicato aos poucos, mistura bem até ficar homogêneo(sem pelotas de silicato concentrado perdidas pela areia) e forma um montinho com a mão de vez em quando, apertando um pouco da areia, assim como você já faz para saber se a areia verde está no ponto, se não estiver, adicione mais silicato até que atinja a resistência mecânica adequada. A proporção de silicato é entre 2 à 5% em relação à areia, muito pouco mesmo, então adicione somente o necessário para que ela forme montinhos consistentes ao apertar um pouco da areia com a mão. Vale ressaltar que não é interessante enxarcar a areia com silicato porque senão a areia vai grudar no modelo se você não utilizar talco e dependendo do grau do erro nem talco adianta.

Criação do molde

Com a areia pronta, você deve seguir o mesmo processo da areia verde, posicione o modelo dentro da caixa de moldagem e adicione areia com silicato e comprima socando com um socador até preencher completamente, tire o excesso com uma régua e desvire a caixa para seguir com a retirada do modelo.

A mágica

Retire o modelo da areia, deixando a cavidade livre, corrija imperfeições com uma micro espátula se necessário. Com a ajuda de um maçarico, esquente toda a superfície da cavidade e redondezas, faça isso por no mínimo 20 minutos constantes, mantendo a uniformidade do aquecimento andando com o maçarico por todo o molde, quanto mais seco estiver, melhor será a superfície final da peça.

IMPORTANTE: NÃO UTILIZE OXI-ACETILENO! O Gás compatível com este processo é GLP comum. O acetileno queima em alta temperatura(2500oC) e irá fundir o silicato de sódio e os grãos de areia imediatamente ao invés de desidratá-lo.

Pegue outra caixa de moldagem, preencha-a completamente com areia com silicato somente e comprima socando da mesma forma, após cheia, use um cano sem rebarbas nas pontas, para fazer o furo de alimentação(um simples furo à 90 graus, pressionando o cano contra a areia até atravessar). O diâmetro do cano varia de acordo com o tamanho do modelo, ajuste conforme o seu modelo. Para uma peça de 1kg eu uso um tubo de 25mm interno para fazer os dois furos. Estes furos devem estar alinhados com o modelo, de tal maneira que eles sejam sobrepostos à cavidade, senão o metal não vai entrar na cavidade, obviamente.

Ah! Meu molde é pequeno, vai ser difícil acertar o furo…

Você pode criar um funil de alimentação com a própria areia, como está em uma das fotos, pegue um tubo de metal ou papelão, corte de modo que ele fique com 5cm de altura, soque areia até preencher completamente e faça uma perfuração passante nele. Maçarique o furo criado até que fique duro, pegue uma espátula e abra o funil desgastando a areia endurecida com a espátula.

Sobreponha o funil sobre o furo de alimentação(gate) do molde como na foto e preencha o molde até que o alumínio escape pelo furo de respiro(riser).

Pronto! É basicamente isso. Se tiverem mais alguma dúvida, terei prazer em responder porque com certeza esqueci de mencionar alguma coisa que venha à ser importante.

Abraços,

-Dimitri Martins

Conforme solicitação do próprio:

As luvas de procedimento nao-cirurgico em latex sao pra que voce nao entre em contato direto com a pele ao usar silicato de sodio caso vc va misturar na mao com a areia, por se tratar de um produto levemente venenoso(detergente industrial),
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 07 de Setembro de 2013, 14:30
Fotos sobre o silicato de sódio e materiais para a síntese do mesmo.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 07 de Setembro de 2013, 14:32
Fotos sobre o preparo da areia.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 07 de Setembro de 2013, 14:35
Fotos sobre a criação do molde.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 07 de Setembro de 2013, 14:38
Usinagem das peças e peças prontas.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 07 de Setembro de 2013, 14:41
Agora, compare os defeitos da peça fundida da foto do primeiro post que contém o passo-a-passo com a fundição do bloco e cabeçote de um motor de jaguar XJR-6(modelo do motor: AJ16). Repare que os defeitos são do mesmo nível.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 07 de Setembro de 2013, 14:43
Fotos da bibliografia que construiu o meu conhecimento no decorrer do último ano. Estes livros estão todos disponíveis no www.amazon.com (http://www.amazon.com).

Agora acabou! Espero que façam bom proveito e cresçam profissionalmente com este material que confeccionei e disponibilizei.

Abraços,

-Dimitri Martins
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 07 de Setembro de 2013, 14:55
Esqueci das fotos kkkk.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: claudiorfernandes em 07 de Setembro de 2013, 15:11
Excelente ! Obrigado pelo banho de conhecimento ! ;D
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 07 de Setembro de 2013, 16:04
Valeu Cláudio!! ;D
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: Maquete em 07 de Setembro de 2013, 16:28
Muito boa a aula que passou, obrigado por divulgar esse novo conceito.
Abs.
Maquete(Carlos Silva)
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: Edimar em 07 de Setembro de 2013, 19:37
Valeu por disponibilizar o conhecimento.

Parabéns!
Muito bom!

abç 8)
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: roracioppi em 07 de Setembro de 2013, 19:43
Muito bom mesmo!!!
Obrigado por compartilhar.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: Alebe em 07 de Setembro de 2013, 22:13
Dimitri,
Cara, Parabéns! Belo Tuto.
Deu até vergonha da luneta que o Edson e eu fizemos. kkkkkkkkk
E olha que aquela foi a que saiu melhor...
Mas deixe estar, vamos usar suas dicas e melhorar nossa técnica.

No momento não ficou nenhuma dúvida do processo. Está bastante claro.
Mas pode ser que algumas apareçam quando estivermos praticando, aí viremos te incomodar.

E juntando com a trilha do Barbeiro de Sevílha do video, só falta dizer: Bravíssimo!!!
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mulapreta em 07 de Setembro de 2013, 23:43
Excelente tópico.  Pela primeira vez alguém postou algo sobre fundição com todos os detalhes, sem a preocupação de "guardar segredinhos"

Parabéns. já copiei tudo para o Word e salvei como PDF. Não esquecendo a sua autoria.

Pena que o fórum só pode anexar até 250 Kb.

Abraço

Edson


Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 08 de Setembro de 2013, 00:04
Valeu Galera!

Alebe,

Valeu cara! Quero ver essa luneta aí na versão 2.0, pois pelo que vi o modelo de vocês está super bem feito, só precisava melhorar a mídia do processo mesmo, no caso a areia, experimenta com este teu mesmo modelo e volta aqui com as fotos! Não esqueça de usar barras virgens cortadas de tarugos solidos vendidos em loja, de liga conhecida mesmo que nao seja propria para fundicao, e nao use lingotes de refusão! Tambem não esqueça de secar bem o molde, enche o saco mas quanto mais seco, melhor! Esses sao os detalhes mais importantes.

Uma coisa que não mencionei: Assim que o alumínio estiver líquido, jogue-o no molde, se ele ficar em espera no cadinho num forno SEM atmosfera inerte ele vai ficar absorvendo oxigenio e se enchendo de bolhas. Deixe para fundir quando o molde de areia ja estiver fechado e com o funil em cima, pronto pra receber o metal.

Edson,

Esse tutorial é justamente um basta nesse assunto, tudo que eu tive de dúvidas eu tive que recorrer a livros...não se acha nada sobre esse assunto por aqui, no google é tudo vago, um cara menciona um detalhe que gera 500 novas dúvidas, o outro diz que acha que da certo mas nunca tentou ai vc tenta e se fode, e assim vai, eu mesmo penei que nem um fdp pra saber da existência do silicato, pra conseguir um fornecedor de silicato, que foi a Corona Cadinhos quem me indicou por acaso num dia que estive lá pra comprar alguns e perguntei se tinha, até então eu sintetizava essa desgraça no meu apartamento mesmo hahahah...parece que o assunto é omitido de propósito.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: Cássio Alvarenga em 08 de Setembro de 2013, 09:23
Muito bom o tutorial, mas sei que existe um processo de reciclagem de latinhas de alumínio onde se purifica o mesmo, mas é um alumínio sem liga e fraco (suporta 20MPa) não sabe nada á respeito? Ia ser uma boa se conseguíssemos. Dai agregar liga é um pulo.

Lendo o tutorial pintou umas duvidas na minha cabeça:

1- Porque não se pode usar lingote de re-fusão?

2- Tenho aqui umas pedrinhas de sílica azul, que usava pra misturar com nitroglicerina e remover alguns cupinzeiros do sitio de um amigo. Será que se dissolve-las com H2SO4 elas servem?

3- Posso usar soda caustica para substituir o NaOH? Ou tem que ser PA mesmo?

4- Também pensei em usar sílica pura (dióxido de silício) e carbonato de sódio, assim também se obtêm Silicato de Sódio e o gás que sobe é inofensivo (CO2)... Será que funciona?

   SiO2 +Na2CO3 ->  Na2SiO3 + CO2
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 08 de Setembro de 2013, 11:49
Cassio,

Fico feliz que gostou, a foto dos livros que mostrei é somente sobre fundição(os de usinagem que constam ali na foto tambem falam sobre fundicao), se eu for te mostrar a biblioteca inteira contemplando algoritmos pra programacao(sou eng. da computação), eletronica teorica e pratica, matematica, quimica(!!) e fisica em todos os volumes, fodeu....kkkkkk

Vou responder suas perguntas:

0 - Latinhas de alumínio? Claro que você pode usar, se você tiver coragem de desgaseificá-lo com tabletes de cloro(libera HCl como sub-produto porque o cloro reage com o hidrogenio e essa é a magica, o cloro tira o hidrogenio do metal, desgaseificando-o) ou se você tiver um cadinho à vácuo para sugar as bolhas de hidrogênio e oxigênio. Tudo dá, a questão é se vale a pena. Se você vai trabalhar fazendo peças que exijam resistência mecânica ao invés de reciclagem, sugiro pular esse passo e comprar lingotes virgens.

1 - Porque não usar lingotes de refusão? Simples, porque na maioria das vezes esses lingotes são feitos por você mesmo na sua casa e não comprados de uma empresa profissional que os desgaseifica e os purifica adequadamente. Assim que o alumínio fica líquido ele começa a absorver oxigenio e hidrogenio do ar caso voce nao tenha um forno de atmosfera inerte. Se voce é pequeno e nao possui esses equipamentos um tanto caros pra fazer isso, sugiro que trabalhe com lingotes virgens, barras cortadas de tarugos comprados em loja. A porosidade no aluminio é um problema que tem que ser contornado utilizando essas tecnicas, se voce quer uma peça estrutural o mais sólida possivel e nao possui esses metodos de mante-lo puro, sugiro trabalhar da forma que falei, usando lingotes virgens.

Quanto menor o volume cubido das peças que vc quer reciclar dentro do cadinho e quanto maior a face de contato delas com o ar, mais porosidade voce vai ter, por isso no tutorial citei de vc usar um lingote retangular que caiba exatamente no cadinho e só...porque dessa forma voce tem seis faces de contato com o ar, mas o nucleo do aluminio ta dentro dessas seis faces e é em muito maior quantidade, dificulta a absorção de ar. AGORA. Voce pega e joga 348723894732984 latinhas pra conseguir 300g de aluminio. Cara. Cada latinha tem o que? 20g? Vamos assumir 20g. Só que esses 20g estão quase que 100% expostos ao ar livre, porque é uma latinha com metal disperso e nao um cubo concentrado de seis faces protegendo o nucleo do metal contra o ar. É meio dificil explicar isso, se voce nao entendeu eu procuro outra forma de explicar...sei lá.

Um exemplo perfeito ilustrador pra isso é voce tentar fundir os cavacos de aluminio que caem da usinagem. Imagine quantas faces de contato com o ar cada cavaco tem em relacao ao teor de aluminio dele? HAUHAHA Experimenta fundir cavacos, você vai ter um queijo suico, uma esponja do mar nas maos, com resistencia inferior ao estanho....hahaha.. ...

2 - As azuis nao servem, tem que ser as transparentes, essas azuis sao impuras, possuem aditivos indesejados para controle de validade, que nao devem existir na síntese do silicato de sodio final.

3 - Po, NaOH(hidróxido de sódio) é a própria soda cáustica(só confirma a concentração da sua, tem que ser pura em tabletinhos redondos, como se fossem meia-lua) hahaha, logo, pode sim. Outra coisa, P.A. significa que é Para Análise, é um grau de pureza diferente, utilizado em laboratórios, não tem nada haver com a fórmula propriamente dita.

4 - Cara essa aí eu não sei te dizer pq nunca tentei, tenta lá e me fala, o que você tem que testar depois é se ficou xaroposo e se ao misturar um pouco na areia, se ao aquecer com maçarico ela endurece e fica uma espécie de pedra. Eu acredito que o carbonato de sódio não tenha o poder alcalino do hidróxido de sódio para dissolver a silica, portanto pela minha lógica mental, não vai funcionar.

Abraços, se tiver mais dúvidas manda pra cá!

-Dimitri Martins
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: MAURO JADS em 08 de Setembro de 2013, 12:01

             
      Tudo bem bem que tu faça um tutorial sobre o tema que tu quiser , mas porque desrespeitar , tentar menosprezar  e jogar no lixo a velha e boa técnica da areia-verde .
      Te liga.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 08 de Setembro de 2013, 12:11
Mauro,

Porque é ineficiente e limitada, trabalhosa, afinal se fosse tao boa assim seria usada pelos melhores. Voce ja viu alguem usar areia verde em bloco de motor? Sempre cito um bloco de motor por se tratar de um dos piores cenarios da fundicao em termos de dificuldade.

É aquela coisa: porque usar valvulas se voce pode usar um transistor de 6nm? Porque utilizar manivelas se voce pode usar motores? Pra que usar escadas se tem elevador? Pra que andar de trem maria-fumaça se tem trem bala magnetico que vai a 300km/h? É por causa desse pensamento que o brasileiro não evolui, com todo respeito à sua pessoa, você precisa aceitar as novidades para crescer junto com o resto do mundo.

Abraços e não me odeie! Só quis ajudar.

-Dimitri Martins
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: MAURO JADS em 08 de Setembro de 2013, 12:26

           Apenas quero dizer que você pode fazer um tutorial sobre um avião caça F22 sem menosprezar o demoiselle de Dumont.
           Um Abraço Amigo.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: Paulo_lumens em 08 de Setembro de 2013, 12:34
excelente tutorial, novas técnicas são bem vindas!!!
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: jolluna em 08 de Setembro de 2013, 19:47
 Parabéns Dimitri pela iniciativa,

gostei de suas ponderações simples e objetivas. Abraço.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mulapreta em 08 de Setembro de 2013, 23:58
mechatronics,

Algumas dúvidas:

Esse processo é fácil de desmoldar? (mais fácil que areia verde)

Se depois de chamuscar o molde, tivermos que consertar alguma irregularidade podemos utulizar um pouco desse silicato de sódio, consertar e chamuscar novamente? (não sei se me fiz entender?)

Nesse processo há emissão de gases perigosos? (utilizando do silicato de sódio já pronto)

Essas luvas usadas são as cirúrgicas?

Por enquanto é só, em muito breve vou testar esse processo e outras dúvidas virão.

Abraço

Edson



Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 09 de Setembro de 2013, 00:30
Edson,

Muito fácil de desmoldar, basta esperar esfriar se você não quiser dar um choque térmico na água logo de cara jogando o bloco de areia dentro, arriscando abrir trincas. Apos esperar esfriar, é só jogar agua fervendo, a areia se desfaz e somente alguns graozinhos solitarios ficam presos na peça, bastando escovar com escova de aço um pouco e pronto. É tão fácil quanto areia verde, só que o segredo é agua fervendo. Você pode optar por vibração mas eu acho uma complexidade desnecessária.

As luvas de procedimento nao-cirurgico em latex sao pra que voce nao entre em contato direto com a pele ao usar silicato de sodio caso vc va misturar na mao com a areia, por se tratar de um produto levemente venenoso(detergente industrial), se puder edite meu topico e adicione isso porque eu esqueci. As luvas grossas somente serao necessarias caso vc pretenda FAZER o silicato, por causa da soda caustica fervendo(um verdadeiro monstro químico líquido).

A unica emissão de gases é vapor ou H2O. O processo de endurecimento do silicato se dá pela desidratação dele.

Quanto a correção de defeitos, voce deve faze-lo antes de solidificar o molde(nem tudo é perfeito), o silicato nao vai se soldar em algum trecho do molde que já esteja desidratado. O ideal mesmo é fazer um modelo que não te dê problemas para ter que corrigir depois, tente fazer um modelo bem suavizado e com geometria favorável(com conicidade), superfície lisa e polida, etc.

Abraços,

-Dimitri Martins

Tópico editado e adicionado as instruções sobre as luvas.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: RAranda em 09 de Setembro de 2013, 07:43
Boas nobre amigo Dimitri..

Parabéns pelas explicações.
 
Até a sua ultima resposta para o amigo Edson, eu não tinha dúvida alguma, mas depois me surgiu uma...

Eu não posso reaproveitar esse molde?

Visto que preciso desmoldar com água quente, imagino que ele então irá se desmanchar...

Eu estava pensando que esse seria um molde definitivo, assim eu poderia tirar mais de uma peça, daí a vantagem sobre a areia verde, método normalmente usado por nós "hobistas".

Gostaria de fazer um molde que me permitisse o uso por mais de uma vez.

Abraços.

Rubens   
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 09 de Setembro de 2013, 09:27
Rubens,

Com o método da areia nao é possivel reaproveitar o molde, para reaproveitar voce precisa de uma coquilha(molde permanente de metal) no formato que voce quiser e mesmo assim voce fica limitado a peças de geometria simples, afinal nao da pra fazer um bloco de motor numa coquilha hahaha...

A vantagem do silicato sobre a areia verde é o endurecimento da areia, tornando-a pegável, lixável, finalizável(acabamento) e o melhor: montável, você pode fazer um molde composto de 3 peças de areia por exemplo, formando o molde final. Essa é a vantagem principal mas não é a unica. O fato do molde estar umedecido com resina desidratavel e inerte a temperatura do aluminio liquido, as reações entre a superfície do molde e o metal líquido, são quase nulas, resultando num acabamento excepcional se comparado a areia verde que usa agua como midia aglomerante junto com a argila...

Qualquer dúvida a mais, manda pra cá!

Abraços,

-Dimitri
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: Cássio Alvarenga em 09 de Setembro de 2013, 10:14
Cassio,

Fico feliz que gostou, a foto dos livros que mostrei é somente sobre fundição(os de usinagem que constam ali na foto tambem falam sobre fundicao), se eu for te mostrar a biblioteca inteira contemplando algoritmos pra programacao(sou eng. da computação), eletronica teorica e pratica, matematica, quimica(!!) e fisica em todos os volumes, fodeu....kkkkkk

Essa é apenas minha prateleira favorita, os livros que mais abriram minha cabeça, os livros que zerei (li por completo e fiz todos os exercícios) Tenho muito mais, mas de vez enquanto leio um capitulo aqui outro ali, dependendo do que estou trabalhando no momento.

Citar
0 - Latinhas de alumínio? Claro que você pode usar, se você tiver coragem de desgaseificá-lo com tabletes de cloro(libera HCl como sub-produto porque o cloro reage com o hidrogenio e essa é a magica, o cloro tira o hidrogenio do metal, desgaseificando-o) ou se você tiver um cadinho à vácuo para sugar as bolhas de hidrogênio e oxigênio. Tudo dá, a questão é se vale a pena. Se você vai trabalhar fazendo peças que exijam resistência mecânica ao invés de reciclagem, sugiro pular esse passo e comprar lingotes virgens.

1 - Porque não usar lingotes de refusão? Simples, porque na maioria das vezes esses lingotes são feitos por você mesmo na sua casa e não comprados de uma empresa profissional que os desgaseifica e os purifica adequadamente. Assim que o alumínio fica líquido ele começa a absorver oxigenio e hidrogenio do ar caso voce nao tenha um forno de atmosfera inerte. Se voce é pequeno e nao possui esses equipamentos um tanto caros pra fazer isso, sugiro que trabalhe com lingotes virgens, barras cortadas de tarugos comprados em loja. A porosidade no aluminio é um problema que tem que ser contornado utilizando essas tecnicas, se voce quer uma peça estrutural o mais sólida possivel e nao possui esses metodos de mante-lo puro, sugiro trabalhar da forma que falei, usando lingotes virgens.

  Após fechar alguns projetos em aberto, minha intenção é reciclar sucata de Al para fazer as peças, pretendo fundir a sucata, purificar e fazer lingotes para serem usados posteriormente. Me indicaria alguma literatura que aborda este processo?

Citar
3 - Po, NaOH(hidróxido de sódio) é a própria soda cáustica(só confirma a concentração da sua, tem que ser pura em tabletinhos redondos, como se fossem meia-lua) hahaha, logo, pode sim. Outra coisa, P.A. significa que é Para Análise, é um grau de pureza diferente, utilizado em laboratórios, não tem nada haver com a fórmula propriamente dita.


  Eu sei que é a propria soda e que PA significa, quero saber se essas sodas que vendem em supermercado serve, em suma, qual a concentração minima indicada para o processo?

Citar
4 - Cara essa aí eu não sei te dizer pq nunca tentei, tenta lá e me fala, o que você tem que testar depois é se ficou xaroposo e se ao misturar um pouco na areia, se ao aquecer com maçarico ela endurece e fica uma espécie de pedra. Eu acredito que o carbonato de sódio não tenha o poder alcalino do hidróxido de sódio para dissolver a silica, portanto pela minha lógica mental, não vai funcionar.

 Creio que a reação vai ser mais lenta, mas vai funcionar, e ainda elimina o gás acido.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 09 de Setembro de 2013, 14:59
Cassio,

Sobre os livros,

Maravilha, fico feliz em conhecer brasileiros cultos, porque o que eu mais condeno é gente que não estuda e não lê, vou te amolar quando eu precisar de alguma coisa relacionada a literatura, espere por MPs! Pode contar comigo também.

Sobre a reciclagem, se é um projeto comercial, existem alguns caminhos que você pode utilizar para desgaseificar:

1 - Um cadinho especial com um rotor no fundo que gira liberando gás inerte como o argônio pelas hélices do rotor. Este sistema é meio impossível no mundo DIY então esquece se não for um projeto comercial com investimentos cabíveis à essa solução.

2 - Um forno de poço elétrico(indutivo ou resistivo) construído dentro de uma câmara hermética de metal com paredes grossas com um orifício na tampa, onde você conecta o sistema de vácuo, uma coisa que eu não sei como funciona é a vedação da tampa e do corpo do forno, deve ser grafite com um encaixe bem justo. Este modelo não pode ter a câmara ligada direto na bomba de vácuo, o ar precisa passar por um chiller industrial antes de entrar na bomba de vácuo, sob pena da bomba fritar se não for para alta temperatura. Este sistema nem é tão impossível no mundo DIY, só que você vai gastar um pouquinho. Ah, voce precisa manter constantemente sob vacuo, dessa forma o aluminio ficara otimo o tempo que for enquanto estiver liquido, portanto o chiller tem que ser bruto.

Vou simplificar pra ilustrar na sua cabeça: Imagine um forno mufla eletrico de laboratorio dentro de uma panela de pressao pra fazer feijao com um nipple pra vacuo. Sacou? É TEORICAMENTE simples e eu primaria por esse caminho ao invés de tabletes de cloro, toscos e trabalhosos.

3 - Você pode utilizar tabletes desgaseificadores disponíveis aqui:

http://www.budgetcastingsupply.com/Aluminum_Degas_Tablets-601.php (http://www.budgetcastingsupply.com/Aluminum_Degas_Tablets-601.php)

Porém eu nem sei se entregam no brasil isso, tem que achar um fornecedor pra isso aqui no brasil. Esse é um dos itens que eu procuro nesse país horrível, junto com o maldito alumínio-silício(esse é o pior dos piores, mesmo pras empresas grandes, parece ser uma coisa alienígena, ninguém sabe, ninguém viu nem ouviu falar, acho que só mandando fazer a liga na Alcoa mesmo...pelamor...)

Tenho um livro que aborda isso em casa mas não lembro qual é, eu vou ver pra você quando eu chegar em casa.

Sobre o Hidróxido de Sódio:

Se você tem interesse comercial nisso, sugiro descartar a opção de comprar em supermercado porque vai sair mais caro que em um fornecedor e eu nem sei te falar qual a concentração do que se tem nos supermercados, mas tem que ser 99.9% e geralmente a pura vem em lentilhas(no caso da P.A.). Eu compro na Lab Synth, em Diadema - SP, 13 reais 250g. 35 reais 1kg, mas tem que ter CNPJ e o pedido mínimo é 200 reais, mas não precisa ser 200 reais de um só produto.

001     13,810000           13,81

      1 UN HIDROXIDO DE SODIO LENTILHAS P.A.

Sobre a síntese:

Cara, não passa vontade não, vai lá e tenta, mas te adianto que sem um catalisador potente, vai levar séculos, você pode tentar ver se o calor funciona como catalisador, afinal nem a soda cáustica funciona sob a catálise do calor(fervendo). Claro, volta aqui com os resultados, afinal somos todos cientistas de alguma forma kkk.

Abraços,

-Dimitri Martins
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 09 de Setembro de 2013, 17:31
retificando: nem a soda funciona sem estar sob a catalise do calor.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: minilathe em 09 de Setembro de 2013, 18:01

2 - Um forno de poço elétrico(indutivo ou resistivo) construído dentro de uma câmara hermética de metal com paredes grossas com um orifício na tampa, onde você conecta o sistema de vácuo, uma coisa que eu não sei como funciona é a vedação da tampa e do corpo do forno, deve ser grafite com um encaixe bem justo. Este modelo não pode ter a câmara ligada direto na bomba de vácuo, o ar precisa passar por um chiller industrial antes de entrar na bomba de vácuo, sob pena da bomba fritar se não for para alta temperatura. Este sistema nem é tão impossível no mundo DIY, só que você vai gastar um pouquinho. Ah, voce precisa manter constantemente sob vacuo, dessa forma o aluminio ficara otimo o tempo que for enquanto estiver liquido, portanto o chiller tem que ser bruto.

É possível obter vácuo com um ejetor à água, que é um tipo de bomba de vácuo mais robusta, com a vantagem de fazer vácuo e resfriar os gases. Um ejetor bem desenhado pode produzir vácuo razoável. Outra opção robusta e barata é uma bomba à vácuo de anel líquido (alcança 700 mm de Hg) - http://bombasbeck.com.br/br/produtos/pdf/vacuo.pdf. (http://bombasbeck.com.br/br/produtos/pdf/vacuo.pdf.)

Se o molde com o alumínio líquido for centrifugado acho que também deve ajudar a expulsar os gases, não é? 
 
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: Jorge_BH em 09 de Setembro de 2013, 22:17
Muito bom, o how-to.
Quanto à fabricação dos motores da Ferrari é que não dá pra entender, sendo a fábrica de Maranello assim como outras, quase completamente  robotizadas, ainda não fazem os blocos dos motores de uma peça laminada:
Matsuura Maxia: V8 Engine Block Machined From Solid (http://www.youtube.com/watch?v=QsmiIeAkE-o#)
Abraço.
Jorge
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 09 de Setembro de 2013, 23:10
minlathe:

Essa eu nao conhecia, centrifugar o molde, não sei se dá. Quanto a bomba, acho que pode ser uma dessa sim, o gritante nem é o tipo da bomba, é o fato de que o ar tem que ser refrigerado por um chiller antes de entrar nela, ou então vc frita o interior dela.

Jorge:

Muito simples: CUSTO. É mais barato fazer de areia e você atinge resultados excelentes. A liga de aluminio silicio(10 a 11% de teor de Si na liga) que eles usam nao precisa ser temperada, tem resistencia mecanica excelente e rigidez excelentes so deixando esfriar apos a fundicao. Pode ter certeza que eles cogitaram fazer motores a partir de um bloco solido mas chegaram a conclusao de que nao precisa.

Abraços,

-Dimitri Martins
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: Jorge_BH em 09 de Setembro de 2013, 23:20
Valeu, Dimitri.
Gil, já vi peças serem fundidas e centrifugadas, com resultados excelentes... Mas eram coquilhas.
Abraço.
Jorge
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 10 de Setembro de 2013, 00:19
Jorge,

Só complementando, uma liga chamada A356 muito comum nos EUA e qualquer lugar que não se chame brasil, é usada para fabricar os cabeçotes Edelbrock para motores vintage V8 daqueles camaros e corvettes antigos. Ela suporta 37ksi de tração máxima sem nenhum tipo de tratamento, só do jeito que sai do molde de areia quando esfria, se você pegar uma 7075-T6 muito comum aqui no brasil e fundir, ela vai virar T0, ou seja, sem tratamento algum, suportando no máximo 18ksi de tração limite e se você ousar tratá-la até T6 denovo, saiba que distorções gritantes ocorrerão. As ligas de silício são ligas próprias para fundir.

Então somando essa qualidade de não precisar de tratamento à qualidade da precisão atingida com um valor de produção insignificante perto do valor de uma usinagem de um bloco a partir de um cubo solido, não ficam muitas dúvidas restantes pra decidir qual método usar...

PS: Obvio que a ferrari nao usa essa liga, pode apostar que a deles é superior a essa, andei lendo de fontes duvidosas que atinge 60ksi.

Abraços,

-Dimitri Martins
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: Jorge_BH em 10 de Setembro de 2013, 07:35
Oi, Dimitri.
Eu não entendo quase nada de ligas (química não é comigo), e acredito no que vc disse. Também acredito que no Brasil teríamos profissionais competentes pra desenvolver ligas melhores do que as citadas por vc, se eles não fossem trabalhar em outro país, porque aqui não têm valor algum. Aqui só tem valor que sabe chutar bola.

Quanto à minha dúvida inicial: pelo que já li a respeito, o metal laminado ou forjado tem suas propriedades mudadas, aumentando, assim, sua resistência à deformação. Mesmo vc me explicando no tópico acima, acho que a tendência evolutiva seria usar um bloco forjado de liga de alumínio para usinar o bloco de motor. Alguns carros de corrida nos USA já começaram a usar esse processo.

Abraço e obrigado.
Jorge
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: F.Gilii em 10 de Setembro de 2013, 10:14
Quanto à fabricação dos motores da Ferrari é que não dá pra entender, sendo a fábrica de Maranello assim como outras, quase completamente  robotizadas, ainda não fazem os blocos dos motores de uma peça laminada:
Tem explicação - a liga dos blocos é especial e difícil de ser usinada à partir de blocos laminados, pois pode perder certas propriedades importantes que só são obtidas por fundição.

Quando o material é laminado há pressões que modificam o material e este perde qualidades como manter dimensões sob certos esforços mecanicos.

Normalmente motores de alta performance tem blocos fundidos - não laminados (e usinados por completo)
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 10 de Setembro de 2013, 10:33
Fabio,

Mesmo assim é possível hoje em dia, com essas Matsuura Maxia de 5038409284 eixos, só que o custo e tempo de usinagem é proibitivo e você obtém o mesmo resultado com uma liga bem fundida e estruturalmente sólida, sem defeitos. A grande diferença do billet(Bloco sólido laminado) pro cast(fundido) é justamente o fato de que o billet não possui problemas estruturais como a porosidade, normalmente vistos em fundidos, mas se você atingir o grau máximo da perfeição possível em fundição você consegue um resultado estrutural equiparável ao billet. Por isso a ferrari usa aquele "equipamentozinho" Bosello HT, uma máquina de raio X industrial monstrenga, para certificar a integridade da estrutura interna do fundido e sabendo disso eu realmente cedi e aprendi que o alumínio é o metal mais infernal de trabalhar depois do titânio(este se incendeia se for fundido fora de atmosfera inerte....kkkkkk).

Abraços,

-Dimitri Martins
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 10 de Setembro de 2013, 10:35
Ah e sim o Fabio está certo, a estabilidade dimensional da peça final é tão importante quanto o custo pra galerinha de Maranello.

Abraços,

-Dimitri
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: F.Gilii em 10 de Setembro de 2013, 11:09
Bem, o único motor que eu conheço, usinado à partir de billets são motores aeronauticos como o Jabiru - http://www.jabiru.net.au/engines (http://www.jabiru.net.au/engines)

Já ví de perto inclusive fiz manutenção em alguns - são muito bem feitos por sinal...
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 10 de Setembro de 2013, 12:00
Nossa! Eles tem um billet boxer 6 à ar igual os de Porsches antigos, animal! Muito bonito mesmo o acabamento, o ronco deve ser lindo.

Faltou mencionar na minha resposta anterior que usinar de um bloco solido tem a vantagem de voce manter a têmpera tambem, usando refrigeracao adequada, entao voce teria um bloco billet com UTS de 60ksi.............. ...........por exemplo.

Abraços,

-Dimitri Martins
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: minilathe em 10 de Setembro de 2013, 12:36
Bem, o único motor que eu conheço, usinado à partir de billets são motores aeronauticos como o Jabiru - http://www.jabiru.net.au/engines (http://www.jabiru.net.au/engines)

O nome é de um pássaro da América do Sul e, de certo modo, brasileiro (jaburu, para nós). Será que "patentearam" o nome?

Referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaburu (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaburu)
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: F.Gilii em 10 de Setembro de 2013, 13:21
Jabirú - deve ser o Tuiuiu

http://en.wikipedia.org/wiki/Jabiru (http://en.wikipedia.org/wiki/Jabiru)
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: Cássio Alvarenga em 10 de Setembro de 2013, 16:04
O nome é de um pássaro da América do Sul e, de certo modo, brasileiro (jaburu, para nós). Será que "patentearam" o nome?

   Geralmente quem patenteia a natureza é a industria medica/farmacêutica. Seria o primeiro caso que eu saiba na industria mecânica...  ;D

E "Jaburu" em Minas é sinônimo de mulher feia.


Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: styg em 10 de Setembro de 2013, 20:52
Parabéns e obrigado pelo post Mech, sem dúvida um dos melhores sobre fundição que já li nesse fórum.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: claudiorfernandes em 10 de Setembro de 2013, 23:45
Eu mesmo não tenho a menor intenção de fundir nada... mas estou acompanhando atentamente as informações.
Sou daqueles que acha que conhecimento não pesa, não paga imposto, e sempre se usa... E não posto fotos da minha biblioteca porque já doei todos os meus livros físicos, atualmente só os tenho em formato eletrônico... Mas sou um devorador de livros como os colegas.
Já estou no quarto aparelho de e-book, pois os três anteriores abriram o bico de tanto usar...  ;D (em compensação, não tenho aparelho de TV em casa há uns 6 anos, e antes disso, já não assistia TV há uns 12 anos...)
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 11 de Setembro de 2013, 09:26
minilathe, Fabio e Cassio: Pra evitar discussões vamos chamar de jabiraca e ja era hahahahahah.

Valeu styg!

Claudio, eu tambem nem tinha TV, mas hoje em dia tenho por causa do canal discovery turbo, so fala sobre carros e motores o dia inteiro(enche o saco ate), tem ate oficina so de mulheres gostosas que realmente manjam e alteram carros tops(All Girls Garage) hahaha, tem o history channel tambem e os discoveries civilization e science pra dar uma descontraída, tem coisa boa mas dá pra contar em uma mão só...

Fico feliz em saber que tem gente culta por aqui como você e o Cassio!

Abraços,

-Dimitri Martins
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: Júlio em 18 de Dezembro de 2013, 00:19
Sem querer criar polêmica, não obstante o tópico seja excelente, a areia verde ainda é utilizada em muitas situações. Não se trata do que é melhor ou pior, mas se trata do que é mais conveniente ou  menos. O colega citou blocos de motores e esses devem ser feitos com machos endurecidos, pois esta é a melhor técnica.  Se forem peças de geometria mais simples e onde se exija aproveitamento do material, a areia verde ainda é a melhor solução. Se for peça com tolerância dimensional mais acurada, cera perdida ou fundição por pressão são mais indicados. Então, o que devemos falar não é qual é melhor que o outro, mas sim qual o mais adequado e conveniente.

 Aliás, não é só silicato de sódio que endurece molde, mas existem diversas resinas no mercado, que curam a quente ou frio ( cold box e hot box) que fazem o mesmo papel. Inclusive, possuem desempenho superior ao silicato de sódio. O silicato de sódio é muito bom, concordo, para pequenas peças ou para peças que vão ser produzidas em pequena escala. Lembrando que ele endurece não é pelo calor, mas sim pela reação com o gás carbônico - CO2. Inclusive, dá para vc fazer machos com silicato de sódio utilizando apenas vinagre e bicarbonato de sódio. Tem vídeos com esse método.

Se for uma peça muito grande, o silicato é inviável, pois o CO2 dificilmente entrará nas partes mais interiores do molde. Corre-se o risco de desmoronamento no momento de verter o metal. Melhor seriam as resinas sintéticas de cura a frio ou quente. Para melhorar o acabamento, ainda há tintas refratárias que pintam os machos.  VC pode obter o CO2 por vários processos simples, como a queima de um combustível, vinagre com bicarbonato de sódio ou comprar um cilindro de CO2.

Metal Casting at Home Part 11. Sodium Silicate & CO2 Core Making. (http://www.youtube.com/watch?v=UPQmgeTFHEc#)

Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 26 de Abril de 2014, 14:30
Olá Julio,

Eu jamais utilizaria areia verde para qualquer trabalho que seja independente de ser reaproveitável ou não, pois o acabamento da peça final fica extremamente primitivo, pelo fato da umidade presente na areia servir apenas para destruir o acabamento da superfície e inserir bolhas de ar na peça final. Trata-se de uma tecnologia ultrapassada e primitiva. O bloco do motor de um carro não utiliza somente machos de silicato, o bloco inteiro é feito em silicato, os machos e as fêmeas.

Outra coisa, o silicato de sódio endurece SIM pelo processo de CO2 como foi informado no próprio tutorial, mas o calor o endurece também e não estou falando do CO2 gerado pela queima de combustível, pois já criei machos em fornos elétricos do tipo MUFLA, que não emitem CO2 algum durante o aquecimento. Tudo que é necessário fazer é desidratar o silicato de sódio, seja por uma reação química com um composto de alta afinidade como CO2 ou pelo próprio calor, que também é muito efetivo com relação à desidratação.

Um grande abraço,

-Dimitri Martins
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: mechatronics em 26 de Abril de 2014, 14:35
Outra coisa esquecida de mencionar:

Um molde de silicato JAMAIS desmoronaria ao verter metal, pois o composto químico cura imediatamente ao verter metal líquido a 800oC se este ainda não estiver curado por completo, independente do tamanho.

Vamos fazer o seguinte, experimente curar parcialmente um molde de silicato e verta alumínio dentro dele, espere esfriar e tente tirar a areia da peça fundida sem banhá-la na água quente. Você terá a impressão de estar cutucando concreto curado.

Muito do que é lido deve ser experimentado antes de formar opinião final e isto demonstra que sua vivência no assunto é teórica e não prática, sem querer ofendê-lo de forma alguma.

Abraços,

-Dimitri Martins
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: marcossilvabrasil em 29 de Abril de 2014, 18:35
Bom dia a todos,

Estive vendo no forum a respeito de utilizar sílica de gel para preparar areia para  fundição  de alumínio.
Moro em Portugal e encontrei no Reino Unido gel de sílica 7.16 euros o Kg.

Minha dúvida é se este produto do Reino Unido é o mesmo citado pelo colega.
O endereço  da pagina no ebay é:
http://www.ebay.com/itm/Flower-Drying-Silica-Gel-1kg-/321382694646?pt=UK_Crafts_FloralSupplies_SM&hash=item4ad3e6bef6 (http://www.ebay.com/itm/Flower-Drying-Silica-Gel-1kg-/321382694646?pt=UK_Crafts_FloralSupplies_SM&hash=item4ad3e6bef6)

Desde já agradeço qualquer ajuda e desculpe se não utilizei o forum de acordo com as regras, pois é a minha primeira vez.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: Júlio em 02 de Maio de 2014, 14:35
Olá Julio,

Eu jamais utilizaria areia verde para qualquer trabalho que seja independente de ser reaproveitável ou não, pois o acabamento da peça final fica extremamente primitivo, pelo fato da umidade presente na areia servir apenas para destruir o acabamento da superfície e inserir bolhas de ar na peça final. Trata-se de uma tecnologia ultrapassada e primitiva. O bloco do motor de um carro não utiliza somente machos de silicato, o bloco inteiro é feito em silicato, os machos e as fêmeas.

Outra coisa, o silicato de sódio endurece SIM pelo processo de CO2 como foi informado no próprio tutorial, mas o calor o endurece também e não estou falando do CO2 gerado pela queima de combustível, pois já criei machos em fornos elétricos do tipo MUFLA, que não emitem CO2 algum durante o aquecimento. Tudo que é necessário fazer é desidratar o silicato de sódio, seja por uma reação química com um composto de alta afinidade como CO2 ou pelo próprio calor, que também é muito efetivo com relação à desidratação.

Um grande abraço,

-Dimitri Martins

Valeu, Dimitri. Desculpe a demora em responder. A questão da areia verde é realmente um processo não diria primitivo, mas antigo. Existem várias grandes indústrias que trabalham com areia verde ainda. Areia verde está longe de ser um processo em desuso. Longe disso! Eu ainda bato na tecla do que é mais ou menos versátil. Eu conheço uma fábrica de panelas de alumínio bem aqui perto que ela utiliza apenas areia verde.  Utilizar silicato para cada penela produzida seria inviável. Areia com silicato tem o reaproveitamento prejudicado, caro e seria inviável descartar toneladas de areia com apenas 1 uso. Comprei recentemente 240kg de anilhas para minha academia e comprei diretamente de uma fábrica, que utiliza areia verde.  O cara faz um mode, funde e em pouco tempo a areia está pronta para ser utilizada novamente.

Quer um exemplo de uma grande indústria que utiliza largamente areia verde? A CSN. Faça uma visita lá se puder. Eles possuem alguns dias da semana onde visitantes podem ser acompanhados de um guia para fazer um tour na indústria. Então, dependendo da peça, não se usa resina ou silicato. Para que fazer uma anilha em ferro fundido usando silicato? O acabamento é relativamente bom para o que se serve.

 Mas concordo plenamente com vc que o acabamento das peças feitas em areia não é de excelência e demandam posterior tratamento da peça.  A questão da umidade é um problema sim,  desde que quando a areia não tenha manutenção devida. Para vc ter uma ideia, algumas indústrias possuem o próprio laboratório para análise da areia para verificar parâmetros como compactação, umidade, absorção do azul de metileno para verificação da qualidade da bentonita etc.


Outra, o vapor expelido pela areia úmida deve ser perfeitamente absorvido pelas paredes do molde. Por isso a permeabilidade da areia deve ser levada em conta. O teor de finos, a compactação, tudo isso tem forte influência na aborção da umidade e qualidade da peça.  . Se a areia for muito compactada, se o teor de finos ( acima de 100 mashs) for muito alto a aborção é prejudicada e a peça fica com muitas bolhas, pois o vapor não terá por onde sair a não ser pela própria peça.

Eu tenho um curso de areia verde que fiz com um especialista chamado Marco Antônio Alves, que dá consultoria a diversas grandes indústrias.  segue o link da página dele para vc se inteirar e, quem sabe, mudar um pouco a sua opinião. :

http://www.areiaverde.com/referencias.html (http://www.areiaverde.com/referencias.html)

Por fim, Se a minha vivência é teórica, então vou postar alguns dos vários vídeos que tenho relativos a fundição. Já fiz várias peças fundidas em areia, silicato e cera perdida. Devo ter uns 20 ou mais vídeos, fora tudo o que fiz e não filmei. Tem uns 10 ou mais anos que mexo por hobby com fundição.  Então, não sou de tudo apenas teórico:

https://www.youtube.com/watch?v=KUSNQY5iIuI (https://www.youtube.com/watch?v=KUSNQY5iIuI)

https://www.youtube.com/watch?v=AAf0JgH08lw (https://www.youtube.com/watch?v=AAf0JgH08lw)

https://www.youtube.com/watch?v=ltWiRuuHrmI (https://www.youtube.com/watch?v=ltWiRuuHrmI)

Obs.: Pena não poder filmar a visita que fiz à CSN. Iria te mostrar o quanto a areia verde é importante lá.  Mas se morar no Rio, dê um pulo em Volta Redonda e agende uma visita. Um abraço.





Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: fcamargo em 02 de Maio de 2014, 15:15
a Ferrari usa areia em moldes dos seus mais poderoso motores.
acho que a técnica tem milhares de anos e ainda é uma das mais usadas no mercado de fundição.

alguns aditivos modernos tornaram o porcesso um pouco mais rápido e mais ESTAVEL... mas com grande prejuizo para nossa área de descarte, visto que alguns compostos como o cilicato leva alguns anos para ser absorvido novamente.

Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: Júlio em 02 de Maio de 2014, 17:49
a Ferrari usa areia em moldes dos seus mais poderoso motores.
acho que a técnica tem milhares de anos e ainda é uma das mais usadas no mercado de fundição.

alguns aditivos modernos tornaram o porcesso um pouco mais rápido e mais ESTAVEL... mas com grande prejuizo para nossa área de descarte, visto que alguns compostos como o cilicato leva alguns anos para ser absorvido novamente.

Sim, amigo, a areia é utilizada largamente na indústria. O que o colega Dimitri nos apresentou é uma técnica onde se utiliza a areia mais um aglomerante para endurecer. Os moldes em areia utilizados em blocos de motores são também endurecidos, mas com resinas especiais, o que otimiza o trabalho e reduz o tempo. Existem dezenas de resinas no mercado que fazem a cura da areia, sejam cura a quente ou cura a frio. O silicato é também um aglomerante desse padrão, mas tem que utilizar o CO2 para endurecer.
Título: Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
Enviado por: shalonmelo em 01 de Maio de 2018, 17:23
Olá pessoal,


Eu li o todo o conteúdo do tópico e achei bastante interessante pois eu estou com o projeto de fabricar uma nova bicicleta confeccionada com tubos de alumínio e os cachimbos fundidos também no mesmo material...confesso que fiquei impressionado com as informações contidas que serão de grande ajuda